TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%

Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
DELTA22
Sênior
Sênior

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#56971 Mensagem por DELTA22 » Sáb Mar 19, 2011 5:14 pm

Sonora e explicitamente, duvido que seja anunciado, Alberto.

[]'s.

"Apenas o mais sábio e o menos sábio nunca mudam de opinião."
AlbertoRJ
Sênior
Sênior

#56972 Mensagem por AlbertoRJ » Sáb Mar 19, 2011 5:16 pm

DELTA22 escreveu:Sonora e explicitamente, duvido que seja anunciado, Alberto.

[]'s.
Ah tá, mas na Índia não foi explicito?

[]'s

Alberto -
DELTA22
Sênior
Sênior

#56973 Mensagem por DELTA22 » Sáb Mar 19, 2011 5:22 pm

AlbertoRJ escreveu:
DELTA22 escreveu:Sonora e explicitamente, duvido que seja anunciado, Alberto.

[]'s.
Ah tá, mas na Índia não foi explicito?

[]'s
Deixo para livre interpretação... Disse "Óh Brahma" ( :lol: ) na Índia: "Nos anos seguintes, eu espero ansiosamente por um Conselho de Segurança das Nações Unidas reformado que inclua a Índia como membro permanente".

"Nos anos seguintes...": Quando? Isso é bom ou ruim? Tem seriedade esse apoio? Para mim, é outra declaração que não muda nada, assim como a do documento aqui no Brasil que indica menos ainda.

[]'s.

"Apenas o mais sábio e o menos sábio nunca mudam de opinião."
AlbertoRJ
Sênior
Sênior

#56974 Mensagem por AlbertoRJ » Sáb Mar 19, 2011 5:25 pm

É verdade...

[]'s

Alberto -
suntsé
Sênior
Sênior
Agradeceu: 232 vezes
Agradeceram: 154 vezes

#56975 Mensagem por suntsé » Sáb Mar 19, 2011 6:28 pm

AlbertoRJ escreveu:
suntsé escreveu:Parece que o Obama, vai mesmo apoiar o Brasil como membro permanente no Conselho de Segurança da ONU. Se ele der o apoio na declaração conjunta com a nossa presidenta. O F18 Vence a licitação [002]
Discursos da Dilma e do Obama e nada de apoio ao CS.
O interesse maior da visita é óbvio: Aumentar as exportações deles, que já não são o nosso principal parceiro.
Me deixei levar pelas especulações e amadorismos da nossa grande mídia. Prefiro que o Brasil amadureça antes de fazer parte de um conselho como este.

Receber apoio dos EUA nas circunstâncias atuais, um apoio dos EUA representaria a coroação da incompetência dos nossos políticos. Nossos políticos continuaram inclinados a tratar questões de defesa com descaso. Cairia como uma luva para aqueles que advogam que força militar é dispensável para esta pretensão.

sapao
Sênior
Sênior
Agradeceu: 54 vezes
Agradeceram: 253 vezes

#56976 Mensagem por sapao » Sáb Mar 19, 2011 6:49 pm

talharim escreveu:huahuahuaheuheuhe...........mandar F-5BR para fazer exclusao aérea na Libia os caras com S-200..............

Iria ser uma cena engraçada e macabra ao mesmo tempo.

O governo brasileiro deveria receber uma responsabilidade destas da ONU..........para tomar no rabo e cair na real .

Você quer dizer OUTRA responsabilidade dessas, além do HAITI e do LIBANO, correto?

Alias no HAITI o apoio aéreo é prestado pelo Chile, e vejam só, pela Argentina!
Cada um com um esquadrão de helis por lá.

[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
Paisano
Sênior
Sênior
Agradeceu: 649 vezes
Agradeceram: 285 vezes
Contato:

#56977 Mensagem por Paisano » Sáb Mar 19, 2011 6:57 pm

Prezado sapao,

Não leve ao pé da letra os posts do Talha. :wink:

Um abraço.

sapao
Sênior
Sênior

#56978 Mensagem por sapao » Sáb Mar 19, 2011 7:03 pm

AlbertoRJ escreveu:Agora voltando a falar sério e para finalizar a minha participação no debate.

Me pediram provas de que o vazamento do relatório tivesse saído de dentro da FAB ou COPAC. Evidentemente não tenho essas provas e por isso quero esclarecer o que eu escrevi e o porquê da minha opinião.

Em relação ao relatório creio que poucos ousariam questionar sua veracidade. A jornalista não publicaria tal coisa não tendo a certeza absoluta de que se tratava de um relatório verdadeiro. Isso nunca foi desmentido e já foi até confirmado informalmente por algumas pessoas mais informadas.

