Sobre o KC-390

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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J.Ricardo
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Re: Sobre o KC-390

#5926 Mensagem por J.Ricardo » Qui Ago 13, 2020 9:08 am

FCarvalho escreveu: Qua Ago 12, 2020 8:23 pm Esta iniciativa é louvável e vem em boa hora, mas não aconteceria se o Corsário tivesse os seus aviões como planejado.
Uma coisa é enviar KC-390 para missão no exterior a mais de 10 mil kms de distância como parte de uma peça de marketing e promoção da aeronave, da força aérea e do país bem planejados, outra é fazer isso por pura e simples falta de um vetor realmente adequado para executar a mesma.
Pode funcionar vez ou outra, e em situações bem específicas, mas não da forma como está sendo.
Todo o apoio a qualquer ação que ajude a promover o KC-390, desde que ela não seja fruto da nossa falta de responsabilidade com a Defesa do país.
Aliás, lá fora com certeza irão notar este "pequeno detalhe". A ver os comentários e o que as vivandeiras nacionalistas dirão por aqui.

abs
Carvalho, se realmente fosse necessário esse tipo de avião, nessa missão, era só alugar um avião, dos muitos que estão parados nas cias aéreas nacionais, o KC-360 agora também é mkt, é mostrar bandeira.
Sim uma hora vamos precisar de um corsário equipado novamente, principalmente como tanque.




Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
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Re: Sobre o KC-390

#5927 Mensagem por Túlio » Qui Ago 13, 2020 10:04 am

FCarvalho escreveu: Qua Ago 12, 2020 9:51 pm FAB presta assistência humanitária à República Libanesa

Olhem se não é o que eu estou dizendo: MARKETING! Bandeira do Brasil por toda parte, aviões projetados e construídos no Brasil, palavras em castelhano e Inglês e, cereja do bolo, várias escalas, ou seja, os aviões vão pousar e ser notícia em vários lugares diferentes. O Brasil, através da FAB, aparece como bonzinho e generoso e claro, merecedor de futuros negócios; assim a EMBRAER, com seus belos e eficientes aviões.

Quem aí acredita que o efeito seria melhor se a FAB fosse fazer propaganda para a Boeing ou Airbus? Quá! Eu não nego que aviões grandes sejam importantes e necessários, mas não para coisas assim. Para uma emergência com Brasileiros pendurados no pincel e prestes a se ferrarem legal em algum canto esquecido do planeta, ou seja, algo que exija ação imediata e um voo nonstop, é muito mais fácil e barato alugar um avião comercial (ou mais de um, se for o caso) com tripulação e tudo de uma companhia qualquer do que comprar e manter na base do just in case. Há missões mais importantes para este tipo de aeronave (e não é REVO, porque o KC-390 basta para nós, que não temos uma USAF que pode precisar a qualquer momento deslocar para a Europa ou Ásia um ou vários esquadrões de F-15, 16, 22 ou 35, os dois primeiros com CFTs que, no caso mais simples - F-16 - levam desde quase 50% a mais de combustível do que o Gripen até várias vezes isso) mas bem menos urgentes do que viabilizar a retomada da produção full da EMBRAER.

O resto é firula.




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Re: Sobre o KC-390

#5928 Mensagem por gusmano » Qui Ago 13, 2020 11:15 am

FCarvalho escreveu: Qua Ago 12, 2020 8:23 pm
gusmano escreveu: Qua Ago 12, 2020 6:27 pm A priori a loucura dos respiradores passou na maioria dos lugares, agora só falta remédio para entubar kkkkk
Muito bacana a iniciativa da FAB/Embraer, mkt interno e externo. Tem lá sua importância.
abs
Esta iniciativa é louvável e vem em boa hora, mas não aconteceria se o Corsário tivesse os seus aviões como planejado.
Uma coisa é enviar KC-390 para missão no exterior a mais de 10 mil kms de distância como parte de uma peça de marketing e promoção da aeronave, da força aérea e do país bem planejados, outra é fazer isso por pura e simples falta de um vetor realmente adequado para executar a mesma.
Pode funcionar vez ou outra, e em situações bem específicas, mas não da forma como está sendo.
Todo o apoio a qualquer ação que ajude a promover o KC-390, desde que ela não seja fruto da nossa falta de responsabilidade com a Defesa do país.
Aliás, lá fora com certeza irão notar este "pequeno detalhe". A ver os comentários e o que as vivandeiras nacionalistas dirão por aqui.

