Helicópteros de Ataque e Transporte

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
PRick

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#5776 Mensagem por PRick » Sáb Jan 30, 2010 6:12 pm

Túlio escreveu:
Thor escreveu: Você sabe que toda compra vem com uma provision support list e outras coisas afins. É óbvio que sim, só não trouxeram nessa primeira leva, fora outros problemas que eles (russos) estão enfrentando, por panes após a chuva da Amazônia, mas já foi sanado. Para não atrasar mais, a FAB emprestou uma fonte e ajudou na adaptação de 115V para 203, coisa bem da idade da pedra mesmo, no jeitão.
Se você não tem uma linha de produtos de outra padronização, não há porque ter todo ferramental que não serve para o ocidente. Por acaso alguém tem em casa um celular que só funciona na rússia? Uma TV que não pega PAL/M ou NTSC? Tomadas elétricas no padrão britânico em casa?
Eu tenho receio de falar como foi o curso da aeronave lá, o material didático, os manuais de operação, etc, pois alguns fanáticos iriam me fuzilar aqui e já vimos que esse tipo de informação nem sempre é bem aceita aqui no forum que já possui identidade própria e imutável.
Abraços

Eu não vou criticar a FAB no caso dos Mi-35 porque EU ACHO que ela simplesmente não os escolheu, o governo resolveu comprar e determinou que ela os fosse usar. Friso que EU apenas ACHO isso. 8-]

:lol: :lol: :lol: Boa Piada, o culpado de não estarem fazendo direito é quem fabricou e quem tem que operar, o GF nada tem haver com esse tipo de trapalhada. :twisted: :twisted:

A FAB não tem chave de boca em milímetros, só em polegadas, afinal, ela vive nos EUA! Nas bases o temperatura é medida em Fahrenheits! Eles só comem donnut´s no breakfast! :lol: :lol: :lol:

[]´s

Thor
Sênior
Sênior
Agradeceu: 34 vezes
Agradeceram: 185 vezes

#5777 Mensagem por Thor » Sáb Jan 30, 2010 6:22 pm

:lol: :lol: :lol: Boa Piada, o culpado de não estarem fazendo direito é quem fabricou e quem tem que operar, o GF nada tem haver com esse tipo de trapalhada. :twisted: :twisted:

A FAB não tem chave de boca em milímetros, só em polegadas, afinal, ela vive nos EUA! Nas bases o temperatura é medida em Fahrenheits! Eles só comem donnut´s no breakfast! :lol: :lol: :lol:

[]´s
Num disse... é difícil contar fatos aqui no DB.
Prick, nenhum avião usa ocidental usa altímetro em metros, encaixes em outras medidas que não em polegadas, voltagem de 203V, nem na AdLA. O ferramental para a FAB usar neste projeto não chegou ainda.
Você deve ter lido que os russos estão recorrendo a produzir as peças em funilaria de Porto Velho porque no Brasil não vende esse tipo de equipamento para material russo. Você que gosta tanto da França, tente comprar lá uma TV com sistema PAL/M. Peça num restaurante feijoada... Não faz parte do padrão que eles usam.

Pense um pouco, você é uma pessoa inteligente.
Skyway, eu vou acabar decretando a vitória ao meu combatente (deveria ser debatente).
Abraços

Brasil acima de tudo!!!
Skyway
Sênior
Sênior
Agradeceu: 24 vezes
Agradeceram: 266 vezes

#5778 Mensagem por Skyway » Sáb Jan 30, 2010 6:30 pm

Thor escreveu: Skyway, eu vou acabar decretando a vitória ao meu combatente (deveria ser debatente).
Abraços
Faz isso não véio...relaxa, senta um pouco, toma um suco...não sei aí, mas aqui no Rio ta um calor dos infernos.

Já dizia um ditado que por acaso ouvi a primeira vez em Pirassununga enquanto tentavam tirar um carro de um estacionamento lotado..."com cuspe e jeito, se come o c# do sujeito."

Infelizmente pra acabar com essa palhaçada, é preciso paciência de um monge, e perseverança em toneladas.

Relaxa véio. :D
Um abração!

