FAB NEWS
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 39135
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 6021 vezes
- Agradeceram: 3391 vezes
Re: FAB NEWS
Pois é. A questão não é o SLEP em si, mas se a FAB vai ter grana para fazer isso em toda a frota. E por enquanto, apenas 3 aviões passaram ou estão passando por este processo. E ninguém sabe se os outros cinco terão a mesma sorte.
Caso sim, ao menos até 2035 temos tempo para pensar em P-8, que é basicamente a única alternativa existente até o momento deste lado do mundo, ou se a Embraer volta a ser a bola da vez.
De qualquer forma, como muito provavelmente com tão poucas quantidades a serem compradas no futuro - é só olhar a frota atual de P-3 e as de P-95 - seja pela MB ou FAB, muito difícil achar que a empresa se dará o trabalho de desenvolver qualquer coisa para a patrulha naval. Se muito, e talvez, a conversão de aviões usados, com alguma sorte.
A ver.
Caso sim, ao menos até 2035 temos tempo para pensar em P-8, que é basicamente a única alternativa existente até o momento deste lado do mundo, ou se a Embraer volta a ser a bola da vez.
De qualquer forma, como muito provavelmente com tão poucas quantidades a serem compradas no futuro - é só olhar a frota atual de P-3 e as de P-95 - seja pela MB ou FAB, muito difícil achar que a empresa se dará o trabalho de desenvolver qualquer coisa para a patrulha naval. Se muito, e talvez, a conversão de aviões usados, com alguma sorte.
A ver.
Carpe Diem
- gogogas
- Sênior
- Mensagens: 2249
- Registrado em: Dom Jun 14, 2009 5:48 pm
- Agradeceu: 53 vezes
- Agradeceram: 230 vezes
Re: FAB NEWS
O melhor substituto em minha opinião seria o C-295 MPA Persuader ,pois temos o C-105 Amazonas além de toda estrutura existente na FAB .
Gogogas !
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 39135
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 6021 vezes
- Agradeceram: 3391 vezes
Re: FAB NEWS
Do ponto de vista prático, o C-295 é a solução lógica e racional para a realidade tupiniquim. E sendo um turbohélice, ele pode desenvolver todas as atividades de patrulha e ASW\ASupW sem maiores problemas e a custos infinitamente menores que um Poseidon. Além de obviamente já termos toda uma linha de apoio logística e operacional do modelo no Brasil.gogogas escreveu: Ter Jul 26, 2022 11:00 pm O melhor substituto em minha opinião seria o C-295 MPA Persuader ,pois temos o C-105 Amazonas além de toda estrutura existente na FAB .
Talvez ele seja a solução mais prática para tirar os P-3 de linha caso a questão do SLEP das asas não saia a contento.
A outra solução seria uma opção caseira, que hoje, estamos muito longe de dispor tanto em termos de vetores viáveis do ponto de vista econômico e operacional, como de produto pronto, certificado e disponível no mercado para emprego imediato.
Ou seja, nossas escolhas não serão fáceis de qualquer forma, sejam elas tomadas pela FAB ou pela MB.
Carpe Diem
- Helton2042
- Avançado
- Mensagens: 395
- Registrado em: Sáb Ago 08, 2009 1:44 pm
- Agradeceu: 57 vezes
- Agradeceram: 116 vezes
Re: FAB NEWS
Duro que pelo levantamento que eu fiz aqui, já estão na sucata o 7200, 7201 e o 7208, e eram todos modernizados, pelo menos eram designados P-3AM, se alguém puder confirmar, agradeço.
Nas fotos das sucatas aparecem esses 3.
Se for isso mesmo, já estamos com a frota reduzida!
Nas fotos das sucatas aparecem esses 3.
Se for isso mesmo, já estamos com a frota reduzida!
- Matheus
- Sênior
- Mensagens: 6182
- Registrado em: Qui Abr 28, 2005 4:33 pm
- Agradeceu: 341 vezes
- Agradeceram: 432 vezes
Re: FAB NEWS
Será que o equipamento deles poderiam ser implantados em CN 295 Persuader (Fits, sensores, etc)?Helton2042 escreveu: Qua Jul 27, 2022 1:52 pm Duro que pelo levantamento que eu fiz aqui, já estão na sucata o 7200, 7201 e o 7208, e eram todos modernizados, pelo menos eram designados P-3AM, se alguém puder confirmar, agradeço.
