FAB NEWS
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 38003
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5747 vezes
- Agradeceram: 3276 vezes
Re: FAB NEWS
ISR é para substituir os E\R-99. Nem tanto pelos sensores daquele primeiro, modernizados que foram, mas pelo fato de que as células dos ERJ-145 já estão beirando os 30 anos de uso na FAB e o avião também está em declínio paulatinamente em termos de aeronaves em serviço operacional no mercado internacional.
Nos próximos 10 anos vai ser cada vez mais difícil ver este tipo de avião por aí, e a FAB precisa pensar realmente em um substituto para eles, principalmente se estiver visando um dos modelos futuros de aviões projetados pela Embraer.
Resta saber se a ideia é aproveitar os E-2 ou se vamos apelar para os modelos executivos da empresa. E se há espaço para dois modelos de ISR como é hoje, ou vamos partir para o uso de uma única aeronave.
Enfim, o que será que a FAB está pesando em termos de avião ISR para o futuro.
Nos próximos 10 anos vai ser cada vez mais difícil ver este tipo de avião por aí, e a FAB precisa pensar realmente em um substituto para eles, principalmente se estiver visando um dos modelos futuros de aviões projetados pela Embraer.
Resta saber se a ideia é aproveitar os E-2 ou se vamos apelar para os modelos executivos da empresa. E se há espaço para dois modelos de ISR como é hoje, ou vamos partir para o uso de uma única aeronave.
Enfim, o que será que a FAB está pesando em termos de avião ISR para o futuro.
Carpe Diem
- knigh7
- Sênior
- Mensagens: 18746
- Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
- Localização: S J do Rio Preto-SP
- Agradeceu: 1966 vezes
- Agradeceram: 2493 vezes
Re: FAB NEWS
Vale ressaltar que FAB não modernizou os R-99. Deve ter vislumbrado com a Embraer algo mais inovador, que tenha mercado e decidido então financiar.
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 38003
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5747 vezes
- Agradeceram: 3276 vezes
Re: FAB NEWS
Hoje o P-600 baseado no Praetor consegue fazer as duas missões dos E/R-99 segundo a Embraer.
A miniaturização da eletrônica dos sistemas junto às suas maiores capacidades de processamento e fusão de dados permite hoje que se consiga dispor em aviões menores que os ERJ de multiplas missões em um único vetor. Os E-7 da Boeing que o digam.
Por outro lado é necessário verificar a conveniência de se apor numa única plataforma as missões de duas aeronaves muito especializadas. Penso aqui com os meus botões que para a realidade orçamentária da FAB é até condizente. Mas, e operacionalmente?
Já não temos a quantidade necessária destes dois aviões, se diminuir ainda mais para um único vetor. Por outro lado, cabe pensar em como o uso de VANT pode nos propiciar maiores e melhores capacidades nesta área sem precisar falir o Brasil.
A miniaturização da eletrônica dos sistemas junto às suas maiores capacidades de processamento e fusão de dados permite hoje que se consiga dispor em aviões menores que os ERJ de multiplas missões em um único vetor. Os E-7 da Boeing que o digam.
Por outro lado é necessário verificar a conveniência de se apor numa única plataforma as missões de duas aeronaves muito especializadas. Penso aqui com os meus botões que para a realidade orçamentária da FAB é até condizente. Mas, e operacionalmente?
Já não temos a quantidade necessária destes dois aviões, se diminuir ainda mais para um único vetor. Por outro lado, cabe pensar em como o uso de VANT pode nos propiciar maiores e melhores capacidades nesta área sem precisar falir o Brasil.
Carpe Diem
- Glauber Prestes
- Moderador
- Mensagens: 8405
- Registrado em: Sex Abr 06, 2007 11:30 am
- Agradeceu: 413 vezes
- Agradeceram: 259 vezes
Re: FAB NEWS
Praetor ISR?knigh7 escreveu: ↑Qui Mai 18, 2023 9:04 pmO Comandante da FAB na CREDN desta ultima quarta-feira especificou qual é o projeto que a FAB vai financiar a Embraer: de uma aeronave para a função ISR.FIGHTERCOM escreveu: ↑Sáb Mai 06, 2023 5:52 pm
Fico pensando se seria um momento oportuno, tendo em vista os atrasos do KC-390.
Abraços,
Wesley
Obs: coloquei a audiência na íntegra no tópico Ministério da Defesa.
http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.
Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Cuidado com os sintomas.
Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 38003
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5747 vezes
- Agradeceram: 3276 vezes
Re: FAB NEWS
A título de ilustração, o preço de tabela do E-195 E-2 está em 65 milhões de dólares, enquanto o Praetor 600 ronda os 24 milhões de dólares.
