Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.
Moderador: Conselho de Moderação
-
Lord Nauta
- Sênior

- Mensagens: 4579
- Registrado em: Dom Jul 15, 2007 4:29 pm
- Agradeceram: 455 vezes
#571
Mensagem
por Lord Nauta » Qui Abr 30, 2015 4:46 pm
Luís Henrique escreveu:Carlos Lima escreveu:
Luis...
Su-33 = guerra-fria - Stobar
Mig-29 = India, Russia comprando - Stobar
Rafale M = Franca e eles vao comprar bem mais do que 40 alem do fato do Rafale M ter sido projetado do zero para tambem ser um aviao Naval.
Nao da nem para comecar a comparar com a nossa realidade...
[]s
CB
Da sim Carlos.
O russos construíram 24 Su-33. Pagaram o desenvolvimento para APENAS 24 unidades.
O MiG-29K só DEPOIS que a Rússia resolveu adquirir para substituir o Su-33. Mas foi desenvolvido APENAS COM 1 CLIENTE e para uma encomenda INICIAL de APENAS 16 unidades (12 monoplace e 4 biplace). Depois a Índia gostou do resultado e encomendou mais um pouco, e DEPOIS a Rússia resolveu adquiri-lo.
Ou seja, foi desenvolvido para APENAS 16 unidades.
Rafale a intenção total da França não é para bem mais que os 40 Rafale M. A intenção total de possuir 296 Rafale, envolve APENAS 60 da versão naval.
E sabemos que dificilmente a França vai chegar neste número. Pois até agora encomendou apenas 180, dos quais 40 da versão naval.
Portanto 3 exemplos, com as respectivas encomendas em 24, 16 e 40 unidades.
E todos para apenas UM OPERADOR inicialmente.
Não tem muita diferença se a MB encomendar 24 unidades, principalmente porque o Gripen é MENOR e mais barato que a maioria dos caças.
Colegas tem diferença sim!
''A RUSSIA e a FRANÇA SÃO PAÍSES COM INTERESSES MUNDIAIS E POTENCIAS POLITICAS COM HISTÓRICO DENSO EM PARTICIPAÇÃO EM GUERRAS ATRAVÉS DOS SECULOS. SÃO PAÍSES DE EXPRESSÃO NO JOGO GEOPOLITICO GLOBAL E QUE UTILIZAM SUAS FORÇAS ARMADAS COMO EXTENSÃO DE SUA DIPLOMACIA NESTE JOGO. E O BRASIL O QUE É, QUAL SEU PESO RELATIVO, QUAL SUA INFLUÊNCIA , QUAL SEU HISTÓRICO DE POTENCIA, QUAL SUA PARTICIPAÇÃO NO JOGO GEOPOLITICO, QUAL SEU HISTÓRICO COMO PAIS GUERREIRO ATRAVÉS DO SECULOS? A REALIDADE E QUE SOMOS INCAPAZES DE PROJETAR PODER EM NOSSO PRÓPRIO QUINTAL MARÍTIMO QUE E O ATLÂNTICO SUL. EXEMPLO DISTO E A OTAN NO GOLFO DA GUINÉ. NA REALIDADE SOMOS UM ANÃO POLITICO E MILITAR''
Sds
Lord Nauta
-
Arataca
- Intermediário

- Mensagens: 224
- Registrado em: Qua Nov 03, 2010 6:35 pm
- Agradeceu: 224 vezes
- Agradeceram: 31 vezes
#573
Mensagem
por Arataca » Qui Abr 30, 2015 6:27 pm
Lord Nauta escreveu:NA REALIDADE SOMOS UM ANÃO POLITICO E MILITAR''
Sds
Lord Nauta
Prezado Lord,
Claramente você está muito otimista e com mania de grandeza!
Na realidade mesmo nós somos uma AMEBA POLÍTICA E MILITAR! ...e a tendência é de diminuição!
1 abraço
-
Ilya Ehrenburg
- Sênior

- Mensagens: 2449
- Registrado em: Ter Set 08, 2009 5:47 pm
- Agradeceram: 1 vez
#574
Mensagem
por Ilya Ehrenburg » Qui Abr 30, 2015 10:03 pm
Luís Henrique escreveu:
Sim. Mas já que deram dois exemplos de caças navais, su-33 e mig-29 eu pergunto: quantos exemplares de cada foram produzidos para viabilizar o desenvolvimento???
Após a resposta à esta pergunta e já sabendo que o rafale naval foi produzido somente 40 unidades, vocês perceberão que se a MB encomendar 24 sea gripen, já é mais que o suficiente para viabilizar o desenvolvimento...
Olá Luís...
Para facilitar vou colocar aqui a minha opinião sobre o Gripen Naval:
http://www.planobrazil.com/um-sonho-dourado/
Tudo o que eu penso lá está.
É antigo o artigo, mas nada mudou.
Com 8 toneladas, vazio, o NG está "obeso", imagine então com 8,5, ou mais...

