EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani
Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação
vilmarmoccelin escreveu:SGT GUERRA escreveu:cabeça de martelo escreveu:Não são MTU's? Pensava que os Leopards eram todos equipados com motores MTU's. Pelo menos os mais recentes, são.
Os nossos atuais são MB 838.
Guerra... São MTU sim... MTU MB 838...
http://tanxheaven.com/ljs/leo1engineljs/leo1engineljs.htm
A MTU faz parte do grupo DaimlerChrysler, que TAMBÉM é dona da Mercedes-Benz.
Deve ser isso então, aqui no Brasil eles são apresentados como motores mercedes-benz.
- cabeça de martelo
- Sênior
- Mensagens: 38080
- Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
- Localização: Portugal
- Agradeceram: 2627 vezes
cabeça de martelo escreveu:Gostei do teu avatar novo.
É o logo de uma revista feita no CIBld.
http://www.cibld.ensino.eb.br/arquivos/acao_choque.pdf
- Mapinguari
- Sênior
- Mensagens: 2944
- Registrado em: Qui Set 08, 2005 2:38 am
- Agradeceram: 6 vezes
Alexandre Beraldi escreveu:Bom. A Iveco tem tradição. Seu LMV foi adaptado e hoje é feito sob licença na Inglaterra pela Bae Systems com o nome de Panther, para substituir os Land Rover, entre outros. O Centauro fala por si só.
Quando esteve por aqui, o Centauro curiosamente apresentou os mesmos problemas das Vans da Fiat: excesso de ruído interno, muita fumaça e alto consumo. Espero que consertem isso na versão nacional, pois é o que teremos, mais ou menos: um Centauro 6x6 com motor Mercedes Benz e câmbio ZF, com capacidade anfíbia, como quer o EB...
As fotos que aparecem na matéria linkada por aqui não são do protótipo para EB, mas sim de um protótipo italiano que gerou o Centauro...
No início, quando comecei a ler/receber informações sobre o projeto, achei estranho que o EB estiviesse pensando numa viatura 6x6, com a possibilidade de uma versão somente, a de combate, vir com configuração 8x8 e com torre com canhão de 105mm. Achava que o EB estava na contramão de todos os Exércitos, que adotam viaturas 8x8. Hoje, vejo que o EB agiu corretamente e acho que foi neste ponto que a experiência no Haiti contribuiu. Um veículo 8x8 é muito grande para manobrar em áreas urbanas. Mas um 6x6 está de bom tamanho, ainda por cima leando um grupo de combate de infantaria completoa (10 homens), mais os três tripulantes. Com uma torre com um canhão leve ou metralhadoras, controlada remotemente de dentro do veículo e outrso detalhas para proteção, como citados, acredito que será um ótimo veículo.
Mapinguari
- Moccelin
- Sênior
- Mensagens: 4849
- Registrado em: Qua Abr 11, 2007 11:53 am
- Localização: Três Corações - MG
- Agradeceram: 2 vezes
Mapinguari escreveu:Alexandre Beraldi escreveu:Bom. A Iveco tem tradição. Seu LMV foi adaptado e hoje é feito sob licença na Inglaterra pela Bae Systems com o nome de Panther, para substituir os Land Rover, entre outros. O Centauro fala por si só.
Quando esteve por aqui, o Centauro curiosamente apresentou os mesmos problemas das Vans da Fiat: excesso de ruído interno, muita fumaça e alto consumo. Espero que consertem isso na versão nacional, pois é o que teremos, mais ou menos: um Centauro 6x6 com motor Mercedes Benz e câmbio ZF, com capacidade anfíbia, como quer o EB...
As fotos que aparecem na matéria linkada por aqui não são do protótipo para EB, mas sim de um protótipo italiano que gerou o Centauro...
No início, quando comecei a ler/receber informações sobre o projeto, achei estranho que o EB estiviesse pensando numa viatura 6x6, com a possibilidade de uma versão somente, a de combate, vir com configuração 8x8 e com torre com canhão de 105mm. Achava que o EB estava na contramão de todos os Exércitos, que adotam viaturas 8x8. Hoje, vejo que o EB agiu corretamente e acho que foi neste ponto que a experiência no Haiti contribuiu. Um veículo 8x8 é muito grande para manobrar em áreas urbanas. Mas um 6x6 está de bom tamanho, ainda por cima leando um grupo de combate de infantaria completoa (10 homens), mais os três tripulantes. Com uma torre com um canhão leve ou metralhadoras, controlada remotemente de dentro do veículo e outrso detalhas para proteção, como citados, acredito que será um ótimo veículo.
Só espero que mantenha a, pra mim, característica mais marcante do Urutu: a sua velocidade...
The cake is a lie...
- Moccelin
- Sênior
- Mensagens: 4849
- Registrado em: Qua Abr 11, 2007 11:53 am
- Localização: Três Corações - MG
- Agradeceram: 2 vezes
gral escreveu:Qual será o peso do Urutu III? Eu me lembro de ter lido algo em torno de 16.500 kg de peso máximo de combate, mas não tenho certeza.
Em um artigo do http://www.defesa.ufjf.br consta como peso BRUTO total 15ton, e como peso de CARGA ÚTIL 3ton... Então soma-se a isso mais uns 1000kg a 2000kg de combustível munição para o armamento orgânico entre outras coisas daria um peso máximo de combate perto de 20 toneladas! E tudo isso anfíbio...
The cake is a lie...
- Dieneces
- Sênior
- Mensagens: 6524
- Registrado em: Seg Abr 09, 2007 1:50 pm
- Localização: São Gabriel , RS
- Agradeceram: 10 vezes
Não pode passar de 19 ton , senão vai voar no C-390 depenado .vilmarmoccelin escreveu:gral escreveu:Qual será o peso do Urutu III? Eu me lembro de ter lido algo em torno de 16.500 kg de peso máximo de combate, mas não tenho certeza.
