Página 383 de 406

Re: FAB NEWS

Enviado: Sáb Abr 22, 2023 8:33 pm
por P H

Re: FAB NEWS

Enviado: Seg Abr 24, 2023 6:18 pm
por knigh7
Presente e futuro: Um panorama dos programas da FAB
Por João Paulo Moralez -abr 24, 2023

Para entender este contexto, fizemos algumas perguntas para a FAB sobre os atuais e futuros programas. Confira.

https://tecnodefesa.com.br/presente-e-f ... as-da-fab/

Re: FAB NEWS

Enviado: Seg Abr 24, 2023 8:45 pm
por Strike91

Re: FAB NEWS

Enviado: Seg Abr 24, 2023 8:48 pm
por gabriel219
Será que a FAB está com a ideia de substituir o AMX pelo M346?

Re: FAB NEWS

Enviado: Seg Abr 24, 2023 8:52 pm
por knigh7
gabriel219 escreveu: Seg Abr 24, 2023 8:48 pm Será que a FAB está com a ideia de substituir o AMX pelo M346?
Não, a FAB está correlacionando a desativação dos A-1M com o Gripen:

Os caças AMX têm previsão de operação até o ano de 2025. Ajustes poderão ocorrer, tendo em vista as capacidades que este vetor possui, e em função do próprio amadurecimento da implantação do F-39 Gripen.

Re: FAB NEWS

Enviado: Seg Abr 24, 2023 8:54 pm
por gabriel219
knigh7 escreveu: Seg Abr 24, 2023 8:52 pm
gabriel219 escreveu: Seg Abr 24, 2023 8:48 pm Será que a FAB está com a ideia de substituir o AMX pelo M346?
Não, a FAB está correlacionando a desativação dos A-1M com o Gripen:

Os caças AMX têm previsão de operação até o ano de 2025. Ajustes poderão ocorrer, tendo em vista as capacidades que este vetor possui, e em função do próprio amadurecimento da implantação do F-39 Gripen.
Então qual é o sentido dessa aeronave, já que foi dito que o A-29 consegue realizar uma transição satisfatória?

Re: FAB NEWS

Enviado: Seg Abr 24, 2023 8:55 pm
por Strike91
Strike91 escreveu: Seg Abr 24, 2023 8:45 pm



Leonardo M-346 AJT: um treinador leve para a transição dos pilotos ao F-39 Gripen da FAB

Por Luiz Padilha

A Força Aérea Brasileira (FAB), após um longo período sem ter um caça moderno para a defesa de nosso espaço aéreo, finalmente começou a receber seus novíssimos caças F-39E Gripen da Saab. Com a chegada dos novos caças, abriu-se um debate se a FAB precisa ou não de um treinador leve para a transição de seus pilotos entre o A-29 Super Tucano e o F-39E Gripen.

Atualmente, os pilotos do A-29 Super Tucano passam a voar o A-1BM antes de seguir para o F-5M e voar supersônico, porém, as aeronaves A-1AM/BM, pela idade, não devem ter uma vida muito longa e quando pararem de voar, deixará um hiato entre o A-29 e o F-39E Gripen.

A FAB, caso opte por obter um treinador leve, tem no mercado algumas opções como o M-346AJT da Leonardo; o T-50 Golden Eagle da KAI; e o T-7A Red Hawk da Boeing. Dos três citados, vamos abordar o M-346 AJT da Leonardo, que possui características que podem ser muito úteis para a transição dos pilotos do A-29 para o F-39E Gripen.....

https://www.defesaaereanaval.com.br/avi ... pen-da-fab

Re: FAB NEWS

Enviado: Seg Abr 24, 2023 9:00 pm
por knigh7
gabriel219 escreveu: Seg Abr 24, 2023 8:54 pm
knigh7 escreveu: Seg Abr 24, 2023 8:52 pm

Não, a FAB está correlacionando a desativação dos A-1M com o Gripen:

Os caças AMX têm previsão de operação até o ano de 2025. Ajustes poderão ocorrer, tendo em vista as capacidades que este vetor possui, e em função do próprio amadurecimento da implantação do F-39 Gripen.
Então qual é o sentido dessa aeronave, já que foi dito que o A-29 consegue realizar uma transição satisfatória?
A FAB numa das palestras na LAAD disse que isso seria alvo de estudos futuros:

https://www.aereo.jor.br/2023/04/23/laa ... as-gripen/

O que certos jornalistas andam falando a favor do M-346 para a FAB é absurdo. O Caiafa, por exemplo, chega a repetir informação sobre o assunto que já foi desmentida em nota da FAB.

