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Re: Aviação do Exército

Enviado: Sáb Jun 06, 2009 2:00 pm
por Moccelin
Poderiam atualizar o helicóptero com a mecânica do 725...

Mas é aquilo, o Rooivalk foi feito meio que na clandestinidade, pra suprir uma necessidade de um país em guerra, e com embargo de armas, hoje não compensa mais, a não ser que fechassem com outro país o desenvolvimento.

Re: Aviação do Exército

Enviado: Sáb Jun 06, 2009 5:38 pm
por FCarvalho
Moccelin, creio que é o que poderimos estar fazendo, ao invés de simplesmente importar material. Quem sabe uma boa engenharia reversa não resolvesse o problema da mecanica e logistica.

Capitão, já que nos estamos desenvolvendo misseis, com a AS, o que faltaria para fazer o mesmo com o Rooivalk, além claro, de vontade.?

Abraços

Re: Aviação do Exército

Enviado: Sáb Jun 06, 2009 5:51 pm
por Moccelin
Me adiantando: Dinheiro!

De vez em quando o pessoal do DB (me incluindo, claro) viaja um bocado! Não temos nem uma versão de ataque com mísseis dos atuais helos e já pensamos em helicópteros de ataque puro, incluindo aí a fabricação local, e tal.

Vamos esperar as coisas mais de acordo com a atual realidade, como, por exemplo, uma versão Ar-Solo do tal MSS 1.2 nos Fennec ou Pantera.

Re: Aviação do Exército

Enviado: Sáb Jun 06, 2009 9:53 pm
por Gerson Victorio
Moccelin escreveu:Me adiantando: Dinheiro!

De vez em quando o pessoal do DB (me incluindo, claro) viaja um bocado! Não temos nem uma versão de ataque com mísseis dos atuais helos e já pensamos em helicópteros de ataque puro, incluindo aí a fabricação local, e tal.

Vamos esperar as coisas mais de acordo com a atual realidade, como, por exemplo, uma versão Ar-Solo do tal MSS 1.2 nos Fennec ou Pantera.
Moc,

parece que os chineses fizeram algo parecido.

Imagem

Imagem

Não me pergunte o nome do míssil ...tava tudo em chinês :mrgreen: :mrgreen:

Gerson

Re: Aviação do Exército

Enviado: Sáb Jun 06, 2009 10:12 pm
por Bolovo
Mas eu fico imaginando aqui: será que o MSS é possível de ser aerotransportado? Digo isso pelo tipo de guiagem, laser beam (?), não sei se é a melhor para isso. LEANDRO!!! Explica aí. :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Re: Aviação do Exército

Enviado: Sáb Jun 06, 2009 10:32 pm
por Bolovo
Descobri que míssil é: HJ-8, versão aerotransportada.

Imagem


GUIAGEM SACLOS

MAIS: http://en.wikipedia.org/wiki/HJ-8

Re: Aviação do Exército

Enviado: Sáb Jun 06, 2009 11:37 pm
por Piffer
Bolovo escreveu:Mas eu fico imaginando aqui: será que o MSS é possível de ser aerotransportado? Digo isso pelo tipo de guiagem, laser beam (?), não sei se é a melhor para isso. LEANDRO!!! Explica aí. :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
O Vikhr é beam-rider também; não tem problemas quanto a isso. Na verdade, um míssil ar-superfície é mais simples que o MSS, principalmente os beam-rider.

O que tem que ser mudado no MSS é o alcance (que é fácil) e a adaptação do feixe de laser à aeronave (o que é mais difícil).

Abraços,

Re: Aviação do Exército

Enviado: Sáb Jun 06, 2009 11:37 pm
por Carlos Mathias
Eu jurava que o laser era fácil de colocar no avião... :|

Re: Aviação do Exército

Enviado: Seg Jun 08, 2009 9:33 pm
por binfa
credito: Marcus Piffer

HA-1 (na atividade!)
http://farm4.static.flickr.com/3588/3600909054_b6d26f36cf_b.jpg

Re: Aviação do Exército

Enviado: Seg Jun 08, 2009 10:03 pm
por Piffer
Carlos Mathias escreveu:Eu jurava que o laser era fácil de colocar no avião... :|
É mais difícil no sentido de não termos isso ainda. O MSS 1.2 por exemplo, tem um laser-beam feito para ele, com suas características próprias.

Se eu fosse adaptar o MSS 1.2 para ser o nosso MAS, o laser não poderia estar, por exemplo, num FLIR montado no teto do Fenec, pois o míssil seria lançado fora do feixe.

É diferente, por exemplo, de um usar um FLIR russo da linha GOES, que tem o laser-beam próprio. Neste caso, os mísseis já são projetados para este tipo de laser e não o oposto.

Abraços,

Re: Aviação do Exército

Enviado: Sex Jun 12, 2009 1:41 pm
por Piffer
Fotos fresquinhas do CPC: http://vootatico.com.br/archives/2231

Re: Aviação do Exército

Enviado: Sex Jun 12, 2009 2:08 pm
por Reginaldo Bacchi
[quote="Piffer"]

O que tem que ser mudado no MSS é o alcance (que é fácil) e a adaptação do feixe de laser à aeronave (o que é mais difícil).

[/quote]

Eu apreciaria muitíssimo sua explicação de como conseguir maior alcance.

Sempre pensei que seria uma questão de quantidade de propelente, mas pelo visto ha algo mais fácil.

Bacchi

Re: Aviação do Exército

Enviado: Sex Jun 12, 2009 4:38 pm
por Piffer
Mas é isso mesmo, Bacchi.

O MSS tinha um requisito de peso máximo para ser transportado da maneira que é. Por isso o projeto foi "encolhido" um pouco. A única coisa que dava para ser tirada era o propelente e encurtar o tubo.

Aumentar o tamanho é fácil, pois o peso nao será tão importante assim. Alterar o conjunto de lentes para mudar o feixe do laser ou achar outra solução, como deixar o laser no casulo, controlado remotamente é mais enrolado.

Abraços,

Re: Aviação do Exército

Enviado: Sex Jun 12, 2009 5:47 pm
por Reginaldo Bacchi
[quote="Piffer"]

Mas é isso mesmo, Bacchi.

O MSS tinha um requisito de peso máximo para ser transportado da maneira que é. Por isso o projeto foi "encolhido" um pouco. A única coisa que dava para ser tirada era o propelente e encurtar o tubo.

Aumentar o tamanho é fácil, pois o peso nao será tão importante assim. Alterar o conjunto de lentes para mudar o feixe do laser ou achar outra solução, como deixar o laser no casulo, controlado remotamente é mais enrolado.

Abraços,[/quote]

Interessantíssimo Piffer. Eu fui o gerente do programa do MSS 1.2 desde o começo das tratativas para escolher o míssil com o qual a ENGESA iria disputar o programa de escolha de um míssil anti carro de infantaria para o EB, até a confirmação de que eramos os vencedores.

Fui eu quem redigiu a proposta ao EB.

Nós oferecemos ao EB exatamente o míssil que a OTO-Melara estava desenvolvendo e do qual tinhamos a especificação à muito tempo.

Quem contou esta história para você: a Mectron?

Bacchi

Re: Aviação do Exército

Enviado: Sex Jun 12, 2009 5:50 pm
por Piffer
Foi um colega meu que foi numa palestra da Mectron aqui na AvEx. Não sei quem de lá que falou isso.

Essa informação não está correta?