A-12

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
WalterGaudério
Sênior
Sênior
Agradeceu: 56 vezes
Agradeceram: 201 vezes

Re: A-12

#5791 Mensagem por WalterGaudério » Qui Jul 30, 2009 12:20 am

Luís Henrique escreveu:
Walterciclone escreveu: Báh!! agora tu acertaste na veia bagual. A idéia é essa aí mesmo, ainda que não se tenha definida a arquitetura de propulsão do A-13.
Poderá ter propulsão nuclear?? :shock: :shock:
Creio que não seja a hora ainda para dar este passo. Mas a verdade é que o projeto do A-13 ainda aguarda algumas definições.(não acredito que tenha algo a ver com propulsão nuclear) Acredito(palpite meu sin fuentes) que a MB pretenda umaa abordagem mais clássica para o A-13.

Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.

Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Glauber Prestes
Moderador
Moderador
Agradeceu: 413 vezes
Agradeceram: 259 vezes

#5792 Mensagem por Glauber Prestes » Qui Jul 30, 2009 2:14 am

Na mesma linha de propulsão e catapultagem desse?

http://i44.tinypic.com/29fbmh1.jpg

http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
ninjanki
Avançado
Avançado
Agradeceram: 7 vezes

#5793 Mensagem por ninjanki » Qui Jul 30, 2009 10:53 am

Espero que a referência seja só ao tamanho e potência. Porque o Forestal mesmo está um caco. Melhor seria o Kitty Hawk, mas é claro que não estamos pensando em comprar nada usado, e sim em fazer o nosso, certo?

O projeto será nosso, ou vamos comprar o projeto dos Americanos ou Franceses? Isso já está definido, ou a MB ainda está pensando nas especificações, antes de buscar as alternativas?

Allan

irlan
Sênior
Sênior
Agradeceu: 4 vezes
Agradeceram: 40 vezes

#5794 Mensagem por irlan » Qui Jul 30, 2009 11:09 am

Ninjanki, acho que o Glauber só usou a foto como exemplo, andaram comentando aqui se não me engano que a tonelagem será um pouco maior que a do São paulo e um pouco menor que a do francês, De Gaule.

Na União Soviética, o político é roubado por VOCÊ!!
caixeiro
Sênior
Sênior
Agradeceu: 8 vezes
Agradeceram: 5 vezes

#5795 Mensagem por caixeiro » Qui Jul 30, 2009 11:16 am

ninjanki escreveu:Espero que a referência seja só ao tamanho e potência. Porque o Forestal mesmo está um caco. Melhor seria o Kitty Hawk, mas é claro que não estamos pensando em comprar nada usado, e sim em fazer o nosso, certo?

O projeto será nosso, ou vamos comprar o projeto dos Americanos ou Franceses? Isso já está definido, ou a MB ainda está pensando nas especificações, antes de buscar as alternativas?

Allan
Zum Zum Zum, aqui no DB outro dia era a compra e construcao do projeto do CDG, mais teria propulsao convencional e nao nuclear, eu ate acho uma boa ideia um NAe Nuclear tem muito lastro e reforco estrutural, em sendo nao nuclear daria para dar uma boa aliviada no peso melhoria muito autonomia e velocidade.

Abracos Elcio Caixeiro

---------------------------------------------------------------------------------
"There's More Than One of Everything"
joao fernando
Sênior
Sênior
Agradeceram: 29 vezes

#5796 Mensagem por joao fernando » Qui Jul 30, 2009 12:15 pm

Não acredito que tenhamos competencia para criar do zero um PA. Um projeto em conjunto me parece mais logico e barato. Não estamos tão bem assim, mesmo o SP demoro 4 anos pra reativar, que me dirá de um PA zerinho 100% nacional.

Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
REGATEANO
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 3 vezes

#5797 Mensagem por REGATEANO » Qui Jul 30, 2009 12:21 pm

Já voltou ao mar? Não era dia 28/29 de julho?

RenaN
Sênior
Sênior

#5798 Mensagem por RenaN » Qui Jul 30, 2009 2:28 pm

glauberprestes escreveu:Na mesma linha de propulsão e catapultagem desse?

http://i44.tinypic.com/29fbmh1.jpg
Catapultas a vapor ainda?

[<o>]
Corsário01
Sênior
Sênior
Agradeceu: 8 vezes
Agradeceram: 176 vezes

#5799 Mensagem por Corsário01 » Qui Jul 30, 2009 3:03 pm

Ainda e sempre. Pelo menos até as catapultas eletromagnéticas passarem a ser a referência.
Até lá, a MB usará as de vapor e muito bem obrigado.

