vilmarmoccelin escreveu:O problema é que o povo (incluindo aí eu) não tem nem idéia de como é a vida em um PEF e ficam dando pitaco. Daqui a pouco vai aparecer gente metendo o pau quando os militares matam os pobres e indefesos bichos da floresta.
.
olha vilmar, se algum dia vc for comandar um PEF, te prepara. Não é facil manter aquela "homarada" na linha no meio daquele inferno. É missão para dar a louco.
Servir num pelotão desse é acordar duas da manha para separar briga de terçado em alojamento. É passar uma manha levando paulada separando briga de indio. É chegar na sua cozinha e encontrar um indio mexendo na sua dispensa. É ficar uma semana na selva e ao voltar encontrar sua esposa trancada em casa porque ela esta sendo ameaçada por não dar um sabonete para uma india.
Agora, vamos ser sinceros, como se não bastasse o salário totalmente defasado dos militares ainda vemos a operacionalidade das FFAA caírem dia após dia. Desanima completamente pensar em passar 4 anos na AMAN "ganhando negativo" (lá se gasta mais do que se ganha), e depois chegar em um Esquadrão ou Regimento qualquer por aí e achar os blindados todos baixados, com pouco combustível, sem munição etc..
Quem tem salario defasado no EB são os oficiais. A questão dos praças não é mais de defasagem de salario é da defasagem da profissão. E o problema é que a profissão ficou parada no tempo, mas a maioria não ficou sentado esperando.
Para você ter uma ideia tem cara da minha turma na policia federal, tem cara da minha turma que é promotor. O zero-um do meu turno de CAS é coordenador do curso de administração de uma faculdade em Curitiba.
É isso que eu estou a 20 posts tentando explicar aqui no forum.
Não adianta o pessoal argumentar que o salario dos militares é maior que a maioria da população. Não adianta dizer que o militar (no caso o sgt) só tem 1º grau, e seu salario é mais que justo. Porque, opiniões são validas aqui no forum, mas o que vale a opinião de cada profissional.
Quanto vale um militar com um curso de formação, de especialização e de aperfeiçoamento?
Aqui alguém já disse que o prato de comida que o militar come no quartel é uma vantagem da profissão, e já teve gente defendo um aumento de 100%. Mas o que vai contar no final é a opinião de cada profissional.
E quando abre uma vaga, não é como numa empresa. Se o EB colocar no jornal que precisa de um 1º Sgt ou de um capitão e que aceita qualquer um para preencher a vaga. Realmente, a maioria da população brasileira vai se candidatar a vaga. De cortador de cana a engenheiro incompetente vai aparecer de tudo. Mas se o EB colocar no jornal que o candidato a vaga precisa ter um curso de formação, de especialização e aperfeiçoamento, só vai conseguir gente assim na PF, dando aula em faculdade, ou algum microempresário por esse Brasil.
Tem tb a opção de formar, especializar e aperfeiçoar novamente, mas isso leva no minino 15 anos.