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Re: F-5M X Mirage2000C (GDA)

Enviado: Qui Mai 01, 2008 1:55 pm
por PRick
Jacobs escreveu:
Thor escreveu: Muitas...
Não se faz isso que você está dizendo, outro com radar desligado.
O desempenho do caça lançador faz muita diferença, pois aumenta o Rmax sobremaneira, sem falar na capacidade de fuga, essencial para fugir da NEZ do inimigo.
Se você tivesse chegado a essas conclusões baseado no fato do S-530 ser um míssil Semi-ativo, ao contrário do Derby, aí tudo bem.
Acho que o datalink do F-5 não está neste estágio todo não.
Abraços
A plataforma lançadora conta muuuito num combate BVR. Nada é tão simples como o Jin Jones falou.

Numa manobra tipo "beam" na qual você coloca o adversário às 3 ou 9 horas, pra usar o efeito doppler-notch a seu favor, uma curva 7-9g é requerida. Um motor forte pra recuperar a perda de velocidade nessa curva também ajuda. Tudo isso pode colocar um M-2000 em vantagem mesmo combatendo contra misseis com guiagem ativa.
O pessoal acho que o radar é imbátivel, que seu rastreio é unipresente e permamente. Mas não tem idéia das limitações físicas de rastrear um alvo tão pequeno em velocidades muito altas. Tendo que manobrar o seu caça também, tudo em forças g´s que podem deixar qualquer um apagado por dezenas de segundos.

O S-530D tem velocidade de até 05 Mach. Nada temais para um míssil que tem 270 kgs de peso inicial.

[ ]´s

Re: F-5M X Mirage2000C (GDA)

Enviado: Qui Mai 01, 2008 2:05 pm
por Jin Jones
Sim correto amigos, isso se ambos os vetores usarem o mesmo missil. O que não é o caso.

O Super Matra limita completamente o maior performance do M-2000 sobre o F-5M, quando o mesmo é obrigado a se manter iluminando o adversário.
O que não ocorre com o F-5M, que dispara e da meia-volta e mesmo com um desempenho mais modesto, ele tem maiores chances de se sair vencedor desse embate.

Jin

Re: F-5M X Mirage2000C (GDA)

Enviado: Qui Mai 01, 2008 2:10 pm
por Jacobs
Jin Jones escreveu:Sim correto amigos, isso se ambos os vetores usarem o mesmo missil. O que não é o caso.

O Super Matra limita completamente o maior performance do M-2000 sobre o F-5M, quando o mesmo é obrigado a se manter iluminando o adversário.
O que não ocorre com o F-5M, que dispara e da meia-volta e mesmo com um desempenho mais modesto, ele tem maiores chances de se sair vencedor desse embate.

Jin
Mas você está levando em conta que "missil disparado é missil no alvo". Não é bem assim.

Existem n táticas e manobras evasivas pra se desviar um missil. Isso sem falar em contra-medidas eletronicas e chaff/flare. Levando-se em conta que o alcance do Derby é semelhante ao do 530D, a coisa fica mais acirrada ainda.

Por isso que a plataforma do M-2000 conta muito. Pra se sobressair, vai ter que disparar mais alto e mais rápido. :wink:
,

Re: F-5M X Mirage2000C (GDA)

Enviado: Qui Mai 01, 2008 3:03 pm
por Jin Jones
O F-5 que estamos falando não tem nada haver com aquele caça da de 1975 .

O RWR+CME do F-5M X SM-530D + RDI
O RWR+CME do M-2000C X Derby + Grifo F

Quem neutraliza quem ?

Os pilotos ( ambos BR ) tem treinamento semelhante, com algumas diferenças minimas, especializados em tirar o que de melhor cada vetor possui.

O alto indice de manobras "G" dos misseis modernos, e nisso se incluem o Derby, não dão chance alguma ao caça que está em fuga, não importa a sua motorização.

Se nós tivessemos falando do F-5E X M-2000C, ai tudo bem. Mas não é o caso.

Abraços

Jin

Re: F-5M X Mirage2000C (GDA)

Enviado: Qui Mai 01, 2008 3:07 pm
por Carlos Mathias
A plataforma lançadora conta muuuito num combate BVR. Nada é tão simples como o Jin Jones falou.

Numa manobra tipo "beam" na qual você coloca o adversário às 3 ou 9 horas, pra usar o efeito doppler-notch a seu favor, uma curva 7-9g é requerida. Um motor forte pra recuperar a perda de velocidade nessa curva também ajuda. Tudo isso pode colocar um M-2000 em vantagem mesmo combatendo contra misseis com guiagem ativa.
É isso aí Thor. O pessoal acha que é só lançar e esperar.

Re: F-5M X Mirage2000C (GDA)

Enviado: Qui Mai 01, 2008 3:13 pm
por Jin Jones
Tu acha que o teu SU-30 escapa de um AIM-120C .
Na chommmmmmmmmm !

