Página 5 de 72
Enviado: Seg Jul 23, 2007 3:46 pm
por Guerra
Sniper escreveu:Depois de lêr vários relatos sobre a guerra do Iraque, principalmente em ambiente urbano, tenho dúvidas se esse tipo de veículo como o CHIVUNK têm alguma efetividade em um cenário moderno de guerra de guerrilha e contra-insurgência.
A sua guarnição estaría completamente vulnerável em caso de algum contato com o inimigo se valendo apenas de sua questinável velocidade para uma evasão, mesmo assim, estaría sujeita a artefatos explosivos improvisados e coisas do tipo. Está cada vez mais claro que o futuro dos conflitos se dará muito mais em ambientes urbanos, contra forças irregulares do que em campos abertos ou florestas.
As viaturas (emprego geral e de transporte de tropa) do Exército não têm blindagem ou são fracamente blindadas se mostrando quase nulas em um ambiente urbano de alta intensidade ( O Haiti já mostrou isso, mesmo sendo de baixa intensidade...) e acredito que seja um ponto a ser melhorado, e muito, no Exército!
Abraços!
Mas essa viaturas, pelo menos para o EB, não são viaturas para emprego tático, mas para emprego geral (para resuprimento. trasnporte de material, evacuação de feridos, lançamento de fios).
Enviado: Seg Jul 23, 2007 3:48 pm
por Guerra
Dieneces escreveu:AMX escreveu:E o que se fez daquele veículo desenvolvido com a Argentina, o Gaúcho?
Os argentinos seguem desenvolvendo ele , parece que vão encomendar alguns . Eu até agora não entendi essa redundância de desenvolvimento desses dois projetos , Gaúcho e Chivunk . Me parecem desenvolvimentos paralelos da mesma coisa.
Os dois são VLEGA (viatura leve de emprego geral aerotransportavel), também não sei porque os dois projetos.
Enviado: Seg Jul 23, 2007 3:53 pm
por Sniper
Dieneces escreveu:Sniper escreveu:Depois de lêr vários relatos sobre a guerra do Iraque, principalmente em ambiente urbano, tenho dúvidas se esse tipo de veículo como o CHIVUNK têm alguma efetividade em um cenário moderno de guerra de guerrilha e contra-insurgência.
A sua guarnição estaría completamente vulnerável em caso de algum contato com o inimigo se valendo apenas de sua questinável velocidade para uma evasão, mesmo assim, estaría sujeita a artefatos explosivos improvisados e coisas do tipo. Está cada vez mais claro que o futuro dos conflitos se dará muito mais em ambientes urbanos, contra forças irregulares do que em campos abertos ou florestas.
As viaturas (emprego geral e de transporte de tropa) do Exército não têm blindagem ou são fracamente blindadas se mostrando quase nulas em um ambiente urbano de alta intensidade ( O Haiti já mostrou isso, mesmo sendo de baixa intensidade...) e acredito que seja um ponto a ser melhorado, e muito, no Exército!
Abraços!
Esse tipo de veículo se baseia em sua mobilidade e furtividade para transportar tropas de deslocamento rápido , como paraquedistas , Sniper , precisa ser leve e modular para ser aerotransportado facilmente . Além disso é um veículo barato .Lógico que não visa enfrentamento com o inimigo , a menos que seja aquela situação em que , camuflado , atire primeiro e depois...sebo nas canelas. A proteção dele é zero , como disseste , mas é melhor do que fazer um paraquedista caminhar com toda a tralha às costas.
Concordo, o emprego deste veículo é muitíssimo restrito e específico tendo o EB que melhorar bastante as suas unidades mecanizadas que me desculpem a franqueza, estão uma lástima.
Felizmente já vemos sinais de melhora, ao menos eles estão se mechendo, tentando melhorar!
Abraços!
Enviado: Seg Jul 23, 2007 4:11 pm
por Dieneces
Sniper escreveu:Dieneces escreveu:Sniper escreveu:Depois de lêr vários relatos sobre a guerra do Iraque, principalmente em ambiente urbano, tenho dúvidas se esse tipo de veículo como o CHIVUNK têm alguma efetividade em um cenário moderno de guerra de guerrilha e contra-insurgência.
A sua guarnição estaría completamente vulnerável em caso de algum contato com o inimigo se valendo apenas de sua questinável velocidade para uma evasão, mesmo assim, estaría sujeita a artefatos explosivos improvisados e coisas do tipo. Está cada vez mais claro que o futuro dos conflitos se dará muito mais em ambientes urbanos, contra forças irregulares do que em campos abertos ou florestas.
As viaturas (emprego geral e de transporte de tropa) do Exército não têm blindagem ou são fracamente blindadas se mostrando quase nulas em um ambiente urbano de alta intensidade ( O Haiti já mostrou isso, mesmo sendo de baixa intensidade...) e acredito que seja um ponto a ser melhorado, e muito, no Exército!
Abraços!
Esse tipo de veículo se baseia em sua mobilidade e furtividade para transportar tropas de deslocamento rápido , como paraquedistas , Sniper , precisa ser leve e modular para ser aerotransportado facilmente . Além disso é um veículo barato .Lógico que não visa enfrentamento com o inimigo , a menos que seja aquela situação em que , camuflado , atire primeiro e depois...sebo nas canelas. A proteção dele é zero , como disseste , mas é melhor do que fazer um paraquedista caminhar com toda a tralha às costas.
Concordo, o emprego deste veículo é muitíssimo restrito e específico tendo o EB que melhorar bastante as suas unidades mecanizadas que me desculpem a franqueza, estão uma lástima.
