EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
jauro
Sênior
Sênior
Mensagens: 5309
Registrado em: Ter Ago 01, 2006 12:36 pm
Localização: Barra Velha, SC.
Agradeceram: 610 vezes

#61 Mensagem por jauro » Qui Ago 09, 2007 7:23 pm

O novo projeto deve levar em conta estas experiências.

LIÇÕES DO HAITI EMPREGADAS NOS
EE-11 URUTU
E LAND ROVER


http://www.defesa.ufjf.br/fts/LHEE11LR.pdf




"A disciplina militar prestante não se aprende senhor, sonhando e na fantasia, mas labutando e pelejando." (CAMÕES)
Jauro.
Avatar do usuário
Guerra
Sênior
Sênior
Mensagens: 14202
Registrado em: Dom Abr 27, 2003 10:47 pm
Agradeceram: 135 vezes

#62 Mensagem por Guerra » Qui Ago 09, 2007 9:58 pm

vilmarmoccelin escreveu:
SGT GUERRA escreveu:
cabeça de martelo escreveu:Não são MTU's? Pensava que os Leopards eram todos equipados com motores MTU's. Pelo menos os mais recentes, são.


Os nossos atuais são MB 838.


Guerra... São MTU sim... MTU MB 838...

http://tanxheaven.com/ljs/leo1engineljs/leo1engineljs.htm

A MTU faz parte do grupo DaimlerChrysler, que TAMBÉM é dona da Mercedes-Benz.


Deve ser isso então, aqui no Brasil eles são apresentados como motores mercedes-benz.




Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 38080
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2627 vezes

#63 Mensagem por cabeça de martelo » Sex Ago 10, 2007 6:07 am

Gostei do teu avatar novo.




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
Guerra
Sênior
Sênior
Mensagens: 14202
Registrado em: Dom Abr 27, 2003 10:47 pm
Agradeceram: 135 vezes

#64 Mensagem por Guerra » Sex Ago 10, 2007 7:43 am

cabeça de martelo escreveu:Gostei do teu avatar novo.


É o logo de uma revista feita no CIBld.

http://www.cibld.ensino.eb.br/arquivos/acao_choque.pdf




Avatar do usuário
Mapinguari
Sênior
Sênior
Mensagens: 2944
Registrado em: Qui Set 08, 2005 2:38 am
Agradeceram: 6 vezes

#65 Mensagem por Mapinguari » Dom Ago 12, 2007 6:53 pm

Alexandre Beraldi escreveu:Bom. A Iveco tem tradição. Seu LMV foi adaptado e hoje é feito sob licença na Inglaterra pela Bae Systems com o nome de Panther, para substituir os Land Rover, entre outros. O Centauro fala por si só.

Quando esteve por aqui, o Centauro curiosamente apresentou os mesmos problemas das Vans da Fiat: excesso de ruído interno, muita fumaça e alto consumo. Espero que consertem isso na versão nacional, pois é o que teremos, mais ou menos: um Centauro 6x6 com motor Mercedes Benz e câmbio ZF, com capacidade anfíbia, como quer o EB...

As fotos que aparecem na matéria linkada por aqui não são do protótipo para EB, mas sim de um protótipo italiano que gerou o Centauro...


No início, quando comecei a ler/receber informações sobre o projeto, achei estranho que o EB estiviesse pensando numa viatura 6x6, com a possibilidade de uma versão somente, a de combate, vir com configuração 8x8 e com torre com canhão de 105mm. Achava que o EB estava na contramão de todos os Exércitos, que adotam viaturas 8x8. Hoje, vejo que o EB agiu corretamente e acho que foi neste ponto que a experiência no Haiti contribuiu. Um veículo 8x8 é muito grande para manobrar em áreas urbanas. Mas um 6x6 está de bom tamanho, ainda por cima leando um grupo de combate de infantaria completoa (10 homens), mais os três tripulantes. Com uma torre com um canhão leve ou metralhadoras, controlada remotemente de dentro do veículo e outrso detalhas para proteção, como citados, acredito que será um ótimo veículo.




Mapinguari

Imagem
Avatar do usuário
Moccelin
Sênior
Sênior
Mensagens: 4849
Registrado em: Qua Abr 11, 2007 11:53 am
Localização: Três Corações - MG
Agradeceram: 2 vezes

#66 Mensagem por Moccelin » Dom Ago 12, 2007 8:07 pm

Mapinguari escreveu:
Alexandre Beraldi escreveu:Bom. A Iveco tem tradição. Seu LMV foi adaptado e hoje é feito sob licença na Inglaterra pela Bae Systems com o nome de Panther, para substituir os Land Rover, entre outros. O Centauro fala por si só.

Quando esteve por aqui, o Centauro curiosamente apresentou os mesmos problemas das Vans da Fiat: excesso de ruído interno, muita fumaça e alto consumo. Espero que consertem isso na versão nacional, pois é o que teremos, mais ou menos: um Centauro 6x6 com motor Mercedes Benz e câmbio ZF, com capacidade anfíbia, como quer o EB...