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Re: Sobre o KC-390

#5929 Mensagem por Cassio » Qui Ago 13, 2020 12:41 pm

Túlio escreveu: Qui Ago 13, 2020 10:04 am
FCarvalho escreveu: Qua Ago 12, 2020 9:51 pm FAB presta assistência humanitária à República Libanesa

https://www.youtube.com/watch?v=-XbOFzQ0R-c
Olhem se não é o que eu estou dizendo: MARKETING! Bandeira do Brasil por toda parte, aviões projetados e construídos no Brasil, palavras em castelhano e Inglês e, cereja do bolo, várias escalas, ou seja, os aviões vão pousar e ser notícia em vários lugares diferentes. O Brasil, através da FAB, aparece como bonzinho e generoso e claro, merecedor de futuros negócios; assim a EMBRAER, com seus belos e eficientes aviões.

Quem aí acredita que o efeito seria melhor se a FAB fosse fazer propaganda para a Boeing ou Airbus? Quá! Eu não nego que aviões grandes sejam importantes e necessários, mas não para coisas assim. Para uma emergência com Brasileiros pendurados no pincel e prestes a se ferrarem legal em algum canto esquecido do planeta, ou seja, algo que exija ação imediata e um voo nonstop, é muito mais fácil e barato alugar um avião comercial (ou mais de um, se for o caso) com tripulação e tudo de uma companhia qualquer do que comprar e manter na base do just in case. Há missões mais importantes para este tipo de aeronave (e não é REVO, porque o KC-390 basta para nós, que não temos uma USAF que pode precisar a qualquer momento deslocar para a Europa ou Ásia um ou vários esquadrões de F-15, 16, 22 ou 35, os dois primeiros com CFTs que, no caso mais simples - F-16 - levam desde quase 50% a mais de combustível do que o Gripen até várias vezes isso) mas bem menos urgentes do que viabilizar a retomada da produção full da EMBRAER.

O resto é firula.
De acordo com sua análise. Como dizem o marketing é a ainda só negócio. Marketing de governo também é importante.




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Re: Sobre o KC-390

#5930 Mensagem por Túlio » Qui Ago 13, 2020 1:15 pm

Cassio escreveu: Qui Ago 13, 2020 12:41 pm

De acordo com sua análise. Como dizem o marketing é a ainda só negócio. Marketing de governo também é importante.
A FAB até já tuitou sobre isso, e vejamos se a intenção não é claramente de marketing; apenas mostram os aviões pousando e, no caso do 390, o enorme espaço da cabine de cargas e a facilidade de descarregar. É assim que se faz!

Só o que faltava, ficarmos fazendo propaganda da Boeing ou Airbus (ou Lockheed-Martin, se fôssemos de Hércules)...






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Re: Sobre o KC-390

#5931 Mensagem por FCarvalho » Qui Ago 13, 2020 1:48 pm

J.Ricardo escreveu: Qui Ago 13, 2020 9:08 am
FCarvalho escreveu: Qua Ago 12, 2020 8:23 pm Esta iniciativa é louvável e vem em boa hora, mas não aconteceria se o Corsário tivesse os seus aviões como planejado.
Uma coisa é enviar KC-390 para missão no exterior a mais de 10 mil kms de distância como parte de uma peça de marketing e promoção da aeronave, da força aérea e do país bem planejados, outra é fazer isso por pura e simples falta de um vetor realmente adequado para executar a mesma.
Pode funcionar vez ou outra, e em situações bem específicas, mas não da forma como está sendo.
Todo o apoio a qualquer ação que ajude a promover o KC-390, desde que ela não seja fruto da nossa falta de responsabilidade com a Defesa do país.
Aliás, lá fora com certeza irão notar este "pequeno detalhe". A ver os comentários e o que as vivandeiras nacionalistas dirão por aqui.
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Carvalho, se realmente fosse necessário esse tipo de avião, nessa missão, era só alugar um avião, dos muitos que estão parados nas cias aéreas nacionais, o KC-360 agora também é mkt, é mostrar bandeira.
Sim uma hora vamos precisar de um corsário equipado novamente, principalmente como tanque.
Eu também pensei a mesma coisa JRicardo, mas o marketing político - e comercial - falou mais alto neste caso, e obviamente, a ausência de um meio adequado na FAB para executar essa missão.
Mas como é dinheiro da viúva que está bancando a viagem, tudo bem.

