PROJETO DE MODERNIZAÇÃO DA VBTP M113B

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
helio
Sênior
Sênior
Mensagens: 2074
Registrado em: Ter Nov 23, 2004 1:56 pm
Localização: São Paulo / SP
Agradeceram: 25 vezes

Re: PROJETO DE MODERNIZAÇÃO DA VBTP M113B

#61 Mensagem por helio » Seg Mar 31, 2008 7:13 pm

eligioep escreveu:
Pablo Maica escreveu:Medianeira aqui em Santa Maria só empresa de transporte urbano.
Um abraço e t+:D
Existe sim. É uma empresa que tem como referência a Oficina mecânica na Av Medianeira, frente ao Nacional. Eles tem um protótipo que tá rodando a mais de 3 anos, inclusive já foi testado (e aprovado) pelo CTEx. Usa motor MWM Sprint 6 cil, turbo/intercooler, o mesmo da F 250, com as adaptações necessárias. Mais silencioso, econômico, mais leve e anda mais que o 352A da Mercedes. Abs :D
Olá Eligio
Vc poderia por favor fornecer mais detalhes deste prototipo do M113 em Sta Maria? ele está nas instalações da Medianeira hoje? Existe alguma noticia local sobre ele?
Ouvi dizer que foram feitos 2 protótipos, vc sabe algo

Obrigado
Hélio




Hader

Re: PROJETO DE MODERNIZAÇÃO DA VBTP M113B

#62 Mensagem por Hader » Qua Abr 02, 2008 12:57 pm

Olá

A Medianeira é empresa pertencente ao mesmo grupo dono da empresa de transporte coletivo. Entre outros negócios eles são donos desta empresa, que revende implementos rodoviários da Randon em Sta Maria. Não tem nenhuma tradição na produção de veículos e desenvolvimento de tecnologia. O protótipo existente é uma "ganbiarra" (com todo respeito ao sr. Fogaça). O motor não é um MWM Sprint e sim um Acteon (apenas como informação). Existem duas empresas que realmente podem agregar algo decente neste carro: BAE System e FFG, pois dominam verdadeiramente a tecnologia. Tenho informações que pelo menos uma destas está acertada com uma empresa nacional para auxiliar caso esta (brasileira)ganhe, embora ambas participem em vôo solo da disputa.

Abraços




dbotura
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 143
Registrado em: Dom Mai 22, 2005 4:13 pm
Localização: Mirassol-SP

Re: PROJETO DE MODERNIZAÇÃO DA VBTP M113B

#63 Mensagem por dbotura » Qua Abr 02, 2008 4:05 pm

Realmente preferia qua alguma empresa pegasse o projeto do Charrua e fizesse um upgrade nele, acho que teria mais futuro, alem de poder ser vendido para outro pais, não que a repotencialização dos M-113 também não possa ser oferecida a mais alguns quebrados como nós mas o Charrua é muito mas carro, ou não.........




jauro
Sênior
Sênior
Mensagens: 5309
Registrado em: Ter Ago 01, 2006 12:36 pm
Localização: Barra Velha, SC.
Agradeceram: 610 vezes

Re: PROJETO DE MODERNIZAÇÃO DA VBTP M113B

#64 Mensagem por jauro » Qua Abr 02, 2008 8:48 pm

...ou não . Não passou do protótipo. Ninguém sabe, ninguém viu!




"A disciplina militar prestante não se aprende senhor, sonhando e na fantasia, mas labutando e pelejando." (CAMÕES)
Jauro.
Avatar do usuário
Brasileiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 9351
Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
Agradeceram: 512 vezes

Re: PROJETO DE MODERNIZAÇÃO DA VBTP M113B

#65 Mensagem por Brasileiro » Qua Abr 02, 2008 9:09 pm

De 31/03/2008- Empresas pré-selecionadas na 1ª fase do processo de Consulta Pública. Programa de modernização das viaturas M-113.

