Sobre o KC-390

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Re: Sobre o KC-390

#5671 Mensagem por Julio Cesar » Seg Dez 16, 2019 1:34 pm

FCarvalho escreveu: Seg Dez 16, 2019 12:17 pm
Julio Cesar escreveu: Dom Dez 15, 2019 8:03 am Carvalho, muito bom dia.
Como eu sempre falo, sou leigo no assunto, me considero apenas um curioso.
Quanto ao meu comentário sobre o desempenho do KC390 eu não me referia a nada oficial porque 3 meses é um espaço de tempo muito curto para uma avaliação ainda mais com apenas uma aeronave disponível.
Mas com certeza quem já voou na aeronave já deve ter alguma opinião sobre a mesma tipo "esse negócio é bom mesmo" ou como dizem os mineiros "este trem tá uma tremenda gambiarra".
Votos de um excelente domingo para todos.
Julio Cesar
Obs.: PTZNG chegou ontem em SJ dos Campos (Jacksonville/Manaus/SJC)
Olá Julio.

Ainda acredito que com apenas 3/4 meses de operação as tripulações ainda não estão em condições mesmo de emitir uma opinião geral sobre o avião.
Do ponto de vista dos pilotos e mecânicos, com certeza ele devem estar se sentindo no céu, dado que comparado ao C-130 o KC-390 é praticamente uma revolução com o que eles estão acostumados a lidar. Só isso já deve deixar eles muito felizes.
Para quem operou por mais de cinquenta anos um avião da década de 1950, voar no avião da Embraer é um luxo e um prazer dos maiores. Algo que penso eles só devem ter sentido quando saÍram da AFA para Natal e deste para a primeira linha.
Ano que vem vai ser muito interessante em termos de informações.

abs
Carvalho, boa tarde.

Grato pela atenção e pelas respostas.

Bem, então vamos aguardar as notícias quando elas estiverem disponíveis.

FAB2853 hoje pela manhã sobrevoou por mais de duas horas o interior de Goiás.

Votos de uma excelente semana para todos.

Julio Cesar




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Re: Sobre o KC-390

#5672 Mensagem por FCarvalho » Qua Dez 18, 2019 7:08 pm

Boa tarde,

Gostaria de saber se o protótipo acidentado do KC-390 será, ou pode ser, colocado novamente em voo, ou se os estragos foram demais para ele.

Alguém tem informações concretas sobre como a empresa pretende lidar com essa situação, dado que a primeira aeronave a ser entregue à FAB, a terceira de produção, hoje faz parte da campanha de homologação da Embraer junto com o segundo protótipo?

abs.




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Re: Sobre o KC-390

#5673 Mensagem por Julio Cesar » Qui Dez 19, 2019 10:37 am

FCarvalho escreveu: Qua Dez 18, 2019 7:08 pm Boa tarde,

Gostaria de saber se o protótipo acidentado do KC-390 será, ou pode ser, colocado novamente em voo, ou se os estragos foram demais para ele.

Alguém tem informações concretas sobre como a empresa pretende lidar com essa situação, dado que a primeira aeronave a ser entregue à FAB, a terceira de produção, hoje faz parte da campanha de homologação da Embraer junto com o segundo protótipo?

abs.
Carvalho, bom dia.

Como eu sempre digo sou apenas curioso mas dando meu palpite eu penso que o protótipo acidentado já era.

Pelos danos sofridos, vi algumas fotos, na região em torno do trem principal de aterrisagem me parecem muito extensos para reparar.

A célula sofreu severos danos estruturais mas não tenho "know how" para afirmar que não tem conserto pois não é a minha área.

Fotos do acidente:



De 01min52 seg até 05min52seg estão várias fotos da aeronave durante a sua remoção do local aonde parou.

Julio Cesar

Obs.: pessoal em Anapólis desde segunda dia 16 estão voando todos os dias com o KC390, várias vezes ao dia.




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Re: Sobre o KC-390

#5674 Mensagem por Super Flanker » Qui Dez 19, 2019 5:29 pm

O protótipo do incidente teve uns danos estruturais que não compensam o reparo e sim o uso do seguro que foi acionado. Podem confiar na informação.