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Re: Sobre o KC-390

#5932 Mensagem por FCarvalho » Qui Ago 13, 2020 2:22 pm

Túlio escreveu: Qui Ago 13, 2020 10:04 am
Olhem se não é o que eu estou dizendo: MARKETING! Bandeira do Brasil por toda parte, aviões projetados e construídos no Brasil, palavras em castelhano e Inglês e, cereja do bolo, várias escalas, ou seja, os aviões vão pousar e ser notícia em vários lugares diferentes. O Brasil, através da FAB, aparece como bonzinho e generoso e claro, merecedor de futuros negócios; assim a EMBRAER, com seus belos e eficientes aviões.
Quem aí acredita que o efeito seria melhor se a FAB fosse fazer propaganda para a Boeing ou Airbus? Quá! Eu não nego que aviões grandes sejam importantes e necessários, mas não para coisas assim. Para uma emergência com Brasileiros pendurados no pincel e prestes a se ferrarem legal em algum canto esquecido do planeta, ou seja, algo que exija ação imediata e um voo nonstop, é muito mais fácil e barato alugar um avião comercial (ou mais de um, se for o caso) com tripulação e tudo de uma companhia qualquer do que comprar e manter na base do just in case. Há missões mais importantes para este tipo de aeronave (e não é REVO, porque o KC-390 basta para nós, que não temos uma USAF que pode precisar a qualquer momento deslocar para a Europa ou Ásia um ou vários esquadrões de F-15, 16, 22 ou 35, os dois primeiros com CFTs que, no caso mais simples - F-16 - levam desde quase 50% a mais de combustível do que o Gripen até várias vezes isso) mas bem menos urgentes do que viabilizar a retomada da produção full da EMBRAER.
O resto é firula.
Tudo que está sendo feito nessa missão não é mais que obra de mais um dos muitos acasos que acontecem por aqui no campo da Defesa. Como sempre, nossa resposta a tais eventos é sempre reativa, improvisada, temporal, de oportunidade e, por conseguinte, absolutamente questionável quanto a seus reais efeitos, dado que o dinheiro do contribuinte está sendo usado para favorecer uma empresa privada e não o erário e/ou serviço público.

Como já disse antes, todo o apoio a venda do KC-390 tem e deve ser dada pelo governo e FAB, mas não desta forma, de improviso, e fruto de uma negligência oficial em relação a essa mesma FAB.

Quanto a fazer propaganda da Boeing ou Airbus, ninguém aqui se preocupou com isso durante a última invasão israelense ao Líbano quando usaram 707, A330 e mais alguma coisa para evacuar milhares de brasileiros naquele país. Ademais, não fabricamos aviões widebody para fazer propaganda com eles. Então, tem que fazer com o dos outros mesmo. A meu ver, neste quesito, pouca ou nenhuma importância existe no que diz respeito ao cumprimento da missão a marca do fabricante.

É lamentável e vergonhoso que estejamos há quase dez anos sem um vetor que em qualquer país sério, com o tamanho e envolvimento e complexidade geopolítica mundial como o Brasil, a simples aquisição de um KC estratégico tenha sido colocada de lado pela força aérea simplesmente porque o poder público se nega peremptoriamente a cumprir com o seu papel. Não é omissão ou inação, é decisão mesmo. Ainda que não oficial ou oficializada. Este e outros governos desde 2013 simplesmente não querem e se negam a dispor à FAB um vetor de capacidade estratégico para equipar o esquadrão Corsário. Simples assim. Qual ou quais as consequências disso? Nenhuma. Por que? Porque ninguém dá a mínima. Simples assim. Também.

