FAB NEWS

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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knigh7
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Re: FAB NEWS

#5656 Mensagem por knigh7 » Seg Set 26, 2022 11:25 pm

FCarvalho escreveu: Seg Set 26, 2022 12:48 am
Vi muita bobagem aí. Os 3 Patetas menosprezaram o P-3AM. Ele é tão eficaz quanto os outros P-3 modernizados, quanto um C-295 MPA, um ATR-72M, as equipes da FAB sabem explorar o potencial dos sensores e a tarefa ASW e com o programa que os P-3AM passaram na AKAER poderão disparar os Harpoons.

Na década de operação dos P-3 da FAB, participaram de vários exercícios demonstrando bom desempenho. Segue o exemplo de um:
P-3AM ORION ENFRENTOU UM SUBMARINO NUCLEAR


Imagine buscar um inimigo invisível em uma área de 2 mil quilômetros quadrados, equivalente a mais de 242 mil gramados do Maracanã, no meio do Oceano Atlântico. Foi esse o desafio encarado pelas tripulações do Esquadrão Orungan em um treinamento a bordo dos seus aviões P-3AM realizado em julho de 2014.

E não era um alvo qualquer: com pouco mais de um ano de uso, o HMS Ambush era o submarino nuclear mais moderno do Reino Unido. Movida por um reator nuclear fabricado pela Rolls Royce, a embarcação é capaz de dar uma volta ao mundo debaixo d’água, e esteve na costa da Bahia para treinar com as tripulações da FAB.

O combate entre um avião e um submarino começa como um jogo de “gato e rato”. Sem poder ver abaixo da linha da água, a tripulação da aeronave usa a tecnologia.

De pequenas aberturas na parte de baixo do P-3AM, sonoboias caem diretamente na água. Ali, elas começam a emitir ondas sonoras e receber de volta todos os ecos do mar. Podem encontrar o leito marinho, baleias… e alvos.

Também há as sonoboias passivas, que buscam ruídos como os motores dos submarinos.

Os dados de até dezenas de sonobóias são enviados em tempo real para computadores e tripulantes responsáveis por tentar identificar um submarino em meio a tantos ruídos no mar. Enquanto isso, o submarino se mantêm em máximo silêncio e tenta seguir para uma área longe da aeronave.

Nesse treinamento, a tática não deu certo para o HMS Ambush. Com os dados das sonoboias indicando onde estava o alvo, o P-3AM foi para a segunda parte da missão: localizar, exatamente, onde estava o submarino.

Foi a hora de usar o enorme “ferrão” na parte traseira da aeronave. É um Detector de Anomalias Magnéticas, conhecido pela sigla inglesa MAD, de Magnetic Anomaly Detector. Com esse sensor, o avião voando baixo consegue detectar a presença de uma grande massa metálica na água.

No combate entre o P-3AM da FAB e o HMS Ambush, todas essas fases foram cumpridas. Foram cinco horas de busca até confirmar a localização do submarino. Só não houve o passo seguinte: lançar o armamento. Mas o treinamento já é motivo de comemoração no Esquadrão Orungan. “Hoje em dia podemos afirmar que temos plena capacidade de localizar submarinos”, afirma o Tenente-Coronel Aviador Antônio Lima Júnior, comandante do Esquadrão.

De acordo com ele, conseguir achar o submarino pode alterar todo o cenário estratégico. “Revelar a posição já é uma vitória. O que eles iriam fazer já não fariam mais”, conta. No caso do HMS Ambush, a tripulação do P-3AM conseguiu até perceber a embarcação britânica desistir de sua rota. “Nós o cercamos com as nossas sonoboias e ele precisou curvar 180 graus e voltar”, relata.

O embate contra o HMS Ambush não foi o único treinamento do Orungan. Nos dias seguintes, exercícios semelhantes tiveram como protagonistas o submarino peruano Pisagua,de propulsão diesel-elétrica, e mais dois nucleares: o Amethyste, da França, e o USS Dallas, da Marinha dos Estados Unidos. Este último é uma das “estrelas” do filme “A Caçada do Outubro Vermelho”. Todos foram localizados pelos P-3AM da FAB.

Os submarinos vieram para o Brasil para participarem das comemorações dos 100 anos da Força de Submarinos da Marinha do Brasil, celebrada em 17 de julho de 2014. No caminho, aproveitaram para treinar com a Força Aérea Brasileira.

Um mês depois, foi a vez de um P-3AM viajar: entre 18 e 24 de agosto, uma aeronave brasileira operou a partir da Base Aérea Naval de Bahía Blanca, da Armada Argentina. Era a Operação Fraterno, realizada pelos argentinos em parceria com a Marinha do Brasil.