-Agrale S.A.
-BAE Systems do Brasil S.A.
-Brasília Motors LTDA
-Fundação Ricardo Franco - FRF/IME
-Medianeira Mecânica e Implementos LTDA
-NIMDA Co. LTD
-Synchronet Consultorias e Representações LTDA

http://www.dmnt.eb.mil.br/legislacao/m1 ... nfo008.pdf


abraços[




----------------
amor fati
Avatar do usuário
eligioep
Sênior
Sênior
Mensagens: 1961
Registrado em: Qua Fev 27, 2008 4:25 pm
Agradeceram: 341 vezes

Re: PROJETO DE MODERNIZAÇÃO DA VBTP M113B

#66 Mensagem por eligioep » Qui Abr 03, 2008 9:22 am

helio escreveu:Olá Eligio
Vc poderia por favor fornecer mais detalhes deste prototipo do M113 em Sta Maria? ele está nas instalações da Medianeira hoje? Existe alguma noticia local sobre ele?
Ouvi dizer que foram feitos 2 protótipos, vc sabe algo

Obrigado
Hélio
Sim, existem 2 protótipos: um em SMaria, no 29° BIB e outro em SCruz do Sul, no 7° BIB. Eles estão em testes há mais de 5 anos, e tem motor MWM SPRINT, como afirmei anteriormente. Já foram testados exaustivamente, inclusive já testei eles em percurso de campo. Realmente, a diferença é muito grande, em relação ao MBB 352A. [ ]'s




Hader

Re: PROJETO DE MODERNIZAÇÃO DA VBTP M113B

#67 Mensagem por Hader » Qui Abr 03, 2008 12:28 pm

Olá Eligioep

Eu me expressei mal: hoje este motor não mais se chama Sprint. A MWM somente nomeia de Sprint atualmente motores de 4 cilindros. Quem procurar hoje um motor MWM 6 cilindros vai encontrar apenas os série 10 e os Acteon. A MWM acabou com a linha por conta da péssima fama que este motor ganhou devido à falhas nas camisas de cilindro, bombas de água e sensor do rail. Quando o carro em questão foi montado ele recebeu um motor seis cilindros que era parte da série Sprint e que hoje não existe mais.

Abraço




helio
Sênior
Sênior
Mensagens: 2074
Registrado em: Ter Nov 23, 2004 1:56 pm
Localização: São Paulo / SP
Agradeceram: 25 vezes

Re: PROJETO DE MODERNIZAÇÃO DA VBTP M113B

#68 Mensagem por helio » Qui Abr 03, 2008 5:45 pm

Olá Eligio
Vc que teve oportunidade de testar o M113, segundo um dos anseios do EB seria poder acompanhar os Leo em QT. Isto aconteceu com o modelo adaptado?
Qual a diferença de desmpenho em condição QT? Pergunto isto pois teoricamente um motor com menos potencia , pode ter até mais torque mas forçaria muito mais que um motor de maior potente.

Um abraço
Hélio




Avatar do usuário
Moccelin
Sênior
Sênior
Mensagens: 4849
Registrado em: Qua Abr 11, 2007 11:53 am
Localização: Três Corações - MG
Agradeceram: 2 vezes

Re: PROJETO DE MODERNIZAÇÃO DA VBTP M113B

#69 Mensagem por Moccelin » Sex Abr 04, 2008 2:22 am

Hader escreveu:Olá Eligioep

Eu me expressei mal: hoje este motor não mais se chama Sprint. A MWM somente nomeia de Sprint atualmente motores de 4 cilindros. Quem procurar hoje um motor MWM 6 cilindros vai encontrar apenas os série 10 e os Acteon. A MWM acabou com a linha por conta da péssima fama que este motor ganhou devido à falhas nas camisas de cilindro, bombas de água e sensor do rail. Quando o carro em questão foi montado ele recebeu um motor seis cilindros que era parte da série Sprint e que hoje não existe mais.

Abraço
Traduzindo, realmente colocaram esse motor checheba da MWM num blindado... Eu já fiquei parado mais de 12hs em um posto de gasolina por conta de problemas na bomba d`água de um motor desses, que, como disse o Hader, é um dos problemas críticos.

Pra mim um blindado precisa de um motor com bastante torque em baixa e que seja, acima de tudo confiável... E o pior é que temos motores assim aqui no Brasil e relativamente baratos, o OM366 é um, e ainda tem os Cummins. E tudo fabricado no Brasil antes que alguém diga que a escolha foi por ser nacional...




The cake is a lie...
Avatar do usuário
eligioep
Sênior
Sênior
Mensagens: 1961
Registrado em: Qua Fev 27, 2008 4:25 pm
Agradeceram: 341 vezes

Re: PROJETO DE MODERNIZAÇÃO DA VBTP M113B

#70 Mensagem por eligioep » Seg Abr 07, 2008 10:41 am

Hader escreveu:....Eu me expressei mal: hoje este motor não mais se chama Sprint. A MWM somente nomeia de Sprint atualmente motores de 4 cilindros. Quem procurar hoje um motor MWM 6 cilindros vai encontrar apenas os série 10 e os Acteon. A MWM acabou com a linha por conta da péssima fama que este motor ganhou devido à falhas nas camisas de cilindro, bombas de água e sensor do rail. Quando o carro em questão foi montado ele recebeu um motor seis cilindros que era parte da série Sprint e que hoje não existe mais.