Há enormidade de exemplos mundo afora que justificam e qualificam o porquê da necessidade de um KC estratégico na FAB. A própria força aérea demanda isso há quase uma década junto ao poder público e tem sido negligenciada seguidamente. E dizer que um avião como este é algo de menos na FAB porque ele só seria usado em casos pontuais, é desconhecer totalmente a história do Corsário e sua missão, que vão muito além do mínimo básico necessário dos manuais da força aérea desde sempre.

Vamos ser honestos. Propaganda é tudo de bom para promover nossos produtos lá fora. Mas fazer isso com o dinheiro da viúva e ainda por cima de forma inoportuna, pontual e aleatória como resposta a eventos não previstos, nunca foi e nem será a melhor maneira de desenvolver o marketing do avião. Aliás, que melhor marketing para o KC-390 que dois aviões da FAB que mau entraram em operação e já acumularam centenas ou milhares de hora voo operacionais antes mesmos de terem declarados seu IOC? Alguém acredita mesmo que o mundo não está olhando para isso?

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Re: Sobre o KC-390

#5933 Mensagem por Túlio » Qui Ago 13, 2020 3:15 pm

FCarvalho escreveu: Qui Ago 13, 2020 2:22 pm
Tudo que está sendo feito nessa missão não é mais que obra de mais um dos muitos acasos que acontecem por aqui no campo da Defesa. Como sempre, nossa resposta a tais eventos é sempre reativa, improvisada, temporal, de oportunidade e, por conseguinte, absolutamente questionável quanto a seus reais efeitos, dado que o dinheiro do contribuinte está sendo usado para favorecer uma empresa privada e não o erário e/ou serviço público.

Como já disse antes, todo o apoio a venda do KC-390 tem e deve ser dada pelo governo e FAB, mas não desta forma, de improviso, e fruto de uma negligência oficial em relação a essa mesma FAB.

Quanto a fazer propaganda da Boeing ou Airbus, ninguém aqui se preocupou com isso durante a última invasão israelense ao Líbano quando usaram 707, A330 e mais alguma coisa para evacuar milhares de brasileiros naquele país. Ademais, não fabricamos aviões widebody para fazer propaganda com eles. Então, tem que fazer com o dos outros mesmo. A meu ver, neste quesito, pouca ou nenhuma importância existe no que diz respeito ao cumprimento da missão a marca do fabricante.

É lamentável e vergonhoso que estejamos há quase dez anos sem um vetor que em qualquer país sério, com o tamanho e envolvimento e complexidade geopolítica mundial como o Brasil, a simples aquisição de um KC estratégico tenha sido colocada de lado pela força aérea simplesmente porque o poder público se nega peremptoriamente a cumprir com o seu papel. Não é omissão ou inação, é decisão mesmo. Ainda que não oficial ou oficializada. Este e outros governos desde 2013 simplesmente não querem e se negam a dispor à FAB um vetor de capacidade estratégico para equipar o esquadrão Corsário. Simples assim. Qual ou quais as consequências disso? Nenhuma. Por que? Porque ninguém dá a mínima. Simples assim. Também.

Há enormidade de exemplos mundo afora que justificam e qualificam o porquê da necessidade de um KC estratégico na FAB. A própria força aérea demanda isso há quase uma década junto ao poder público e tem sido negligenciada seguidamente. E dizer que um avião como este é algo de menos na FAB porque ele só seria usado em casos pontuais, é desconhecer totalmente a história do Corsário e sua missão, que vão muito além do mínimo básico necessário dos manuais da força aérea desde sempre.

Vamos ser honestos. Propaganda é tudo de bom para promover nossos produtos lá fora. Mas fazer isso com o dinheiro da viúva e ainda por cima de forma inoportuna, pontual e aleatória como resposta a eventos não previstos, nunca foi e nem será a melhor maneira de desenvolver o marketing do avião. Aliás, que melhor marketing para o KC-390 que dois aviões da FAB que mau entraram em operação e já acumularam centenas ou milhares de hora voo operacionais antes mesmos de terem declarados seu IOC? Alguém acredita mesmo que o mundo não está olhando para isso?

