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Re: O fim do F-117, aposenta-se em abril/08

Enviado: Qua Mar 12, 2008 11:32 am
por soultrain
O IOC do F-117 foi em 1983 o do F-16 foi em 1978.

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Re: O fim do F-117, aposenta-se em abril/08

Enviado: Qua Mar 12, 2008 11:59 am
por cabeça de martelo
crubens escreveu:Só digo uma coisa se F-117 fosse made in Brazil estava todo mundo sentando o pau. Sem pós-combustor, só carrega duas bombas, sem radar, se perguntar que avião é esse, vão dizer: AMX !! Mas não é o F-117, aí ele é bom é americano não é brasileiro.
Defesa de bagdá !?!? quantos aviões ela abateu mesmo ?? O que se viu mesmo foi as baterias anti-aérea atirando a esmo sem nem saber em quem, só mesmo para justificar sua existência. Igual a temível guarda revolucionária, que dizia que quando enfretassem o exército americano ia ser um banho de sangue, só propaganda. Na hora do pau alguém viu ela fazer alguma coisa, houve um banho de sangue mas só dela :twisted: Massacrada pelos bombardeios dos "fumarentos" B-52 e aquela cena patética deles correndo dentro de bagdá sendo abatido um a um pelos soldados americanos.

Não abateu porque a coligação tinha aparelhos especializados na eliminação das defesas anti-aéreas. O F-117 foi um projecto caro, mas se pensarmos que depois da Guerra do Golfo todo o mundo pensava que a USAAF era invencivel e que tinha aparelhos que eram invisiveis ao radar...só isso acho que valeu o investimento.

Não esquecer de uma coisa, sem F-117, não haveria B-2, F-22 ou o F-35.

Re: O fim do F-117, aposenta-se em abril/08

Enviado: Qua Mar 12, 2008 12:46 pm
por joao fernando
A otica do F117 é a de gastar grana num projeto "inovador". Sua função foi a de falir os URSS, e isso os americanos conseguiram...Guerra nas estrelas, avioes invisiveis...

Re: O fim do F-117, aposenta-se em abril/08

Enviado: Qua Mar 12, 2008 12:50 pm
por soultrain
Curiosamente com uma teoria desenvolvida na Russia.

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Re: O fim do F-117, aposenta-se em abril/08

Enviado: Qua Mar 12, 2008 12:57 pm
por cabeça de martelo
Exacto Soultrain.

Re: O fim do F-117, aposenta-se em abril/08

Enviado: Qua Mar 12, 2008 1:11 pm
por joao fernando
Quanto ao AMX, se ele fosse feito para falir a Argentina...ai eu bateria palmas pro destruidor de oxigenio.

Re: O fim do F-117, aposenta-se em abril/08

Enviado: Qua Mar 12, 2008 2:21 pm
por Immortal Horgh
crubens escreveu:Só digo uma coisa se F-117 fosse made in Brazil estava todo mundo sentando o pau. Sem pós-combustor, só carrega duas bombas, sem radar, se perguntar que avião é esse, vão dizer: AMX !! Mas não é o F-117, aí ele é bom é americano não é brasileiro.
Defesa de bagdá !?!? quantos aviões ela abateu mesmo ?? O que se viu mesmo foi as baterias anti-aérea atirando a esmo sem nem saber em quem, só mesmo para justificar sua existência. Igual a temível guarda revolucionária, que dizia que quando enfretassem o exército americano ia ser um banho de sangue, só propaganda. Na hora do pau alguém viu ela fazer alguma coisa, houve um banho de sangue mas só dela :twisted: Massacrada pelos bombardeios dos "fumarentos" B-52 e aquela cena patética deles correndo dentro de bagdá sendo abatido um a um pelos soldados americanos.

Comparar o A-1 com o F-117 chega a ser heresia :roll: :roll: :roll: O fato de não ter pós-combustor não é o que ferra o A-1, o problema é que seu motor não agüenta nada, com pouquíssimas manobras ele já entra em estado crítico. Na época haviam outras soluções melhores, tal como as F404, mas devido a nossa ditadura militar, nem mesmo os Vulcans pudemos usar.