As fotos que aparecem na matéria linkada por aqui não são do protótipo para EB, mas sim de um protótipo italiano que gerou o Centauro...


No início, quando comecei a ler/receber informações sobre o projeto, achei estranho que o EB estiviesse pensando numa viatura 6x6, com a possibilidade de uma versão somente, a de combate, vir com configuração 8x8 e com torre com canhão de 105mm. Achava que o EB estava na contramão de todos os Exércitos, que adotam viaturas 8x8. Hoje, vejo que o EB agiu corretamente e acho que foi neste ponto que a experiência no Haiti contribuiu. Um veículo 8x8 é muito grande para manobrar em áreas urbanas. Mas um 6x6 está de bom tamanho, ainda por cima leando um grupo de combate de infantaria completoa (10 homens), mais os três tripulantes. Com uma torre com um canhão leve ou metralhadoras, controlada remotemente de dentro do veículo e outrso detalhas para proteção, como citados, acredito que será um ótimo veículo.


Só espero que mantenha a, pra mim, característica mais marcante do Urutu: a sua velocidade...




The cake is a lie...
gral
Avançado
Avançado
Mensagens: 663
Registrado em: Qua Mar 15, 2006 8:47 pm
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceram: 3 vezes

#67 Mensagem por gral » Seg Ago 13, 2007 7:06 am

Qual será o peso do Urutu III? Eu me lembro de ter lido algo em torno de 16.500 kg de peso máximo de combate, mas não tenho certeza.




Avatar do usuário
Moccelin
Sênior
Sênior
Mensagens: 4849
Registrado em: Qua Abr 11, 2007 11:53 am
Localização: Três Corações - MG
Agradeceram: 2 vezes

#68 Mensagem por Moccelin » Seg Ago 13, 2007 11:30 am

gral escreveu:Qual será o peso do Urutu III? Eu me lembro de ter lido algo em torno de 16.500 kg de peso máximo de combate, mas não tenho certeza.


Em um artigo do http://www.defesa.ufjf.br consta como peso BRUTO total 15ton, e como peso de CARGA ÚTIL 3ton... Então soma-se a isso mais uns 1000kg a 2000kg de combustível munição para o armamento orgânico entre outras coisas daria um peso máximo de combate perto de 20 toneladas! E tudo isso anfíbio...




The cake is a lie...
Avatar do usuário
Dieneces
Sênior
Sênior
Mensagens: 6524
Registrado em: Seg Abr 09, 2007 1:50 pm
Localização: São Gabriel , RS
Agradeceram: 10 vezes

#69 Mensagem por Dieneces » Seg Ago 13, 2007 11:35 am

vilmarmoccelin escreveu:
gral escreveu:Qual será o peso do Urutu III? Eu me lembro de ter lido algo em torno de 16.500 kg de peso máximo de combate, mas não tenho certeza.


Em um artigo do http://www.defesa.ufjf.br consta como peso BRUTO total 15ton, e como peso de CARGA ÚTIL 3ton... Então soma-se a isso mais uns 1000kg a 2000kg de combustível munição para o armamento orgânico entre outras coisas daria um peso máximo de combate perto de 20 toneladas! E tudo isso anfíbio...
Não pode passar de 19 ton , senão vai voar no C-390 depenado .




Brotei no Ventre da Pampa,que é Pátria na minha Terra/Sou resumo de uma Guerra,que ainda tem importância/Sou Raiz,sou Sangue,sou Verso/Sou maior que a História Grega/Eu sou Gaúcho e me chega,p'ra ser Feliz no Universo.
Avatar do usuário
Moccelin
Sênior
Sênior
Mensagens: 4849
Registrado em: Qua Abr 11, 2007 11:53 am
Localização: Três Corações - MG
Agradeceram: 2 vezes

#70 Mensagem por Moccelin » Seg Ago 13, 2007 11:44 am

Dieneces escreveu:
vilmarmoccelin escreveu:
gral escreveu:Qual será o peso do Urutu III? Eu me lembro de ter lido algo em torno de 16.500 kg de peso máximo de combate, mas não tenho certeza.


Em um artigo do http://www.defesa.ufjf.br consta como peso BRUTO total 15ton, e como peso de CARGA ÚTIL 3ton... Então soma-se a isso mais uns 1000kg a 2000kg de combustível munição para o armamento orgânico entre outras coisas daria um peso máximo de combate perto de 20 toneladas! E tudo isso anfíbio...
Não pode passar de 19 ton , senão vai voar no C-390 depenado .


Será quanto vai pesar o 8x8 com o canhão 105mm? Não vai ser aerotransportavel nos C-130/C390???




