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Enviado: Qua Fev 27, 2008 2:53 pm
por orestespf
Enviado: Qua Fev 27, 2008 2:55 pm
por piratadabaixada
orestespf escreveu:
Olá Immortal,
isso não é comprar briga, são fatos. Quem discorda que apresente fontes, qualquer uma que seja. Dou uma fonte "simples" sobre o SU-35-1: última T&D. Para o Rafale: última Asas.
Abraços,
Orestes
Orestes,
Leva este pessoal a sério não, posso apontar um penca de falhas nestas duas matérias (e olha que sou apenas um leigudo).
Abraços,
Heronim
Enviado: Qua Fev 27, 2008 2:56 pm
por Carlos Mathias
Enviado: Qua Fev 27, 2008 2:58 pm
por Carlos Mathias
Enviado: Qua Fev 27, 2008 2:59 pm
por Adriano
jacquessantiago escreveu:orestespf escreveu:
Olá Fábio,
RCS de 1 m2 não é tão pequeno assim, trata-se de 10x menos do que um RCS "gigantesco" de 10 m2. Agora veja o RCS aproximado do F-22: 0,01 m2. Isto significa que é 100x menor do que uma assinatura radar de 1 m2, isto significa que é 1000x menor do que um RCS de 10x.
Viu a diferença na "prática"?
Só para constar, o importante é a forma de operação do radar e sua potência. O radar do SU-35-1 detecta alvos com RCS de 0,01 m2 a 90 km de distância, mas considerando os dois vetores no mesmo nível e de frente (um indo de frente para o outro).
Agora analise o radar RBE-2 do Rafale que tem alcance máximo para alvos com assinatura radar de 3 m2 na ordem de 130 km (que seja 150-160 km). A qual distância o Rafale poderia detectar alvos de 0,01 m2 (F-22, por exemplo)? Espero que entendam minha birra pessoal sobre este radar...
Abraços,
Orestes
Acontece que ninguem sabe o RCS do SH.
O proprio critico de 1a hora, Carlo Kopp, reconhece que as medidas adotadas no seu projeto foram intensas:
(...) The inlets represent a key design optimisation intended to reduce the aircraft's forward sector radar cross section. The edge alignment of the inlet leading edges is designed to scatter radiation to the sides, and fixed fanlike reflecting structure in the inlet tunnel performs a role analogous to the mesh on the inlets of the F-117A, keeping microwave illumination off the rotating fan blades.
The F/A-18E aircraft makes considerable use of panel join serration and edge alignment. Close inspection of the aircraft shows considerable attention paid to the removal or filling of unnecessary surface join gaps and resonant cavities. Where the F/A-18A-D used grilles to cover various accessory exhaust and inlet ducts, the F/A-18E/F uses centimetric band opaque perforated panels. Careful attention has been paid to the alignment of many panel boundaries and edges, to scatter travelling waves away from the aircraft boresight.
It would be fair to say that the F/A-18E/F employs the most extensive radar cross section reduction measures of any contemporary fighter, other than the very low observable F-22 and planned JSF. While the F/A-18E/F is not a true stealth fighter like the F-22, it will have a forward sector RCS arguably an order of magnitude smaller than seventies designed fighters. Since every deciBel of RCS reduction counts until you get into the range of weapon payload RCS,
the F/A-18E/F represents the reasonable limit of what is worth doing on a fighter carrying external stores. None of the RCS reduction features employed in the F/A-18E/F are visible on any of the three Eurocanards, which raises interesting questions about the relative forward sector RCS reduction performance of these types. (...)
http://www.ausairpower.net/SuperBug.html
Apenas fazendo uma crítica ao autor acima, é só olhar para a estrutura do Rafale (vejam cuidadosamente os bordos e conexões entre as diversas partes da estrutura, asas, canards, etc.) e podemos ver que o caça foi TOTALMENTE trabalhado a lá F-117. Só quem é cego não vê.
Sem querer fazer defesa do Rafale, que também acho miope e de bengala curta.
[ ]´s
Adriano
Enviado: Qua Fev 27, 2008 3:01 pm
por piratadabaixada
Adriano escreveu:
Apenas fazendo uma crítica ao autor acima, é só olhar para a estrutura do Rafale (vejam cuidadosamente os bordos e conexões entre as diversas partes da estrutura, asas, canards, etc.) e podemos ver que o caça foi TOTALMENTE trabalhado a lá F-117. Só quem é cego não vê.
Sem querer fazer defesa do Rafale, que também acho miope e de bengala curta.
[ ]´s
Adriano
Bengala curta ?
Enviado: Qua Fev 27, 2008 3:02 pm
por piratadabaixada
Enviado: Qua Fev 27, 2008 3:02 pm
por Immortal Horgh
orestespf escreveu:
Olá Immortal,
isso não é comprar briga, são fatos. Quem discorda que apresente fontes, qualquer uma que seja. Dou uma fonte "simples" sobre o SU-35-1: última T&D. Para o Rafale: última Asas.
Abraços,
Orestes
Só sei que o Prick vai ficar nervoso e pretendo ajudar a ficar mais ainda
[ ]s
Enviado: Qua Fev 27, 2008 3:02 pm
por piratadabaixada
Enviado: Qua Fev 27, 2008 3:03 pm
por Immortal Horgh
Adriano escreveu:jacquessantiago escreveu:
Acontece que ninguem sabe o RCS do SH.
