O futuro da AAAe no Brasil

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
lucianor85
Novato
Novato
Mensagens: 2
Registrado em: Sex Abr 01, 2011 11:55 am

Re: O futuro da AAAe no Brasil

#5686 Mensagem por lucianor85 » Seg Set 24, 2012 11:23 am

Não tive problemas em acessar o arquivo na página da SGEx. Segue link:

http://www.sgex.eb.mil.br/sistemas/be/c ... 98&act=sep




jauro
Sênior
Sênior
Mensagens: 5309
Registrado em: Ter Ago 01, 2006 12:36 pm
Localização: Barra Velha, SC.
Agradeceram: 610 vezes

Re: O futuro da AAAe no Brasil

#5687 Mensagem por jauro » Seg Set 24, 2012 12:58 pm

Eu também não!




"A disciplina militar prestante não se aprende senhor, sonhando e na fantasia, mas labutando e pelejando." (CAMÕES)
Jauro.
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18571
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2395 vezes

Re: O futuro da AAAe no Brasil

#5688 Mensagem por knigh7 » Seg Set 24, 2012 2:15 pm

Uns dos pontos do Be 38 que eu gostaria de levar a discussão é esse:

72) O Míssil do Sist A Msl Md Altu, no Estado Operacional, ao ser lançado, deve perseguir o alvo
aéreo, compreendido no envelope de alcance horizontal de 15km e vertical de 10km, com uma
velocidade média igual ou superior a 600m/s e manobrabilidade igual ou superior a 30g. (peso
dez)

Função Neutralizar Alvo
73) O Míssil do Sist A Msl Md Altu, no Estado Operacional, após ser lançado contra um alvo, deve
neutralizar, em ambiente diurno ou noturno, alvos aéreos compreendidos no envelope de
alcance horizontal de 15km e vertical de 9km, em todos os perfis de rota (desfile, aproximação
ou afastamento), designados pelo COAAe Elt Bia e COAAe Elt P ou pelo Operador do
Sistema. (peso dez)


Vai ser meio dificil a gente saber todos os candidatos que realmente atingem os requisitos desses 2 itens. Evidentemente, o Buk, Spyder, Pantsir, BAMSE atingem. Mas os outos, só os militares mesmo...
Se bem que a capacidade de serem destruidos a qualquer momento via comando e de serem transportados por C-130 (requisitos de peso 10) já elimina uma parte dos candidatos.




Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18571
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2395 vezes

Re: O futuro da AAAe no Brasil

#5689 Mensagem por knigh7 » Seg Set 24, 2012 3:23 pm

Esse daqui é interessante também:


97) O Sist A Msl Md Altu deve possuir catálogo de suprimento, elaborado de acordo com normas
da OTAN, para os escalões de manutenção do EB, fornecido em língua portuguesa e em meio
eletrônico.




Avatar do usuário
EDSON
Sênior
Sênior
Mensagens: 7303
Registrado em: Sex Fev 16, 2007 4:12 pm
Localização: CURITIBA/PR
Agradeceram: 335 vezes

Re: O futuro da AAAe no Brasil

#5690 Mensagem por EDSON » Seg Set 24, 2012 5:52 pm

Até os chineses podem fazer, e melhor, eles atendem o cliente de qualquer modo.




Editado pela última vez por EDSON em Seg Set 24, 2012 6:33 pm, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
henriquejr
Sênior
Sênior
Mensagens: 5445
Registrado em: Qui Mai 25, 2006 11:29 am
Localização: Natal/RN
Agradeceram: 431 vezes

Re: O futuro da AAAe no Brasil

#5691 Mensagem por henriquejr » Seg Set 24, 2012 6:09 pm

Video sobre a munição 3P 40mm, da Bofors.



Skyshield 35mm.




.
Avatar do usuário
EDSON
Sênior
Sênior
Mensagens: 7303
Registrado em: Sex Fev 16, 2007 4:12 pm
Localização: CURITIBA/PR
Agradeceram: 335 vezes

Re: O futuro da AAAe no Brasil

#5692 Mensagem por EDSON » Seg Set 24, 2012 6:32 pm

Não tem com alvos voando?




Avatar do usuário
Strike
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 347
Registrado em: Dom Dez 23, 2007 2:08 pm
Agradeceram: 85 vezes

Re: O futuro da AAAe no Brasil

#5693 Mensagem por Strike » Ter Set 25, 2012 12:43 am

Novidade ....

https://lh6.googleusercontent.com/-2FURLddgHZw/UGBv7OvpAAI/AAAAAAAAAYI/xkeRNKFYSlM/s720/IMG_5723.JPG

Três opções de guiagem, possibilidade de desenvolvimento em parceria, emprego naval e terrestre, estimativa de 30km de alcance e etc.

Senhores em minha humilde opinião ... O sistema ideal para o Brasil !




Brava Gente Brasileira ..!
Avatar do usuário
Brasileiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 9378
Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
Agradeceram: 528 vezes

Re: O futuro da AAAe no Brasil

#5694 Mensagem por Brasileiro » Ter Set 25, 2012 1:30 am

Strike escreveu:Novidade ....

https://lh6.googleusercontent.com/-2FURLddgHZw/UGBv7OvpAAI/AAAAAAAAAYI/xkeRNKFYSlM/s720/IMG_5723.JPG

Três opções de guiagem, possibilidade de desenvolvimento em parceria, emprego naval e terrestre, estimativa de 30km de alcance e etc.

Senhores em minha humilde opinião ... O sistema ideal para o Brasil !
Ué, Umkhonto CLOS?

