Su-35 News

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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orestespf
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#571 Mensagem por orestespf » Qua Fev 27, 2008 10:23 am

Mapinguari escreveu:
orestespf escreveu: Estas coisas são imperceptíveis no caso do Flanker, Heronim. Mexeram no desenho do caça, mas não de forma radical. As mudanças expressivas estão no uso de materiais "especiais" na construção do mesmo. Os canards foram intencionalmente retirados justamente pra isso. Segundo os russos, em determinados "ângulos", os canards podem comprometer o RCS. Porém os mesmos continuam disponíveis caso o comprador se interesse.


Abraços,

Orestes
Outras coisas foram retiradas e/ou modificadas, Orestes.
O Su-35 não possui o característico freio de mergulho dorsal, padrão no Su-27. Suas função são executadas por lemes ativos. Devido ao aumento nos pesos de decolagem e de pouso, a célula do Su-35 foi reforçada. Pela mesma razão, o trem de pouso dianteiro tem agora duas rodas.
Quanto à redução de assinatura radar, ela é limitada. O novo Su-35 dispõe de algumas características furtivas que diminuem sua assinatura radar na banda X, num arco de ±60º em relação ao eixo longitudinal.
Como outros já disseram, não há como fazer milagres de redução de assinatura radar num avião deste tamanho e com essa configuração aerodinâmica.
Bons acréscimos, Mapinguari. Em relação a redução da assinatura radar, muita confusão aqui se faz. A proposta dos russos não é apenas a diminuição do RCS e sim o aumento da furtividade do SU-35-1, isso é bem diferente. O "novo" caça é muito mais furtivo que seus antecessores.

Porém, é bom que se diga também, que tamanho não implica em redução de RCS apenas (repito, apenas), basta tomar o tamanho do F-22 como exemplo. Observe também que para caças grandes, a possibilidade de diminuição do RCS se limita ao campo "frente a frente", qualquer outro ângulo de incidência radar, o caça fica comprometido. A forma de alterar isso é mudando a geometria (desenho) do vetor.


Abraços,

Orestes




Carlos Mathias

#572 Mensagem por Carlos Mathias » Qua Fev 27, 2008 11:21 am

É impressão minha ou está surgindo mais uma restrição ao SU-35-1? A designação é fator decisivo na compra de um vetor? Tipo assim, se tiver mais de um ou dois nomes, não compramos, porque o povo na hora de usar pode pegar o avião errado. Seria isso? É impressão minha, não é?

Na verdade, para os russos , jamais houveram duas denominações para a família Flanker. Todos são T-10. É tudo T-10etc.

Eu já postei aqui uma enorme lista das designações das versões deste avião.

Sobre a furtividade, não há nada de excepcional na redução de RCS do SU-35-1. Quem acredita no RCS de 1m2 do F-18E, necessariamente acreditará no RCS de 1m2 do caça russo. Tudo o que foi feito num, pode ser feito no outro, ou mais. Basta ver a entrada de ar dos F-18, que era redonda e agora é quadrada. A considerarmos apenas o aspecto externo e visualmente perceptível, teríamos que concluir que o Rafale não é furtivo, pois sua entrada de ar é redonda. Por outro lado, seguindo a mesma linha de raciocínio, o Flanker deveria ter um reduzido RCS desde sempre, já que sua entrada de ar sempre foi quadrada. Portanto, diferenças visuais não devem ser usadas como parâmetro absoluto para avaliarmos reduções de RCS.

Aliás, os MIG-29M2 tiveram uma rdução de 10db apenas com uso de RAM.

Quem pode garantir que os russos não tenham desenvolvido algo melhor em termos de redução de RCS na área de materiais usados INTERNAMENTE?

A menos é claro que se parta do princípio que a Rússia é inerentemente incompetente.




Carlos Mathias

#573 Mensagem por Carlos Mathias » Qua Fev 27, 2008 11:34 am

É impressão minha ou está surgindo mais uma restrição ao SU-35-1? A designação é fator decisivo na compra de um vetor? Tipo assim, se tiver mais de um ou dois nomes, não compramos, porque o povo na hora de usar pode pegar o avião errado. Seria isso? É impressão minha, não é?