The cake is a lie...
A.K. for T-7
Sênior
Sênior
Mensagens: 1521
Registrado em: Sáb Jun 17, 2006 3:27 pm

#71 Mensagem por A.K. for T-7 » Seg Ago 13, 2007 11:40 pm

vilmarmoccelin escreveu:
gral escreveu:Qual será o peso do Urutu III? Eu me lembro de ter lido algo em torno de 16.500 kg de peso máximo de combate, mas não tenho certeza.


Em um artigo do http://www.defesa.ufjf.br consta como peso BRUTO total 15ton, e como peso de CARGA ÚTIL 3ton... Então soma-se a isso mais uns 1000kg a 2000kg de combustível munição para o armamento orgânico entre outras coisas daria um peso máximo de combate perto de 20 toneladas! E tudo isso anfíbio...


Vilmar, é só um erro conceitual:

Peso BRUTO total = veículo + combustível e lubrificantes + carga paga total (tripulação completa, armas e suprimentos)

Peso Líquido: só veículo = 12 ton
Carga Útil: tripulação completa, armas e suprimentos = 3 ton
peso Bruto: Peso Líquido + Carga Útil = 15 ton




Avatar do usuário
Wolfgang
Sênior
Sênior
Mensagens: 7805
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 8:07 pm
Agradeceram: 45 vezes

#72 Mensagem por Wolfgang » Seg Ago 13, 2007 11:48 pm

Por falar em C-390, o mesmo poderia ser útil PF, Beraldi?




A.K. for T-7
Sênior
Sênior
Mensagens: 1521
Registrado em: Sáb Jun 17, 2006 3:27 pm

#73 Mensagem por A.K. for T-7 » Seg Ago 13, 2007 11:58 pm

Wolfgang escreveu:Por falar em C-390, o mesmo poderia ser útil PF, Beraldi?


Não precisa (tem a FAB, digo TAB ) e não dá para bancar... Muito melhor uns Panteras ou mais Bell 212...




Avatar do usuário
Dieneces
Sênior
Sênior
Mensagens: 6524
Registrado em: Seg Abr 09, 2007 1:50 pm
Localização: São Gabriel , RS
Agradeceram: 10 vezes

#74 Mensagem por Dieneces » Ter Ago 14, 2007 12:36 am

Alexandre Beraldi escreveu:
vilmarmoccelin escreveu:
gral escreveu:Qual será o peso do Urutu III? Eu me lembro de ter lido algo em torno de 16.500 kg de peso máximo de combate, mas não tenho certeza.


Em um artigo do http://www.defesa.ufjf.br consta como peso BRUTO total 15ton, e como peso de CARGA ÚTIL 3ton... Então soma-se a isso mais uns 1000kg a 2000kg de combustível munição para o armamento orgânico entre outras coisas daria um peso máximo de combate perto de 20 toneladas! E tudo isso anfíbio...


Vilmar, é só um erro conceitual:

Peso BRUTO total = veículo + combustível e lubrificantes + carga paga total (tripulação completa, armas e suprimentos)

Peso Líquido: só veículo = 12 ton
Carga Útil: tripulação completa, armas e suprimentos = 3 ton
peso Bruto: Peso Líquido + Carga Útil = 15 ton
Acho que passa disso.




Brotei no Ventre da Pampa,que é Pátria na minha Terra/Sou resumo de uma Guerra,que ainda tem importância/Sou Raiz,sou Sangue,sou Verso/Sou maior que a História Grega/Eu sou Gaúcho e me chega,p'ra ser Feliz no Universo.
A.K. for T-7
Sênior
Sênior
Mensagens: 1521
Registrado em: Sáb Jun 17, 2006 3:27 pm

#75 Mensagem por A.K. for T-7 » Ter Ago 14, 2007 1:09 am

Dieneces escreveu:
Alexandre Beraldi escreveu:
vilmarmoccelin escreveu:
gral escreveu:Qual será o peso do Urutu III? Eu me lembro de ter lido algo em torno de 16.500 kg de peso máximo de combate, mas não tenho certeza.


Em um artigo do http://www.defesa.ufjf.br consta como peso BRUTO total 15ton, e como peso de CARGA ÚTIL 3ton... Então soma-se a isso mais uns 1000kg a 2000kg de combustível munição para o armamento orgânico entre outras coisas daria um peso máximo de combate perto de 20 toneladas! E tudo isso anfíbio...


Vilmar, é só um erro conceitual:

Peso BRUTO total = veículo + combustível e lubrificantes + carga paga total (tripulação completa, armas e suprimentos)

Peso Líquido: só veículo = 12 ton
Carga Útil: tripulação completa, armas e suprimentos = 3 ton
peso Bruto: Peso Líquido + Carga Útil = 15 ton
Acho que passa disso.


Se é o peso ou não é, não sei. Aliás, não tem como saber, pois nenhum foi construído ainda. Só expliquei a conta e a definição de peso bruto... :wink:




Responder