AD ASTRA PER ASPERA
delmar
Sênior
Sênior
Agradeceu: 206 vezes
Agradeceram: 504 vezes

#5779 Mensagem por delmar » Sáb Jan 30, 2010 6:41 pm

A FAB não tem chave de boca em milímetros, só em polegadas, afinal, ela vive nos EUA! Nas bases o temperatura é medida em Fahrenheits! Eles só comem donnut´s no breakfast!
O que tem a ver as chaves da FAB com a montagem do helicóptero? Se o contrato diz que os vendedores devem entregar o helicóptero montado e funcionando, eles devem providenciar a montagem trazendo o ferramental necessário.
Já participei do recebimento de equipamento complexo, importado e que deveria ser entregue montado. O fornecedor foi a Siemens alemã. Os técnicos vieram com um conteiner de ferramentas e material, montaram todas as máquinas sem qualquer participação dos brasileiros. Os técnicos brasileiros só olhavam. Se faltava uma peça, um parafuso, os alemães é que iam procurar no comércio ou mandavam vir da Alemanha. No dia que terminaram chamaram os responsáveis brasileiros, testaram as máquinas para provar que funcionavam. Os brasileiros conferiram, aceitaram, receberam as ferramentas de manutenção, manuais, etc.. e, só a partir daí, começaram a operar.

saudações

Todas coisas que nós ouvimos são uma opinião, não um fato. Todas coisas que nós vemos são uma perspectiva, não a verdade. by Marco Aurélio, imperador romano.
crubens
Sênior
Sênior
Agradeceu: 50 vezes
Agradeceram: 9 vezes

#5780 Mensagem por crubens » Sáb Jan 30, 2010 7:00 pm

Pois é tem que dizer isso pro pessoal quem tá tendo faniquito porque o Pak-Fa voou. E essa comparação de que gostam de fazer com a Venezuela, esse povo esquece que ela não tinham opção, era mudar ou ficar sem nada. Outro detalhe que esquecem é que os países do leste europeu tá mudando de fornecedor, trocando o oriente pelo o ocidente e devem ter os mesmos problemas de adaptação.

"Tudo que é necessário para que o mal triunfe, é que os homens de bem nada façam". Edmund Burke

'O que me preocupa não é o grito dos maus, é o silêncio dos bons.' Martin Luther King

Imagem
PRick

#5781 Mensagem por PRick » Sáb Jan 30, 2010 7:03 pm

Thor escreveu:

[]´s
Num disse... é difícil contar fatos aqui no DB.
Prick, nenhum avião usa ocidental usa altímetro em metros, encaixes em outras medidas que não em polegadas, voltagem de 203V, nem na AdLA. O ferramental para a FAB usar neste projeto não chegou ainda.
Você deve ter lido que os russos estão recorrendo a produzir as peças em funilaria de Porto Velho porque no Brasil não vende esse tipo de equipamento para material russo. Você que gosta tanto da França, tente comprar lá uma TV com sistema PAL/M. Peça num restaurante feijoada... Não faz parte do padrão que eles usam.

Pense um pouco, você é uma pessoa inteligente.
Skyway, eu vou acabar decretando a vitória ao meu combatente (deveria ser debatente).
Abraços
Puxa, ninguém tem paciência comigo!(by Chaves). Oras, não deu para perceber que eu estava bricando? Mas que a FAB tem que comprar um jogo chaves em mm, isso tem! :twisted: :twisted:

[]´s

Carlos Mathias

#5782 Mensagem por Carlos Mathias » Sáb Jan 30, 2010 7:07 pm

Olha, meu falecido tio participou da montagem das turbinas russas em Sobradinho.
Meu pai conversou com o eng responsável, brasileiro sobre problemas com os comunistas.
Nada, tudo normal, chegaram montaram, testaram e foram embora. O senão era que as máquinas não tinham absolutamente nenhum acabamento que não fosse necessário operacionalmente. Mas as máquinas funcionaram perfeitamente.

Fala-se que a colaboração russa no programa espacial foi exemplar, tudo cumprido à risca.

Mas enfim, fazer o quê se não trabalhamos com milímetros, né?