Nas fotos das sucatas aparecem esses 3.
Se for isso mesmo, já estamos com a frota reduzida!
- knigh7
- Sênior
- Mensagens: 19203
- Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
- Localização: S J do Rio Preto-SP
- Agradeceu: 2065 vezes
- Agradeceram: 2622 vezes
Re: FAB NEWS
O FITS é o sistema de missão que é oferecido pela AIRBUS para o C295MPA/ASW:Matheus escreveu: Qua Jul 27, 2022 8:31 pmSerá que o equipamento deles poderiam ser implantados em CN 295 Persuader (Fits, sensores, etc)?Helton2042 escreveu: Qua Jul 27, 2022 1:52 pm Duro que pelo levantamento que eu fiz aqui, já estão na sucata o 7200, 7201 e o 7208, e eram todos modernizados, pelo menos eram designados P-3AM, se alguém puder confirmar, agradeço.
Nas fotos das sucatas aparecem esses 3.
Se for isso mesmo, já estamos com a frota reduzida!
https://www.airbus.com/en/products-serv ... craft/c295
Quanto a sensores importantes, varia de acordo com o operador (e de quem está disposto a vender..). Por exemplo: uns utilizam com o radar ELTA 2022(V3) igual ao dos nossos P-3AM, outros com o radar Telephonics APS-143 (usando também o FITS), etc.
O problema fica com relação à capacidade de armamento: ele não tem bomb bay. O leva em 4 pontos subalares sendo 2 para misseis (o Marte já está integrado e o Exocet a ser no futuro), torpedos da linha MK e cargas de profundidade, podendo adicionar outros 2 pontos secundários para mísseis menores (que também podem ser instalados nos 2 pontos primários), como o L-UMTAS, já integrado ou foguetes.
Obs: se a FAB for fazer o SLEP nos outros 3 P-3AM, podem colocar as barbas de molho pois é indicativo de que só iremos discutir a substituição desses bons bichões na próxima década.
- J.Ricardo
- Sênior
- Mensagens: 7863
- Registrado em: Qui Jan 13, 2005 1:44 pm
- Agradeceu: 2748 vezes
- Agradeceram: 1123 vezes
Re: FAB NEWS
caramba, sério isso?Helton2042 escreveu: Qua Jul 27, 2022 1:52 pm Duro que pelo levantamento que eu fiz aqui, já estão na sucata o 7200, 7201 e o 7208, e eram todos modernizados, pelo menos eram designados P-3AM, se alguém puder confirmar, agradeço.
Nas fotos das sucatas aparecem esses 3.
Se for isso mesmo, já estamos com a frota reduzida!
Isso é uma vergonha.
Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
- knigh7
- Sênior
- Mensagens: 19203
- Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
- Localização: S J do Rio Preto-SP
- Agradeceu: 2065 vezes
- Agradeceram: 2622 vezes
Re: FAB NEWS
Não, a célula 7200 não era modernizada. A modernização foi da 7201 a 7208.
No site do prof. Rudnei Cunha tem a história deles na FAB:
https://historiadafab.rudnei.cunha.nom. ... 3am-orion/
No site do prof. Rudnei Cunha tem a história deles na FAB:
https://historiadafab.rudnei.cunha.nom. ... 3am-orion/
- arcanjo
- Sênior
- Mensagens: 1927
- Registrado em: Seg Dez 12, 2011 4:35 pm
- Localização: Santo André, SP
- Agradeceu: 381 vezes
- Agradeceram: 835 vezes
Re: FAB NEWS
Você está enganado knigh7, o FAB 7200 também foi modernizado.
https://www.fab.mil.br/noticias/imprime ... nave-P-3AM
abs.
arcanjo
- knigh7
- Sênior
- Mensagens: 19203
- Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
- Localização: S J do Rio Preto-SP
- Agradeceu: 2065 vezes
- Agradeceram: 2622 vezes
Re: FAB NEWS
knigh7 escreveu: Qui Jul 28, 2022 4:31 pm Não, a célula 7200 não era modernizada. A modernização foi da 7201 a 7208.
