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Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO
Enviado: Seg Dez 29, 2008 12:44 am
por Penguin
Mapinguari escreveu:Immortal Horgh escreveu:
Até onde eu sei, o reator do nosso SSN, terá potência da ordem de 15000 HP (a mesma potência dos Trafalgar, Astute e Barracuda).
[ ]s
Isso significa que, se o deslocamento for similar, eles podem ter velocidades submersas iguais ou superiores, se a hidrodinâmica do casco for superior.
O SSN Rubi (Améthyste class) frances (do qual o Scorpene eh baseado) possui uma Vmax de 25kts qd submerso.
http://www.globalsecurity.org/military/ ... -specs.htm
Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO
Enviado: Seg Dez 29, 2008 1:08 am
por PRick
Santiago escreveu:Mapinguari escreveu:
Isso significa que, se o deslocamento for similar, eles podem ter velocidades submersas iguais ou superiores, se a hidrodinâmica do casco for superior.
O SSN Rubi (Améthyste class) frances (do qual o Scorpene eh baseado) possui uma Vmax de 25kts qd submerso.
http://www.globalsecurity.org/military/ ... -specs.htm
Porém, como o Ametistas(Rubi parte 2), usam motores elétricos para sua propulsão, no caso do Rubi, o reator alimenta os turbo-geradores que geram eletricidade para o motor, no caso dos Scorpenes, os motores diesel alimentam as baterias, e essas alimentam o motor elétrico. Assim, a potência do motor elétrico é fator limitante, não adiantando o reator mover os turbo-geradores mais rápidos, proporcionando mais corrente elétrica.
No sistema dos Sufren(Barracuda), o reator alimenta diretamente um turbina a vapor, que atua sobre o hélice. Assim, a potência do reator atua diretamente sobre a potência da turbina. Nos Rubis isso é feito de modo indireto.
O casco não é fator limitante de velocidade, eu diria pode ajudar ou atrapalhar, é a potência do sistema propulsivo o fator decisivo.
[ ]´s
Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO
Enviado: Seg Dez 29, 2008 11:48 am
por Red_Star
PRick escreveu:Creio que a melhor maneira de deixar o assunto claro é o esquema abaixo, o que está em amarelo no texto, é a parte do SNA que a MB ficará encarregada de desenvolver sozinha. Todo o resto receberemos apoio para desenvolvimento e transferência de tecnologia.
Solo hacer notar que el cutaway parece ser el de un Virginia norteamericano,
como este. El futuro SNA brasilero lo más probable es que siga las líneas "clásicas" francesas que se reflejan en los futuros
Barracuda.
Saludos
Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO
Enviado: Seg Dez 29, 2008 11:58 am
por WalterGaudério
Mapinguari escreveu:Immortal Horgh escreveu:
Até onde eu sei, o reator do nosso SSN, terá potência da ordem de 15000 HP (a mesma potência dos Trafalgar, Astute e Barracuda).
[ ]s
Isso significa que, se o deslocamento for similar, eles podem ter velocidades submersas iguais ou superiores, se a hidrodinâmica do casco for superior.
O X da questão não é a potência do reator , mas a capacidade de transmissão dele para o eixo. Estou falando da capacidade da turbina do submarino aproveitar a potência disponível e converte-la adequadamente( com um NRI acaitável) e trasmiti-la ao eixo. Aí entra o problema da engrenagem redutotra.
Que no caso brasileiro já está solucionado...
Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO
Enviado: Seg Dez 29, 2008 12:01 pm
por WalterGaudério
Vamos nos lembrar daqueles conceitos de física do segundo grau ou até do terceiro grau mesmo:
Potência total
Potência Útil
Potência de trabalho
Regime de trabalho
Sobrepotência
Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO
Enviado: Seg Dez 29, 2008 1:05 pm
por Gerson Victorio
cicloneprojekt escreveu:Vamos nos lembrar daqueles conceitos de física do segundo grau ou até do terceiro grau mesmo:
Potência total
Potência Útil
Potência de trabalho
Regime de trabalho
Sobrepotência
Walter,
uma dúvida que tenho, a MB ja tem o desenho próprio do casco "ideal" para o nosso SSN, faltando apenas os calculos certos(resistencia/material) para sua construção...é ai que os francoás vão entrar?...além é claro de alguns equipamentos específicos do Subnuc.
veja a figura.