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Re: O fim do F-117, aposenta-se em abril/08

Enviado: Qua Mar 12, 2008 2:38 pm
por rodrigo
Só digo uma coisa se F-117 fosse made in Brazil estava todo mundo sentando o pau. Sem pós-combustor, só carrega duas bombas, sem radar, se perguntar que avião é esse, vão dizer: AMX !! Mas não é o F-117, aí ele é bom é americano não é brasileiro.
:lol: Igualzinho :lol: :lol: :lol:

Re: O fim do F-117, aposenta-se em abril/08

Enviado: Qua Mar 12, 2008 10:26 pm
por Bolovo
Pra quem acha que Bagdad era um passeio:



http://www.lucky-devils.net/baghdad.html

http://www.ejection-history.org.uk/PROJ ... arPOWs.htm


Eu tinha uns links melhores... mas depois acho...

Re: O fim do F-117, aposenta-se em abril/08

Enviado: Qua Mar 12, 2008 11:51 pm
por Plinio Jr
Bagdá era um passeio muito perigoso em 1991, o F-117 contribuiu e muito, para o desmantelamento das FA´s iraquianas, que naquela oportunidade, não era a baba que muito pensam que era.

Confundem muito 1991 com 2003....são situações totalmente diferentes... :idea:

Re: O fim do F-117, aposenta-se em abril/08

Enviado: Qui Mar 13, 2008 12:00 am
por Penguin
Plinio Jr escreveu:Bagdá era um passeio muito perigoso em 1991, o F-117 contribuiu e muito, para o desmantelamento das FA´s iraquianas, que naquela oportunidade, não era a baba que muito pensam que era.

Confundem muito 1991 com 2003....são situações totalmente diferentes... :idea:
December 1996, Vol. 79, No. 12



The Gulf War air boss says the Pentagon hasn't grasped the importance of long-range stealthy airpower.
What We Should Have Learned in Desert Storm, But Didn't
By Gen. Charles A. Horner, USAF (Ret.)



Lesson Three : The revolutionary combination of stealth and precision must be exploited.

Desert Storm marked the first large-scale employment of stealth aircraft--the F-117--equipped with precision weapons. The combination has revolutionized warfare. The F-117's stealthiness enabled us to achieve surprise every day of the war, attack any target we wanted, and leverage the capabilities of other assets. The F-117s delivered the first strikes, destroying a wide array of critical targets and paralyzing the Iraqi air defense network. Their attacks on the radar sites and command, control, and communications bunkers that controlled the Iraqi defenses opened the door for wave after wave of nonstealthy aircraft to strike effectively and, most important, safely. The F-117's ability to paralyze the Iraqi air defense network in the opening minutes of the war was critical to gaining air superiority, a vital prerequisite to ejecting the Iraqi Army from Kuwait.

The F-117s did more than just pave the way for less-capable aircraft. They allowed us to strike the "heart" of the enemy--downtown Baghdad--with impunity, regardless of the defenses. This allowed us to maintain continuous pressure on the most vital target sets, which dramatically shortened the air campaign. Because we could depend solely on the F-117 to execute this mission, it more than likely reduced nonstealthy aircraft losses by an order of magnitude.

Stealth also provided tremendous flexibility by drastically reducing the support required for F-117 sorties. For example, if our intelligence detected a heavily defended target requiring immediate attention, and only conventional aircraft were available, we were faced with a difficult set of choices. We could either forgo the strike or pull together an elaborate package of escorts, jammers, defense suppressors, and tankers to get our attack aircraft in. This took valuable time and required major planning adjustments. With the F-117, we would just release the new target data and let the pilots take care of the rest.

In 1995, my chief master attack planner from Desert Storm calculated the "value" of stealth, or the stealth "multiplier effect," in a bomber study for the Commission on Roles and Missions of the Armed Forces. He found that, in the first twenty-four hours of the Gulf War air campaign, each F-117 sortie was "worth" sixteen nonstealth sorties. As Iraqi air defenses were whittled down, this ratio leveled off about one to eight--still extraordinary. The B-2, equally stealthy but with eight times the payload and five times the range, multiplies even the F-117 "multiplier" and opens the door to large-scale air campaigns prosecuted from outside the theater. Unfortunately, not many people know this because the commission chose not to publish the data.


http://www.afa.org/magazine/dec1996/1296storm.asp

Re: O fim do F-117, aposenta-se em abril/08

Enviado: Qui Mar 13, 2008 12:17 pm
por joao fernando
Desde quando Iraque era passeio em 1991 e mesmo em 2003???