Bender

#5783 Mensagem por Bender » Sáb Jan 30, 2010 7:07 pm

Skyway escreveu:
Thor escreveu:
Você sabe que toda compra vem com uma provision support list e outras coisas afins. É óbvio que sim, só não trouxeram nessa primeira leva, fora outros problemas que eles (russos) estão enfrentando, por panes após a chuva da Amazônia, mas já foi sanado. Para não atrasar mais, a FAB emprestou uma fonte e ajudou na adaptação de 115V para 203, coisa bem da idade da pedra mesmo, no jeitão.
Se você não tem uma linha de produtos de outra padronização, não há porque ter todo ferramental que não serve para o ocidente. Por acaso alguém tem em casa um celular que só funciona na rússia? Uma TV que não pega PAL/M ou NTSC? Tomadas elétricas no padrão britânico em casa?
Eu tenho receio de falar como foi o curso da aeronave lá, o material didático, os manuais de operação, etc, pois alguns fanáticos iriam me fuzilar aqui e já vimos que esse tipo de informação nem sempre é bem aceita aqui no forum que já possui identidade própria e imutável.
Abraços
Thor, se em algum momento teu de insanindade você resolvesse ouvir um conselho meu...eu diria pra você comentar sim as coisas que quiser e puder, sem se privar e nem nos privar de nada por conta de um grupo de fanáticos ou de uma imagem que o DB possa ter.

Penso que jogar de acordo com o que os fanáticos fazem ou falam é jogar de acordo com as regras deles, e decretar vitória deles. Não vou largar esse osso, e gostaria de ver seus comentários para ajudar nesse sentido.

O DB é quem dita as regras e como o espaço deve ser utilizado, e não um grupo de usuários que deve criar uma imagem do DB lá fora que não condiz com a qualidade do fórum.

Um forte abraço véio! :D
Skyway,não vá pensar que eu estou te marcando ou perseguindo OK?Voce tem o meu respeito.

É só mais uma opinião,e pode mandar ao Tiête se for o caso, primeiro eu pergunto quem são os fanáticos aqui do DB? Os caras que criticam a FAB e acham que ela é bitolada e vive no passado ? Os torcedores de seus caças favoritos? Os que acham o GF um poço de incompetência? Os que acham os russos ótimos? Os que acham os EUA o supra-sumo? Os que acham a França a ultima bolacha do pacote?Os que querem a volta da ditadura?Os que adoram o sr. pres. Lula?Os que acham a Fab perfeita? Porra esses ai somos todos nós,isto aqui é um extrato da sociedade,tanto que temos de tudo aqui,milicos,paisanos,advogados,professores,pilotos,marinheiros,nós somos o Brasil aqui dentro,tirando todos estes fanáticos,quantos vão sobrar pra "comentar o quiser e puder" aqui dentro?

Olha se criticar a FAB e suas indissiocrasias e furos n'agua,(pra dizer o minimo) é ser fanático,então como disse um colega outro dia, eu sou xiita,e visto a carapuça com orgulho,e acho também que aqui ninguem é nenem.

PS :E Thor voce está aqui desde 2007,tem 600 posts imagino que em algum grupo destes ai de cima voce se encaixe nessa caixa de pandora,que quando se abre não se sabe o que sai de dentro.

Os caras fazem aeronaves para uso efetivo em guerras ,desde o tempo,em que nem se imaginava que fosse existir CTA,vão entregar as aeronaves para uso da FAB,que podia com a quantidade de PHDs que possui,ter se antecipado a todos estes problemas,de tomada e chaves! fazendo uma reunião com os fornecedores que dirimisse as dúvidas deles do que seria necessário no Brasil dada as nossas diferenças estruturais, para que se fizesse o aparelho funcionar,tá bom o problema é deles eles que se virem quando chegarem lá,KKKKKK!,nós não queríamos essa bosta mesmo,KKKKKKKK!o que eu acho,e isso é opinião minha é que estas informações de coxia repletas de críticas aos fornecedores (russos no caso),que aparecem sem malicia, são como uma frigideira,sempre com o óleo no jeito para uma fritura lenta e gradual.

Assim se contribui mais um pouquinho para o reforço dos mitos de que um país tão desenvolvido tecnologicamente como o Brasil,precisa operar somente equipamentos ocidentais,de preferência dos EUA.

Coleirinha forever.
-----------------------------------------------------

Abração Skyway,e vê se não pega birra de mim.

