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Re: A-12
Enviado: Seg Jul 20, 2009 7:33 am
por Sávio Ricardo
Hummm... O Brasil tem o PIP maior que o da Russia e equivalente ao da India... A unica diferença é como ja falaram ai pra cima a população aqui é meio que traumatizada com questões militares.. Rss.. e as da Russia e India ja são o contrario.
Agora... Sobre as aeronaves STOVL... eu acho que o Harrier não exige tanto do convés dos NAe porque a temperatura que ele lança sobre estes não é tanta quanto ao que o JSF.
Tipow do JSF é uma turbina direcionada p/ o convés ja no Harrier acho que não é bem assim, pelo pouco que sei é uma tubulação de ar que é direcionada p/ baixo e da a sustentação necessaria a aeronave... Mesma se a turbina do Harrier é direcionada p/ baixo o calor é bem mais leve...
Será que falei bobagem??
Abraço
Re: A-12
Enviado: Seg Jul 20, 2009 11:49 am
por Carlos Mathias
Acho que sim...
Ambos direcionam o jato do motor prá baixo. O Sea Harrier não tem PC, quanto ao JSF eu não sei, se tiver, pior ainda.
Re: A-12
Enviado: Seg Jul 20, 2009 12:24 pm
por soultrain
PC a pousar????
Re: A-12
Enviado: Seg Jul 20, 2009 3:50 pm
por joao fernando
Se ligar o PC no pouso, deve derreter tudo, até o avião. E o caça não desce, nem a pau!
Re: A-12
Enviado: Seg Jul 20, 2009 6:16 pm
por Carlos Mathias
Sei lá, por isso deixei a dúvida.
Re: A-12
Enviado: Seg Jul 20, 2009 7:46 pm
por WalterGaudério
Sávio Ricardo escreveu:Hummm... O Brasil tem o PIP maior que o da Russia e equivalente ao da India... A unica diferença é como ja falaram ai pra cima a população aqui é meio que traumatizada com questões militares.. Rss.. e as da Russia e India ja são o contrario.
Agora... Sobre as aeronaves STOVL... eu acho que o Harrier não exige tanto do convés dos NAe porque a temperatura que ele lança sobre estes não é tanta quanto ao que o JSF.
Tipow do JSF é uma turbina direcionada p/ o convés ja no Harrier acho que não é bem assim, pelo pouco que sei é uma tubulação de ar que é direcionada p/ baixo e da a sustentação necessaria a aeronave... Mesma se a turbina do Harrier é direcionada p/ baixo o calor é bem mais leve...
Será que falei bobagem??
Abraço
Sávio Ricardo, não é questão de falar besteira, pois esse é um fórum onde todos estão a aprender a todo momento.
Mas vejamos. No caso do harrier , ele tem 4 nozzols que distribuem o jato através de vetoração de empuxo de maneira igual(em termos de potência-empuxo) já a versão STOLVL do J-35 tem além da tubeira de jato na parte traseira um fan de sustentação na parte dianteira. Na prática a temperatura emiida pelos dois não difere muito. A jogada é a aeronave adquirir sustentação rápido e sair de cima do convés pu descer rápido e redirecionar o jato encerrando a operação.
Re: A-12
Enviado: Seg Jul 20, 2009 9:26 pm
por Asteróide
Mas pessoal não deve ser uma coisa tão cara, revestir o convés de um navio como o Mistral para ele operar com aeronaves Vstol. E seria até uma boa ele poder levar uns 6 caça para defesa do grupo tarefa no caso de uma necessidade.
Re: A-12
Enviado: Seg Jul 20, 2009 10:12 pm
por PRick
Leonardo Besteiro escreveu:Mas pessoal não deve ser uma coisa tão cara, revestir o convés de um navio como o Mistral para ele operar com aeronaves Vstol. E seria até uma boa ele poder levar uns 6 caça para defesa do grupo tarefa no caso de uma necessidade.
Você quer dizer F-35B, a única aeronave VSTOL em projeto para o furuto, o resto vai de aeronaves convencionais.
[]´s
Re: A-12
Enviado: Ter Jul 21, 2009 12:34 am
por DELTA22
Desculpem "cortar" o assunto, mas algum colega forista da Cidade Maravilhosa poderia informar se o teste de catapulta ocorreu também na da lateral ou foi só na de vante???
Desde ja, agradeço a informação.
[]'s a todos.
Re: A-12
Enviado: Ter Jul 21, 2009 12:41 am
por Skyway
Delta, eu que presenciei os testes, e pelo tempo que fiquei próximo do SP, que infelizmente foi pouco tempo, só vi a de vante em operação, mas acredito que nada impeça o SP de ter testado a lateral tambem, já que estava tudo pronto ali na área...um rebocador, barco para recolher o carro de teste, guindaste "carvalhão"...
Infelizmente certeza eu não posso dar, talvez alguem aqui do DB possa confirmar.
Um abraço!
Re: A-12
Enviado: Ter Jul 21, 2009 12:59 am
por DELTA22
Ah, ok, muito obrigado.
É que tinha visto, em uma reportagem recente que estavam dando manutenção à da lateral, ai queria saber se correu tudo bem. Quem sabe não ocorre nos proximos dias... Fica de olho ai!!!
[]'s.
Re: A-12
Enviado: Ter Jul 21, 2009 4:24 pm
por Alcantara
Bem, hoje pela manhã também só vi teste da catapulta de vante... e muita fumaça preta sainda das caldeiras, rsrsrsr...
Re: A-12
Enviado: Ter Jul 21, 2009 4:35 pm
por Wolfgang
Alcantara escreveu:Bem, hoje pela manhã também só vi teste da catapulta de vante... e muita fumaça preta sainda das caldeiras, rsrsrsr...
O que pode significar duas coisas, ou está funcionando direitinho ou não há escolha do Papa ainda.
Re: A-12
Enviado: Ter Jul 21, 2009 8:48 pm
por Asteróide
Não PRick, podemos adiquirir alguns poucos Harriers dos Marines uns 15 ou o que for possível que são os mais modernos e serão substituidos assim que o F-35B chegar. O que você acha? Um abraço.
Re: A-12
Enviado: Ter Jul 21, 2009 9:00 pm
por joao fernando
Sai fora Harrier, isso não nos pertence (graças a Deus!!!)
Vai vor Rafa F1 pra MB, e pra FAB tambem.