Sendo um relatório verdadeiro eu penso que a fonte da jornalista, até para que ela tivesse alguma certeza, deve ser ligada às únicas áreas que tinham acesso a esse relatório preliminar, ou alguém de muita confiança passando por intermediário.
Eentendo que as únicas pessoas que DEVERIAM ter esse acesso seriam de dentro da FAB ou do Governo Federal. Que saibamos, o relatório sequer passou por outros ministérios fora o da Defesa, pelo menos nessa fase.

Errado ou não, o Governo já tinha dado um encaminhamento ao processo e tinha revelado publicamente a sua preferência. Ainda assim, em respeito ao processo ainda em andamento, foi divulgado em nota oficial pelo MD de que isso não significava o fim do mesmo. Erros e mais erros, mas dentro do que pode se chamar de ordem institucional.

Em seguida houve a publicação do relatório pela Folha que iniciou um tremendo debate sobre essa questão com direito até a nota oficial da Saab agradecendo à FAB. A polêmica era em razão do GF estar contrariando o interesse da FAB com a sua preferência. Do GF e da FAB só existiu o silêncio.

Após as mudanças solicitadas pelo MD o relatório final só foi entregue ao Presidente em maio de 2010, no ano e em meio já à campanha presidencial. O que foi feito? A decisão foi adiada. Motivo?

Após a eleição da futura Presidenta houve uma conversa entre ela e o Presidente em que ficou acertado que a escolha dos caças seria feita por ela, após a sua posse.
Obviamente, ela não desejava comprometer o seu inicio de governo com a decisão e acho tinha todo o direito. Em primeiro lugar a idéia de um governante é "arrumar a casa" e privilegiar os principais programas da campanha. O Lula fez a mesma coisa quando assumiu o primeiro mandato. Ao assumir ela resolveu fazer uma nova análise de todo o processo. Motivo?

Creio que a divulgação do relatório inicial serviu para acirrar os lobbies e ampliar muitíssimo a polêmica em relação à escolha do FX-2. Se isso pode até não ter sido "o fator decisivo" para o seu adiamento mas com toda certeza serviu para muitíssimo influenciar decisões naquele momento.

Daí eu considerar o vazamento um ato de sabotagem do processo ligado a quem não tinha intereesse em que o mesmo seguisse pelo caminho divulgado pelo GF, seja lá quem for. E deu certo.

Isso reflete apenas a minha opinião.
[]'s
E porque você acha então que foi a FAB/COPAC que tinha interesse em "melar" o processo como estava?
Porque algumas paginas antes você disse que era uma inversão de valores a FAB se sentir constrangida já que ela havia "melado" o processo; depois você diz que foi algem da FAB ou do GF.
Afinal, você ainda acha uma inversão de valores a proposta da comissão?

sapao
Sênior
Sênior

#56979 Mensagem por sapao » Sáb Mar 19, 2011 7:04 pm

Paisano escreveu:Prezado sapao,

Um abraço.
Não levo, mas não quer dizer que não leio...

abraço

sapao
Sênior
Sênior

#56980 Mensagem por sapao » Sáb Mar 19, 2011 7:10 pm

AlbertoRJ escreveu:O vazamento foi real e o relatório também. O que se contesta pelos rafalistas, e me incluo, que essa NÂO ERA A OPINIÂO DA FAB como instituição.Mas para a mídia não é assim e para quem acompanha de forma superficial também não.
A partir desse momento a sabotagem funcionou. Está claro para mim, pelo menos.

Penso que o Prosub não seria assinado se houvesse polêmica semelhante.

E penso que opinião são análises com base nos FATOS. O vazamento foi um fato.

A intenção do vazamento foi claramente a de sabotar o processo e obteve sucesso.

[]s
Aonde estaria essa declaração do Brig. Saito que até hoje ninguem viu?
Aliás, alguem ouviu falar se perguntaram para a FAB qual a opinião dela ou mandaramque ela classificasse as aeronaves de acordo com criterios X e Y?
Existe uma enorme diferença.

sapao
Sênior
Sênior

#56981 Mensagem por sapao » Sáb Mar 19, 2011 7:12 pm

AlbertoRJ escreveu:
Túlio escreveu:Burro dele se for, pois pode ser podado ao voltar para casa. Vejam o papelão que o NOSSO Presidente fez com o da França e que acabou mandando o FX pelos ares... :wink: 8-]
O que mandou o FX para os ares foi o papelão do relatório-sabotagem vazado. :wink:

Com certeza, todos sabemos da indole fraca e altamente sugestiva do nosso ex-presidente que deixava ser mandado por qualquer subalterno de 4 ou 5 escalão.
AlbertoRJ escreveu:E talvez perdesse a eleição, certo?
OXALÁ isso fosse verdade!
Que um tema de Defesa decidisse alguma coisa na politica do país, ainda mais na eleição presidencial!
Realmente você acredita que ele não assinou com os franceses por medo de ficar com uma imagem negativa na eleição?
Se você dissesse que seria por causa do custo, talvez eu até concordasse.
Mas por causa de um suposto relatorio vazado que indicaria que a FAB preferiu X e o presidente Y?
Faz-me rir para não chorar que isso iria fazer alguma diferença na campanha eleitoral...
Quantos minutos foram gastos em TODOS os debates e programas de TV falando sobre Defesa?
E não estou falando sobre F-X não, estou falando sobre tudo.

O povo em geral está cagand* para o F-X, a grande maioria nem sabe se foi definido ou não e não está nem ai, e o impacto de tal noticia sobre a campanha teria sido nulo. Existem coisas muito mais inportantes para a população geral como infraestrutura aeroportuaria e trafego aereo que nem foram citadas.
O pro-sub ou o 725 poderiam ter sido discutidos devido as somas envolvidas e nem se ouviu falar.
Sinto muito, mas vejo a realidade eleitoral completamente desinteressada neste assunto a não ser que se trabalhe nos moldes do que o LeandroGCard ja citou.

sapao
Sênior
Sênior

#56982 Mensagem por sapao » Sáb Mar 19, 2011 7:38 pm

Não Túlio, ERA secreto e caiu na mão de jornalista, isso que é grave.
Domingo sim, Domingo não documentos e dados de operações do PF, RECEITA,PM´s,PC´s, Judiciario e Legislativo sendo apresentados no Fantastico (e semelhantes nas outras emissoras), tudo confidencial e vazado!
Alias o proprio congresso assina um acordo interncional na ICAO e depois quebra a regra divulgando o conteduo de investigação de acidentes do CENIPA.
Concordo plenamente que está errado, mas não é nenhuma novidade.

Alguém tinha interesse em sabotar o processo em razão do que estava sendo negociado pelo GF.
E o que estava sendo negociado pelo GF, alguem pode afirmar?
Era esse mesmo o interesse de quem divulgou, sabotar o processo?
Não seria atrasá-lo, mudar as propostas, extingui-lo e voltar ao inicio?
Conjecturas...

O relatório é verdadeiro, não se discute. Não foi desmentido.
Foi sim.
Foi dito que o relatorio era inicial e que ao ser submetido aos superiores foi ordenado que mudanças fossem feitas.
Se seu subordinado redige um documento e você manda ele mudar o teor, não quer dizer que o eleborado por ele seja falso porque ele ainda está sob avaliação.
Porem dizer que ele é o oficial e reflete a visão da instituição é outra coisa completamente diferente.
Na minha opinião existe uma enorme diferença.

A intenção foi bem sucedida porque a decisão sobre o FX foi prorrogada não se sabe até quando.
Como saber se era essa a intenção de quem vazou?

Infelizmente, continuamos como que na época que esses episódios nunca eram esclarecidos. Apesar de toda a democracia.
Taí uma questão que é pertinente sobre a falta de interesse em Defesa e Segurança Nacional.

Lei para coibir isso tem, falta aplicar!

Paisano
Sênior
Sênior
Agradeceu: 649 vezes
Agradeceram: 285 vezes
Contato:

#56983 Mensagem por Paisano » Sáb Mar 19, 2011 7:44 pm

sapao escreveu:
Paisano escreveu:Prezado sapao,

Um abraço.
Não levo, mas não quer dizer que não leio...

abraço
Ler sim, mas levar ao pé da letra é que não deve ser feito. :mrgreen:

sapao
Sênior
Sênior

#56984 Mensagem por sapao » Sáb Mar 19, 2011 7:49 pm

Pode ter certeza que não levo, mas leio...

abraço

WalterGaudério
Sênior
Sênior
Agradeceu: 56 vezes
Agradeceram: 201 vezes

#56985 Mensagem por WalterGaudério » Sáb Mar 19, 2011 7:52 pm

sapao escreveu:Pode ter certeza que não levo, mas leio...

abraço
Sapão, qual a opnião que vc testemunha na FAB acerca do F 18SH. Existe algum tipo de empolgação(nem que seja apenas de tenentes)

Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.

Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Responder