Thor
Sênior
Sênior

#5784 Mensagem por Thor » Sáb Jan 30, 2010 7:12 pm

PRick escreveu: Puxa, ninguém tem paciência comigo!(by Chaves). Oras, não deu para perceber que eu estava bricando? Mas que a FAB tem que comprar um jogo chaves em mm, isso tem! :twisted: :twisted:

[]´s
Putz, o melhor post que eu já li seu, incrível, você não quis insistir na sua idéia inicial.
Prick, o ferramental para operar a FAB comprou, mas não chegou por que não é a hora, ainda.
Não acho que a FAB deva ter ferramental para outros linhas de aeronaves fora de seu inventário. Não tem por que, por enquanto, eu ter chaves que só servem para o Rafale, por exemplo. Por que teria uma fonte de 203V se nenhum avião do Brasil usa isto?
Se o ocidente convencionou diferente, e todo mundo por aqui só fala em Milhas Náuticas, pés, polegadas, Milibares, feet, graus centigrados (não se usa F em aviação), PSI... não quer que o Brasil mude tudo agora, quer?? A linha russa é bem diferente e se quer usar material deles tem que comprar tudo diferente, aprender muita coisa, fazer o que?

Brasil acima de tudo!!!
Thor
Sênior
Sênior

#5785 Mensagem por Thor » Sáb Jan 30, 2010 7:31 pm

Bender escreveu:
Skyway escreveu: Thor, se em algum momento teu de insanindade você resolvesse ouvir um conselho meu...eu diria pra você comentar sim as coisas que quiser e puder, sem se privar e nem nos privar de nada por conta de um grupo de fanáticos ou de uma imagem que o DB possa ter.

Penso que jogar de acordo com o que os fanáticos fazem ou falam é jogar de acordo com as regras deles, e decretar vitória deles. Não vou largar esse osso, e gostaria de ver seus comentários para ajudar nesse sentido.

O DB é quem dita as regras e como o espaço deve ser utilizado, e não um grupo de usuários que deve criar uma imagem do DB lá fora que não condiz com a qualidade do fórum.

Skyway,não vá pensar que eu estou te marcando ou perseguindo OK?Voce tem o meu respeito.

É só mais uma opinião,e pode mandar ao Tiête se for o caso, primeiro eu pergunto quem são os fanáticos aqui do DB? Os caras que criticam a FAB e acham que ela é bitolada e vive no passado ? Os torcedores de seus caças favoritos? Os que acham o GF um poço de incompetência? Os que acham os russos ótimos? Os que acham os EUA o supra-sumo? Os que acham a França a ultima bolacha do pacote?Os que querem a volta da ditadura?Os que adoram o sr. pres. Lula?Os que acham a Fab perfeita? Porra esses ai somos todos nós,isto aqui é um extrato da sociedade,tanto que temos de tudo aqui,milicos,paisanos,advogados,professores,pilotos,marinheiros,nós somos o Brasil aqui dentro,tirando todos estes fanáticos,quantos vão sobrar pra "comentar o quiser e puder" aqui dentro?

Olha se criticar a FAB e suas indissiocrasias e furos n'agua,(pra dizer o minimo) é ser fanático,então como disse um colega outro dia, eu sou xiita,e visto a carapuça com orgulho,e acho também que aqui ninguem é nenem.

PS :E Thor voce está aqui desde 2007,tem 600 posts imagino que em algum grupo destes ai de cima voce se encaixe nessa caixa de pandora,que quando se abre não se sabe o que sai de dentro.

Os caras fazem aeronaves para uso efetivo em guerras ,desde o tempo,em que nem se imaginava que fosse existir CTA,vão entregar as aeronaves para uso da FAB,que podia com a quantidade de PHDs que possui,ter se antecipado a todos estes problemas,de tomada e chaves! fazendo uma reunião com os fornecedores que dirimisse as dúvidas deles do que seria necessário no Brasil dada as nossas diferenças estruturais, para que se fizesse o aparelho funcionar,tá bom o problema é deles eles que se virem quando chegarem lá,KKKKKK!,nós não queríamos essa bosta mesmo,KKKKKKKK!o que eu acho,e isso é opinião minha é que estas informações de coxia repletas de críticas aos fornecedores (russos no caso),que aparecem sem malicia, são como uma frigideira,sempre com o óleo no jeito para uma fritura lenta e gradual.

Assim se contribui mais um pouquinho para o reforço dos mitos de que um país tão desenvolvido tecnologicamente como o Brasil,precisa operar somente equipamentos ocidentais,de preferência dos EUA.

Coleirinha forever.