A aeronave atuou na busca das fragatas Greenhalgh, brasileira, e La Argentina, da Armada Argentina, que também participou com um avião P-3B e as corvetas Espora e Robinson. “O cenário era diferente do que operamos. O movimento de embarcações era muito grande e por isso era mais difícil confirmar a localização dos nossos alvos”, explica o Tenente-Coronel Lima Júnior.

Durante a Operação Fraterno, o P-3AM brasileiro compartilhou dados de sonoboias com o P-3B argentino. A bordo das duas aeronaves as tripulações puderam participar juntas na busca dos alvos.
https://www2.fab.mil.br/musal/index.php ... no-nuclear




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Re: FAB NEWS

#5657 Mensagem por Juliano Lisboa » Ter Set 27, 2022 11:13 am

Algumas fotos que tirei em BSB no PA dia 18.

https://www.aereo.jor.br/2022/09/27/fot ... no-lisboa/




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Re: FAB NEWS

#5658 Mensagem por FCarvalho » Ter Set 27, 2022 1:57 pm

knigh7 escreveu: Seg Set 26, 2022 11:25 pm
FCarvalho escreveu: Seg Set 26, 2022 12:48 am
Vi muita bobagem aí. Os 3 Patetas menosprezaram o P-3AM. Ele é tão eficaz quanto os outros P-3 modernizados, quanto um C-295 MPA, um ATR-72M, as equipes da FAB sabem explorar o potencial dos sensores e a tarefa ASW e com o programa que os P-3AM passaram na AKAER poderão disparar os Harpoons.
Na década de operação dos P-3 da FAB, participaram de vários exercícios demonstrando bom desempenho. Segue o exemplo de um:
Eu concordei e discordei de várias coisas faladas no vídeo. Mas nem por isso me dou o direito de ofender as pessoas por questões de opinião. Não estou defendendo o que eles falaram, mas apenas chamando a atenção para que não entremos aqui também neste ambiente de "nós contra eles" que permeia as internet da vida.

Quanto ao P-3AM, bem, não tenho como afirmar se eles são bons ou ruins, ou se foram ou não uma boa escolha. Temos apenas acesso a informações que são públicas, que até onde sei, se emitidas pelas ffaa's oficialmente, é muito difícil que vê-las jogando contra si decisões e escolhas que fizeram\tiveram. Nenhum militar sai por aí falando mal dos materiais ou recursos que tem abertamente, a não ser que a merda já tenha sido jogada no ventilador há tempos. Mas este não é o caso.

Por outro lado entendo que no caso da patrulha marítima da FAB, tudo o que ela faz está ligado de forma umbilical as operações da MB. Neste sentido, falando em termos de necessidades eventuais de novos aviões, a MB possui 6 DN ao longo do litoral, e me permito pensar que em termos de tática e estratégia, qualquer frota de aviões de patrulha deveriam ser pensadas a partir deste ponto, ou seja, da capacidade C2 que a MB pode dispor ao longo do litoral, que é representada pelos seus distritos navais, que também atuam como comandos navais em tempos beligerantes.

Ao menos para mim, opinião pessoal, se quisermos ter de fato ter uma capacidade minimamente crível ASW\ASupW - na paz e na guerra - seria necessário sermos capazes de dispor de 1 aeronave sempre em voo para em cada um dos 6 DN ao longo do litoral. Neste sentido, sempre haveria 6 aviões em patrulha do Oiapoque ao Chuí. Isto nos trás a perspectiva de uma frota de 18 aviões a fim de possuir tal capacidade, já que para cada DN a regra básica de disponibilidade supõe 3 aviões a fim de manter sempre 1 em voo, outro pronto para decolar e um terceiro na reserva\manutenção\treinamento.

Nós tínhamos 4 esquadrões de patrulha marítima. Hoje existem apenas 3, em Belém, Santa Cruz e Florianópolis.

Uma frota de 18 aviões, com 6 em cada esquadrão, não seria um número exatamente impossível de se obter.

Pelo que consegui encontrar de informações sobre o 737-800NG, o preço de uma célula nova para uso comercial variava entre US 80 e US 100 milhões. Dá para perceber que a versão P-8 pode nos custar facilmente dois ou três KC-390 novos, dependendo do que for liberado para a FAB usar neles. De qualquer forma, operar mais do que míseras 4 a 6 unidades já seria um bom começo para negociar custos e preços mais adequados a nossa realidade orçamentária anual e de custeio operacional.