Em um artigo do http://www.defesa.ufjf.br consta como peso BRUTO total 15ton, e como peso de CARGA ÚTIL 3ton... Então soma-se a isso mais uns 1000kg a 2000kg de combustível munição para o armamento orgânico entre outras coisas daria um peso máximo de combate perto de 20 toneladas! E tudo isso anfíbio...
Brotei no Ventre da Pampa,que é Pátria na minha Terra/Sou resumo de uma Guerra,que ainda tem importância/Sou Raiz,sou Sangue,sou Verso/Sou maior que a História Grega/Eu sou Gaúcho e me chega,p'ra ser Feliz no Universo.
- Moccelin
- Sênior
- Mensagens: 4849
- Registrado em: Qua Abr 11, 2007 11:53 am
- Localização: Três Corações - MG
- Agradeceram: 2 vezes
Dieneces escreveu:Não pode passar de 19 ton , senão vai voar no C-390 depenado .vilmarmoccelin escreveu:gral escreveu:Qual será o peso do Urutu III? Eu me lembro de ter lido algo em torno de 16.500 kg de peso máximo de combate, mas não tenho certeza.
Em um artigo do http://www.defesa.ufjf.br consta como peso BRUTO total 15ton, e como peso de CARGA ÚTIL 3ton... Então soma-se a isso mais uns 1000kg a 2000kg de combustível munição para o armamento orgânico entre outras coisas daria um peso máximo de combate perto de 20 toneladas! E tudo isso anfíbio...
Será quanto vai pesar o 8x8 com o canhão 105mm? Não vai ser aerotransportavel nos C-130/C390???
The cake is a lie...
-
- Sênior
- Mensagens: 1521
- Registrado em: Sáb Jun 17, 2006 3:27 pm
vilmarmoccelin escreveu:gral escreveu:Qual será o peso do Urutu III? Eu me lembro de ter lido algo em torno de 16.500 kg de peso máximo de combate, mas não tenho certeza.
Em um artigo do http://www.defesa.ufjf.br consta como peso BRUTO total 15ton, e como peso de CARGA ÚTIL 3ton... Então soma-se a isso mais uns 1000kg a 2000kg de combustível munição para o armamento orgânico entre outras coisas daria um peso máximo de combate perto de 20 toneladas! E tudo isso anfíbio...
Vilmar, é só um erro conceitual:
Peso BRUTO total = veículo + combustível e lubrificantes + carga paga total (tripulação completa, armas e suprimentos)
Peso Líquido: só veículo = 12 ton
Carga Útil: tripulação completa, armas e suprimentos = 3 ton
peso Bruto: Peso Líquido + Carga Útil = 15 ton
-
- Sênior
- Mensagens: 1521
- Registrado em: Sáb Jun 17, 2006 3:27 pm
- Dieneces
- Sênior
- Mensagens: 6524
- Registrado em: Seg Abr 09, 2007 1:50 pm
- Localização: São Gabriel , RS
- Agradeceram: 10 vezes
Acho que passa disso.Alexandre Beraldi escreveu:vilmarmoccelin escreveu:gral escreveu:Qual será o peso do Urutu III? Eu me lembro de ter lido algo em torno de 16.500 kg de peso máximo de combate, mas não tenho certeza.
Em um artigo do http://www.defesa.ufjf.br consta como peso BRUTO total 15ton, e como peso de CARGA ÚTIL 3ton... Então soma-se a isso mais uns 1000kg a 2000kg de combustível munição para o armamento orgânico entre outras coisas daria um peso máximo de combate perto de 20 toneladas! E tudo isso anfíbio...
Vilmar, é só um erro conceitual:
Peso BRUTO total = veículo + combustível e lubrificantes + carga paga total (tripulação completa, armas e suprimentos)
Peso Líquido: só veículo = 12 ton
Carga Útil: tripulação completa, armas e suprimentos = 3 ton
peso Bruto: Peso Líquido + Carga Útil = 15 ton
Brotei no Ventre da Pampa,que é Pátria na minha Terra/Sou resumo de uma Guerra,que ainda tem importância/Sou Raiz,sou Sangue,sou Verso/Sou maior que a História Grega/Eu sou Gaúcho e me chega,p'ra ser Feliz no Universo.
-
- Sênior
- Mensagens: 1521
- Registrado em: Sáb Jun 17, 2006 3:27 pm
Dieneces escreveu:Acho que passa disso.Alexandre Beraldi escreveu:vilmarmoccelin escreveu:gral escreveu:Qual será o peso do Urutu III? Eu me lembro de ter lido algo em torno de 16.500 kg de peso máximo de combate, mas não tenho certeza.
Em um artigo do http://www.defesa.ufjf.br consta como peso BRUTO total 15ton, e como peso de CARGA ÚTIL 3ton... Então soma-se a isso mais uns 1000kg a 2000kg de combustível munição para o armamento orgânico entre outras coisas daria um peso máximo de combate perto de 20 toneladas! E tudo isso anfíbio...
Vilmar, é só um erro conceitual:
Peso BRUTO total = veículo + combustível e lubrificantes + carga paga total (tripulação completa, armas e suprimentos)
Peso Líquido: só veículo = 12 ton
Carga Útil: tripulação completa, armas e suprimentos = 3 ton
peso Bruto: Peso Líquido + Carga Útil = 15 ton
Se é o peso ou não é, não sei. Aliás, não tem como saber, pois nenhum foi construído ainda. Só expliquei a conta e a definição de peso bruto...