Eu sei que o post era pro Skyway, mas nesse ponto me alinho a ele.
Bender, somos um grupo bem diferente, porém existem maneiras para expor suas preferencias.
Você mesmo viu nesse meu post agora. Contei um fato que ocorreu recentemente, independente do porque.
A primeira coisa que querem é logo desqualificar a informação, dizendo que a FAB não tem ferramenta em MM.
PQP!!! o que tem isso a ver com os problemas que a empresa enfrentou para montar o avião aqui e entregar para o operador?
Eu falei que o produto russo é ruim?
A mesma coisa foram alguns quando tava falando um fato de uma coisa francesa... já foram logo dizendo um montão de coisas que não tinha dito.
Isso irrita e mostra que a paixão deixa alguns cegos.
Eu não tenho paixão por nenhum fabricante, tenho pelo Brasil. Se o que me derem para operar for francês, quero operar da maneira melhor possível e quero superar todos que usam o mesmo equipamento, com trabalho e dedicação.
Você mesmo disse "a FAB poderia ter se antecipado". A FAB pediu o equipamento necessário, tem no contrato. Essa parte inicial cabia a eles e não sei o que houve.
Agora se os apaixonados pelo equipamento russo nem querem saber nada com relação a essa novidade para o Brasil, paro de postar o que vejo por ai.
Você acha que torço para que o Mi-35 dê errado na FAB?? Acha mesmo?
Falar que a FAB deveria ter assessorado melhor a empresa para que eles fizessem melhor o serviço aqui é foda... é muito básico. Seria o mesmo que lembrar a concessionária para não esquecer de colocar o pneu do carro antes de entregarem para você.
Imagine que você pague caro por umas aulas de inglês, por exemplo, que são necessárias para te habilitarem a fazer a ser cirurgião em outro país, por exemplo. Quando chega lá, o professor fala menos inglês que você, não te dá uma apostila, as aulas são dadas no meio-fio, sem sala de aula, com quadro de giz (que tá faltando)...
Abraços

Brasil acima de tudo!!!
Skyway
Sênior
Sênior
Agradeceu: 24 vezes
Agradeceram: 266 vezes

#5786 Mensagem por Skyway » Sáb Jan 30, 2010 7:39 pm

Bender escreveu:
Skyway escreveu: Thor, se em algum momento teu de insanindade você resolvesse ouvir um conselho meu...eu diria pra você comentar sim as coisas que quiser e puder, sem se privar e nem nos privar de nada por conta de um grupo de fanáticos ou de uma imagem que o DB possa ter.

Coleirinha forever.

Bender, seu post é muito bom, mas não está no contexto do que eu disse ao Thor.

"Fanático" que eu quis dizer, e o Thor entendeu bem, é quem só posta no DB para arrumar confusão, distorcendo argumentos dos outros e incitando discussões acaloradas. Você sabe bem que ultimamente o DB tem sido ninho desse tipo lamentável de discussões. Pessoas de fora lêem isso aqui, alguns deixaram de ler exatamente por esse motivo. Discute-se muito, mas nada alem do que opiniões pessoais que beiram a religião.

Como conseqüência desse fanatismo, quem mais apanha é a FAB sim. Mas não é todo mundo que critica a FAB que é dito fanático. Quem critica sem antes compreender, ou quem critica com base já em argumentos inexistentes, irreais ou incompreendidos. Essa discussão atual é um excelente exemplo. O Thor chegou e relatou um fato...a partir do post dele, o CM e o Prick ao invés de perguntarem mais coisa para ele para sanar as duvidas que o texto poderia ter trazido, e aí sim formar opinião, já sentaram o pau na FAB.

A FAB não é uma empresa de telefonia que caga pra quem depende dela ou quem se interessa por ela. Ela não está abarrotada de pessoas lesadas e idiotas que não sabem ligar pra rússia e pedir um jogo de ferramentas ou bater um contrato. A FAB é formada por profissionais, e tem seus protocolos, suas normas, regras e maneiras de fazer seu trabalho. O resultado que ela busca é o mesmo que nós, mas o caminho pode ser diferente por ela conhecer melhor o assunto. Então se por acaso não entendemos o caminho que a FAB ta tomando, cabe a nós reconhecer que existe a possibilidade de ela estar certa e observar onde vai dar, se der merda aí sim, pau na FAB. Se der certo, o que faz quem ja meteu o pau antecipadamente nela? Reconhece o valor dela? Não...fala que não fez mais que a obrigação.

