TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%

Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
AlbertoRJ
Sênior
Sênior

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#5911 Mensagem por AlbertoRJ » Qua Out 01, 2008 1:21 pm

soultrain escreveu:
PRick escreveu: :shock: :shock: Tá delirando, em dogfight o F-18 é uma banheira, só tem chance com o Rafinha se tiver com HMD, por sinal, com HMD até um C-130 H tem chance num dogfight.

Em qualquer situação de combate ar-ar, o F-18E é muito inferior ao Rafale, mesmo ao Gripen, são os que os dados indicam.

[ ]´s
Bom Prick, eu não seria tão contundente, o facto é que o SH é fantástico a baixa velocidade, baixa altitude e não creio que um asa em delta, seja melhor.

[[]]'s
Soultrain,

Isso de asa em delta a baixa altitude eu acho que vem do tempo do Mirage III. Com o fly-by-wire e a instabilidade controlada no Mirage 2000 isso já tinha mudado e o Rafale tem Fly-by-wire e canards.

[]'s

Alberto -
Skyway
Sênior
Sênior
Agradeceu: 24 vezes
Agradeceram: 266 vezes

#5912 Mensagem por Skyway » Qua Out 01, 2008 1:22 pm

"Banheira" pro Prick.

AD ASTRA PER ASPERA
PRick

#5913 Mensagem por PRick » Qua Out 01, 2008 1:22 pm

soultrain escreveu:
PRick escreveu:

:shock: :shock: Tá delirando, em dogfight o F-18 é uma banheira, só tem chance com o Rafinha se tiver com HMD, por sinal, com HMD até um C-130 H tem chance num dogfight.

Em qualquer situação de combate ar-ar, o F-18E é muito inferior ao Rafale, mesmo ao Gripen, são os que os dados indicam.

[ ]´s
Bom Prick, eu não seria tão contundente, o facto é que o SH é fantástico a baixa velocidade, baixa altitude e não creio que um asa em delta, seja melhor.

[[]]'s
:lol: :lol: :lol: Isso é verdade! O SUPER LENTO é ótimo em baixa velocidade, é uma tartaruga de primeira! Agora, alta velocidade, deus me livre! Afinal, aviões só voam lentamente, ainda mais os caças! :twisted: :twisted:

Mais voltando a realidade, pelo que me lembro o Rafale tem uma taxa de giro sustentada de mais de 35°/s, é a melhor já registrada num caça operacional. Nem o Su-35 com canards e tvc tem número melhor.

Não me lembro qual a velocidada mínima de vôo dos dois caças, mas devem estar muito próximas.

[ ]´s

Booz
Sênior
Sênior

#5914 Mensagem por Booz » Qua Out 01, 2008 1:25 pm

Enfim, pode não ser o que muitos desejavam mas ao menos (se D'us quiser), a agonia se aproxima do fim (ou do meio).
Mas, tem uma coisa nesta nota da FAB que me dixa meditabundo.
Nela se diz que a absorção de tecnologia, por meio desta palavra mágica, "transferência", visa capacitar o Brasil-sil-sil no desenvolvimento (em um prazo médio/...) de um caça de 5ª geração.
Bain, como diria o grande Soutrain, quais os países que desenvolvem um caça de "quinta"?
Se fomos convidados, no maior segredo, a entrar no F-35, nem o Obama deve estar sabendo.
E quanto aos "russenses", depois dos helis, embromação do FX-1.0, acho que não nos convidam nem para destilar Vodka de feijão preto.

Imagem
A.K. for T-7
Sênior
Sênior

#5915 Mensagem por A.K. for T-7 » Qua Out 01, 2008 1:26 pm

Como eu já havia dito, é muito difícil os EUA não levarem esta. Tanto pela vontade comercial e estratégica deles, como pela nossa vontade em ter um caça de defesa aérea moderno, apto a operar em coalizões (e com passe de entrada para isso) e, ainda mais, pelo nosso interesse em fazer parte do CS. Eles vão encampar seus caças na FAB, só mudou o modelo de entrada, de F-16 para F-18. O F-35 vai ser negociado e é o objetivo de médio/longo prazo da FAB.

Bom que seja o F-18E, afinal é o único caça de defesa aérea que comprovadamente consegue abater até um disco voador, afinal creio que todos por aqui já assistiram Independence Day e viram com seus próprios olhos isso.

Mas ainda acho que a melhor pedida, nas circunstâcias atuais, seria o Gripen NG. Pena que a Suécia não seja um Major Player nem no CS e nem na UE...