Na verdade, para os russos , jamais houveram duas denominações para a família Flanker. Todos são T-10. É tudo T-10etc.

Eu já postei aqui uma enorme lista das designações das versões deste avião.

Sobre a furtividade, não há nada de excepcional na redução de RCS do SU-35-1. Quem acredita no RCS de 1m2 do F-18E, necessariamente acreditará no RCS de 1m2 do caça russo. Tudo o que foi feito num, pode ser feito no outro, ou mais. Basta ver a entrada de ar dos F-18, que era redonda e agora é quadrada. A considerarmos apenas o aspecto externo e visualmente perceptível, teríamos que concluir que o Rafale não é furtivo, pois sua entrada de ar é redonda. Por outro lado, seguindo a mesma linha de raciocínio, o Flanker deveria ter um reduzido RCS desde sempre, já que sua entrada de ar sempre foi quadrada. Portanto, diferenças visuais não devem ser usadas como parâmetro absoluto para avaliarmos reduções de RCS.

Aliás, os MIG-29M2 tiveram uma rdução de 10db apenas com uso de RAM.

Quem pode garantir que os russos não tenham desenvolvido algo melhor em termos de redução de RCS na área de materiais usados INTERNAMENTE?

A menos é claro que se parta do princípio que a Rússia é inerentemente incompetente.




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Wolfgang
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#574 Mensagem por Wolfgang » Qua Fev 27, 2008 11:36 am

Acredito que o RCD deva ter dimunuído mas as entradas de ar me deixam com uma pulga atrás da orelha.




orestespf
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#575 Mensagem por orestespf » Qua Fev 27, 2008 11:46 am

Wolfgang escreveu:Acredito que o RCD deva ter dimunuído mas as entradas de ar me deixam com uma pulga atrás da orelha.
As entradas de ar foram "tratadas", Fábio. :wink:


Abraços,

Orestes




Carlos Mathias

#576 Mensagem por Carlos Mathias » Qua Fev 27, 2008 11:48 am

Acredito que o RCD deva ter dimunuído mas as entradas de ar me deixam com uma pulga atrás da orelha.
Você deve ter duas pulgas então, uma para o SH e outra para o SU-35-1, não é?




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#577 Mensagem por Wolfgang » Qua Fev 27, 2008 11:59 am

O SH? Não acredito que ele tenha um RCS tão baixo quanto dizem.




orestespf
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#578 Mensagem por orestespf » Qua Fev 27, 2008 12:49 pm

Wolfgang escreveu:O SH? Não acredito que ele tenha um RCS tão baixo quanto dizem.
Olá Fábio,

RCS de 1 m2 não é tão pequeno assim, trata-se de 10x menos do que um RCS "gigantesco" de 10 m2. Agora veja o RCS aproximado do F-22: 0,01 m2. Isto significa que é 100x menor do que uma assinatura radar de 1 m2, isto significa que é 1000x menor do que um RCS de 10x.

Viu a diferença na "prática"? :wink:

Só para constar, o importante é a forma de operação do radar e sua potência. O radar do SU-35-1 detecta alvos com RCS de 0,01 m2 a 90 km de distância, mas considerando os dois vetores no mesmo nível e de frente (um indo de frente para o outro).

Agora analise o radar RBE-2 do Rafale que tem alcance máximo para alvos com assinatura radar de 3 m2 na ordem de 130 km (que seja 150-160 km). A qual distância o Rafale poderia detectar alvos de 0,01 m2 (F-22, por exemplo)? Espero que entendam minha birra pessoal sobre este radar...