Felizmente já vemos sinais de melhora, ao menos eles estão se mechendo, tentando melhorar!
Abraços!
O Estado lastimável de ausência de equipamento atualizado no EB é consenso.
Enviado: Seg Jul 23, 2007 4:56 pm
por Luís Henrique
A noite...
Um grupo de elite...
Um C-390...
Paraquedas se abrindo...
Chivunk...
atrás das linhas inimigas...
Uma posição tomada...
acho que ele tem muita utilidade sim...
Enviado: Seg Jul 23, 2007 5:05 pm
por cabeça de martelo
Eu só posso recorrer ao caso Português, nós cá temos o FAV-01 Americano...nunca foi usado nas missões no estrangeiro, só mesmo nos exercicios. Pessoalmente acho que é mais para Inglês ver do que para ser usado!
Enviado: Seg Jul 23, 2007 5:12 pm
por Sniper
cabeça de martelo escreveu:Eu só posso recorrer ao caso Português, nós cá temos o FAV-01 Americano...nunca foi usado nas missões no estrangeiro, só mesmo nos exercicios. Pessoalmente acho que é mais para Inglês ver do que para ser usado!
X2!
Se sou um PQD dependendo da distância sou mais ir a pé do que em uma gaiola dessas...
Enviado: Seg Jul 23, 2007 8:02 pm
por Moccelin
Sniper escreveu:cabeça de martelo escreveu:Eu só posso recorrer ao caso Português, nós cá temos o FAV-01 Americano...nunca foi usado nas missões no estrangeiro, só mesmo nos exercicios. Pessoalmente acho que é mais para Inglês ver do que para ser usado!
X2!
Se sou um PQD dependendo da distância sou mais ir a pé do que em uma gaiola dessas...
Bom... Ele pode ser usado para esses 'serviços gerais' de transporte, pode ser usado para Rec, no Esq C Pqd, além de que é uma plataforma onde se pode pendurar uma Mag e uma .50... Mais alguns ALACs, mais um ou dois IGLA... E por aí vai... Isso para 4 militares, altamente treinados, inclusive no uso do próprio veículo... Bem melhor do que andar, 30km a pé... Carregando um peso desgramado, tendo que largar o equipamento pesado em caso de enfrentamento com o inimigo...
É uma pena essa história de dois projetos para um fim...
Enviado: Ter Jul 24, 2007 9:07 am
por Guerra
Sniper escreveu:
Concordo, o emprego deste veículo é muitíssimo restrito e específico tendo o EB que melhorar bastante as suas unidades mecanizadas que me desculpem a franqueza, estão uma lástima.
Sniper, onde você tirou a informação que essa VTr vai ser usada para combate?
Enviado: Ter Jul 24, 2007 9:15 am
por Guerra
Eu acho que esta havendo confusão, na minha opinião o CHIVUNK e o gaucho são VLEGA, acho que estamos confundindo com uma VTL
Enviado: Ter Jul 24, 2007 9:48 am
por Sniper
SGT GUERRA escreveu:Sniper escreveu:
Concordo, o emprego deste veículo é muitíssimo restrito e específico tendo o EB que melhorar bastante as suas unidades mecanizadas que me desculpem a franqueza, estão uma lástima.
Sniper, onde você tirou a informação que essa VTr vai ser usada para combate?
De lugar nenhum! Onde eu afirmei isso?
Enviado: Ter Jul 24, 2007 10:01 am
por Guerra
Sniper escreveu:SGT GUERRA escreveu:Sniper escreveu:
Concordo, o emprego deste veículo é muitíssimo restrito e específico tendo o EB que melhorar bastante as suas unidades mecanizadas que me desculpem a franqueza, estão uma lástima.
Sniper, onde você tirou a informação que essa VTr vai ser usada para combate?
De lugar nenhum! Onde eu afirmei isso?
Mas vocês estão analisando a VTR como se ela fosse feita para entrar em combate numa unidade mecanizada, e ninguém até agora disse que ela vai ser empregada em unidade mecanizada, ou em qualquer ambiente de combate.
A principio ela vai usada ela vai ser empregada na retaguarda, ou em operações especiais.
Enviado: Ter Jul 24, 2007 11:49 am
por Sniper
SGT GUERRA escreveu:Sniper escreveu:SGT GUERRA escreveu:Sniper escreveu:
Concordo, o emprego deste veículo é muitíssimo restrito e específico tendo o EB que melhorar bastante as suas unidades mecanizadas que me desculpem a franqueza, estão uma lástima.
Sniper, onde você tirou a informação que essa VTr vai ser usada para combate?
De lugar nenhum! Onde eu afirmei isso?
Mas vocês estão analisando a VTR como se ela fosse feita para entrar em combate numa unidade mecanizada, e ninguém até agora disse que ela vai ser empregada em unidade mecanizada, ou em qualquer ambiente de combate.
A principio ela vai usada ela vai ser empregada na retaguarda, ou em operações especiais.
Sim, estava tratando de dois assuntos diferentes na mesma mensagem...
Abraço!
Enviado: Ter Jul 24, 2007 3:30 pm
por jauro
Enviado: Sex Jul 27, 2007 2:32 pm
por jauro
VIATURA TÁTICA LEVE DE RECONHECIMENTO AGRALE
UMA NOVA EVOLUÇÃO NO CONCEITO 4x4 PARA O EXÉRCITO BRASILEIRO
http://www.defesa.ufjf.br/fts/VTLAM.pdf