PRick escreveu:Existem aqui duas coisas coisas que estão repetindo, que do ponto de vista de um comprador externo são irrelevantes.
Os motivos pelos quais o Typhoon está atrasado ou não está sendo desenvolvido, não interessa para o comprador externo. Quem vai pagar 90 milhões de Euros por uma aeronave, vai querer uma aeronave com total capacidade, multifuncional no mínimo.
A outra é que as nações somadas teriam maior poder econômico e o Typhoon maior produção assegurada, como podemos ver, a despeito de tais fatos, o Typhoon é mais caro de operar e comprar. No outro ponto, se esquecem no que falei antes, das 04 nações que estão no Programa do Typhoon, 03 estão em pelo menos num outro programa, o do JSF. Quer dizer apesar de maior poder economico, eles dispersam seus gastos com outros caças. Algo que não ocorre com a França, para ela o comprometimento é de 100%. As outras estão 50% comprometidas, é aquela história, muito gente participando, mas ninguém é responsável pela criança.
[]´s
Realmente a coordenação nesses programas multinacionais trás complicações. Mas tb ganhos. O know how e a divisão de custos de desenvolvimento, por exemplo.
Há "certas verdades" que não possuem bases sólidas. Alguém diz algo em um fórum, alguém em outro cita como fonte e pronto, vira verdade. É importante filtrar um pouco.
Segundo os parlamentos britânico (2011) e francês (2010), os custos DE PRODUÇÃO (excluindo-se os custos de desenvolvimento) do Typhoon e Rafale seriam respectivamente de £73.1 (EUR 84mi) e EUR 96,6 mi. No caso de exportação, nos dois casos, se excluiria os impostos aplicados internamente.
Sobre os custos oficiais de manutenção e operação, que eu saiba nada foi tornado público. Dizem que o Typhoon é mais caro. Quanto mais caro? Esses custos seriam comparáveis?
Dos 4 parceiros do Eurofighter, Reino Unido e itália estão tb no prgrama F-35.
[]s
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Enviado: Qui Mai 26, 2011 5:20 pm
por Carlos Lima
Penguin escreveu:
ELSONDUARTE escreveu:As armas do Rafale
Na foto acima, um Rafale C do Armée de l’Air com uma seleção de armas. Entre elas, várias armas guiadas (GBUs da Raytheon e AASM da Sagem), mísseis de cruzeiro (MBDA Scalp/EG) e mísseis ar-ar BVR (MBDA MICA e Meteor). O casulo maior é o Thales Reco-NG. Só faltou o pod Thales Damocles.
Fonte: Poder Aereo
Dessas armas ai, na arena ar-terra, o que está realmente integrado é o AASM, a GBU-12 (de 225kg) e o Scalp.
Santiago,
Acho que você está enganado e ainda faltam o Exocet e o ASMP.
[]s
CB_Lima
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Enviado: Qui Mai 26, 2011 5:22 pm
por Penguin
soultrain escreveu:Dessa armas ai ar-terra TODAS estão integradas, essa é a diferença, falta o Exocet e o AESA está ai. Há inúmeras fotos do EF, onde a integração das munições mostradas infelizmente nem road map têm.
Além do AM-39, Scalp e ASMP, mostra uma notícia (ou foto) sobre a integração do Rafale com outra arma ar-solo que não seja o AASM (versão de 340kg) e a LGB GBU-12 (de 225kg)?
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Enviado: Qui Mai 26, 2011 5:27 pm
por Penguin
cb_lima escreveu:
Penguin escreveu:
Dessas armas ai, na arena ar-terra, o que está realmente integrado é o AASM, a GBU-12 (de 225kg) e o Scalp.
Santiago,
Acho que você está enganado e ainda faltam o Exocet e o ASMP.
[]s
CB_Lima
Se minha visão não está falhando, não vejo essas armas na foto.
[]s
OBS.: Sei que o AM-39 e os ASMP foram integrados aos Rafale F-3.
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Enviado: Qui Mai 26, 2011 5:33 pm
por soultrain
Mas o que está integrado é o kit de guiagem, qualquer bomba burra que o kit já tenha integrado, está pronta para uso. Só precisa de campanhas de ensaio para definir o envelope de uso. Não precisa de uma campanha complexa de integração.
Todas as armas dessa foto estão integradas e faltam mais que já estão.
Que discussão fútil... tentar provar que o EF tem as mesmas armas integradas que o Rafale a um fã do EF
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Enviado: Qui Mai 26, 2011 5:52 pm
por Penguin
soultrain escreveu:Mas o que está integrado é o kit de guiagem, qualquer bomba burra que o kit já tenha integrado, está pronta para uso. Só precisa de campanhas de ensaio para definir o envelope de uso. Não precisa de uma campanha complexa de integração.
Todas as armas dessa foto estão integradas e faltam mais que já estão.
Que discussão fútil... tentar provar que o EF tem as mesmas armas integradas que o Rafale a um fã do EF
Em lugar nenhum disse isso. Muito pelo contrário. Porém essa é a situação hoje.
O que vc diz vale tb para o Typhoon. A integração de toda a familia de bombas modulares Paveway II e IV em forma de kits (500lb, 500lb, 1.000lb e 2.000lb) suponho que deve correr da mesma forma simplificada que vc descreve para o Rafale, não?
Claramente nos fóruns se procura inflar as armas já integradas ao Rafale, como no bem produzido desenho postado anteriormente.