É um imenso desfio saber o motivo que jornalistas especializados em Defesa aprontam essas coisas. Vocês vão ter que adivinhar. :roll:

Re: FAB NEWS

Enviado: Seg Abr 24, 2023 9:12 pm
por knigh7
Strike91 escreveu: Seg Abr 24, 2023 8:55 pm


Leonardo M-346 AJT: um treinador leve para a transição dos pilotos ao F-39 Gripen da FAB

Por Luiz Padilha

A Força Aérea Brasileira (FAB), após um longo período sem ter um caça moderno para a defesa de nosso espaço aéreo, finalmente começou a receber seus novíssimos caças F-39E Gripen da Saab. Com a chegada dos novos caças, abriu-se um debate se a FAB precisa ou não de um treinador leve para a transição de seus pilotos entre o A-29 Super Tucano e o F-39E Gripen.

Atualmente, os pilotos do A-29 Super Tucano passam a voar o A-1BM antes de seguir para o F-5M e voar supersônico, porém, as aeronaves A-1AM/BM, pela idade, não devem ter uma vida muito longa e quando pararem de voar, deixará um hiato entre o A-29 e o F-39E Gripen.

A FAB, caso opte por obter um treinador leve, tem no mercado algumas opções como o M-346AJT da Leonardo; o T-50 Golden Eagle da KAI; e o T-7A Red Hawk da Boeing. Dos três citados, vamos abordar o M-346 AJT da Leonardo, que possui características que podem ser muito úteis para a transição dos pilotos do A-29 para o F-39E Gripen.....

https://www.defesaaereanaval.com.br/avi ... pen-da-fab
Esse site aí é o pior dentre todos os de Defesa. É só um canal de propaganda de empresas e braço da Comunicação Social da MB.

Re: FAB NEWS

Enviado: Seg Abr 24, 2023 9:15 pm
por gabriel219
knigh7 escreveu: Seg Abr 24, 2023 9:00 pm É um imenso desfio saber o motivo que jornalistas especializados em Defesa aprontam essas coisas. Vocês vão ter que adivinhar. :roll:
Não é muito difícil não, lembra de jornalista defendendo MMBT aqui fraudando sua própria matéria ao usar métricas equivocadas de tonelagem e ignorando fatos históricos até a um tempo atrás? Pois é!

O "patrocínio" está comendo solto.

Re: FAB NEWS

Enviado: Ter Abr 25, 2023 10:20 am
por italo clay
gabriel219 escreveu: Seg Abr 24, 2023 8:48 pm Será que a FAB está com a ideia de substituir o AMX pelo M346?
primeiro a FAB deve mandar pilotos para trinar na escola IFTS na italia e analisar o resultado, sendo positivo deve adquirir suas próprias aeronaves

Re: FAB NEWS

Enviado: Ter Abr 25, 2023 10:22 am
por italo clay
gabriel219 escreveu: Seg Abr 24, 2023 8:54 pm
knigh7 escreveu: Seg Abr 24, 2023 8:52 pm

Não, a FAB está correlacionando a desativação dos A-1M com o Gripen:

Os caças AMX têm previsão de operação até o ano de 2025. Ajustes poderão ocorrer, tendo em vista as capacidades que este vetor possui, e em função do próprio amadurecimento da implantação do F-39 Gripen.
Então qual é o sentido dessa aeronave, já que foi dito que o A-29 consegue realizar uma transição satisfatória?

isso foi dito quando tínhamos F-5 e AMX com o Gripen o cenário é diferente

Re: FAB NEWS

Enviado: Ter Abr 25, 2023 12:03 pm
por FCarvalho
Sem dúvida que a introdução do Gripen E\F trará mudanças significativas para a questão do treinamento da FAB. E ela se dividirá em duas: o treinamento em Natal, onde os A-29 são utilizados como treinadores avançados, já que até então os cadetes só voaram os T-27 Tucano, e a formação de líder de esquadrilha, que é feita nos esquadrões do 3o Gav, assim como o acumulo de horas operacionais bem como se aprende sobre o gerenciamento de sistemas do avião em diversas fases do voo e tipos de missão.
Aonde entra um jato nesta conta, é o que FAB vai ter que responder a si mesma.

Re: FAB NEWS

Enviado: Ter Abr 25, 2023 10:42 pm
por gogogas
Tem a questão do substituto dos T-25 ! Já estão aí na casa dos 50 anos ...

Re: FAB NEWS

Enviado: Ter Abr 25, 2023 10:47 pm
por knigh7
gogogas escreveu: Ter Abr 25, 2023 10:42 pm Tem a questão do substituto dos T-25 ! Já estão aí na casa dos 50 anos ...

Sobre isso, perguntamos: Em termos da aviação de treinamento, a FAB busca hoje alguma solução para o T-25 Universal? Qual seria? Modernização ou substituição? Poderia detalhar a solução e os prazos? Resposta: O T-25 “Universal” é uma aeronave cujo projeto remonta a década de 1960 e que começou a operar na FAB em 1971. Atualmente a frota de aeronaves apoia a instrução básica na Academia da Força Aérea. A modernização ou substituição dessa aeronave encontra-se em estudo no âmbito do Estado-Maior da Aeronáutica.


https://tecnodefesa.com.br/presente-e-f ... as-da-fab/