Se bem me lembro, está na agenda do planejamento estratégico da FAB até 2027 o desenvolvimento de um radar AEW, dentre outros tipos aventados.
Suponho que o M-200 multimissao da Embraer como AESA que é deve vir a ser, serve de ponto de partida natural para aquele projeto da FAB. Ou não, podem adotar uma solução pronta como é o caso dos sistemas sueco e israelense usados nos aviões da FAB e Embraer.
Um E-195 E-2 AEW&C não deve sair por menos de cem milhões de dólares a unidade. Só o radar deve valer quase o valor do avião inteiro. O P-600 AEW&C deve beirar este valor dependendo dos sistemas adotados.
Aí fica a pergunta. Se o orçamento atual mal comporta um único Kc-390 por ano, como fazer para caber um novo AEW&C baseado em plataformas muito maiores e mais caras que os atuais ERJ?
É bom lembrar que as entregas do cargo da Embraer seguem até 2034. Um novo ISR só para depois de 2040 então?
Se bem me lembro, está na agenda do planejamento estratégico da FAB até 2027 o desenvolvimento de um radar AEW, dentre outros tipos aventados.
Suponho que o M-200 multimissao da Embraer como AESA que é deve vir a ser, serve de ponto de partida natural para aquele projeto da FAB. Ou não, podem adotar uma solução pronta como é o caso dos sistemas sueco e israelense usados nos aviões da FAB e Embraer.
Um E-195 E-2 AEW&C não deve sair por menos de cem milhões de dólares a unidade. Só o radar deve valer quase o valor do avião inteiro. O P-600 AEW&C deve beirar este valor dependendo dos sistemas adotados.
Aí fica a pergunta. Se o orçamento atual mal comporta um único Kc-390 por ano, como fazer para caber um novo AEW&C baseado em plataformas muito maiores e mais caras que os atuais ERJ?
É bom lembrar que as entregas do cargo da Embraer seguem até 2034. Um novo ISR só para depois de 2040 então?
Carpe Diem
- knigh7
- Sênior
- Mensagens: 18746
- Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
- Localização: S J do Rio Preto-SP
- Agradeceu: 1966 vezes
- Agradeceram: 2493 vezes
Re: FAB NEWS
Não citou qual seria a aeronave mas certamente vai ser uma das versões do Praetor pois é um jato com uma excelente autonomia (o que é importante para a função) sem ser desnecessariamente grande.
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 38003
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5747 vezes
- Agradeceram: 3276 vezes
Re: FAB NEWS
Fica a dúvida se a FAB irá querer abrir mãos dos Erieye da SAAB, plenamente conhecido e dominado operacionalmente e com logística no país há mais de vinte anos, para colocar no lugar outro fornecedor que forçaria recomeçar do zero todo o processo de dominança do sistemas.
O padrão mais atual para qual foram modernizados os cinco radares que se dispõe hoje são muito mais prolíficos e eficientes do que aqueles, de primeira geração AEW da SAAB. E até o momento eu nunca vi nenhum tipo de reclamação ou fala em contra o Erieye. Muito pelo contrário. O pouco que se sabe dele na FAB é só elogio, inclusive para o apoio pós venda. E isso conta bastante.
Mas o radar israelense, modular, cabe no Praetor, assim como cabe em qualquer plataforma que for aventada a si, dependendo dos requisitos do cliente. No caso, a Embraer jogou no mercado uma opção de menor custo mas com as mesmas qualidades e capacidades que outras plataformas maiores e antigas oferecem. Preço, custos e logística são fatores a serem analisados.
Como deve se tratar de um projeto para depois de 2030, já que os E-99 ficam por mais 15 anos, pelo menos, em serviço, dá tempo de analisar as várias opções que a Embraer poderá dispor até o final desta década, de forma a encontrar a melhor solução custo x benefício.
Com eu disse antes, há de se saber o que a FAB anda pensando sobre plataformas ISR hoje em dia. Já faz muito tempo que a instituição não pensa nisso a nível prático e operacional. Projetar um novo vetor para esta missão não será exatamente uma tarefa simples, do tipo qual avião que tem aí e bota um radar em cima dele e segue o trem.
A ver.
O padrão mais atual para qual foram modernizados os cinco radares que se dispõe hoje são muito mais prolíficos e eficientes do que aqueles, de primeira geração AEW da SAAB. E até o momento eu nunca vi nenhum tipo de reclamação ou fala em contra o Erieye. Muito pelo contrário. O pouco que se sabe dele na FAB é só elogio, inclusive para o apoio pós venda. E isso conta bastante.
