NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Marino
Sênior
Sênior
Agradeceu: 134 vezes
Agradeceram: 630 vezes

Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#5566 Mensagem por Marino » Qui Abr 11, 2013 10:12 pm

Vc viu a entrevista postada pelo Gerson?
Viu que em 82 conseguimos o enriquecimento?
Quem nos transferia tecnologia, nesta época, para um governo militar?
Responda esta questão.
Vc viu as fotos da fabricação AQUI do reator?
Tá maluco ô cara?

"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
JT8D
Sênior
Sênior
Agradeceu: 194 vezes
Agradeceram: 100 vezes

#5567 Mensagem por JT8D » Qui Abr 11, 2013 10:21 pm

mauri escreveu:Dependo do que seria desenvolvido no Brasil para você.......Muitas coisas são desenvolvidas em outros países e aplicadas aqui.
Não deixa de tirar o mérito dos brasileiros mas não te dar o direito de dizer que é integralmente desenvolvido aqui ou que é 100% brasileiro.

Mauri
JT8D escreveu:O reator e toda a parte nuclear (incluindo a produção do combustível) é integralmente desenvolvida no Brasil por brasileiros.
Não é a primeira vez (e infelizmente não será a última) que um jornalista despreparado em temas de defesa (acho que isso é uma redundância) fala uma merda deste quilate.
O que me decepciona é que pessoas supostamente esclarecidas levem este tipo de asneira a sério.

Abs,

JT
Amigo, você devia parar por aqui. Por que você não tem ideia do que está falando.
Eu participei dessa história, da mesma forma que o Marino.
E não vou aceitar passivamente que alguém venha diminuir os feitos de brasileiros abnegados que tiraram leite de pedra e trabalhando com baixos orçamentos conseguiram o que muitos julgavam impossível.
Por favor, mais respeito.

Passe bem.

JT

mauri
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2 vezes
Agradeceram: 92 vezes

#5568 Mensagem por mauri » Qui Abr 11, 2013 10:22 pm

Calma Marino,

Eu estou lendo tudo que está sendo postado mas também veja que em momento algum eu afirmei que o reator ou o enriquecimento não estão sendo feitos aqui.

Eu apenas tenho minha opinião formada que houve ajuda externa, determinantes ou não, mas houve, e ainda esta havendo.

Mas não tira os mérito dos brasileiros....Como também não tira o mérito dos brasileiros nos aviões da Embraer, apesar de serem ajuda estrangeiras totalmente distintas e desproporcionais.

Mauri
Marino escreveu:Vc viu a entrevista postada pelo Gerson?
Responda esta questão.
Tá maluco ô cara?

Marino
Sênior
Sênior

#5569 Mensagem por Marino » Qui Abr 11, 2013 10:25 pm

Mauri, nao houve ajuda externa alguma nas centrífugas e no reator.
Nenhuma.
Isto seria violação de acordos internacionais, o que nenhum país fez.
Como nao houve em outras áreas vitais, que nao vou falar.

Barão do Rio Branco
JT8D
Sênior
Sênior

#5570 Mensagem por JT8D » Qui Abr 11, 2013 10:26 pm

mauri escreveu:Calma Marino,

Eu estou lendo tudo que está sendo postado mas também veja que em momento algum eu afirmei que o reator ou o enriquecimento não estão sendo feitos aqui.

Eu apenas tenho minha opinião formada que houve ajuda externa, determinantes ou não, mas houve, e ainda esta havendo.

Mas não tira os mérito dos brasileiros....Como também não tira o mérito dos brasileiros nos aviões da Embraer, apesar de serem ajuda estrangeiras totalmente distintas e desproporcionais.

Mauri
Marino escreveu:Vc viu a entrevista postada pelo Gerson?
Responda esta questão.
Tá maluco ô cara?
Como disse acima, você demostra não conhecer este assunto.
Tecnologia nuclear não é avião.
Você acha que a França, aliada dos EUA na OTAN venderia tecnologia nuclear para fins militares ao Brasil?
E que isto passaria em brancas nuvens?
Você não tem noção ...

mauri
Sênior
Sênior

#5571 Mensagem por mauri » Qui Abr 11, 2013 10:33 pm

Tudo bem Marino, mas eu tenho direito de não concordar, Certo?

Quanto aos acordos internacionais, existem os governos, as organizações governamentais e as não governamentais, concorda?.....Todas se relacionam de determinadas maneiras e conveniências.