Se chiar resolvesse, Sonrisal não morria afogado.
Gerson Victorio
Sênior
Sênior
Agradeceu: 31 vezes
Agradeceram: 28 vezes

#5916 Mensagem por Gerson Victorio » Qua Out 01, 2008 1:28 pm

Cadê o CM?

de volta a Campo Grande - MS.
AlbertoRJ
Sênior
Sênior

#5917 Mensagem por AlbertoRJ » Qua Out 01, 2008 1:32 pm

A.K. for T-7 escreveu:Como eu já havia dito, é muito difícil os EUA não levarem esta. Tanto pela vontade comercial e estratégica deles, como pela nossa vontade em ter um caça de defesa aérea moderno, apto a operar em coalizões (e com passe de entrada para isso) e, ainda mais, pelo nosso interesse em fazer parte do CS. Eles vão encampar seus caças na FAB, só mudou o modelo de entrada, de F-16 para F-18. O F-35 vai ser negociado e é o objetivo de médio/longo prazo da FAB.

Bom que seja o F-18E, afinal é o único caça de defesa aérea que comprovadamente consegue abater até um disco voador, afinal creio que todos por aqui já assistiram Independence Day e viram com seus próprios olhos isso.

Mas ainda acho que a melhor pedida, nas circunstâcias atuais, seria o Gripen NG. Pena que a Suécia não seja um Major Player nem no CS e nem na UE...
Eu ainda acho difícil os EUA levarem. Se for pela coerência do pessoal de planejamento estratégico da força, que deseja o máximo de tecnologia, eles não vencem. Se depender do pessoal da manutenção/logística, devem ser os favoritos.

[]'s

Alberto -
Paisano
Sênior
Sênior
Agradeceu: 649 vezes
Agradeceram: 285 vezes
Contato:

#5918 Mensagem por Paisano » Qua Out 01, 2008 1:35 pm

Que coisa... :shock:

Ao final sobrou um mosquito, um cegüeta e uma "coleira voadora". :?

[081] [081] [081] [081] [081]

Booz
Sênior
Sênior

#5919 Mensagem por Booz » Qua Out 01, 2008 1:38 pm

Pardon mom amis...

Ainda que o dolar dispare e o euro vá à estratosfera.
Esqueçam o SH.

Imagem

Imagem
crubens
Sênior
Sênior
Agradeceu: 50 vezes
Agradeceram: 9 vezes

#5920 Mensagem por crubens » Qua Out 01, 2008 1:40 pm

GERSON VICTORIO escreveu:Cadê o CM?
Tá na UTI :twisted:

"Tudo que é necessário para que o mal triunfe, é que os homens de bem nada façam". Edmund Burke

'O que me preocupa não é o grito dos maus, é o silêncio dos bons.' Martin Luther King

Imagem
A.K. for T-7
Sênior
Sênior

#5921 Mensagem por A.K. for T-7 » Qua Out 01, 2008 1:41 pm

Aguardemos, pois, my old friend...

Se chiar resolvesse, Sonrisal não morria afogado.
brisa

#5922 Mensagem por brisa » Qua Out 01, 2008 1:44 pm

A.K. for T-7 escreveu:Como eu já havia dito, é muito difícil os EUA não levarem esta. Tanto pela vontade comercial e estratégica deles, como pela nossa vontade em ter um caça de defesa aérea moderno, apto a operar em coalizões (e com passe de entrada para isso) e, ainda mais, pelo nosso interesse em fazer parte do CS. Eles vão encampar seus caças na FAB, só mudou o modelo de entrada, de F-16 para F-18. O F-35 vai ser negociado e é o objetivo de médio/longo prazo da FAB.

Esta tambem é a minha visao......com apenas um detalhe......120 cacas mais custos = Gripen

felipexion
Sênior
Sênior
Agradeceu: 74 vezes
Agradeceram: 87 vezes

#5923 Mensagem por felipexion » Qua Out 01, 2008 1:46 pm

Paisano escreveu:Que coisa... :shock:

Ao final sobrou um mosquito, um cegüeta e uma "coleira voadora". :?

[081] [081] [081] [081] [081]
:lol: :lol: :lol:
o coleira voadora é o F-18, mas e os outros???

[centralizar]Mazel Tov![/centralizar]
Cunha
Avançado
Avançado
Agradeceu: 8 vezes
Agradeceram: 2 vezes

#5924 Mensagem por Cunha » Qua Out 01, 2008 1:48 pm

brisa escreveu:

Esta tambem é a minha visao......com apenas um detalhe......120 cacas mais custos = Gripen
Concordo, também vejo o mesmo que vocês.

PRick

#5925 Mensagem por PRick » Qua Out 01, 2008 1:48 pm

Skyway escreveu:"Banheira" pro Prick.
Manda o cara da "banheira" fazer isso aqui, e depois me conte o resultado. Voar lentamente vazio, sem combustível e sem qualquer carga alar o F-18E faz direitinho, afinal, com FBW e CCV até caminhões voam bem.

Detalhe estava com tanque sub-alar, em configuração para vôo normal, a manobra inteira é espetacular, vem em alta velocidade, diminui a velocidade em meio ao looping, muda a atitude de vôo, e depois vem tirar onda na frente da câmera. Detalhe, é a versão M, mais pesada, portanto, a que pior manobra. Consegui um video mais completo que o anterior.

[ ]´s

Responder