Não se tem razão quando se diz que o tempo cura tudo: de repente, as velhas dores tornam-se lancinantes e só morrem com o homem.
Ilya Ehrenburg
Uma pena incansável e combatente, contra as hordas imperialistas, sanguinárias e assassinas!
-
gabriel219
- Sênior

- Mensagens: 14144
- Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
- Agradeceu: 797 vezes
- Agradeceram: 2546 vezes
#575
Mensagem
por gabriel219 » Qui Abr 30, 2015 11:15 pm
Obeso consegue correr em velocidade de 34 km/h? Faço a mesma pergunta para: se o Gripen NG está obeso com 8 toneladas, porque ele tem a capacidade supercruise?
Abs.
-
FCarvalho
- Sênior

- Mensagens: 40073
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 6315 vezes
- Agradeceram: 3541 vezes
#576
Mensagem
por FCarvalho » Sex Mai 01, 2015 1:12 am
Carlos Lima escreveu:Esse é um conceito de CAD assim como muitos outros.
Precisa de muito arroz e feijão para alguém dizer: - Vamos investir nisso!
Acho que existe um mundo grande por aí... não vamos assumir que a verdade está no CAD!
Rimou!

[]s
CB_Lima
Carlos, não te esqueças que no mundo da ciência, quase tudo sempre começa com uma idéia, um lápis e um pedaço de papel.
Hoje, podemos dizer que o papel está... modernizado.
Ademais, lembre-se também que este projeto não é para agora, é algo para daqui a 15 anos. Temos o mais importante: tempo.
O E-145, por volta dos fim dos 80's era também só um desenho esquemático na mesa de um engenheiro. Nos anos da década de 90's progrediu, virou um protótipo e nos anos 2000 ainda é um dos jatos, na sua categoria, mais usados.
E assim vamos.
abs.
Carpe Diem
-
Carlos Lima
- Sênior

- Mensagens: 18932
- Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
- Agradeceu: 1275 vezes
- Agradeceram: 631 vezes
#577
Mensagem
por Carlos Lima » Sex Mai 01, 2015 4:33 am
FCarvalho escreveu:Carlos Lima escreveu:Esse é um conceito de CAD assim como muitos outros.
Precisa de muito arroz e feijão para alguém dizer: - Vamos investir nisso!
Acho que existe um mundo grande por aí... não vamos assumir que a verdade está no CAD!
Rimou!

[]s
CB_Lima
Carlos, não te esqueças que no mundo da ciência, quase tudo sempre começa com uma idéia, um lápis e um pedaço de papel.
Hoje, podemos dizer que o papel está... modernizado.
Ademais, lembre-se também que este projeto não é para agora, é algo para daqui a 15 anos. Temos o mais importante: tempo.
O E-145, por volta dos fim dos 80's era também só um desenho esquemático na mesa de um engenheiro. Nos anos da década de 90's progrediu, virou um protótipo e nos anos 2000 ainda é um dos jatos, na sua categoria, mais usados.
E assim vamos.
abs.
Mais ou menos, mas entendo o "romantismo"...
[]s
CB_Lima
CB_Lima = Carlos Lima

-
knigh7
- Sênior

- Mensagens: 19515
- Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
- Localização: S J do Rio Preto-SP
- Agradeceu: 2149 vezes
- Agradeceram: 2730 vezes
#578
Mensagem
por knigh7 » Sex Mai 01, 2015 12:58 pm
Informação divulgada no Poder Naval pelo CMG Luiz Monteiro:
Luiz Monteiro 28 de abril de 2015 at 21:53 #
....
se tudo ocorrer como o planejado pela MB, no final da próxima década, o NAe São Paulo estará operando com um grupo aéreo formado por 16-20 Sea Gripen, 2 Turbo Tracker MASC (AEW&C), 2 Turbo Trader COD/AAR, 4 SeaHawk ASW/ASuW, 1-2 Super Cougar e 1 helicóptero leve.
Abraços
http://www.naval.com.br/blog/2015/04/28 ... ea-gripen/
-
knigh7
- Sênior