Mas o radar israelense, modular, cabe no Praetor, assim como cabe em qualquer plataforma que for aventada a si, dependendo dos requisitos do cliente. No caso, a Embraer jogou no mercado uma opção de menor custo mas com as mesmas qualidades e capacidades que outras plataformas maiores e antigas oferecem. Preço, custos e logística são fatores a serem analisados.
Como deve se tratar de um projeto para depois de 2030, já que os E-99 ficam por mais 15 anos, pelo menos, em serviço, dá tempo de analisar as várias opções que a Embraer poderá dispor até o final desta década, de forma a encontrar a melhor solução custo x benefício.
Com eu disse antes, há de se saber o que a FAB anda pensando sobre plataformas ISR hoje em dia. Já faz muito tempo que a instituição não pensa nisso a nível prático e operacional. Projetar um novo vetor para esta missão não será exatamente uma tarefa simples, do tipo qual avião que tem aí e bota um radar em cima dele e segue o trem.
A ver.
Carpe Diem
- arcanjo
- Sênior
- Mensagens: 1924
- Registrado em: Seg Dez 12, 2011 4:35 pm
- Localização: Santo André, SP
- Agradeceu: 381 vezes
- Agradeceram: 831 vezes
- Contato:
Re: FAB NEWS
FAB participa de conferência sobre o Poder Aeroespacial
Evento destacou a importância do desenvolvimento de capacidades para a proteção, defesa e integração do domínio aeroespacial
https://www.defesabrasilnoticias.com/20 ... bre-o.html
abs.
arcanjo
Evento destacou a importância do desenvolvimento de capacidades para a proteção, defesa e integração do domínio aeroespacial
https://www.defesabrasilnoticias.com/20 ... bre-o.html
abs.
arcanjo
- angelogalvao
- Intermediário
- Mensagens: 339
- Registrado em: Seg Fev 02, 2009 3:23 pm
- Agradeceu: 18 vezes
- Agradeceram: 59 vezes
Re: FAB NEWS
Ninguém tem alguma fofoca do almoço do Lula com os comandantes da FAB? Alguma coisa interessante saiu de lá?
Paz entre Nós, Guerra aos senhores!
- J.Ricardo
- Sênior
- Mensagens: 7621
- Registrado em: Qui Jan 13, 2005 1:44 pm
- Agradeceu: 2566 vezes
- Agradeceram: 1038 vezes
Re: FAB NEWS
De certo a criação do AeroJanja.
Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 38003
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5747 vezes
- Agradeceram: 3276 vezes
Re: FAB NEWS
Com certeza ninguém passou mal, visto que nenhuma ambulância ou resgate aéreo foi chamado.angelogalvao escreveu: ↑Qui Jun 01, 2023 9:19 am Ninguém tem alguma fofoca do almoço do Lula com os comandantes da FAB? Alguma coisa interessante saiu de lá?
O camarão devia estar muito bom.
Carpe Diem
- Viktor Reznov
- Sênior
- Mensagens: 6832
- Registrado em: Sex Jan 15, 2010 2:02 pm
- Agradeceu: 1964 vezes
- Agradeceram: 797 vezes
Re: FAB NEWS
Conhecendo o governo do PT algo me diz que os oficiais do GTE devem ter ficados muito felizes com qualquer assunto que tenha sido discutido lá.angelogalvao escreveu: ↑Qui Jun 01, 2023 9:19 am Ninguém tem alguma fofoca do almoço do Lula com os comandantes da FAB? Alguma coisa interessante saiu de lá?
I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
- gabriel219
- Sênior
- Mensagens: 13904
- Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
- Agradeceu: 769 vezes
- Agradeceram: 2393 vezes
Re: FAB NEWS
O que vai ter de Oficial ficando rico não é brincadeira, até o FHC se cansar do Lula e mandar derrubar ele.
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 38003
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5747 vezes
- Agradeceram: 3276 vezes
Re: FAB NEWS
FAB inicia Exercício Conjunto Tápio 2023
Treinamento é realizado até o fim de agosto, convergindo esforços para o incremento a capacidade das Forças Armadas Brasileiras
https://www.fab.mil.br/noticias/mostra/ ... pio%202023
Mais um exercício Tápio.
Virou tradição. E com melhoras a cada ano.
Treinamento é realizado até o fim de agosto, convergindo esforços para o incremento a capacidade das Forças Armadas Brasileiras
https://www.fab.mil.br/noticias/mostra/ ... pio%202023
Mais um exercício Tápio.
Virou tradição. E com melhoras a cada ano.
Carpe Diem
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 38003
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5747 vezes
- Agradeceram: 3276 vezes