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Re: Sobre o KC-390

#5675 Mensagem por FCarvalho » Qui Dez 19, 2019 7:57 pm

Neste caso, oficialmente, a FAB possui hoje 3 aviões.
Os dois entregues mais o número 3 de produção, com a Embraer.
Os protótipos não contam porque a sua definição de uso só se dará ao final da entrega dos 28 encomendados no contrato original.
Falta saber se o valor do seguro cobre ou não uma nova aeronave.

abs




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Re: Sobre o KC-390

#5676 Mensagem por cabeça de martelo » Sex Dez 20, 2019 12:45 pm

FORÇA AÉREA E EMBRAER REVEEM REQUISITOS DO KC-390 MILLENNIUM
18 de Dezembro de 2019

Imagem

No âmbito da aquisição da aeronave KC-390 Millennium, encontram-se a decorrer, entre 8 e 18 de dezembro, o primeiro Program Management Review e o System Requirement Review nas instalações da EMBRAER em São José dos Campos, São Paulo, Brasil.

Estas reuniões têm como finalidade a revisão detalhada e esclarecimento dos requisitos previstos no contrato assinado em agosto de 2019, entre o Estado Português e a EMBRAER. Cumpre-se assim com uma das principais atividades estipuladas no contrato de aquisição e sustentação das aeronaves KC-390 Millennium e do simulador de voo.

A delegação portuguesa é constituída por uma equipa multidisciplinar que debateu com a EMBRAER requisitos operacionais, técnicos, logísticos e de certificação.

https://www.emfa.pt/noticia-2800-forca- ... millennium




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

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Re: Sobre o KC-390

#5677 Mensagem por jambockrs » Sáb Dez 28, 2019 12:45 am

Meus prezados
KC-390 Transporte multimissão Embraer KC-390 Millennium completa testes bem-sucedidos de lançamento de cargas em voo
Lançadas com sucesso cargas de 19 e até 24 toneladas.

Imagem
São José dos Campos, 26 de dezembro de 2019 – A aeronave de transporte multimissão de nova geração KC-390 Millennium concluiu com sucesso a campanha de testes de lançamento de cargas por gravidade e de cargas pesadas por extração com emprego dos métodos CDS (do inglês Container Delivery System) e LVAD (Low Velocity Air Drop), respectivamente.
O KC-390 Millennium possui um sistema de manuseio e lançamento de carga em voo no compartimento de carga totalmente automatizado, em que um único mestre de carga (loadmaster) pode executar todas as atividades, reduzindo a carga de trabalho e incrementando a consciência situacional.
Para os pilotos, um sistema chamado CCDP (Continuously Computed Drop Point) calcula automaticamente o ponto ideal de lançamento de carga para melhor precisão no cumprimento da missão. Ambos os sistemas foram desenvolvidos pela Embraer.
Os testes, conduzidos pela Embraer em cooperação com a Força Aérea Brasileira e o Exército Brasileiro, foram realizados nas instalações do Exército dos Estados Unidos, em Yuma Proving Ground, no Arizona (EUA). As principais realizações da campanha de testes foram o lançamento em voo de uma plataforma com peso máximo de 19 toneladas (42.000 libras), bem como o lançamento sequencial em voo de duas plataformas com peso total de 24 toneladas. Com base nesses resultados, o KC-390 Millennium torna-se o único avião de transporte de médio porte capaz de realizar tal operação.
Durante a campanha de lançamento de cargas em voo em 2019, o KC-390 Millennium lançou diversos contêineres por gravidade, com até 24 contêineres em uma única passagem, assim como diversas plataformas Tipo V utilizando paraquedas de extração, totalizando 330 toneladas de cargas lançadas.
Destaques adicionais da campanha de testes:
- Lançamento aéreo sequencial por extração com até quatro plataformas em uma única passagem;
- Lançamento por extração utilizando dois paraquedas de extração de 28 pés (8,5 metros) de diâmetro com o piloto automático acoplado;
- Sistema CCDP (Continuously Computed Drop Point) testado com sucesso para lançamentos por gravidade e extração em voo, demonstrando excelente precisão.
O manuseio da aeronave foi excelente em todas as condições de lançamento em voo, com os comandos de voo fly-by-wire extremamente eficazes no controle das mudanças de atitude de inclinação da aeronave durante e após cada liberação de carga. As situações mais exigentes de lançamento foram realizadas sem intervenção do piloto (sidesticks fly-by-wire na posição neutra).
Os comentários extremamente positivos dos pilotos da Embraer e da Força Aérea Brasileira confirmam o desempenho superior desta aeronave durante as operações de lançamento de cargas em voo.
Sobre a Embraer
Empresa aeroespacial global com sede no Brasil, a Embraer completa 50 anos de atuação nos segmentos de Aviação Comercial, Aviação Executiva, Defesa & Segurança, Aviação Agrícola. A Companhia projeta, desenvolve, fabrica e comercializa aeronaves e sistemas, além de fornecer Serviços & Suporte a clientes no pós-venda.
Desde que foi fundada, em 1969, a Embraer já entregou mais de 8 mil aeronaves. Em média, a cada 10 segundos uma aeronave fabricada pela Embraer decola de algum lugar do mundo, transportando anualmente mais de 145 milhões de passageiros.
A Embraer é líder na fabricação de jatos comerciais de até 150 assentos e a principal exportadora de bens de alto valor agregado do Brasil. A empresa mantém unidades industriais, escritórios, centros de serviço e de distribuição de peças, entre outras atividades, nas Américas, África, Ásia e Europa.
Fonte: Redação de Defesanet 26 dez 2019