Mauri

Marino escreveu:Mauri, nao houve ajuda externa alguma nas centrífugas e no reator.
Nenhuma.
Isto seria violação de acordos internacionais, o que nenhum país fez.
Como nao houve em outras áreas vitais, que nao vou falar.

JT8D
Sênior
Sênior

#5572 Mensagem por JT8D » Qui Abr 11, 2013 10:39 pm

mauri escreveu:Tudo bem Marino, mas eu tenho direito de não concordar, Certo?
Errado. Por que você não está discordando em uma questão opinativa. Você está falando de algo que não conhece.
É claro que você pode continuar duvidando de nossas informações (que não são meras opiniões). Mas aí já é problema seu.

Paisano
Sênior
Sênior
Agradeceu: 649 vezes
Agradeceram: 285 vezes
Contato:

#5573 Mensagem por Paisano » Qui Abr 11, 2013 10:40 pm

Tópico bloqueado pela Moderação.

Paisano
Sênior
Sênior
Agradeceu: 649 vezes
Agradeceram: 285 vezes
Contato:

#5574 Mensagem por Paisano » Sex Abr 12, 2013 10:47 am

Tópico desbloqueado pela Moderação.

Marino
Sênior
Sênior

#5575 Mensagem por Marino » Sex Abr 12, 2013 11:30 am

Mauri, vc tem todo o direito de nao concordar, mas que a sua nao concordância seja baseada em algo que sustente a sua posição.
Se nao for assim, vc está sendo falacioso.
Discorda por discordar, torna a questão ideológica, no pior sentido da palavra.
Exemplifico:
Vc falou que as nossa centrífugas são de tecnologia alemã.
Eu mostrei que nao, com a ajuda do Gerson foi postada a entrevista do Alte Othon mostrando que as centrífugas alemãs compradas pelo Alte Alvaro Alberto na década de 50 do século passado nao funcionavam.
Que elas foram usadas para desinformação de inspetores externos.
O que sustenta sua posição?
Nada.
Outra:
Tendo em mente que o programa nuclear da MB iniciou-se nos governos militares, nao havia um país sequer que nos transferisse tecnologia nuclear. isto é assim hoje em dia.
Vc fala em organizações nao governamentais como se as mesmas, primeiramente, dispusessem de tecnologia deste tipo, que é estatal, segundo, que nao fossem controladas por seus países de origem, e que estes permitissem a violação de acordos internacionais de nao proliferação, o que é um absurdo.
Então, quem transferiu tecnologia para nosso reator?
Prove que houve tal transferencia.
Mais uma vez digo que a MB aproveitou as oportunidades que houveram em formação de pessoal no exterior e compra de material permitido, nao bloqueado por tratados internacionais.
Nao é o caso das centrífugas e do reator.
Se nao acredita, mostre que estou errado, poste provas.
A impressão é que vc age por ideologia, na pior interpretação do termo, que nao acredita na capacidade de brasileiros atingirem uma meta, de desenvolverem tecnologia única.
Se for assim, sinto muito por vc.

Barão do Rio Branco
mauri
Sênior
Sênior

#5576 Mensagem por mauri » Sex Abr 12, 2013 1:36 pm

Marino escreveu:Mauri, vc tem todo o direito de nao concordar, mas que a sua nao concordância seja baseada em algo que sustente a sua posição.
Se nao for assim, vc está sendo falacioso.
Discorda por discordar, torna a questão ideológica, no pior sentido da palavra.
Exemplifico:
Vc falou que as nossa centrífugas são de tecnologia alemã.
Eu mostrei que nao, com a ajuda do Gerson foi postada a entrevista do Alte Othon mostrando que as centrífugas alemãs compradas pelo Alte Alvaro Alberto na década de 50 do século passado nao funcionavam.
Que elas foram usadas para desinformação de inspetores externos.
O que sustenta sua posição?
Nada.
Outra:
Tendo em mente que o programa nuclear da MB iniciou-se nos governos militares, nao havia um país sequer que nos transferisse tecnologia nuclear. isto é assim hoje em dia.
Vc fala em organizações nao governamentais como se as mesmas, primeiramente, dispusessem de tecnologia deste tipo, que é estatal, segundo, que nao fossem controladas por seus países de origem, e que estes permitissem a violação de acordos internacionais de nao proliferação, o que é um absurdo.
Então, quem transferiu tecnologia para nosso reator?
Prove que houve tal transferencia.
Mais uma vez digo que a MB aproveitou as oportunidades que houveram em formação de pessoal no exterior e compra de material permitido, nao bloqueado por tratados internacionais.
Nao é o caso das centrífugas e do reator.
Se nao acredita, mostre que estou errado, poste provas.
A impressão é que vc age por ideologia, na pior interpretação do termo, que nao acredita na capacidade de brasileiros atingirem uma meta, de desenvolverem tecnologia única.
Se for assim, sinto muito por vc.
Marino,