Abraço
Bom, eu não sabia destes detalhes, da má fama do referido motor. Assim sendo, realmente um MBB 366 seria mais interessante (ou um Cummins). Mas o M113-T (como está denominado o pretótipo) realemente anda bem, acompanhando e mesmo superando o Leopard. Muito mais econômico que o MBB 352, anda mais, é silencioso (o 352 não usa silenciador no escape), mais leve e tem reaceleração maior. Quanto às outras características, não houve alteração. [ ]'s




Avatar do usuário
talharim
Sênior
Sênior
Mensagens: 9831
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 11:40 pm
Localização: Santos-SP
Agradeceram: 212 vezes

Re: PROJETO DE MODERNIZAÇÃO DA VBTP M113B

#71 Mensagem por talharim » Ter Abr 08, 2008 9:17 am

DEPARTAMENTO LOGÍSTICO

<!ID1023475-0>
AVISO DE RETIFICAÇÃO
Tendo em vista a publicação no Diário Oficial da União -
DOU, nº 60, de 28 de março de 2008, Seção 3, pág 12, referente a
Consulta Pública, para a execução de Projeto de Modernização de
Viatura Blindada de Transporte de Pessoal (VBTP) M113 B, o Gerente
Militar do Projeto comunica a retificação na razão social de
empresas selecionadas para a segunda fase do processo de seleção,
cuja relação passa a ser a seguinte: AGRALE S/A; BAE SYSTEMS;
BRASÍLIA MOTORS LTDA; FUNDAÇÃO RICARDO FRANCO -
FRF/IME; FFG; MEDIANEIRA MECÂNICA E IMPLEMENTOS
LTDA; e NIMDA CO. LTD.
Brasília-DF, 7 de abril de 2008.
Gen Div-SINCLAIR MAYER
Gerente Militar do Projeto




"I would rather have a German division in front of me than a French

one behind me."

General George S. Patton.
Avatar do usuário
eu sou eu
Sênior
Sênior
Mensagens: 881
Registrado em: Ter Jul 05, 2005 2:18 pm
Localização: JANDIRA SP BRASIL

Re: PROJETO DE MODERNIZAÇÃO DA VBTP M113B

#72 Mensagem por eu sou eu » Qua Abr 09, 2008 11:14 am

se for motor mwm acteon de 6 cilindors, fico otimo, é o mesmo usado pela vw caminhoes na serie worker, pela volvo na serie vm, pelos onibus vw, tem gerenciamento eletronico, com potencia de 225, a 310 hp nas ultimas versões




Imagem

o amor é lindo
Avatar do usuário
eligioep
Sênior
Sênior
Mensagens: 1961
Registrado em: Qua Fev 27, 2008 4:25 pm
Agradeceram: 341 vezes

Re: PROJETO DE MODERNIZAÇÃO DA VBTP M113B

#73 Mensagem por eligioep » Ter Abr 15, 2008 8:53 am

Alguém tem mais novidades? Já viram ou sabem como são os protótipos dos outros concorrentes? [ ]'s




Avatar do usuário
Glauber Prestes
Moderador
Moderador
Mensagens: 8382
Registrado em: Sex Abr 06, 2007 11:30 am
Agradeceram: 248 vezes

Re: PROJETO DE MODERNIZAÇÃO DA VBTP M113B

#74 Mensagem por Glauber Prestes » Qua Abr 16, 2008 2:56 pm

eu sou eu escreveu:se for motor mwm acteon de 6 cilindors, fico otimo, é o mesmo usado pela vw caminhoes na serie worker, pela volvo na serie vm, pelos onibus vw, tem gerenciamento eletronico, com potencia de 225, a 310 hp nas ultimas versões
Além do motor do VW constellation, com até 367cv, que puxam até 60 toneladas... mas acho que já é demais né....




http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Hader

Re: PROJETO DE MODERNIZAÇÃO DA VBTP M113B

#75 Mensagem por Hader » Qui Abr 17, 2008 12:55 pm

O motor escolhido pelo EB é Mercedes-Benz, com cerca de 300CV. Não tenho o modelo agora mas posto depois.

[]'s




Responder