Gerson
Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO
Enviado: Seg Dez 29, 2008 1:24 pm
por Jin Jones
Gerson, esse proj. já tem mais de 10 anos, e com certeza precisa de atualizações, e é ai que entra a DCNS.
Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO
Enviado: Seg Dez 29, 2008 1:39 pm
por Immortal Horgh
cicloneprojekt escreveu:
O X da questão não é a potência do reator , mas a capacidade de transmissão dele para o eixo. Estou falando da capacidade da turbina do submarino aproveitar a potência disponível e converte-la adequadamente( com um NRI acaitável) e trasmiti-la ao eixo. Aí entra o problema da engrenagem redutotra. Que no caso brasileiro já está solucionado...
Ou seja, seria o torque.
[ ]s
Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO
Enviado: Seg Dez 29, 2008 1:55 pm
por PRick
Red_Star escreveu:PRick escreveu:Creio que a melhor maneira de deixar o assunto claro é o esquema abaixo, o que está em amarelo no texto, é a parte do SNA que a MB ficará encarregada de desenvolver sozinha. Todo o resto receberemos apoio para desenvolvimento e transferência de tecnologia.
Solo hacer notar que el cutaway parece ser el de un Virginia norteamericano,
como este. El futuro SNA brasilero lo más probable es que siga las líneas "clásicas" francesas que se reflejan en los futuros
Barracuda.
Saludos
Sem dúvida, trata-se de uma ilustração sem qualquer fundamentado no possível projeto do SNA brasileiro, é apenas uma arte de um SSN qualquer.
[]´s
Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO
Enviado: Seg Dez 29, 2008 1:58 pm
por PRick
cicloneprojekt escreveu:Vamos nos lembrar daqueles conceitos de física do segundo grau ou até do terceiro grau mesmo:
Potência total
Potência Útil
Potência de trabalho
Regime de trabalho
Sobrepotência
Eu diria que a potência do reator é importante, mas não é o unico fator para determinarmos a velocidade máxima do SNA.
[]´s
Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO
Enviado: Seg Dez 29, 2008 2:11 pm
por WalterGaudério
PRick escreveu:cicloneprojekt escreveu:Vamos nos lembrar daqueles conceitos de física do segundo grau ou até do terceiro grau mesmo:
Potência total
Potência Útil
Potência de trabalho
Regime de trabalho
Sobrepotência
Eu diria que a potência do reator é importante, mas não é o unico fator para determinarmos a velocidade máxima do SNA.
[]´s
Correto.
Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO
Enviado: Seg Dez 29, 2008 4:47 pm
por Italo Lobo
Essa pergunta é pro Marino e o Cycloneproject:
- Já que a propulsão do Nuclear será brasileira, ela terá a tecnologia das ultracentrífugas com relação ao eixo??
Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO
Enviado: Seg Dez 29, 2008 5:28 pm
por Edu Lopes
Pergunta de leigo: notei que na figura do projeto brasileiro que o Gerson postou não há uma Sala de Mísseis como no esquema que o PRick postou. Ou não temos planos para mísseis de cruzeiro em nosso sub? Seria uma pena termos um sub nuclear armado apenas com torpedos, por mais potentes que sejam. Sabem dizer se temos algum projeto para desenvolver um míssil de cruzeiro? Mesmo que convencional?
[/quote]
Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO
Enviado: Seg Dez 29, 2008 5:34 pm
por PRick
Edu Lopes escreveu:Pergunta de leigo: notei que na figura do projeto brasileiro que o Gerson postou não há uma Sala de Mísseis como no esquema que o PRick postou. Ou não temos planos para mísseis de cruzeiro em nosso sub? Seria uma pena termos um sub nuclear armado apenas com torpedos, por mais potentes que sejam. Sabem dizer se temos algum projeto para desenvolver um míssil de cruzeiro? Mesmo que convencional?
Não é necessário ter instalações específicas de mísseis para lançar eles de um submarino, basta que os tubos de torpedos tenham sistemas para isso. O SM-39 é lançado como se fosse um torpedo, creio que o Sub-Scalp também.
[]´s
Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO
Enviado: Seg Dez 29, 2008 6:15 pm
por Sterrius
Bem.. nada impede que o sub faça uma inclinação de alguns graus pra cima pra lançar o torpedo
Agora nesse modelo eu nao vi onde fica o sonar.... ja que os 4 tubos tão no "bico" do submarino ocupando o lugar do sonar.
E bem que dava pra cobrir a helice para direcionar o som dela e impedir que o som se espalhe.