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Meu prezado, para variar muita palavra para pouca consistência, senão vejamos:

SER REATIVO - Em catástrofes é assim mesmo, não se pode ADIVINHÁ-LAS* e portanto ser PROATIVO; se fosse possível, melhor ainda seria ter adivinhado com semanas de antecedência e mandado logo o A-140 com meio Brasil dentro;

DINHEIRO "DA VIÚVA" - Estado não produz, extrai de quem o faz. Ajudar aqueles de quem se extrai impostos é SE ajudar. Ademais, o chorado CITADO dinheiro "viúvo" está sendo em sua maior parte direcionado a ESTRANGEIROS, esta é que deveria ser a tua reclamação, a meu ver. Mas é como falei, dá-se um charuto na esperança de receber uma caixa cheia depois; é uma ação DE GOVERNO e também DE ESTADO (pois terá efeitos para além deste mandato Presidencial) e beneficiará qualquer Brasileiro que queira fazer negócios na região (aliás, se não me engano a mesma EMBRAER já vendeu alguns Super Tucanos ao mesmo Líbano);

CORSÁRIO URGENTE - Por quê? Quais os interesses estratégicos do Brasil que têm toda essa urgência? Também acho estranha a data de 2013, será porque achas o que na própria FAB era chamado de SUCATÃO (desde os anos 90, aliás) um meio crível e que, portanto, cumpria bem sua missão? Arrego... :roll: :roll: :roll: :roll:



* - Só falta "descobrirem" que um dos filhos malvados DX FAXIXTX estava a bordo da belonave Brasileira que zarpou daquele mesmo porto no Líbano pouco antes do desastre: estaria explicada A CAUSA! :lol: :lol: :lol: :lol:




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Re: Sobre o KC-390

#5934 Mensagem por FCarvalho » Qui Ago 13, 2020 6:45 pm

Túlio escreveu: Qui Ago 13, 2020 3:15 pm
Meu prezado, para variar muita palavra para pouca consistência, senão vejamos:

SER REATIVO - Em catástrofes é assim mesmo, não se pode ADIVINHÁ-LAS* e portanto ser PROATIVO; se fosse possível, melhor ainda seria ter adivinhado com semanas de antecedência e mandado logo o A-140 com meio Brasil dentro;

A reatividade que mencionai Túlio é no contexto geral de emprego dos meios da defesa e referente a quase todas as ações em que as forças armadas são acionadas pelo poder público desde sempre. Quando há planejamento de Estado, reatividade se tornar um caso sui generis, e não uma regra como está posto na nossa realidade. É aquela nossa velha mania de só fechar a porta da frente de casa depois que se é assaltado.

DINHEIRO "DA VIÚVA" - Estado não produz, extrai de quem o faz. Ajudar aqueles de quem se extrai impostos é SE ajudar. Ademais, o chorado CITADO dinheiro "viúvo" está sendo em sua maior parte direcionado a ESTRANGEIROS, esta é que deveria ser a tua reclamação, a meu ver. Mas é como falei, dá-se um charuto na esperança de receber uma caixa cheia depois; é uma ação DE GOVERNO e também DE ESTADO (pois terá efeitos para além deste mandato Presidencial) e beneficiará qualquer Brasileiro que queira fazer negócios na região (aliás, se não me engano a mesma EMBRAER já vendeu alguns Super Tucanos ao mesmo Líbano);

Negócios no exterior são um trabalho de formiguinha e de longo prazo, e que exige presença de longo prazo, regular e continua. Não temos nada disso no Oriente Médio. Não vai ser uma viagem fortuita que irá retificar essa condição na região. Acreditar que essa viagem abra caminhos para novos negócios para o Brasil no Oriente Médio é querer demasiado demais.

