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Re: A-12

Enviado: Sáb Jul 18, 2009 11:45 pm
por soultrain
Meus caros,

Nada tem a haver com a possibilidade de aterrar ou não em determinado convés, como o Luis referiu o nosso Bérrio está certificado para aterrisagem de Harrier.

Aqui a questão é operar, que é muito diferente de aterrar. Para operar tem de se poder levar a aeronave para conves inferior para fazer todas as manutenções necessárias, tem de se poder fazer pousos consecutivos e reabastecimentos, armamentos em segurança total do navio, não é a mesma coisa que pousos esporádicos.

Operar é muito diferente de pousar!

[[]]'s

Re: A-12

Enviado: Dom Jul 19, 2009 10:57 am
por Marino
O pouso em emergência, em um convôo não preparado, ou em qualquer lugar (como um mercante), vai ser feito.
Vejam, como exemplo, o convés das Niteroi abaixo do lançador de Aspide. Notem o ressalto que foi colocado, que não é para suportar o aparato, mas por causa da descarga dos mísseis.
Para operar com aeronaves VSTOL o convés de um navio tem que ser preparado, ou não suportará. Isto vai desde o convés em si, da tinta anti-derrapante, etc.

Re: A-12

Enviado: Dom Jul 19, 2009 11:29 am
por JLRC
soultrain escreveu:Meus caros,

Nada tem a haver com a possibilidade de aterrar ou não em determinado convés, como o Luis referiu o nosso Bérrio está certificado para aterrisagem de Harrier.

Aqui a questão é operar, que é muito diferente de aterrar. Para operar tem de se poder levar a aeronave para conves inferior para fazer todas as manutenções necessárias, tem de se poder fazer pousos consecutivos e reabastecimentos, armamentos em segurança total do navio, não é a mesma coisa que pousos esporádicos.

Operar é muito diferente de pousar!

[[]]'s
Tiraste-me "as palavras da pena" :wink:
100% de acordo.

Re: A-12

Enviado: Dom Jul 19, 2009 1:22 pm
por PRick
Porém, não vejo problema em fazer algumas modificações no projeto do Mistral para operar aeronaves desse tipo, é claro, a MB já fez opção por aeronaves CTOL, assim, não teria muito sentido essas modificações para a MB.

[]´s

Re: A-12

Enviado: Dom Jul 19, 2009 1:57 pm
por luis F. Silva
Porém, não vejo problema em fazer algumas modificações no projeto do Mistral para operar aeronaves desse tipo, é claro, a MB já fez opção por aeronaves CTOL, assim, não teria muito sentido essas modificações para a MB.
Portanto, assunto encerrado!...

Re: A-12

Enviado: Dom Jul 19, 2009 3:40 pm
por Carlos Lima
O único problema é que estamos falando de muitas modificações $$$$$$ ... e é esse um dos problemas desse tipo de aeronave. A infra-estrutura necessária para mantê-la é $$$$$$$$$$.

Mas como bem disse o PRick, fomos de CTOL (Graças a Deus [100] )

[]s
CB_Lima

Re: A-12

Enviado: Dom Jul 19, 2009 4:19 pm
por JLRC
cb_lima escreveu:O único problema é que estamos falando de muitas modificações $$$$$$ ... e é esse um dos problemas desse tipo de aeronave. A infra-estrutura necessária para mantê-la é $$$$$$$$$$.
Julgo que esta afirmação não está correcta. Aliás, o contrário é que é verdadeiro. Um porta-aviões STOVL (Short Take Off and Vertical Landing) é mais barato de operar que um porta-aviões CTOL (Conventional Take Off and Landing). As alterações que um porta-helicópteros terá que sofrer para operar o F-35B serão menores e mais baratas que as que teria que sofrer para operar por exemplo o Rafale. Aliás, não se constrói um porta-helicópteros para depois o transformar em porta-aviões, é um disparate, mais vale construí-lo de raiz, como o Principe de Asturias ou o Conti de Cavour. Mesmo países ricos, como a Rússia e a Índia, construíram ou estão a construir porta-aviões "híbridos" do tipo chamado STOBAR (Short Take Off But Arrested) pois só os EUA dominam a tecnologia das catapultas a vapor (já nem falo das eletromagnéticas). Só existem presentemente 2 países capazes de construírem porta-aviões CTOL, os EUA e a França. Duvido que a Grã-Bretanha tivesse capacidade de construir sozinha um porta-aviões CTOL. Por ser mais barato e mais fácil de operar é que os novos porta-aviões britânicos serão do tipo STOVL. Duvido também que o Brasil consiga projectar sozinho um porta-aviões CTOL.