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Enviado: Qui Mai 26, 2011 6:02 pm
por Juliano Lisboa
Olá pessoal.
Andei um pouco sumido, mas cá estou eu com minhas perguntas.
- Imaginando que o Rafale ganhe na Índia.
- E nesse tempo o FX2 ainda não seja definido.
- E depois de 18 células os Rafales vão ser fabricados na HAL.
-Os Rafales "indianos" não seriam mais baratos, por causa da mão-de-obra?
-Não estaria incluso a exportação pela HAL nas contrapartidas de Offset?
-Caso haja, não seria uma forma de baratear o FX?
Estou falando besteira?
É isso.
Abraços.
Abraço
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Enviado: Qui Mai 26, 2011 6:06 pm
por Carlos Lima
Penguin escreveu:
Se minha visão não está falhando, não vejo essas armas na foto.
[]s
OBS.: Sei que o AM-39 e os ASMP foram integrados aos Rafale F-3.
Então concordamos que o AM-39 e o ASMP foram integrados.
Não precisam estar na foto, mas foram integrados.
[]s
CB_Lima
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Enviado: Qui Mai 26, 2011 6:07 pm
por Carlos Lima
soultrain escreveu:
Que discussão fútil... tentar provar que o EF tem as mesmas armas integradas que o Rafale a um fã do EF
x2
[]s
CB_Lima
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Enviado: Qui Mai 26, 2011 6:43 pm
por soultrain
Isto é estranho, eu estar a ter que denegrir o EF para provar algo, mas a verdade é que tirando essas munições, que munições ar-ar de longo alcance modernas, ar-solo de longo alcance, ou ar-mar o EF têm integrado e qual o road map credível existente de integração, porque fotos e datas há muitas. E o AESA? e os modos de radar desenvolvidos e o SW desenvolvimentos? ...Começamos a descascar e o programa em si, é menos crível que o do Rafale.
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Enviado: Qui Mai 26, 2011 7:15 pm
por Carlos Lima
soultrain escreveu:Isto é estranho, eu estar a ter que denegrir o EF para provar algo, mas a verdade é que tirando essas munições, que munições ar-ar de longo alcance modernas, ar-solo de longo alcance, ou ar-mar o EF têm integrado e qual o road map credível existente de integração, porque fotos e datas há muitas. E o AESA? e os modos de radar desenvolvidos e o SW desenvolvimentos? ...Começamos a descascar e o programa em si, é menos crível que o do Rafale.
A realidade é que no EF as ínumeras 'vantagens' relacionadas a um grande número de sócios, funciona muito bem em tempos de prosperidade financeira e um inimigo 'para contrapor' muito bem definido.
Em uma realidade aonde $$$$ importa mais do que nunca e aonde os papéis das FAs desses países estão encolhendo e mudando a coisa fica muito mais díficil, porque ao mesmo tempo os interesses dos diversos 'sócios' começam a se distanciar mais e mais.
O Rafale tem uma dose desse problema, mas a 'sorte' é que desde o ínicio é um programa que simplesmente substitui todas as aeronaves de combate francesas por uma só em duas armas (F Aérea e Marinha) e isso a longo prazo acaba soando mais racional quando todo mundo usa o mesmo avião.
Esse de certo modo é um desafio para o F-35, como satisfazer todos os seus 'investidores' e ainda assim ter uma excelente aeronave quando o $$$ não é como antigamente?
[]s
CB_Lima
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Enviado: Qui Mai 26, 2011 7:32 pm
por Penguin
soultrain escreveu:Isto é estranho, eu estar a ter que denegrir o EF para provar algo, mas a verdade é que tirando essas munições, que munições ar-ar de longo alcance modernas, ar-solo de longo alcance, ou ar-mar o EF têm integrado e qual o road map credível existente de integração, porque fotos e datas há muitas. E o AESA? e os modos de radar desenvolvidos e o SW desenvolvimentos? ...Começamos a descascar e o programa em si, é menos crível que o do Rafale.
Gozado, eu sempre pensei que vc fosse fã do Rafale. Pelo menos é isso que vc sempre tem demostrado há anos.
Quanto ao AESA, creio que os indianos devem ter respostas para essas perguntas.
A configuração swashplate do Captor-E é bem interessante:
[]s
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Enviado: Qui Mai 26, 2011 7:45 pm
por Carlos Lima
Soultrain fã do Rafale e não do Typhoon??
Acho que é melhor você ler mais o Fórum Santiago.
[]s
CB_Lima
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Enviado: Qui Mai 26, 2011 8:04 pm
por soultrain
Sou fã do Typhoon desde o EFA, mas a partir de certo momento percebi que o Rafale era o mais indicado para o que o Brasil precisava, por diversas razões, uma das quais é que o EF é um caça puro, um caça de superioridade, ele nunca vai ter as capacidades do Rafale, ele não foi desenhado para isso, nem vai ser um above avarege naval fighter, por muito que tentem. O Rafale como caça, tem excelentes compromissos, ao contrário do que foi feito com o SH.
Recentemente, reconheço que o programa do EF, apesar de ter tido bem mais dinheiro, teve resultados bem inferiores.
[[]]'s
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Enviado: Qui Mai 26, 2011 8:09 pm
por PRick
Por falar em países europeus, como vão ficar os NAe´s Italianos, Espanhóis e mesmo da Austrália? Vou mover esse debate para o tópico do F-35. Acho que vale um debate a respeito.