É foda pro pessoal da FAB ler esse tipo de coisa no DB todo dia. Apanham, e apanham muito injustamente.

Veja bem, para não haver confusão vou resumir: A FAB comete erros? Sim com certeza! E quando comete, nós temos sim que reclamar e gritar, apontar os erros e discutir sobre eles. Mas ela tem apanhado MUITO ultimamente sem ter feito nada de errado, por N motivos, e isso alem de errado, é péssimo para o DB.

Esses são os fanáticos Bender. Não penso que você se encaixe nessa de fanáticos, mas se você julgar que faz isso, que bate na FAB e se sente orgulhoso disso...bom, então temo que você esteja cometendo um erro terrível.

Uma coisa é não aceitar que a força aérea do seu país cometa erros e cobrar atitudes melhores dela, outra coisa muito diferente é bater nela por puro prazer e baseado em opiniões pessoais.

Um forte abraço!

AD ASTRA PER ASPERA
faterra
Sênior
Sênior
Agradeceu: 89 vezes
Agradeceram: 79 vezes

#5787 Mensagem por faterra » Sáb Jan 30, 2010 7:59 pm

Thor, seus posts são preciosos nas informações e não devem cessar de forma alguma. Não sei se você exerce alguma função operacional dentro da FAB, ou tem alguma fonte iluminada dentro dela. Por isso, acredito que foi a forma como você postou a informação é a causadora deste início de polêmica. Passou junto uma crítica velada, uma gozação, mesmo que sutil. Isto logo acirrou um comentário interessado "na cagada", seguido de outro e mais outro em defesa dos russos. Neste seu último post você tenta consertar. A mim, um mero observador, em um primeiro momento, passou a imagem que você é da turma dos "anti-russos" e não deixou escapar a chance.

Imagem

Um abraço!
Fernando Augusto Terra
Carlos Mathias

#5788 Mensagem por Carlos Mathias » Sáb Jan 30, 2010 8:00 pm

Acho interessante resgatar este post, justamente porque fala do lado oposto, que me parec não foi alvo da sanha moralizadora.

Na realidade é justamente o “direito” do GF decidir que causa estes sucessivos surtos aqui neste tópico.

Por que após a definição dos 3 finalistas,desde aquele momento o min. NJ já dizia aos 4 ventos que a opção francesa batia com a intenção e desejo do GF de consolidação da parceria estratégica com a França,então no papel.

A decisão política exclui dois dos competidores de forma implacável,portanto é natural principalmente diante do peso político dos EUA,mais interesses empresariais de grupos afinados com estes dois “possíveis excluídos” que estes passassem a tentar desmoralizar a opção governamental de todas as maneiras possíveis,inclusive as injuriosas e baixas,disfarçadas em perspectivas de vantagens maiores em algum projeto destes dois desprezados.

A Avaliação da FAB em nenhum momento foi julgada inútil,pelo GF,ela legitimou ao excluir Tifie,SU e F16,(qualquer um dos 3 eliminados podiam ser também caças da FAB) os outros 3 caças como totalmente aptos a servir a Força Aérea.

Mas seria economicamente estúpido fazer uma compra direta,já que o GF tinha uma ambição de absorção de tecnologia e até mesmo de negociação de preços e condições mais vantajosas a buscar.

O anuncio de abertura de negociação com a França feito pelo GF,vai contra e prejudica a idéia de uma negociação vantajosa,mas isso não invalida seu direito de fazer tal anuncio.

A questão de custos operacionais,preço de aquisição por mais que eu ache legítima a preocupação da FAB quanto a operacionalidade dos meios,foi usada de forma descarada por alguns dos defensores corporativos da opção sueca,como condição sine qua non da “FAB” para aceitação da decisão do GF,sendo que este tipo de preocupação cabe ao GF,ao CN e a sociedade, decidir quais os recursos necessários para que a FAB faça a contento a defesa do espaço aéreo da nação,a FAB cabe “ter os meios” e os “recursos providos pela sociedade” e caberia a ela escolher o mais poderoso e letal,deixando ao GF o encargo de mantê-lo voando.

Em várias oportunidades este tópico foi tomado, por indivíduos que claramente vinham com a intenção de transformar a vontade de compra do GF pelo Rafale em negócio sujo,excuso e feito tendo por base ambições políticas despropositadas e individuais.