O proprio critico de 1a hora, Carlo Kopp, reconhece que as medidas adotadas no seu projeto foram intensas:
(...) The inlets represent a key design optimisation intended to reduce the aircraft's forward sector radar cross section. The edge alignment of the inlet leading edges is designed to scatter radiation to the sides, and fixed fanlike reflecting structure in the inlet tunnel performs a role analogous to the mesh on the inlets of the F-117A, keeping microwave illumination off the rotating fan blades.
The F/A-18E aircraft makes considerable use of panel join serration and edge alignment. Close inspection of the aircraft shows considerable attention paid to the removal or filling of unnecessary surface join gaps and resonant cavities. Where the F/A-18A-D used grilles to cover various accessory exhaust and inlet ducts, the F/A-18E/F uses centimetric band opaque perforated panels. Careful attention has been paid to the alignment of many panel boundaries and edges, to scatter travelling waves away from the aircraft boresight.
It would be fair to say that the F/A-18E/F employs the most extensive radar cross section reduction measures of any contemporary fighter, other than the very low observable F-22 and planned JSF. While the F/A-18E/F is not a true stealth fighter like the F-22, it will have a forward sector RCS arguably an order of magnitude smaller than seventies designed fighters. Since every deciBel of RCS reduction counts until you get into the range of weapon payload RCS,
the F/A-18E/F represents the reasonable limit of what is worth doing on a fighter carrying external stores. None of the RCS reduction features employed in the F/A-18E/F are visible on any of the three Eurocanards, which raises interesting questions about the relative forward sector RCS reduction performance of these types. (...)
http://www.ausairpower.net/SuperBug.html
Apenas fazendo uma crítica ao autor acima, é só olhar para a estrutura do Rafale (vejam cuidadosamente os bordos e conexões entre as diversas partes da estrutura, asas, canards, etc.) e podemos ver que o caça foi TOTALMENTE trabalhado a lá F-117. Só quem é cego não vê.
Sem querer fazer defesa do Rafale, que também acho miope e de bengala curta.
[ ]´s
Adriano
Refere-se ao MICA??
[ ]s
Enviado: Qua Fev 27, 2008 3:04 pm
por Carlos Mathias
"TOTALMENTE"???? Mas o resultado então fui muito ruim, não?
Enviado: Qua Fev 27, 2008 3:05 pm
por Carlos Mathias
Heronim, cuidado para não entrar na área pessoal, particular. Isso nunca chega a bom termo.
Enviado: Qua Fev 27, 2008 3:07 pm
por Penguin
orestespf escreveu:jacquessantiago escreveu:
Acontece que ninguem sabe o RCS do SH.
O proprio critico de 1a hora, Carlo Kopp, reconhece que as medidas adotadas no seu projeto foram intensas:
(...) The inlets represent a key design optimisation intended to reduce the aircraft's forward sector radar cross section. The edge alignment of the inlet leading edges is designed to scatter radiation to the sides, and fixed fanlike reflecting structure in the inlet tunnel performs a role analogous to the mesh on the inlets of the F-117A, keeping microwave illumination off the rotating fan blades.
The F/A-18E aircraft makes considerable use of panel join serration and edge alignment. Close inspection of the aircraft shows considerable attention paid to the removal or filling of unnecessary surface join gaps and resonant cavities. Where the F/A-18A-D used grilles to cover various accessory exhaust and inlet ducts, the F/A-18E/F uses centimetric band opaque perforated panels. Careful attention has been paid to the alignment of many panel boundaries and edges, to scatter travelling waves away from the aircraft boresight.
It would be fair to say that the F/A-18E/F employs the most extensive radar cross section reduction measures of any contemporary fighter, other than the very low observable F-22 and planned JSF. While the F/A-18E/F is not a true stealth fighter like the F-22, it will have a forward sector RCS arguably an order of magnitude smaller than seventies designed fighters. Since every deciBel of RCS reduction counts until you get into the range of weapon payload RCS,
the F/A-18E/F represents the reasonable limit of what is worth doing on a fighter carrying external stores. None of the RCS reduction features employed in the F/A-18E/F are visible on any of the three Eurocanards, which raises interesting questions about the relative forward sector RCS reduction performance of these types. (...)
http://www.ausairpower.net/SuperBug.html
Ninguém conhece o RCS de nenhum caça, Jacques, isso não passa de estimativas.
O máximo que podemos fazer aqui no DB é trabalhar com estes dados públicos, o que vale para um dado caça (F-18???), tem que valer para todos.
Carlo Kopp??? Quem sério o leva a sério???
Abração,
Orestes
Boa questão.
Porém o relevante aqui é o que ele viu e relata (já que vôo em um) e não as opiniões e juízo de valor dele.
[]´s
Jacques
Enviado: Qua Fev 27, 2008 3:08 pm
por piratadabaixada
Carlos Mathias escreveu:Heronim, cuidado para não entrar na área pessoal, particular. Isso nunca chega a bom termo.
Carlos,
Você brincou comigo, eu devolvi. Num sabe brinca num brinca.
Abraçus,
Heronim
Enviado: Qua Fev 27, 2008 3:14 pm
por Carlos Mathias
Podemos seguir com as brincadeiras sim, prá acalmar teu nervosismo pela escolha do SU-3...cóf! cóf! cóf! Deixa prá lá.
Sem problemas então, só alerto porque já teve gente aqui que se empolgou demais e extrapolou, partindo para a ofensa. Não digo que é o seu caso em absoluto, mas sabe como é, não te conheço pessoalmente, daí não posso prever teu comportamento numa situação assim.
Abraços!