No site do prof. Rudnei Cunha tem a história deles na FAB:
https://historiadafab.rudnei.cunha.nom. ... 3am-orion/
O prof. Rudnei então errou. Foram 9 células modernizadas e não 8. Confirmei a sua informação na Revista Força Aérea.arcanjo escreveu: Qui Jul 28, 2022 6:54 pmVocê está enganado knigh7, o FAB 7200 também foi modernizado.
https://www.fab.mil.br/noticias/imprime ... nave-P-3AM
abs.
arcanjo

https://forcaaerea.com.br/p-3am-complet ... os-de-fab/
Obrigado.
- Helton2042
- Avançado
- Mensagens: 395
- Registrado em: Sáb Ago 08, 2009 1:44 pm
- Agradeceu: 57 vezes
- Agradeceram: 116 vezes
Re: FAB NEWS
Pois é, sobram 6, e quando eu vejo notícia de só 3 com as asas trocadas, conhecendo nossa realidade, já podemos ficar com o pé atrás.
Olha só, 2011 foi entregue o primeiro, durou muito pouco. Tantos equipamentos modernos e caros… Tinha que ser obrigação fazer isso com os outros 3, a não ser que a condição das asas desses outros estejam boas.
Mas julgando pelas fotos/vídeos que eu vejo da Base de Santa Cruz eu creio que só os 3 devem voar, o pátio sempre está vazio, 1 dentro do Zeppelin, 1 fora e só, mas espero que não seja isso mesmo.
Com frequência eu vou pra São José dos Campos e vez ou outra aparece um P-3 por lá em treinamento, vou tentar reparar nas matrículas.
Olha só, 2011 foi entregue o primeiro, durou muito pouco. Tantos equipamentos modernos e caros… Tinha que ser obrigação fazer isso com os outros 3, a não ser que a condição das asas desses outros estejam boas.
Mas julgando pelas fotos/vídeos que eu vejo da Base de Santa Cruz eu creio que só os 3 devem voar, o pátio sempre está vazio, 1 dentro do Zeppelin, 1 fora e só, mas espero que não seja isso mesmo.
Com frequência eu vou pra São José dos Campos e vez ou outra aparece um P-3 por lá em treinamento, vou tentar reparar nas matrículas.
- FIGHTERCOM
- Sênior
- Mensagens: 5001
- Registrado em: Sex Ago 04, 2006 6:51 pm
- Agradeceu: 1234 vezes
- Agradeceram: 734 vezes
Re: FAB NEWS
Será se a FAB irá manter esses assentos após a conversão para MRTT?Veja como está, por dentro, o novo avião Airbus A330 da Força Aérea Brasileira
https://aeroin.net/veja-como-esta-por-d ... rasileira/
Não me surpreenderia se chegasse um despacho do STF solicitando um KC-30...
![Gargalhada [003]](./images/smilies/003.gif)
![Gargalhada [003]](./images/smilies/003.gif)
Abraço,
Wesley
"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
- gabriel219
- Sênior
- Mensagens: 14050
- Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
- Agradeceu: 783 vezes
- Agradeceram: 2465 vezes
Re: FAB NEWS
@FIGHTERCOM, posso estar errado, mas o interior do A330 na versão MRTT é bem modular, podendo colocar assentos para transporte VIP ou retirando para transporte de carga e demais missões. Talvez possam reaproveitar todos os assentos para a conversão da versão MRTT, mantendo assim a capacidade VIP, que mostrou nos fazer falta em vários momentos.
- gusmano
- Sênior
- Mensagens: 1996
- Registrado em: Qui Mar 27, 2008 4:54 pm
- Agradeceu: 275 vezes
- Agradeceram: 208 vezes
Re: FAB NEWS
Pronto..se bobear cancela o MRTT e deixa esse ai com essas poltronas para o GTE levar ministro,presidente,esposa,amanete,cachorro,papagaio etc.FIGHTERCOM escreveu: Sex Jul 29, 2022 10:01 amSerá se a FAB irá manter esses assentos após a conversão para MRTT?Veja como está, por dentro, o novo avião Airbus A330 da Força Aérea Brasileira
https://aeroin.net/veja-como-esta-por-d ... rasileira/
Não me surpreenderia se chegasse um despacho do STF solicitando um KC-30...![]()
Abraço,
Wesley
[]´s