É o que existe de melhor para lançar aeronaves. :twisted:

Abraços,

Padilha
Glauber Prestes
Moderador
Moderador
Agradeceu: 413 vezes
Agradeceram: 259 vezes

#5800 Mensagem por Glauber Prestes » Qui Jul 30, 2009 3:52 pm

Espero que ele tenha a tonelagem parecida com a do CdG. Operações anfíbias são esperadas dele?

http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
brisa

#5801 Mensagem por brisa » Qui Jul 30, 2009 3:54 pm

O Padilha esta ainda com os efeitos da Pressão Alta... :lol:

LeandroGCard
Sênior
Sênior
Agradeceu: 69 vezes
Agradeceram: 812 vezes

#5802 Mensagem por LeandroGCard » Qui Jul 30, 2009 4:20 pm

joao fernando escreveu:Não acredito que tenhamos competencia para criar do zero um PA. Um projeto em conjunto me parece mais logico e barato. Não estamos tão bem assim, mesmo o SP demoro 4 anos pra reativar, que me dirá de um PA zerinho 100% nacional.
Eu nem diria que o problema é competência, se realmente fosse necessário poderíamos fazer um sozinhos mesmo. Ao contrário dos subs, navios de superfície de grande porte nós sabemos perfeitamente como construir, e qualquer equipamento que precise ser instalado (elevadores, catapultas, etc..) não seria tão complexo quanto um reator nuclear, que já desenvolvemos. Ou poderíamos simplesmente adquirir este equipmento no mercado, se não valesse à pena desenvolvê-lo aqui, pois não são componentes sensíveis como os nucleares.

O problema é prazo e risco. Se formos iniciar um projeto totalmente autóctone irá levar um tempo bem grande, e como não temos experiência especificamente em PA's poderiam passar pequenos erros que depois prejudicariam a operação durante toda a vida-útil do navio. O custo de adquirir um projeto pronto e de preferência testado me parece mais compensador, à menos que não se encontre nada adequado ao que a MB deseja.

Leandro G. Card

Enlil
Sênior
Sênior
Agradeceu: 7 vezes
Agradeceram: 28 vezes

#5803 Mensagem por Enlil » Qui Jul 30, 2009 4:51 pm

Se fossemos optar por um projeto de NAe convencional (catapultas) já testado , com as dimensões semelhantes do q provavelmente a MB queira, o único projeto existente seria o Charles de Gaulle (q sabidamente tem como único defeito seus "problemáticos" reatores nucleares derivados de submarinos...). Um "improved Charles de Gaulle" de propulsão convencional (adequado a requerimentos específicos da MB) seria um projeto interessante. De qualquer forma acho q um NAe nuclear seria algo para se pensar em uma segunda geração de NAe's brasileiros...

Luiz Bastos
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 25 vezes
Contato:

#5804 Mensagem por Luiz Bastos » Sex Jul 31, 2009 5:14 am

Galera.

Eu não acho loucura a incorporação do Kitty. Para dizer a verdade, dependendo do preço acho que seria um excelente negocio. Nosso problema sempre foi o tamanho das embarcações aeródromas que estavam (estão) sempre defasados em relação às necessidades das aeronaves mais modernas. Quando o mundo estava no jato puro tínhamos que atacar de aviões a hélice no MG. As aeronaves foram ficando mais pesadas e necessitando de maior espaço para decolagem e ai compramos os A4 que nem sei se operavam no MG, mas que hoje operam bem no SP......mas.....não cumprem a missão de defesa da frota por ter pouca velocidade, Agora estamos com outra batata quente nas mãos pois os concorrentes navais do FX operam com restrições no A-12, e mesmo assim apenas versões mais antigas e, portanto, desatualizadas. Assim, agora que nosso A-12 está lindo e reluzente se preparando para entrar em operação, se comprarmos o Kitty e o encostarmos no arsenal do Rio, poderemos retrofitá-lo por uns 4 a 5 anos como fizemos com o SP e ainda estaremos no lucro. Se a MB gastou $80m na reforma e mais $12m no casco o navio saiu muito barato. Se gastarmos $500m no navio americano ainda estaremos no lucro e com barco para operar por mais 20 anos pelo menos, sem restrição alguma de aeronave. Todo mundo ganha. Os americanos se livram do Kitty e ainda ganham grana(eles adoram esta parte :mrgreen: ). Nós ganhamos o PA da frota do Atlântico norte e de quebra podemos manter as equipes dos estaleiros do arsenal adestradas e empregadas por muito tempo pois as PGM´s seriam "sai um, entra outro". Todo mundo ia ficar feliz. O Obama, o Lula, a MB, os operários do arsenal e a gente com as maravilhosas fotos dos Rafales F-3 no convés do "Amazonas" A-13, sem falar da ENVIDIA sul-americana. :lol: :lol: :lol: Dependendo da grana, talvez de até pra trocar as chapas do casco sem ter que gastar os $5 Bi num navio nacional que pelo andar da carroça não corta a primeira chapa de aço nem em 2025. Fui :wink:

WalterGaudério
Sênior
Sênior
Agradeceu: 56 vezes
Agradeceram: 201 vezes

#5805 Mensagem por WalterGaudério » Sex Jul 31, 2009 10:01 am

glauberprestes escreveu:Espero que ele tenha a tonelagem parecida com a do CdG. Operações anfíbias são esperadas dele?
Vai ser isso mesmo Glauber. Se o projeto de consultoria for Francês(e tudo indica que será) teremos um desenho já maturado pela DCN do CdG sem a planta nuclear. este design será devidamente adaptado aos requisitos operacionais da MB.

E operações anfíbias serão uma responsabilidade de embarcação específica do Tipo Mistral, não nescessariamente o Mistral, bem entendido.

Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.

Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Responder