Abraços,

Orestes




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#579 Mensagem por Beronha » Qua Fev 27, 2008 12:53 pm

pelo preço do rafinha do prick , poderia vir com um radarzinho melhor e um r2d2 acoplado




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#580 Mensagem por Wolfgang » Qua Fev 27, 2008 12:56 pm

Entendo sim. Não me convenci sobre a capacidade do radar do Rafa. Ideal seria meter um Elta 2052 turbinado no Rafa... :twisted:




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#581 Mensagem por Penguin » Qua Fev 27, 2008 1:24 pm

orestespf escreveu:
Wolfgang escreveu:O SH? Não acredito que ele tenha um RCS tão baixo quanto dizem.
Olá Fábio,

RCS de 1 m2 não é tão pequeno assim, trata-se de 10x menos do que um RCS "gigantesco" de 10 m2. Agora veja o RCS aproximado do F-22: 0,01 m2. Isto significa que é 100x menor do que uma assinatura radar de 1 m2, isto significa que é 1000x menor do que um RCS de 10x.

Viu a diferença na "prática"? :wink:

Só para constar, o importante é a forma de operação do radar e sua potência. O radar do SU-35-1 detecta alvos com RCS de 0,01 m2 a 90 km de distância, mas considerando os dois vetores no mesmo nível e de frente (um indo de frente para o outro).

Agora analise o radar RBE-2 do Rafale que tem alcance máximo para alvos com assinatura radar de 3 m2 na ordem de 130 km (que seja 150-160 km). A qual distância o Rafale poderia detectar alvos de 0,01 m2 (F-22, por exemplo)? Espero que entendam minha birra pessoal sobre este radar...

Abraços,

Orestes
Acontece que ninguem sabe o RCS do SH.
O proprio critico de 1a hora, Carlo Kopp, reconhece que as medidas adotadas no seu projeto foram intensas:

(...) The inlets represent a key design optimisation intended to reduce the aircraft's forward sector radar cross section. The edge alignment of the inlet leading edges is designed to scatter radiation to the sides, and fixed fanlike reflecting structure in the inlet tunnel performs a role analogous to the mesh on the inlets of the F-117A, keeping microwave illumination off the rotating fan blades.

The F/A-18E aircraft makes considerable use of panel join serration and edge alignment. Close inspection of the aircraft shows considerable attention paid to the removal or filling of unnecessary surface join gaps and resonant cavities. Where the F/A-18A-D used grilles to cover various accessory exhaust and inlet ducts, the F/A-18E/F uses centimetric band opaque perforated panels. Careful attention has been paid to the alignment of many panel boundaries and edges, to scatter travelling waves away from the aircraft boresight.

It would be fair to say that the F/A-18E/F employs the most extensive radar cross section reduction measures of any contemporary fighter, other than the very low observable F-22 and planned JSF. While the F/A-18E/F is not a true stealth fighter like the F-22, it will have a forward sector RCS arguably an order of magnitude smaller than seventies designed fighters. Since every deciBel of RCS reduction counts until you get into the range of weapon payload RCS, the F/A-18E/F represents the reasonable limit of what is worth doing on a fighter carrying external stores. None of the RCS reduction features employed in the F/A-18E/F are visible on any of the three Eurocanards, which raises interesting questions about the relative forward sector RCS reduction performance of these types. (...)

http://www.ausairpower.net/SuperBug.html




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Immortal Horgh
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#582 Mensagem por Immortal Horgh » Qua Fev 27, 2008 2:22 pm

orestespf escreveu:
Wolfgang escreveu:O SH? Não acredito que ele tenha um RCS tão baixo quanto dizem.
Olá Fábio,

RCS de 1 m2 não é tão pequeno assim, trata-se de 10x menos do que um RCS "gigantesco" de 10 m2. Agora veja o RCS aproximado do F-22: 0,01 m2. Isto significa que é 100x menor do que uma assinatura radar de 1 m2, isto significa que é 1000x menor do que um RCS de 10x.

Viu a diferença na "prática"? :wink:

Só para constar, o importante é a forma de operação do radar e sua potência. O radar do SU-35-1 detecta alvos com RCS de 0,01 m2 a 90 km de distância, mas considerando os dois vetores no mesmo nível e de frente (um indo de frente para o outro).