Um abraço e até mais...
Cláudio Severino da Silva
claudioseverinodasilva41@gmail.com
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Re: Sobre o KC-390

#5678 Mensagem por FCarvalho » Sáb Dez 28, 2019 11:39 am

A matéria explica o motivo da estadia do KC-390 naquela base americana por estes tempos. Eles tem todos os recursos para poder efetivar os lançamentos projetados nos testes. O que não deixa de ser também um ótimo merchandising para a Embraer do seu produto para o público militar americano, que com certeza acompanhou de perto essas atividades.

A ver se mais para frente isto possa servir, também, de motivação para uma possível adoção do mesmo no exclusivíssimo mercado militar americano, via Boeing claro.

USN e USMC com certeza agradecem.

abs




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Re: Sobre o KC-390

#5679 Mensagem por Julio Cesar » Ter Jan 07, 2020 8:23 pm

Boa noite.

Espero que todos estejam muito bem, que Natal e Ano tenham ambos corrido as mil maravilhas e votos de um 2020 pleno de realizações.

Volto eu de novo com as minhas perguntas de leigo curioso.
Segundo a matéria no site defesanet a 2a campanha de lançamentos de carga médias e pesadas foi realizada de 28/11 até 06/12 na Base do Exército Americano "Yuma Proving Ground", na cidade de Yuma, estado do Arizona, nos Estados Unidos com tudo correndo conforme o planejado.

Dia 07/12 - PTZNG se deslocou para Cheyenne - Wyoming
Dia 08/12- esteve em Duluth - Minnesota

Depois se deslocou para Jacksonville na Florida aonde permaneceu alguns dias retornando para o Brasil em 15/12.

Como nada acontece por acaso, tempo é dinheiro e ninguém estava de folga visitando a Disney segundo eu imagino, fico curioso em saber o que aconteceu depois de encerrada a 2a campanha de lançamentos.

Alguém teria alguma ideia sobre o motivo destes deslocamentos.

Julio Cesar




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Re: Sobre o KC-390

#5680 Mensagem por FCarvalho » Ter Jan 07, 2020 8:37 pm

Jacksonville é a sede da linha de producão da Embraer na Flórida. Se considerarmos que durante a campanha o avião e seus sistemas foram muito exigigos, pode ser uma parada técnica para verificações de praxe antes do longo vôo de volta até Gavião Peixoto. Este avião sempre que vai e volta aos USA faz paradas técnicas aqui em Manaus. Isso apesar dele poder fazer esse trajeto sem escalas.
Obviamente que o pessoal da empresa, e agora da Boeing, devem aproveitar tais oportunidades para fazer o seu mershandesing para clientes em potencial.
Não custa nada e ainda pode render bons negócios.

abs




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Re: Sobre o KC-390

#5681 Mensagem por cabeça de martelo » Sáb Jan 11, 2020 11:36 am





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Re: Sobre o KC-390

#5682 Mensagem por Túlio » Sáb Jan 11, 2020 1:46 pm

Recomendo fortemente a leitura deste artigo, um dos melhores e mais claros que já tive o prazer de ler. Especial atenção a algo que já venho dizendo faz tempo mas nunca tinha visto ser mencionado nos media: Portugal alongou alguns Hércules e faz a parte central da fuselagem do novo Cargo, logo, é candidato natural a modificar o primeiro -390 neste sentido e fazer o mesmo com todos os demais que forem adquiridos por outros Países (inclusive o Brasil), o que é um senhor passo em frente para sua Indústria Aeronáutica. Outra coisa interessante é que tanto Portugal quanto o Brasil, que têm e manterão por anos ainda frotas de -130, poderão comparar suas capacidades contra as dos -390 e AMBOS têm Indústrias com Engenheiros capacitados a melhorar qualquer deficiência encontrada.