CORSÁRIO URGENTE - Por quê? Quais os interesses estratégicos do Brasil que têm toda essa urgência? Também acho estranha a data de 2013, será porque achas o que na própria FAB era chamado de SUCATÃO (desde os anos 90, aliás) um meio crível e que, portanto, cumpria bem sua missão? Arrego... :roll: :roll: :roll: :roll:

O KC-137 era o nosso vetor estratégico e obedecia as demandas da FAB enquanto foi operado por ela. E só não foi mais adiante porque o acidente no Haiti adiantou a sua aposentadoria. E se a FAB já naquela época pudesse operar 767 ou qualquer outra coisa que lhe parecesse melhor, com certeza teria feito a troca. Mas o cobertor sempre foi curto. E lá se vão 7 anos com o único esquadrão de transporte estratégico da FAB sem uma aeronave, praticamente com suas tripulações divididas entre as demais OM e os poucos pilotos capacitados em 767 perdendo a sua habilitação. Ou seja, um esquadrão inteiro inutilizado pela inépcia estatal de seguidas administrações. Se isso não é irresponsabilidade e negligência eu não sei o que é. E aqui há de se lamentar - e muito - a incompetência dos governos no Brasil em conseguir entender e tratar Defesa enquanto tema envolvente de geopolítica e geoestratégia. Algo danoso não somente a Defesa em si, mas principalmente ao país.

* - Só falta "descobrirem" que um dos filhos malvados DX FAXIXTX estava a bordo da belonave Brasileira que zarpou daquele mesmo porto no Líbano pouco antes do desastre: estaria explicada A CAUSA! :lol: :lol: :lol: :lol:
A FAB precisa de um avião estratégico. A instituição vem dizendo isso desde 2012 com o lançamento do projeto KC-X ao governo e à sociedade. Nenhum deles deu ouvidos.
Isto não é e nunca foi uma questão de urgência, mas de legalidade, probidade, moralidade, impessoalidade e ética administrativa pública, e operacional.
No tópico do KC-X existem muitas páginas onde debatemos sobre isso e me parece que ficou muito claro quais as necessidades da FAB e o porque de operar um avião cargo/revo estratégico.
Se vamos mesmo tratar esta questão à mesma base do que foi o FX-1 e 2, então, não há como defender nenhum dos projetos estratégicos das ffaa, visto que a pergunta também é válida para eles. Afinal, para quê urgência em qualquer projeto da Defesa se não vamos a guerra na semana que vem?

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Re: Sobre o KC-390

#5935 Mensagem por Cassio » Qui Ago 13, 2020 7:22 pm

O isolamento social faz mau as pessoas...

Muito mimimi.

A maior propaganda dessa missão não é para Embraer. O principal beneficiário é o governo. Sim. Propaganda de governo.
E porque usar o KC390 e o E190? Por que tem ali estampado em sua fuselagem as marcas que identificam as aeronaves como do governo.
Questão de diplomacia, de marketing político. De quebra, de troco, se divulgam produtos nacionais.

O fato da FAB precisar ou não de um transporte estratégico é outra história. Já bem discutida em tópico dedicado.




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Re: Sobre o KC-390

#5936 Mensagem por Túlio » Qui Ago 13, 2020 7:30 pm

Cassio escreveu: Qui Ago 13, 2020 7:22 pm O isolamento social faz mau as pessoas...

Muito mimimi.
Pura verdade, é uma das razões pelas quais hoje, em ocasiões que antes eu deixaria/deixava para outro dia, atualmente saio e faço no próprio. Andar na rua, interagir com gente de verdade é muito mais importante do que eu pensava, nem quero ver os números de suicídios no ano que vem.

Mas estimado @FCarvalho, faz tempo que já te disseram bem certinho o que fazer sobre o teu grande problema da falta de aviãozão. Se esqueceste te mostro de novo, é um dos conselhos mais SÁBIOS que já vi aqui no véio DB:

viewtopic.php?p=5500539#p5500539

Agora é só ensinar para os teus contatos nas FFAA.

Afinal

AQUI É BRASIL! É NÓIS MANOWWW!!! :lol: :lol: :lol: :lol:




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Re: Sobre o KC-390

#5937 Mensagem por FCarvalho » Qui Ago 13, 2020 7:39 pm

Já até tinha conversado também sobre isso Túlio. Mas hoje Inês és muerta. O pessoal tá naquela de mais vale um na mão do que dois no sutiã.
É KC-390 até o próximo salve-se quem puder fase II o retorno outra vez. :wink:

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Re: Sobre o KC-390

#5938 Mensagem por gogogas » Qui Ago 13, 2020 7:50 pm

Foi uma jogada de mestre do governo !
Ex presidente em uma ação conjunta com o governo atual , apoio ao Líbano ,sendo que nosso país tem a maior comunidade de Libaneses fora do Líbano , apresentação de nossos produtos , KC e Ejets , além do fator positivo para o marketing do governo atual .....