Agora analise o radar RBE-2 do Rafale que tem alcance máximo para alvos com assinatura radar de 3 m2 na ordem de 130 km (que seja 150-160 km). A qual distância o Rafale poderia detectar alvos de 0,01 m2 (F-22, por exemplo)? Espero que entendam minha birra pessoal sobre este radar...

Abraços,

Orestes

Xiii, Professor, comprou briga com o Prick :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Esse alcande de detecção depende da potência do radar, tinha visto que no máximo, o novo radar poderia detectar, nessas mesmas condições de RCS, a cerca de 140 km. Imagina o Rafale cego do jeito que é e com aqueles mísseis mancos (=MICA), tendo que enfrentar um SU-35-1 :twisted:


[ ]s




Slavsya, Otechestvo nashe svobodnoye,
Druzhby narodov nadyozhny oplot,
Znamya sovetskoye, znamya narodnoye
Pust' ot pobedy k pobede vedyot!
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#583 Mensagem por orestespf » Qua Fev 27, 2008 2:46 pm

jacquessantiago escreveu:
orestespf escreveu: Olá Fábio,

RCS de 1 m2 não é tão pequeno assim, trata-se de 10x menos do que um RCS "gigantesco" de 10 m2. Agora veja o RCS aproximado do F-22: 0,01 m2. Isto significa que é 100x menor do que uma assinatura radar de 1 m2, isto significa que é 1000x menor do que um RCS de 10x.

Viu a diferença na "prática"? :wink:

Só para constar, o importante é a forma de operação do radar e sua potência. O radar do SU-35-1 detecta alvos com RCS de 0,01 m2 a 90 km de distância, mas considerando os dois vetores no mesmo nível e de frente (um indo de frente para o outro).

Agora analise o radar RBE-2 do Rafale que tem alcance máximo para alvos com assinatura radar de 3 m2 na ordem de 130 km (que seja 150-160 km). A qual distância o Rafale poderia detectar alvos de 0,01 m2 (F-22, por exemplo)? Espero que entendam minha birra pessoal sobre este radar...

Abraços,

Orestes
Acontece que ninguem sabe o RCS do SH.
O proprio critico de 1a hora, Carlo Kopp, reconhece que as medidas adotadas no seu projeto foram intensas:

(...) The inlets represent a key design optimisation intended to reduce the aircraft's forward sector radar cross section. The edge alignment of the inlet leading edges is designed to scatter radiation to the sides, and fixed fanlike reflecting structure in the inlet tunnel performs a role analogous to the mesh on the inlets of the F-117A, keeping microwave illumination off the rotating fan blades.

The F/A-18E aircraft makes considerable use of panel join serration and edge alignment. Close inspection of the aircraft shows considerable attention paid to the removal or filling of unnecessary surface join gaps and resonant cavities. Where the F/A-18A-D used grilles to cover various accessory exhaust and inlet ducts, the F/A-18E/F uses centimetric band opaque perforated panels. Careful attention has been paid to the alignment of many panel boundaries and edges, to scatter travelling waves away from the aircraft boresight.

It would be fair to say that the F/A-18E/F employs the most extensive radar cross section reduction measures of any contemporary fighter, other than the very low observable F-22 and planned JSF. While the F/A-18E/F is not a true stealth fighter like the F-22, it will have a forward sector RCS arguably an order of magnitude smaller than seventies designed fighters. Since every deciBel of RCS reduction counts until you get into the range of weapon payload RCS, the F/A-18E/F represents the reasonable limit of what is worth doing on a fighter carrying external stores. None of the RCS reduction features employed in the F/A-18E/F are visible on any of the three Eurocanards, which raises interesting questions about the relative forward sector RCS reduction performance of these types. (...)

http://www.ausairpower.net/SuperBug.html
Ninguém conhece o RCS de nenhum caça, Jacques, isso não passa de estimativas. :wink:

O máximo que podemos fazer aqui no DB é trabalhar com estes dados públicos, o que vale para um dado caça (F-18???), tem que valer para todos. :wink:

Carlo Kopp??? Quem sério o leva a sério??? :D :D :D


Abração,

Orestes




orestespf
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#584 Mensagem por orestespf » Qua Fev 27, 2008 2:51 pm

Immortal Horgh escreveu:
orestespf escreveu: Olá Fábio,

RCS de 1 m2 não é tão pequeno assim, trata-se de 10x menos do que um RCS "gigantesco" de 10 m2. Agora veja o RCS aproximado do F-22: 0,01 m2. Isto significa que é 100x menor do que uma assinatura radar de 1 m2, isto significa que é 1000x menor do que um RCS de 10x.

