Antigamente o pampa operava tucanos armados, callsing "romano". Esses tucanos tratavam do tráfego não identificado de aeronaves de baixo desempenho, e desde que foram desativados essa tarefa ficou com o Pantera. Quando a coisa começa a se intensificar aqui no sul, são enviados 3 ou 4 super tucanos para ficarem algumas semanas aqui na BASM ou na BACO, mas não são uma presença perene, aliás há muitos meses não vejo ST por aqui.
Existe um tráfego ilícito intenso na província de missiones na argentina pois essa fica espremida numa faixa de terra de mais ou menos 120 kms, entre o Brasil e o Paraguai e faz fronteira com o noroeste do RS, oeste catarinense e sudoeste do Paraná, sendo que não possui nenhuma unidade aérea argentina. Eu no momento um esquadrão completo de A-29 seja necessário, um destacamento de 6 ou 8 aeronaves já faria o serviço facilmente, e ainda poderia ficar se deslocando entre SM, Santiago (que já possui um destacamento de militares da FAB) e Chapecó (que tem uma excelente infra estrutura). Lembrando que nem só o tráfico é problema por aqui, tem muita solicitação de socorro por aeronaves desorientadas também.
Mas não dá para saber o que se passa na cabeça dos brigadeiros, afinal tiraram o Phoenix de floripa e mantiveram a base (afinal é o resort da FAB, no verão o hotel de transito fica cheio) mandando a unidade para uma base que fica a 100km da costa oceânica. Pra mim floripa é um excelente ponto não só para uma unidade de patrulha, mas também deveria ter uma unidade SAR, cobrindo o litoral catarinense, pelo menos metade do paranaense e o norte gaúcho, já que com a penúria da FAU hoje se o céu não estiver CAVOK (coisa rara no atlântico sul), a FAU e a aviação naval uruguaias não tem condições de executar essas tarefas, cabendo ao pantera essa cobertura.
Enfim, acho que em breve a FAB vai ter que ser forçada a fazer mais uma reestruturação, na deca de 90 e inicio dos anos 2000 lembro que a FAB contava com quase 800 aeronaves e se não me engano 19 bases, acho que em 2030 mal passaremos da metade destes números.
Um abraço e t+