Se alguns de nós achávamos este tipo de agressividade comercial e de marketing destrutivo,tivemos por opção rechaçar esta investida,cabia a moderação julgar a legitimidade das investidas destes prepostos das corporações e a legitimidade das nossas defesas pela opção governamental.

Ela julgou,e na minha opinião deixou correr frouxo.

A diferença entre a defesa da opção pelo caça Gripen feita por alguns de nossos membros mais antigos ,e a feita por alguns nicks com registro na eminência da decisão é nítida e clara no seu conteúdo e nível,não enxerga quem não quer ver,e a guarida a estes estupradores é dada por quem quer dar.

Estes embates se tornaram enfadonhos,repetitivos e agressivos,prejudicaram o tópico,que sempre foi democrático e multifacetado,mas são estas as características marcantes dos debates com Trolls,não existe fim nem conclusão alguma,só o meio interminável,esta é a estratégia da destruição das convicções e até de diversão deles.

Mas a atitude mais covarde e suja destes detratores não foi atacar o GF,foi misturar a FAB que é uma instituição do Estado Brasileiro nesta estratégia e colocar palavras em sua boca,através de artigos porcos em jornais,que foram transcritos aqui até o cansaço,a mancha que estes agentes dos interesses externos impuseram a FAB é um prejuízo a sua imagem que vai demorar para ser apagado.

No mais, não existem vendedores de armas bonzinhos,são todos farinha do mesmo saco,o que existe,é que países como o nosso que abandonaram e negligenciaram seu desenvolvimento tecnológico,tem que fazer escolhas que supram esses vazios de desenvolvimento,no mercado externo,e as escolhas nunca serão fáceis nem perfeitas,serão sempre as menos piores.

Abraços.
Sobre malhar a FAB, antes de correr em defesa dela antes de qualquer debate e já antes pechando os que assim agem como fanáticos, como se quem a defende à priori não o seja, deve-se pensar, porque só com a FAB?

A MB comprou S-70 e o fanático do Carlos Mathias não reclamou, incrível!
A MB comprou Penguim de prateleira e... Nada, nem um pio do fanático!
A MB comprou sistemas de combate e torpedos pesados da Lockheed Martin e.. Outra vez, nada de espancamento e pedradas injustas e malévolas do fanático Carlos Mathias!!!!!!
O EB comprou Léo 1 A5. Nada, fanáticos calados.
O EB comprou M-109. Nada outra vez.
O EB comprou... Enfim, por que será?

Por outro lado, os nossos novos amigos chegaram propagando que a FAB não quer o Rafale, quer o gripen e o F-18E. Ninguém mostrou sequer um link, um documento, uma nota da FAB confirmando isso.
Onde estão os fabianos, os debistas queredores da moral, compostura e antifanatismo xiita, onde estão estes para perguntar: Fio, onde foi que você viu isso?
Onde foi que você leu :

Gripen 99,99 pontos;
F-18E 99,98 pontos;
Rafale 30 pontos.

Cadê os arautos da moralidade? Onde estavam quando se dizia aqui que o avião deveria se chamar EMPAK-FA? Talvez colaborando com os ícones de risadinhas?

E assim o DB segue sendo o maior, com os fanáticos, apesar dos fanáticos e graças aos fanáticos.
Tem fórum por aí que não tem esse tipo de questionamento, é azulzinho da cabeça aos pés.

O DB prá ser respeitado tem que se abster de críticas à FAB?
Mas onde estavam estes guardiões da virtude quando se questionou à exaustão a lisura das compras da MB?
Talvez questionar a MB não seja assim... Um fanatismo Brastemp, na MB pode jogar umas pedrinhas, né?

E a nave segue, muito bem obrigado.

E digo mais, o Thor, com ou sem fanatismo, vai sim escrever as mazelas do Mi-35, o faz porque se interessa verdadeiramente pelo país e seu futuro, e quem pensa assim não pode desistir por causa de meia dúzia de fanáticos idiotas, que justamente por serem isso jamais poderão questionar com substância o que se diz, seja quem for.

Vide o Marino e outros, que apesar dos absurdos escritos contra a MB, jamais desistiu de trazer aqui as informações pertinentes.

Boa noite à todos!