O que houve, é que quem vendeu os radares e os centros de defesa e controle, abriram o bico. Ai, colocaram as coordenadas, e as bombas inteligentes apagaram esses centros primeiro. Quem leu a Asas sobre a resistencia Iraquiana, já sabe disso.

Re: O fim do F-117, aposenta-se em abril/08

Enviado: Qui Mar 13, 2008 1:05 pm
por Penguin
joao fernando escreveu:Desde quando Iraque era passeio em 1991 e mesmo em 2003???

O que houve, é que quem vendeu os radares e os centros de defesa e controle, abriram o bico. Ai, colocaram as coordenadas, e as bombas inteligentes apagaram esses centros primeiro. Quem leu a Asas sobre a resistencia Iraquiana, já sabe disso.
E mesmo assim as defesas AA fizeram um estrago consideravel...

Coalition aircraft losses: 75 (63 U.S., 12 Allied) - CNN

--------------------------------------------------

Fixed-Wing Aircraft Combat Attrition
http://www.sci.fi/~fta/atrition.htm


Desert Storm Coalition Fixed-Wing Aircraft Combat Attrition



The following table is a representation of all combat damage and losses reported by the Coalition during

the 1991 Gulf War. Times are expressed either in Zulu (Z) or Local (L); D/L indicates whether this was

combat damage (D) or a combat loss (L); all
unit designations are American unless otherwise noted;

abbreviations for Allied air forces are as follows: RAF (Royal Air Force), FAF (French Air Force), KAF

(Kuwaiti Air Force), IAF (Italian Air Force), RSAF(Royal Saudi Air Force). Common causes are either AAA

or SAMs, either infra-red (IR-SAM) or radar-guided (R-SAM). Two cases are listed as "DEA-Other", which

indicates Direct Enemy Action - Other, usually a crash resulting from manuevers against a threat.

Sources: Gulf War Airpower Survey, Vol. 5; Norman Friedman, Desert Victory; World Air Power Journal.

Additionally, Mark Bovankovich offered corrections and several intriguing details on these incidents. All

errors, however, remain entirely mine.



DATE/TIME D/L TYPE UNIT NATION LOCATION CAUSE

________________________________________________________________________________________



1/17 2012Z L F-15E 4 TFW USAF 16nm SW Basra AAA

1/17 1933Z L GR.1 617 SQ RAF 8nm NWW Tallil AAA

1/17 1327Z L A-4 KAF 25nm S Kuw.City R-SAM

1/17 0200Z L F/A-18C VFA-81 USN 29nm SE Baghdad MiG-25PD

1/17 0632Z L GR.1 15 SQ RAF 1nm W Basrah R-SAM

1/17 2000Z L A-6E VA-35 10nm SW H-3 R-SAM

1/17 D Jaguar FrAF AAA

1/17 D Jaguar FrAF ?

1/17 D A-6E USN Over H-3 AAA

1/17 D Jaguar FrAF AAA

1/17 0700Z D A-10A 10 TFW USAF SE Iraq AAA

1/17 0210Z D F-111F 48 TFW USAF 15nm E Salman Pak AAA

1/17 D Jaguar FrAF SA-14/16?

1/17 1200L D A-10A 354 TFW USAF AAA

1/17 D B-52G 42 BW USAF SA-3/6?

1/17 0130Z D F-111F 48 TFW USAF 1nm S Balad Afld AAA

1/17 0230Z D F-111F 48 TFW USAF AAA

1/18 1540Z L A-6E VA-155 USN Marsh, SW Abadan AAA

1/18 0001Z L GR.1 RAF 20nm NW Kuw.City ?

1/18 0610Z L OV-10 USMC Ras Al Mishab IR-SAM

1/19 0642Z L GR.1 617 SQ RAF 51nm SE Tallil IR-SAM

1/19 1700Z L GR.1 15 SQ RAF H-3 R-SAM

1/19 2219Z L F-15E 4 TFW USAF Al Qiam SA-2

1/19 L GR.1 RSAF AAA

1/19 1404Z L F-16C 401 TFW USAF 36nm W Tallil R-SAM

1/19 0255Z L F-4G 35 TFW USAF 1nm N KKMC AAA

1/19 1557Z L F-16C 401 TFW USAF Baghdad R-SAM

1/21 0354Z L F-14A+ VF-103 USN H-2/H-3 SA-2

1/21 D A-6E USN? ?