O ponto que achei estranho foi dar a Divisão Comercial da EMBRAER como comprada em 80% pela BOEING ainda no ano passado: o que houve foi apenas uma AUTORIZAÇÃO do GF, com sua Golden Share, para que o negócio ocorresse mas, até onde sei, isso ainda não aconteceu nem tem data para a papelada ser assinada - se é que vai em frente, pois a BOEING não anda muito bem das pernas. Espero que o negócio saia mas tenho lá minhas dúvidas...




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Re: Sobre o KC-390

#5683 Mensagem por cabeça de martelo » Sáb Jan 11, 2020 2:28 pm

A fuselagem central dos KC-390 são feitas em Portugal, esse trabalho de alongamento foi realizado cá nas OGMA (empresa que tem como accionista principal a Embraer com 65%).

Em relação aos vossos C-130:

https://www.defesa.tv.br/primeiro-c-130 ... o-da-ogma/




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Re: Sobre o KC-390

#5684 Mensagem por Túlio » Sáb Jan 11, 2020 6:22 pm

cabeça de martelo escreveu: Sáb Jan 11, 2020 2:28 pm A fuselagem central dos KC-390 são feitas em Portugal, esse trabalho de alongamento foi realizado cá nas OGMA (empresa que tem como accionista principal a Embraer com 65%).

Em relação aos vossos C-130:

https://www.defesa.tv.br/primeiro-c-130 ... o-da-ogma/
Essas "concorrências internacionais" são conversa mole pra boi dormir (aqui pertinho tem o Chile e sua ENAER, capacitada a desmontar um Hércules todinho e montar de novo, cheio de updates e upgrades), o interesse da EMBRAER pela Europa é claro como o dia e a melhor porta de entrada é indubitavelmente PORTUGAL! Vocês só têm a ganhar, com o fortalecimento de sua Indústria Aerospacial (incluindo P&D) em um nível que nem a UE nem os EUA oferecem. Boa escolha da FAB.




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Re: Sobre o KC-390

#5685 Mensagem por FCarvalho » Seg Jan 13, 2020 6:25 pm

É bom lembrar que desde o lançamento do programa do KC-390, a Embraer já previa uma versão esticada do avião para fins comerciais civis, mas que depois caiu no esquecimento. O que não faltou à época foram imagens da cita versão com as mais diferentes cores em termos de companhias aéreas. Até a turbina era a CF-6 ao invés da IAE.

A pergunta que me faço é: interessa uma versão militar esticada do KC-390? O mercado civil teria interesse em tal versão, de forma a tornar o negócio economicamente viável do ponto de vista comercial e econômico? Portugal adquiria tal versão? Qual a penetração deste modelo no mercado militar? Ele eventualmente poderia oferecer concorrência predatória para o próprio KC-390 na sua versão original?

Eu defendo um cargo militar pesado na FAB há tempos, mas não consigo ver onde um eventual KC-390 esticado teria lugar na mesma.

Suponde que fosse decidida tal modificação, ela no mínimo deve igualar, senão, de preferência, superar com alguma margem as características do C-130J, o que pode não significar necessariamente uma aeronave melhor que o da LM. E talvez até mais caro e oneroso de operar e manter. Ou não.

Hipoteticamente, se os 4,5 metros dos C-130-30 portugueses fossem aplicados à fuselagem do KC390, teríamos uma aeronave com quase 40 mts de comprimento, o que de fato pode impor a ele maior MTOW e, peso de aterrissagem, além de mais espaço de pista para operar com segurança. Além disso, os IAE V2500E5 terão de ser adaptados para oferecer mais do que as atuais 31300 lbs, o que não deve ser um problema, já que essa classe de turbina pode gerar até 33 mil lbs de empuxo, no caso dos A321Neo.

Conquanto, o quê efetivamente todas essas as mudanças trarão de melhorias relativas ao modelo original? Hoje ele leva 23 tons, ou 26 tons concentrada. Colocar mais 4,5 mts nele para obter apenas um ganho marginal na carga e volume, pode não ser algo vantajoso na hora de comparar com a aquisição de um avião pesado de origem.

No caso do compartimento de carga, sairiam dos atuais 12 mts para cerca de 16/17 mts de espaço útil; mais os 4,5 mts da rampa, pode-se dispor de até 21 mts de espaço para carga e/ou pax. Mas a que preço? Quais limitações terão de ser dirimidas? Toda mudança gera uma consequência. Em todo caso, ter um KC-390 esticado ainda assim levando menos carga e passageiros que o A400M pode ser algo que se deva perguntar com calma e seriedade se vale a pena o seu desenvolvimento.

abs




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