Perae um pouco. O pessoal fala de algumas pessoas que só querem material russo, mas tem gente aqui menosprezando a capacidade russa. não é bem assim não...
1 ) Os F-15 eram C e não os E ( de última geração ).
Os F-15 eram C mas são excelentes caças e perderam.
2 )
F-16 - 74 vitórias x 0 derrotas em combates reais.
Superioridade numérica, superioridade dos pilotos, apoio logístico e situacional. Quais eram os radares, os A&WAC´s os aviões ECM, etc???
3 ) Depois de 1991 a Rússia teve apenas bons engenheiros.
Se não fossem França e Israel este SU-30 MKI seria um mostrengo como é o SU-27 S.
Mostrengo = enorme RCS, grande consumo de combustível, turbinas descartáveis e tecnologia do tempo da onça.
O F-14 e F-15 também tem grande RCS, consomem bastante e a tecnologia não é tão melhor. Se pegarmos os F-15 E ai sim da diferença, mas a Rússia teria Su-35, Su-37 para competir. O problema da Rússia é falta de dinheiro e não falta de tecnologia.
4 ) Não é a toa que a Rússia baseou muito de sua estratégia de guerra em fortes defesas antiaéreas.
Ou você acha que foi a toa 40 anos de desenvolvimento em
armas e sistemas antiaéreos ?
Os estrategistas Russos sabiam que na batalha ar-ar, sem chances.
Não é bem assim, a Rússia tem uma força aérea muito boa. Mas como aviões são muito caros, sistemas anti-aéreos são excelentes. Além disto os sistemas anti-aéreos são utilizados até mesmo pelos EUA e todos os países que tem forças armadas modernas.
5 ) Dados do FABRICANTE e PROPAGANDA não valem. O que importa é a realidade. E queria ou não tanto F-15 e principalmente o F-16 foram testados em diversas guerras, cito :
Concordo plenamente, mas isto envolve toda a capacidade de uma força aérea contra a outra, ou melhor toda a capacidade do país contra o outro. Avião por avião os russos não estão muito atrás não. O Su-30MKI pode ser pior que o Typhoon e o Rafale mas não é pior que o F-16 e na minha opinião tem as mesmas capacidades dos F-15E.
-----------
Na guerra Iran X Iraque as forças armadas do Iran estavam muito mal preparadas. Isto não tem nada a ver com o F-14. O F-14 sempre foi superior a estes Migs citados.
-----------
No mais, acho que a índia X Israel ficará meio que empatado.
Índia X EUA tem duas possibilidades:
1) dinheiro para os F-22 e F-35, pressionar o congresso = massacre indiano
2) mostrar para o Brasil, Chile, Argentina e outros que o F-16 é o melhor = vitória dos EUA.
Eu sei que os aviões russos são excelentes, mas os americanos também são e os pilotos dos EUA são muito bem treinados.
Em um site estrangeiro, eu li um texto que dizia que a Inglaterra sempre vencia os combates porque os EUA enviam os cadetes inexperientes, para que possam ganhar experiência e ganhar algumas medalhas. Já os ingleses enviam os pilotos mais experientes que operam os caças no limite.
De qualquer forma, mesmo os EUA querendo, eles terão trabalho para vencer os experientes pilotos indianos e os surpreendentes caças Su-30 MKI.