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Re: FAB NEWS

#5659 Mensagem por knigh7 » Ter Set 27, 2022 5:06 pm

FCarvalho escreveu: Ter Set 27, 2022 1:57 pm
Pelo que consegui encontrar de informações sobre o 737-800NG, o preço de uma célula nova para uso comercial variava entre US 80 e US 100 milhões. Dá para perceber que a versão P-8 pode nos custar facilmente dois ou três KC-390 novos, dependendo do que for liberado para a FAB usar neles. De qualquer forma, operar mais do que míseras 4 a 6 unidades já seria um bom começo para negociar custos e preços mais adequados a nossa realidade orçamentária anual e de custeio operacional.
Do ano passado:

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Re: FAB NEWS

#5660 Mensagem por gogogas » Qua Set 28, 2022 6:26 am

A FAB deveria optar pelo Persuader , já operamos o Amazonas e o sistema Fits




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Re: FAB NEWS

#5661 Mensagem por FCarvalho » Qua Set 28, 2022 12:15 pm

knigh7 escreveu: Ter Set 27, 2022 5:06 pm
FCarvalho escreveu: Ter Set 27, 2022 1:57 pm Pelo que consegui encontrar de informações sobre o 737-800NG, o preço de uma célula nova para uso comercial variava entre US 80 e US 100 milhões. Dá para perceber que a versão P-8 pode nos custar facilmente dois ou três KC-390 novos, dependendo do que for liberado para a FAB usar neles. De qualquer forma, operar mais do que míseras 4 a 6 unidades já seria um bom começo para negociar custos e preços mais adequados a nossa realidade orçamentária anual e de custeio operacional.
Do ano passado:
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Pode se ver que é um negócio caro, muito caro isso de aviões de patrulha ASW.
O pior é que não existem muitas alternativas ao P-8, a não ser que a escolha seja por aeronaves turbohélices, e que mesmo assim não seriam exatamente baratas.
A quantidade de sistemas embarcados joga para a estratosfera os preços de qualquer avião.




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Re: FAB NEWS

#5662 Mensagem por FCarvalho » Qua Set 28, 2022 12:16 pm

gogogas escreveu: Qua Set 28, 2022 6:26 am A FAB deveria optar pelo Persuader , já operamos o Amazonas e o sistema Fits
Com certeza esta será uma das opções a ser estudada.




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Re: FAB NEWS

#5663 Mensagem por Lucubus » Qua Set 28, 2022 7:23 pm

Militares da FAB participam do Exercício Vulcan Guard

https://www.fab.mil.br/noticias/mostra/ ... an%20Guard


Com as constelações Carponis, Lessonia, Attícora e Cálidris (PESE) a FAB esta de olho no espaço. :mrgreen:




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Re: FAB NEWS

#5664 Mensagem por knigh7 » Qui Set 29, 2022 5:24 pm





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Re: FAB NEWS

#5665 Mensagem por Lucubus » Sáb Out 08, 2022 8:22 pm

Rumo a Antofagasta-Ch, exercício Salitre

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Re: FAB NEWS

#5666 Mensagem por Túlio » Sáb Out 08, 2022 8:28 pm

Lucubus escreveu: Sáb Out 08, 2022 8:22 pm Rumo a Antofagasta-Ch, exercício Salitre

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Os F-16 da FAA lá estarão também, caro Lucubus?

Tenho lido cada uma que nem falo mais nada... [091] [091] [091] [091]




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
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Re: FAB NEWS

#5667 Mensagem por Lucubus » Sáb Out 08, 2022 8:35 pm

hein? como? [025]

só com alguma lampada mágica ou, ou, se o Isaac for o genio da lampada [012]

[003]




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Re: FAB NEWS

#5668 Mensagem por knigh7 » Sáb Out 08, 2022 8:47 pm

Lucubus escreveu: Sáb Out 08, 2022 8:35 pm hein? como? [025]

só com alguma lampada mágica ou, ou, se o Isaac for o genio da lampada [012]

[003]
É que nossos hermanos muy amigos y sin envídia estão contando com a aquisição dos F-16A/B dinamarqueses. E se comprarem vamos ter de vê-los fazendo o mesmo que os chilenos, que nivelaram o caça deles com o Gripen E... Só existe um pouquinho de tempo de separação da geração dos sensores entre esses caças...:roll: :roll:




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Re: FAB NEWS

#5669 Mensagem por Lucubus » Sáb Out 08, 2022 9:01 pm

so se o Aguad tem uma carta na manga :roll: :twisted:

se comprarem Kfir, vão dizer que é melhor caça que o Gripen hehehe.

faz parte da indiossincrasia deles. comem choripanes e arrotam langostas dicen :mrgreen:




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Re: FAB NEWS

#5670 Mensagem por FCarvalho » Dom Out 09, 2022 12:29 pm

Enquanto isso, o que houve com a Cruzex...




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