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Re: Sobre o KC-390

#5939 Mensagem por Túlio » Qui Ago 13, 2020 8:20 pm

gogogas escreveu: Qui Ago 13, 2020 7:50 pm Foi uma jogada de mestre do governo !
Ex presidente em uma ação conjunta com o governo atual , apoio ao Líbano ,sendo que nosso país tem a maior comunidade de Libaneses fora do Líbano , apresentação de nossos produtos , KC e Ejets , além do fator positivo para o marketing do governo atual .....
Na verdade me parece apenas mais um Ato de Estado, um prolongamento do que um outro PR fez na primeira década - e que escrevi aqui no DB que achava ridículo e os porquês :oops: - ao exigir e obter o comando da Missão Naval no Líbano. Talvez até ele achasse que era mesmo isso, só uma propagandinha básica masssss.........




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Re: Sobre o KC-390

#5940 Mensagem por FCarvalho » Qui Ago 13, 2020 10:20 pm

Voltando ao assunto do tópico, a Embraer quando resolver espichar o KC-390 tem que pensar nisto aqui:

https://turismoemfoco.com.br/v1/wp-content/uploads/2019/12/1517938432_Untitled-2.jpg
https://www.infodefensa.com/archivo/albumes/VBR-MR_8x8_Gino_Marcomini_Autorizado.jpg
Imagem

Seja lá se for uma torre de 105mm ou 120mm, o espaço para um veículo desse no compartimento de carga do avião no mínimo tem que ser pensado no sentido de que o mesmo pode chegar a ter pelo menos uns 7,5mts de comprimento, 3,15 a 3,20 de altura, 2,7mts de largura e pesar de 25 a 30 toneladas.
Para carregar um bicho desse inteiro sem precisar tirar a torre as medidas atuais não suportam o tamanho do que se espera sejam as características da VBR-SR.
Aí me vem à cabeça se seria o caso de aumentar apenas a altura do compartimento mantendo o comprimento atual, ou se ambos tem de ser modificados.
De qualquer forma, uma plataforma como a pensada acima pode ser algo proibitivo para a FAB com as atuais aeronaves mas é fato que o EB tem planos para obtê-los.
Ainda há de se verificar a possibilidade do desdobramento também de viaturas VBCI 8x8 equipadas com torres can 30mm.

https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn%3AANd9GcQS8Yn81RTf6FzdpDGsqp6Xwriv_sB6X8dZ6w&usqp=CAU

Esta é uma questão que deve ser debatida entre as forças tendo em conta o fato de que a END ainda apregoa a mobilidade e a capacidade de deslocamento rápido das forças terrestres como elemento fulcral da nova organização e modernização militar nacional.

Como e quando isso vai ser feito, ou se vai ser feito, e quanto vai custar, é algo que nos leva também a perguntar se realmente o EB chegará a dispor desses veículos 8X8, ainda que importados. Na minha opinião, até o final desta década teremos uma resposta para isso, seja importada ou nacional.

Uma última questão que me vem a mente é se seria o caso de ao invés aumentar o KC-390 - com todos os riscos inclusos - e partir para uma solução talvez menos custosa, e adquirir uma aeronave com rampa já pronta e capaz de levar esse tipo de blindados. Novamente, é uma questão que vejo tem de ser debatida conjuntamente por EB e FAB junto ao MD, uma vez que é uma questão que interessa a ambas, e quiçá à MB também.

Supondo que as quantidades a serem compradas para a FAB não justifiquem o desenvolvimento, seria o caso de também saber qual seria o acolhimento desse projeto no mercado externo. Salvo engano, o C-130J-30 não tem capacidade para levar uma VBR-SR como o Centauro B1 por exemplo.

abs




Carpe Diem
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