E sky, aguenta firme aí! :mrgreen:

Carlos Mathias

#5789 Mensagem por Carlos Mathias » Sáb Jan 30, 2010 8:00 pm

Thor, seus posts são preciosos nas informações e não devem cessar de forma alguma. Não sei se você exerce alguma função operacional dentro da FAB, ou tem alguma fonte iluminada dentro dela. Por isso, acredito que foi a forma como você postou a informação é a causadora deste início de polêmica. Passou junto uma crítica velada, uma gozação, mesmo que sutil. Isto logo acirrou um comentário interessado "na cagada", seguido de outro e mais outro em defesa dos russos. Neste seu último post você tenta consertar. A mim, um mero observador, em um primeiro momento, passou a imagem que você é da turma dos "anti-russos" e não deixou escapar a chance.
FANÁÁÁÁÁTICO!!!!!!!! :lol:

PRick

#5790 Mensagem por PRick » Sáb Jan 30, 2010 8:04 pm

Skyway escreveu:
Bender escreveu: Skyway,não vá pensar que eu estou te marcando ou perseguindo OK?Voce tem o meu respeito.

Coleirinha forever.

Bender, seu post é muito bom, mas não está no contexto do que eu disse ao Thor.

"Fanático" que eu quis dizer, e o Thor entendeu bem, é quem só posta no DB para arrumar confusão, distorcendo argumentos dos outros e incitando discussões acaloradas. Você sabe bem que ultimamente o DB tem sido ninho desse tipo lamentável de discussões. Pessoas de fora lêem isso aqui, alguns deixaram de ler exatamente por esse motivo. Discute-se muito, mas nada alem do que opiniões pessoais que beiram a religião.

Como conseqüência desse fanatismo, quem mais apanha é a FAB sim. Mas não é todo mundo que critica a FAB que é dito fanático. Quem critica sem antes compreender, ou quem critica com base já em argumentos inexistentes, irreais ou incompreendidos. Essa discussão atual é um excelente exemplo. O Thor chegou e relatou um fato...a partir do post dele, o CM e o Prick ao invés de perguntarem mais coisa para ele para sanar as duvidas que o texto poderia ter trazido, e aí sim formar opinião, já sentaram o pau na FAB.

A FAB não é uma empresa de telefonia que caga pra quem depende dela ou quem se interessa por ela. Ela não está abarrotada de pessoas lesadas e idiotas que não sabem ligar pra rússia e pedir um jogo de ferramentas ou bater um contrato. A FAB é formada por profissionais, e tem seus protocolos, suas normas, regras e maneiras de fazer seu trabalho. O resultado que ela busca é o mesmo que nós, mas o caminho pode ser diferente por ela conhecer melhor o assunto. Então se por acaso não entendemos o caminho que a FAB ta tomando, cabe a nós reconhecer que existe a possibilidade de ela estar certa e observar onde vai dar, se der merda aí sim, pau na FAB. Se der certo, o que faz quem ja meteu o pau antecipadamente nela? Reconhece o valor dela? Não...fala que não fez mais que a obrigação.

É foda pro pessoal da FAB ler esse tipo de coisa no DB todo dia. Apanham, e apanham muito injustamente.

Veja bem, para não haver confusão vou resumir: A FAB comete erros? Sim com certeza! E quando comete, nós temos sim que reclamar e gritar, apontar os erros e discutir sobre eles. Mas ela tem apanhado MUITO ultimamente sem ter feito nada de errado, por N motivos, e isso alem de errado, é péssimo para o DB.

Esses são os fanáticos Bender. Não penso que você se encaixe nessa de fanáticos, mas se você julgar que faz isso, que bate na FAB e se sente orgulhoso disso...bom, então temo que você esteja cometendo um erro terrível.

Uma coisa é não aceitar que a força aérea do seu país cometa erros e cobrar atitudes melhores dela, outra coisa muito diferente é bater nela por puro prazer e baseado em opiniões pessoais.

Um forte abraço!
Tu andas muito nervoso porque nós arrepiamos a imaculada. Se você não notou meu post foi uma brincadeira, agora, que existem motivos de sobra para bater na FAB, isso tem, e não adianta você ficar zangado, porque como diz Nelson Rodrigues, "pode enfiar a porrada, você pode até não saber porque está batendo, mas ela sabe porque está apanhando."

[]´s

Responder