Como eu disse anteriormente, no mundo inteiro existem, neste momento, apenas dois tipos de tecnologia sendo usados em escala industrial para o enriquecimento de urânio. Uma delas é a difusão gasosa, com a qual os Estados Unidos e Argentina se abastecem. A outro chama-se ultracentrifugação, que é de origem alemã, usada na Europa( Urenco e Areva) e em alguns outros países. É essa a técnica que o Brasil domina e que vem aprimorando com tecnologias inéditas onde os mancais não tem atrito pois estão sob efeito da levitação magnética.
Já as centrífugas alemãs compradas pelo Almirante Alvaro Alberto e as oferecidas pelo alemães no âmbito do acordo Brasil-Alemanha, após pressão da comunidade internacional para não fornecer a de ultracentrifugação, é de outra categoria “jet-nozzle”, que não chegou a ser usada comercialmente em pais nenhum.

Portanto, não no só o Brasil, como também a França(Areva), Europa,(Urenco) e demais países usam a tecnologia alemã, em detrimento da americana e também argentina, que é de centrifugação de difusão gasosa.

Mauri

mauri
Sênior
Sênior

#5577 Mensagem por mauri » Sex Abr 12, 2013 1:45 pm

Marino,

Quanto ao restante não tenho mais nada a comentar, fico com minha ideologia e pronto, o tópico já foi trancado uma vez por conta desta luta de ego.
O que eu tinha que provar já coloquei aqui, licitações públicas e noticiário de jornal da época.

Este é um tipo de assunto que você não prova fácil, pois não tem muita coisa oficial.

Fotos, reportagens e outros meios não são suficientes para identificar e provar tais tecnologias.

Mauri

Marino
Sênior
Sênior

#5578 Mensagem por Marino » Sex Abr 12, 2013 2:07 pm

Então como vc sustenta o que escreve?
Questão de fé?
Vc ACREDITA piamente?
É isso?
Tá bom, vc tem todo o direito de ter fé no que quiser.
Mas nao desvirtue o que mostrei dizendo ser questão de ego.
Nao é, mostrei fotos, argumentei com sua lógica, desmontei sua falácia.

Barão do Rio Branco
denilson
Sênior
Sênior
Agradeceu: 316 vezes
Agradeceram: 137 vezes

#5579 Mensagem por denilson » Sex Abr 12, 2013 2:24 pm

O importante disso tudo é que possuímos todo o conhecimento necessário nessa área, somos independentes e estamos evoluindo.
Peço aos colegas que se acalmem para evitarmos novo bloqueio do tópico e principalmente a inimizade entre os colegas de fórum. :wink:
Um grande abraço a todos.
Denilson

LeandroGCard
Sênior
Sênior
Agradeceu: 69 vezes
Agradeceram: 812 vezes

#5580 Mensagem por LeandroGCard » Sex Abr 12, 2013 3:34 pm

mauri escreveu:Calma Marino,

Mauri
Mauri, deixa ver se entendi o seu conceito.

Se fizermos por exemplo o reator aqui com a base de tecnologia nacional (assim como as centrífucas, as turbinas e muitas outras coisas), mas usarmos parafusos comprados na China, motradores digitais coreanos, fios alemães e transístores japonenes (e muito disso fabricado em filiais instaladas aqui mesmo no Brasil), isso significa que recebemos ajuda externa? Ou se alguns dos engenheiros envolvidos fizeram pós-graduação ou estágio na Europa ou nos EUA, isso também significa ajuda externa?

Se você está raciocinando assim, então esta discussão é irrelevante e inútil, pois absolutamente TUDO o que é construído em qualquer lugar deste planeta hoje, de brinquedos a naves espaciais (passando por reatores, submarinos e etc...) tem algum componente importado, por mais simples que seja (e muitas vezes nem tão simples), e a participação de alguém que aprendeu alguma coisa no exterior (eu mesmo tenho ido para o exterior de 4 a 5 vezes por ano para fazer isso).

Uma conversa nestas bases é sem sentido. Se não este seu raciocínio, então você precisa explicar com mais clareza o que está entendendo por ajuda externa, pois praticamente tudo que você colocou como exemplo até agora é coisa deste tipo.

Leandro G. Card

Responder