Re: A-12

Enviado: Dom Jul 19, 2009 5:02 pm
por Wolfgang
Rússia e Índia ricos? Então o Brasil também o é.

Re: A-12

Enviado: Dom Jul 19, 2009 5:06 pm
por JLRC
Wolfgang escreveu:Rússia e Índia ricos? Então o Brasil também o é.
São pobres? Não têm dinheiro para gastar com a defesa? Duas potências nucleares?
Mas você quer comparar o que a Rússia e a Índia gastam em defesa com o que o Brasil gasta? Só a Índia vai construir/comprar 3 porta-aviões já sem falar nos submarinos nucleares (o 1º vai ser lançado em 26-07 para entrar em serviço em 2011/2012). E se gastam é porque têm e podem gastá-lo!!!

Re: A-12

Enviado: Dom Jul 19, 2009 5:17 pm
por Wolfgang
O Brasil também tem. Se o quisesse, faria.

Re: A-12

Enviado: Dom Jul 19, 2009 6:09 pm
por Mapinguari
JLRC escreveu:
Wolfgang escreveu:Rússia e Índia ricos? Então o Brasil também o é.
São pobres? Não têm dinheiro para gastar com a defesa? Duas potências nucleares?
Mas você quer comparar o que a Rússia e a Índia gastam em defesa com o que o Brasil gasta? Só a Índia vai construir/comprar 3 porta-aviões já sem falar nos submarinos nucleares (o 1º vai ser lançado em 26-07 para entrar em serviço em 2011/2012). E se gastam é porque têm e podem gastá-lo!!!
Não foi bem isso que o Wolfgang insinuou, JLRC: Ele se referia a PIB. Quanto aos gastos militares desses dois países, lá a sociedade de modo geral cobra bem menos o controle sobre esses gastos. Aqui, imprensa e outras instituições ficam mais "em cima", questionando tudo. É claro que a coisa está mudando devagar pois, de modo geral, percebe-se que alguma coisa precisava ser feita, pois as FAs estavam/estão no fundo do poço, em matéria de equipamentos. Mesmo assim, percebe-se que os militares ficam usando certos artifícios e colocando escrúpulos politicamente corretos na hora de justificar um investimento em um sistema de armas. Leia o edital do contrato para o desenvolvimento do KC-390 e você perceberá isso.
Lá, é colocado que a aeronave servirá para um monte de coisas bacanas e positivas, como ações de misericórdia, transporte de alimentos e medicamentos para populações afetadas por desastres naturais, apoio a operações de paz, etc. Só lá no finalzinho colocam que servirá também para reabastecimento de aeronaves de combate e transporte de tropas e paraquedistas, que irão levar morte e destruição a eventuais inimigos do Brasil.
Outro exemplo é o submarino nuclear, cuja justificativa mais comum não é negar o uso do mar a possíveis adversários do Brasil, mas "patrulhar nossos poços de petróleo no mar, junto com 50 navios-patrulha".

