Sendo o F-16(BR)I uma aeronave baseada na de Israel...
Eu acho que estaríamos caminhando para uma aeronave multifuncional, mas com fócuo em Ataque ao invés de Defesa Aérea...
Ou seja, uma aeronave bem equipada para "responder" e se defender em caso seja ameaçada, ou mesmo uma aeronave para "tomar iniciativa" caso seja necessário.
O seu emprego em conjunto com um sistema de Defesa Aéreo Integrado (como o nosso), assim com o uso de Datalink e aeronaves como os R-99A/B tornam o uso dessa aeronave bem interessante e um inimigo a ser respeitado.
Aliado isso a treinamento com FA como as de Israel e dos EUA é um outro fator que tem que ser colocado como uma interessante vantagem na compra (já que são 2 das FA "mais operacionais" do mundo).
Obviamente que pela compra em si, eu não sou fã do F-16 (e tenho os meus motivos para isso), mas se pararmos para pensar nos prováveis benefícios estratégicos dessa compra, ela não é má não!
Essa compra teria a ver com apoio e alinhamento político e estratégico, e hoje em dia é importante para um monte de governos e "investidores" saber que na Am. do Sul as coisas "vão bem obrigado - com os problemas habituais é claro", mas a gerência continua a mesma...
Espero que todos os aspectos de emprego, estratégicos, treinamento, logísticos e de evolução da plataforma também estejam sendo pensados...
Que honestamente é o que importa...
O resto é Super-trunfo e na minha opnião é uma grande bobeira.
[]s
CB_Lima