- Mensagens: 19515
- Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
- Localização: S J do Rio Preto-SP
- Agradeceu: 2149 vezes
- Agradeceram: 2730 vezes
#579
Mensagem
por knigh7 » Sex Mai 01, 2015 1:12 pm
Outra informação divulgada, agora pelo CF (R1) Lynx:
lynx 29 de abril de 2015 at 22:58 #
Para quem teve que estudar o assunto operação de F-18 e Rafale no São Paulo, por força do ofício, é duro ler que ainda há especulações sobre isso.
Para o pessoal da ativa que por ventura tenha tido um “fora de giro” sobre o assunto, o velha-guarda vai dar o Norte para se orientarem:
Sobre operação do Rafale, procurem um estudo classificado, de 2009, feito em conjunto pelo ComOpNav e DGMM nas secretarias desses ODS e enterrem de vez o assunto. E não caiam em esparrelas como uso de REVO porque isso é inexequível.
Sobre operação de F-18 (A ou D), consultem estudo do ComOpNav feito na época do AE Saraiva Ribeiro sobre possibilidades para o A-12. Na secretaria tem cópia.
Caso persista a dúvida, consultem o estudo da Macdonel-Douglas sobre o assunto que se encontra no arquivo do ComOpNav-314, uma vez que só existe em meio físico.
E os Srs que estamos procurando alternativas de F-18 para a MB, não percam seu tempo.
A modernização do São Paulo está vinculada à escolha do Gripen? Tá legal… Vou dormir!
http://www.naval.com.br/blog/2015/04/28 ... ea-gripen/
-
Ilya Ehrenburg
- Sênior

- Mensagens: 2449
- Registrado em: Ter Set 08, 2009 5:47 pm
- Agradeceram: 1 vez
#580
Mensagem
por Ilya Ehrenburg » Sex Mai 01, 2015 10:04 pm
gabriel219 escreveu:Obeso consegue correr em velocidade de 34 km/h? Faço a mesma pergunta para: se o Gripen NG está obeso com 8 toneladas, porque ele tem a capacidade supercruise?
Abs.
Pode o NG, Gripen E, carregar mais que um Gripen C?
O ganho de desempenho com a 414 foi anulado pela massa agregada. A SAAB falava em 7 tons... Daí subiu para 7,5 tons... Agora está em 8 tons...
Imagine, agora, este cenário num caça naval... Ainda mais pesado.
Não se tem razão quando se diz que o tempo cura tudo: de repente, as velhas dores tornam-se lancinantes e só morrem com o homem.
Ilya Ehrenburg
Uma pena incansável e combatente, contra as hordas imperialistas, sanguinárias e assassinas!
-
gabriel219
- Sênior

- Mensagens: 14144
- Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
- Agradeceu: 797 vezes
- Agradeceram: 2546 vezes
#581
Mensagem
por gabriel219 » Sex Mai 01, 2015 11:31 pm
Ilya Ehrenburg escreveu:gabriel219 escreveu:Obeso consegue correr em velocidade de 34 km/h? Faço a mesma pergunta para: se o Gripen NG está obeso com 8 toneladas, porque ele tem a capacidade supercruise?
Abs.
Pode o NG, Gripen E, carregar mais que um Gripen C?
O ganho de desempenho com a 414 foi anulado pela massa agregada. A SAAB falava em 7 tons... Daí subiu para 7,5 tons... Agora está em 8 tons...
Imagine, agora, este cenário num caça naval... Ainda mais pesado.
Mesmo com o ganho de peso, o Gripen continua com capacidade supercruise, coisa que muitos caças navais não tem, isso mostra que ele tem boa relação empuxo x peso.
Não está nem um pouco obeso.
Abs.
-
Bolovo
- Sênior

- Mensagens: 28558
- Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
- Agradeceu: 547 vezes
- Agradeceram: 442 vezes
#582
Mensagem
por Bolovo » Sex Mai 01, 2015 11:33 pm
Como que o Gripen NG tem supercruise sendo que ele nunca voou?
"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
-
gabriel219
- Sênior

- Mensagens: 14144
- Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
- Agradeceu: 797 vezes
- Agradeceram: 2546 vezes
#584
Mensagem
por gabriel219 » Sáb Mai 02, 2015 2:37 am
Nos testes feitos no Gripen demo. O mesmo não é um ensaio para o que o Gripen E/F se tornará?
É sério, vejo mais gente do contra com raiva por que seu preferido não ganhou do que alguma crítica baseada em algo concreto.
-
Bolovo
- Sênior

- Mensagens: 28558
- Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
- Agradeceu: 547 vezes
- Agradeceram: 442 vezes
#585
Mensagem
por Bolovo » Sáb Mai 02, 2015 3:04 am
gabriel219 escreveu:Nos testes feitos no Gripen demo. O mesmo não é um ensaio para o que o Gripen E/F se tornará?
É sério, vejo mais gente do contra com raiva por que seu preferido não ganhou do que alguma crítica baseada em algo concreto.
Cuma? Uma screenshot do meu voto no tópico do FX2.
Meu voto foi no Gripen NG no começo da enquete até pq era o óbvio, apoiei alucinadamente o Gripen no FX1. Alias, era um dos unicos a fazer isso. Mas mudei de ideia radicalmente quando percebi que caímos no conto do vigário do século. Estará nos livros de história, sem dúvidas, daqui umas décadas. Vai ser um belo capítulo chamado "Quando a SAAB enganou o Brasil".
O Gripen Demo é o Gripen Demo. O Gripen NG/E/F será outro avião, com peso diferente, dimensões diferentes e seu protótipo só voará próximo ano, então até lá tudo não passa de especulação.
"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)