FCarvalho escreveu: ↑Qua Mai 04, 2022 12:48 pm
FIGHTERCOM escreveu: ↑Ter Mai 03, 2022 7:17 pm
Oremos pelo Gripen!
Abraços,
Wesley
Um segundo lote do Gripen E\F irá sair, independente desta possibilidade. A FAB precisa substituir ao menos os F-5EM, mesmo que não seja na proporção 1x1.
Como já dito pelo próprio brigadeiro Baptista, 36 caças são insuficientes para se manter uma defesa aérea minimamente aceitável.
Por outro lado, a discussão sobre a necessidade de um jato LIFT em Natal não está pacificada dentro da FAB. E como o atual cmte é caçador...
FCarvalho,
Particulamente, eu vejo essa possível (quem sabe?) compra com mais desvantagens do que vantagens:
1- Para a nossa classe política, jato é tudo igual. Então, não podemos menosprezar o risco que o M-346 trás para o segundo lote de Gripens.
2- Com a Embraer envolvida com o Gripen, KC-390, STOUT e o estudo do UCAV, penso que não existe espaço para mais um vetor. Colocar o display desenvolvido para o Gripen nele? Pra quê?! Só iríamos torrar $$$. Vai ser compra direta.
3- Com a compra de mais um vetor, jogamos no lixo aquela conversa de redução de custos de uma frota enxuta. Afinal, o FX, originalmente, deveria substituir Mirage, F-5 e AMX.
4- Além disso, um LIFT agrega nada ao Gripen. Por outro lado, um UCAV abre um leque de possibilidades. Muitos podem pensar: mas são aplicações distintas. Sim, mas todos vão beber do mesmo pote de recursos escassos da nossa FAB/Governo.
Nessas horas eu lembro de um feito do celebre Steve Jobs, que ao reassumir a direção da Apple, cortou a grande maioria dos projetos e focou em apenas 4. Justificativa? Quando se tem poucos recursos, é melhor focar naqueles que são mais importantes. Caso contrário, corre-se o risco de ficar sem nada.
Portanto, nada que preste vai sair da compra desse LIFT italiano.
Abraços,
Wesley