Re: A-12

Enviado: Dom Jul 19, 2009 6:29 pm
por PRick
JLRC escreveu:
cb_lima escreveu:O único problema é que estamos falando de muitas modificações $$$$$$ ... e é esse um dos problemas desse tipo de aeronave. A infra-estrutura necessária para mantê-la é $$$$$$$$$$.
Julgo que esta afirmação não está correcta. Aliás, o contrário é que é verdadeiro. Um porta-aviões STOVL (Short Take Off and Vertical Landing) é mais barato de operar que um porta-aviões CTOL (Conventional Take Off and Landing). As alterações que um porta-helicópteros terá que sofrer para operar o F-35B serão menores e mais baratas que as que teria que sofrer para operar por exemplo o Rafale. Aliás, não se constrói um porta-helicópteros para depois o transformar em porta-aviões, é um disparate, mais vale construí-lo de raiz, como o Principe de Asturias ou o Conti de Cavour. Mesmo países ricos, como a Rússia e a Índia, construíram ou estão a construir porta-aviões "híbridos" do tipo chamado STOBAR (Short Take Off But Arrested) pois só os EUA dominam a tecnologia das catapultas a vapor (já nem falo das eletromagnéticas). Só existem presentemente 2 países capazes de construírem porta-aviões CTOL, os EUA e a França. Duvido que a Grã-Bretanha tivesse capacidade de construir sozinha um porta-aviões CTOL. Por ser mais barato e mais fácil de operar é que os novos porta-aviões britânicos serão do tipo STOVL. Duvido também que o Brasil consiga projectar sozinho um porta-aviões CTOL.
O limitações citadas por você são maiores para os NAes STOVL, ele só poderão usar o F-35B, ou então não terão aviões, serão apenas Porta Helos de Assalto. A limitação dos CTOL é a catapulta, no entanto, você compra umas 04 e tem o suficiente para o resto da vida útil do NAE, e pode ser consertadas, no entanto, a operação de F-35B só será possível com total aprovação dos EUA, assim a limitação é maior, além disso um caça CTOL, pode operar num NAE STOBAR, portanto, sem catapultas, assim, Rafales, Mig-29K e F-18E são 03 opções para quem escolheu um NAE não STOVL.

Resta saber se o preço superior de compra e operação dos F-35B, é compensado pelo maior gasto do NAE CTOL, que não resta dúvida é um casco muito maior é mais capaz que um equivalente STOVL.

[]´s

[]´s

Re: A-12

Enviado: Seg Jul 20, 2009 12:05 am
por Skyway
Yes, nós temos catapultas!

http://img36.imageshack.us/img36/4794/sp2a.jpg
Catapulta de vante "fumegando" de vapor após lançamento de carro de teste ontem, sábado(18).

http://img401.imageshack.us/img401/6995/sp1qsx.jpg
Barco da Marinha recolhendo carro de teste após lançamento.
8-]

Um abraço!

Re: A-12

Enviado: Seg Jul 20, 2009 12:14 am
por Glauber Prestes
Skyway escreveu:Yes, nós temos catapultas!

http://img36.imageshack.us/img36/4794/sp2a.jpg
Catapulta de vante "fumegando" de vapor após lançamento de carro de teste ontem, sábado(18).

http://img401.imageshack.us/img401/6995/sp1qsx.jpg
Barco da Marinha recolhendo carro de teste após lançamento.
8-]

Um abraço!
Bom sinal, bom sinal...

Re: A-12

Enviado: Seg Jul 20, 2009 1:38 am
por Frederico Vitor
JLRC escreveu:
Wolfgang escreveu:Rússia e Índia ricos? Então o Brasil também o é.
São pobres? Não têm dinheiro para gastar com a defesa? Duas potências nucleares?
Mas você quer comparar o que a Rússia e a Índia gastam em defesa com o que o Brasil gasta? Só a Índia vai construir/comprar 3 porta-aviões já sem falar nos submarinos nucleares (o 1º vai ser lançado em 26-07 para entrar em serviço em 2011/2012). E se gastam é porque têm e podem gastá-lo!!!

Insinuar que o Brasil não tem dinheiro para gastar com defesa é piada de muito mau gosto.