1/21 0900Z D F-16C 388 TFW USAF Baghdad Nuc R&D R-SAM

1/21 1900Z D AC-130 1 SOW USAF IR-SAM

1/22 0200Z L GR.1 16 SQ RAF N3306 E04002 ?

1/22 D F-15C 1 TFW USAF "Home Station" DEA Other

1/23 1630L D A-10A 23 TFW USAF AAA

1/24 D GR.1 RAF R-SAM

1/26 0313Z D B-52G 1708 PBW USAF AAA

1/26 0313Z D B-52G 1708 PBW USAF AAA

1/27 D B-52G 1708 PBW USAF AAA

1/28 0707Z L AV-8B USMC 15nm S Ahmadi AAA

1/29 0900L D A-10A 354 TFW USAF AAA

1/31 0325Z L AC-130H 1 SOW USAF 12nm N Khafji IR-SAM

1/31 1600L D A-10A 354 TFW USAF AAA

1/31 D OA-10A 23 TASS USAF AAA

1/31 1015L D A-10A 926 TFG USAF N3010 E04620 IR-SAM

2/1 D A-10A 354 TFW USAF AAA

2/1 D A-10A 23 TFW USAF AAA

2/2 0925Z L A-10A 23 TFW USAF 20nm SW Kuw.Cty IR-SAM

2/2 0840Z L A-6E USN? 20nm E Kuw.Cty AAA

2/2 D A-10A 354 TFW USAF AAA

2/5 0610Z L F/A-18 USN? 40nm E. Kuw.Cty ?

2/5 1500L L A-10A 354 TFW USAF AAA

2/6 1100L D A-10A 354 TFW USAF IR-SAM

2/7 L GR.1 27 SQ RAF R-SAM

2/9 1340Z L AV-8B USMC? 24nm SW Kuw.Cty IR-SAM

2/9 L F/A-18 USMC? IR-SAM?

2/11 1130L D A-10A 23 TFW USAF AAA

2/11 D A-10A 23 TFW USAF AAA

2/12 D AV-8B VMA-542 USMC AAA

2/13 0630Z L F-5E RSAF Near Wadi Al Kirk AAA

2/13 2239Z L EF-111 20 TFW USAF 30nm NW Arar DEA Other

2/14 0545Z L GR.1 15 SQ RAF 50nm NW Baghdad R-SAM

2/15 1335Z L A-10A 354 TFW USAF 60nm NW Kuw.Cty SA-13

2/15 1335Z L A-10A 354 TFW USAF 60nm NW Kuw.Cty SA-13

2/15 D A-6E USN? ?

2/15 0830L D A-10A 23 TFW USAF IR-SAM

2/19 0622Z L OA-10A 23 TASS USAF 62nm NW Kuw.Cty IR-SAM

2/21 D F/A-18 VMFA-314 USMC IR-SAM

2/21 D F/A-18 VMFA-121 USMC IR-SAM

2/21 D A-6E VMA-224 USMC AAA

2/21 D F/A-18 VMFA-333 USMC IR-SAM

2/22 1500L L A-10A 23 TFW USAF IR-SAM

2/22 D F/A-18 VMFA-451 USMC IR-SAM

2/23 1930Z L AV-8B VMA-542 USMC 2nm W Kuw.Cty IR-SAM

2/23 D AV-8B VMA-311 USMC AAA

2/24 D F/A-18 VMFA-314 USMC IR-SAM

2/24 D F/A-18 VMFA-314 USMC IR-SAM

2/25 0945Z L OV-10 VMO-1 USMC S. Kuwait IR-SAM

2/25 0700Z L AV-8B VMA-542 USMC Ali Al Salem IR-SAM

2/26 1030L D B-52G 379 BMW USAF R-SAM

2/26 1230Z D F-16A 174 TFW USAF IR-SAM

2/26 D F-16C 388 TFW USAF ?

2/26 1029L D B-52G 379 BMW USAF R-SAM

2/27 0932Z L OA-10A 23 TASS USAF KKMC IR-SAM

2/27 0345Z L AV-8B VMA-331 USMC 30nm NNE Kuw.Cty AAA

2/27 1600L L F-16C 50 TFW USAF AAA

2/27 1330L D F-16C 388 TFW USAF IR-SAM

2/27 D F/A-18 USMC Small arms