Parece até que faltou pintar no míssil "não é, EB???" :lol:



abraços]




----------------
amor fati
Avatar do usuário
Brasileiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 9378
Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
Agradeceram: 528 vezes

Re: O futuro da AAAe no Brasil

#5695 Mensagem por Brasileiro » Ter Set 25, 2012 1:38 am

Alguém mais está sentindo cheiro da loirinha sueca RBS-70, depois de ler o PDF do Exército????



abraços]




----------------
amor fati
Avatar do usuário
Brasileiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 9378
Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
Agradeceram: 528 vezes

Re: O futuro da AAAe no Brasil

#5696 Mensagem por Brasileiro » Ter Set 25, 2012 1:39 am

Post Triplo.




----------------
amor fati
Avatar do usuário
Brasileiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 9378
Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
Agradeceram: 528 vezes

Re: O futuro da AAAe no Brasil

#5697 Mensagem por Brasileiro » Ter Set 25, 2012 1:40 am

Post triplo.




----------------
amor fati
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18571
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2395 vezes

Re: O futuro da AAAe no Brasil

#5698 Mensagem por knigh7 » Ter Set 25, 2012 2:31 am

ele é o único ocidental (não conheço os orientais) que cumpre esses requisitos traçados para sistema:

72) O Sist A Msl Bx Altu Tele Cmdo, no Estado Acionado e Modo guiamento, deve, ao comando
do Operador, guiar o míssil, de forma precisa e contínua, até os alvos aéreos, compreendidos
no envelope de alcance horizontal de 7000m e vertical de 5000m, e em todos os perfis de rota
(Desfile, Aproximação ou Afastamento). (peso dez)
73) O Sist A Msl Bx Altu Tele Cmdo, no Estado Acionado e Modo guiamento, ao lançar o míssil,
deve auxiliar o Operador, por meios visuais na Interface de Operação, no guiamento do míssil
até os alvos aéreos, compreendidos no envelope de alcance horizontal de 7000m e vertical de
5000m, e em todos os perfis de rota (Desfile, Aproximação ou Afastamento). (peso dez)


Aliás, eu o considero uma boa opção.

O que eu não quero para o EB é o BAMSE. Se fosse só para defender instalações, tudo bem. Mas como é que ele vai proteger as unidades em marcha???




Avatar do usuário
Brasileiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 9378
Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
Agradeceram: 528 vezes

Re: O futuro da AAAe no Brasil

#5699 Mensagem por Brasileiro » Ter Set 25, 2012 10:22 am

knigh7 escreveu:ele é o único ocidental (não conheço os orientais) que cumpre esses requisitos traçados para sistema:

72) O Sist A Msl Bx Altu Tele Cmdo, no Estado Acionado e Modo guiamento, deve, ao comando
do Operador, guiar o míssil, de forma precisa e contínua, até os alvos aéreos, compreendidos
no envelope de alcance horizontal de 7000m e vertical de 5000m, e em todos os perfis de rota
(Desfile, Aproximação ou Afastamento). (peso dez)
73) O Sist A Msl Bx Altu Tele Cmdo, no Estado Acionado e Modo guiamento, ao lançar o míssil,
deve auxiliar o Operador, por meios visuais na Interface de Operação, no guiamento do míssil
até os alvos aéreos, compreendidos no envelope de alcance horizontal de 7000m e vertical de
5000m, e em todos os perfis de rota (Desfile, Aproximação ou Afastamento). (peso dez)


Aliás, eu o considero uma boa opção.

O que eu não quero para o EB é o BAMSE. Se fosse só para defender instalações, tudo bem. Mas como é que ele vai proteger as unidades em marcha???
Logo aparece no DOU algum "extrato de inexibilidade de licitação" para compra dele, já que é um produto único no mercado. Como o ROB não especifica a bateria, não tenho como prever uma quantidade, mas eu preveria umas 20, suficiente para umas poucas baterias.
Talvez apenas o britânico Starstreak seja capaz de concorrer.

Já em defesa de unidades móveis, parece que não é esta a função dos GAAAe. Coisas como Tor, Pantsyr encontrariam seu habitat nas baterias orgânicas da cavalaria.



abraços]




----------------
amor fati
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37545
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3225 vezes

Re: O futuro da AAAe no Brasil

#5700 Mensagem por FCarvalho » Ter Set 25, 2012 10:38 am

sinceramente, eu vejo que se está tentando com este documento, matar dois coelhos numa cajadada só. aproveitando que o governo conseguiu a proeza de colocar a própria faca no pescoço, ao assinar os contratos para copa e olimpíadas, praticamente se obrigando a investir em um sistema de defesa AAe, o EB procura de imediato um sistema Shorad provado, eficiente e barato de adquirir/manter para cobrir estes eventos, tapando assim parcialmente as deficiências existentes no sistema atual, ao mesmo tempo em que investe, no médio/longo prazo, na nacionalização/produção, em parceria, do sistema de média altitude a ser adquirido, tornando-o nacional.

se estou certo na minha interpretação, então o mais provável é que estes requisitos tenham sido feitos a três mãos, convenientemente, sob encomenda dos cmdos das três forças. creio ser até melhor que assim tenha sido, do que ficar cada um no seu quadrado, dispensando assim os fisiologismos institucionais.

neste sentido, a lógica, pelo que se apresenta, é que os sistemas Shorad a serem adquiridos de imediato sejam de proveniência sueca, já sobejamente conhecidos de todas as três forças, possuindo instalações no país e expertise no uso de seus produtos. isso sem contar é claro, com eventuais tot's no negócio. d'outra forma, parece haver uma tendência a se buscar uma parceria com a AS no que diz respeito ao UMKHONTO, e versões, já que teríamos o tempo e os recursos necessários para, no médio/longo prazo, efetivarmos o seu desenvolvimento.

tomara esteja certo, ou ao menos, perto da verdade.

abs.




Carpe Diem
Responder