Viu a diferença na "prática"? :wink:

Só para constar, o importante é a forma de operação do radar e sua potência. O radar do SU-35-1 detecta alvos com RCS de 0,01 m2 a 90 km de distância, mas considerando os dois vetores no mesmo nível e de frente (um indo de frente para o outro).

Agora analise o radar RBE-2 do Rafale que tem alcance máximo para alvos com assinatura radar de 3 m2 na ordem de 130 km (que seja 150-160 km). A qual distância o Rafale poderia detectar alvos de 0,01 m2 (F-22, por exemplo)? Espero que entendam minha birra pessoal sobre este radar...

Abraços,

Orestes

Xiii, Professor, comprou briga com o Prick :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Esse alcande de detecção depende da potência do radar, tinha visto que no máximo, o novo radar poderia detectar, nessas mesmas condições de RCS, a cerca de 140 km. Imagina o Rafale cego do jeito que é e com aqueles mísseis mancos (=MICA), tendo que enfrentar um SU-35-1 :twisted:


[ ]s
Olá Immortal,

isso não é comprar briga, são fatos. Quem discorda que apresente fontes, qualquer uma que seja. Dou uma fonte "simples" sobre o SU-35-1: última T&D. Para o Rafale: última Asas.

Abraços,

Orestes




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#585 Mensagem por piratadabaixada » Qua Fev 27, 2008 2:52 pm

orestespf escreveu:
jacquessantiago escreveu: Acontece que ninguem sabe o RCS do SH.
O proprio critico de 1a hora, Carlo Kopp, reconhece que as medidas adotadas no seu projeto foram intensas:

(...) The inlets represent a key design optimisation intended to reduce the aircraft's forward sector radar cross section. The edge alignment of the inlet leading edges is designed to scatter radiation to the sides, and fixed fanlike reflecting structure in the inlet tunnel performs a role analogous to the mesh on the inlets of the F-117A, keeping microwave illumination off the rotating fan blades.

The F/A-18E aircraft makes considerable use of panel join serration and edge alignment. Close inspection of the aircraft shows considerable attention paid to the removal or filling of unnecessary surface join gaps and resonant cavities. Where the F/A-18A-D used grilles to cover various accessory exhaust and inlet ducts, the F/A-18E/F uses centimetric band opaque perforated panels. Careful attention has been paid to the alignment of many panel boundaries and edges, to scatter travelling waves away from the aircraft boresight.

It would be fair to say that the F/A-18E/F employs the most extensive radar cross section reduction measures of any contemporary fighter, other than the very low observable F-22 and planned JSF. While the F/A-18E/F is not a true stealth fighter like the F-22, it will have a forward sector RCS arguably an order of magnitude smaller than seventies designed fighters. Since every deciBel of RCS reduction counts until you get into the range of weapon payload RCS, the F/A-18E/F represents the reasonable limit of what is worth doing on a fighter carrying external stores. None of the RCS reduction features employed in the F/A-18E/F are visible on any of the three Eurocanards, which raises interesting questions about the relative forward sector RCS reduction performance of these types. (...)

http://www.ausairpower.net/SuperBug.html
Ninguém conhece o RCS de nenhum caça, Jacques, isso não passa de estimativas. :wink:

O máximo que podemos fazer aqui no DB é trabalhar com estes dados públicos, o que vale para um dado caça (F-18???), tem que valer para todos. :wink:

Carlo Kopp??? Quem sério o leva a sério??? :D :D :D


Abração,

Orestes
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