:mrgreen:

Re: F-5M X Mirage2000C (GDA)

Enviado: Qui Mai 01, 2008 3:15 pm
por Carlos Mathias
Você acha que não Jim?
Vamos fazer o seguinte, pergunte ao Thor, ele é piloto.

Re: F-5M X Mirage2000C (GDA)

Enviado: Qui Mai 01, 2008 3:16 pm
por Jin Jones
Antigamente um indice de acerto de um AIM-7F ou SM-530D não chegava a 30%.
Hoje um AIM-120C7 alcança 90%.

Jin

Re: F-5M X Mirage2000C (GDA)

Enviado: Qui Mai 01, 2008 3:16 pm
por Carlos Mathias
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Cara, num fala isso não.

Re: F-5M X Mirage2000C (GDA)

Enviado: Qui Mai 01, 2008 3:25 pm
por Jin Jones
Voce acha que um piloto, por mais competente e capaz que seja vai admitir que hoje eles são meros operadores de sistemas e passageiros de seus aviões.
Isso doi mais é verdade.

A guerra é centrada e o caça é apenas um dos elementos, junto com as forças de terra e navais, num unico comando admistrando o TO.
Isso por enquanto.......

La vem a proxima geração de AUV's ai eles vão se juntar a tecnicos de maquinas de escrever e operadores de TELEX.

Sem ofença amigos.

Mas eu tambem gosto de Pink Floyd mas o mundo mudou e continua mudando.

Abraços

Jin

Re: F-5M X Mirage2000C (GDA)

Enviado: Qui Mai 01, 2008 3:27 pm
por Jin Jones
Os F-16C da Holanda conceguiram um indice maior que esse nos Balcãs

JIn

Re: F-5M X Mirage2000C (GDA)

Enviado: Qui Mai 01, 2008 3:28 pm
por Cougar_PH
só uma pergunta o Aim-120C7, já está operacional???

Re: F-5M X Mirage2000C (GDA)

Enviado: Qui Mai 01, 2008 3:44 pm
por Jin Jones
O desempenho do AIM-C7 "conforme o que o fabricante alega" alcança 90% de acerto.

Dados de fabricantes, podem ou não, serem levados a sério, dependendo do que cada um quer entender. Eu normalmente não uso isso como referencia, mas aqui no DB é muito comum.

Essa é uma especialidade de Russólogos e Croissant que preferem sonhar com desempenhos superlativos que são sempre divulgados, mas nunca comprovados. :twisted:

Jin

Re: F-5M X Mirage2000C (GDA)

Enviado: Qui Mai 01, 2008 3:53 pm
por PRick
Jin Jones escreveu:O F-5 que estamos falando não tem nada haver com aquele caça da de 1975 .

O RWR+CME do F-5M X SM-530D + RDI
O RWR+CME do M-2000C X Derby + Grifo F

Quem neutraliza quem ?

Os pilotos ( ambos BR ) tem treinamento semelhante, com algumas diferenças minimas, especializados em tirar o que de melhor cada vetor possui.

O alto indice de manobras "G" dos misseis modernos, e nisso se incluem o Derby, não dão chance alguma ao caça que está em fuga, não importa a sua motorização.

Se nós tivessemos falando do F-5E X M-2000C, ai tudo bem. Mas não é o caso.

Abraços

Jin
Não, você está pensando em fugir de mísseis fazendo manobras de alta performance, com altos g´s, portanto, voar mais lentamente. Mas não é esse o caso, aqui estamos pensando em fugir de um míssil usando a velocidade do caça para sair de seu alcance eficaz. Um Derby terá um NEZ de qual distância?

O outro fator é o alcance do míssil lançado de cima para baixo por um caça voando a velocidade muito maiores, o F-5M tem velocidades muito inferiores aos M-2000C, não só velocidade, mais teto de serviço menor e aceleração também. Assim, um piloto de M-2000 pode usar as características superiores para lançar um míssil com maior alcance, porque está mais alto e voando mais rápido.

Não se trata aqui de bancar Barão Vermelho, ou show aéreo, coisa como manobras cobras. Não é voar lentamente, mas voar mais rápido acumulando energia para fugir do míssil. Estamos falando em disparos de 30kms ou mais. Em distâncias menores do que essa, é bem capaz do combate ir para WVR.

[ ]´s

Re: F-5M X Mirage2000C (GDA)

Enviado: Qui Mai 01, 2008 4:01 pm
por Jacobs
Repito, a guerra aérea não é simples assim Jin. Me explique como um Mig-25 conseguiu pegar um Hornet (com seus poderosos AMRAAM'S) no iraque?

Me explique como os M-III brazucas levaram no papo os M-2000, num exercício que ocorreu aqui (do qual o nome não me recordo... :oops: ).

Como aquele F-4 véio conseguiu se auto-intitular Rafale Eater? :mrgreen:

Esse desempenho de 90% é coisa de fabricante. Leva em conta apenas fatores técnicos. E os fatores humanos? A realidade é diferente. :wink: