Vamos torcer para que a FAB consiga fazer o pedido de um segundo lote com 40 aeronaves. Ai haveria a opção de dotar 4 esquadrões com 20 aeronaves cada, isso abriria a possibilidade de futuramente, com a suposta entrada em serviço de um UAS tipo Loyal Wingman na FAB, termos 5 unidades com 16 aeronaves cada, complementados por sistemas desse tipo.
Mas também há toda a questão de custos logísticos, em ter 4 ou 5 unidades dispersadas, pode ser que 3 esquadrões operando 24 ou 26 aeronaves, realizando deslocamentos periódicos de parte de suas aeronaves, seja uma opção mais barata.
Um abraço e t+
Re: FAB NEWS
Enviado: Dom Mai 01, 2022 5:27 pm
por gabriel219
3 bases acho ideal, sendo Manaus, Anápolis e Santa Maria. Espero que a FAB não cometa sandices de base em Santa Cruz, não há nenhuma razão pra ter esquadrão de caças lá.
Re: FAB NEWS
Enviado: Dom Mai 01, 2022 9:28 pm
por Pablo Maica
Eu também acho que 3 esquadrões um pouco maiores, fazendo deslocamentos periódicos de parte do seu efetivo seria o ideal. Isso facilitaria também ($) na hora de dotar essas três bases com sistemas de defesa (misseis e AAA) se um dia esse assunto for para frente, e também modernizar as suas estruturas.
Um abraço e t+
Re: FAB NEWS
Enviado: Dom Mai 01, 2022 11:43 pm
por Matheus
Se conseguir 3 de 24 aeronaves, tá top.
Re: FAB NEWS
Enviado: Seg Mai 02, 2022 12:29 pm
por FCarvalho
Lembro a todos de uma entrevista dada à RFA tempos atrás de um brigadeiro da FAB de que se estudava a ideia de ter apenas 3 bases aéreas operacionais com caças, que seriam: Manaus, Anápolis e Santa Maria (Canoas).
Embora seja apenas especulação e a FAB não fale sobre o assunto, é mister observar que com 24 caças em cada base seriam necessários cerca de 72 unidades do Gripen E\F para dotá-las com este padrão.
Lembrar ainda que os esquadrões de caça da FAB operam, na teoria, com 12 unidades em cada um, de forma que a conta acima disporia um grupo de caça em cada uma destas bases.
Olhando por este ângulo, uma base no norte, uma no centro oeste e outra no sul daria à FAB um potencial de defesa aérea mais amplo do território nacional, já que a localização destas bases permite que os caças fiquem a "meio caminho" de qualquer lugar das regiões onde estão.
A questão que fica é: quem vai ter coragem de extinguir o 1o GAVCa e a base de Santa Cruz
Re: FAB NEWS
Enviado: Seg Mai 02, 2022 2:04 pm
por Matheus
FCarvalho escreveu: Seg Mai 02, 2022 12:29 pm
Lembro a todos de uma entrevista dada à RFA tempos atrás de um brigadeiro da FAB de que se estudava a ideia de ter apenas 3 bases aéreas operacionais com caças, que seriam: Manaus, Anápolis e Santa Maria (Canoas).
Embora seja apenas especulação e a FAB não fale sobre o assunto, é mister observar que com 24 caças em cada base seriam necessários cerca de 72 unidades do Gripen E\F para dotá-las com este padrão.
Lembrar ainda que os esquadrões de caça da FAB operam, na teoria, com 12 unidades em cada um, de forma que a conta acima disporia um grupo de caça em cada uma destas bases.
Olhando por este ângulo, uma base no norte, uma no centro oeste e outra no sul daria à FAB um potencial de defesa aérea mais amplo do território nacional, já que a localização destas bases permite que os caças fiquem a "meio caminho" de qualquer lugar das regiões onde estão.
A questão que fica é: quem vai ter coragem de extinguir o 1o GAVCa e a base de Santa Cruz
Poderia apenas colocar dois GAVs numa mesma base, não? cada um com 12 aeronaves. Mas deve ser difícil isso ocorrer.
Re: FAB NEWS
Enviado: Ter Mai 03, 2022 6:19 pm
por Strike
Trecho de uma vídeo conferência do Diretor de projetos da Embraer a respeito dos projetos militares da empresa junto à FAB.
OBS: Interessante observar o design inovador e agressivo do Vant de combate em desenvolvimento pela Embraer muito semelhante aos caças de 5° geração.
Re: FAB NEWS
Enviado: Ter Mai 03, 2022 7:17 pm
por FIGHTERCOM
Comandante da FAB voa no jato M-346
Esta aeronave é vista com bons olhos pelos militares brasileiros para operar em conjunto com os novos caças F-39 Gripen da Força Aérea Brasileira.
- Qual a diferença entre o F-50 e M-346? Pq as mensagens aqui preferem muito mais o f-50?
- Pelo pouco que eu vi, a Embraer não seria capaz de fabricar algo semelhante num projeto nacional?
- Se eu entendi os comentários anteriores falando que o M-346 é inferior ao F-50, a escolha do M-346 como vetor de treinamento faz muito sentido. Evita que nossos politicos usem o M-346 para substituir o Gripen, como todos ai estão temendo! Faz sentido?
Re: FAB NEWS
Enviado: Qua Mai 04, 2022 11:53 am
por Túlio
angelogalvao escreveu: Qua Mai 04, 2022 11:16 am
Perguntas de leigo:
- Qual a diferença entre o F-50 e M-346? Pq as mensagens aqui preferem muito mais o f-50?
Também sou leigo mas vamos lá: FA-50 (o F-50, versão monoplace de caça leve, foi vetado) usa uma versão provavelmente de potência reduzida do motor anterior ao F-414 do Gripen, o F-404; ademais, é supersônico, com velocidade semelhante à do nosso F-5.
angelogalvao escreveu: Qua Mai 04, 2022 11:16 am
- Pelo pouco que eu vi, a Embraer não seria capaz de fabricar algo semelhante num projeto nacional?
Provavelmente sim, tanto que já propunha um conceito semelhante no começo dos anos 90, chamado MFT/LF, com versão biplace (MFT) e monoplace (LF). O problema é convencer a EMBRAER a entrar hoje num mercado já saturado.
angelogalvao escreveu: Qua Mai 04, 2022 11:16 am
- Se eu entendi os comentários anteriores falando que o M-346 é inferior ao F-50, a escolha do M-346 como vetor de treinamento faz muito sentido. Evita que nossos politicos usem o M-346 para substituir o Gripen, como todos ai estão temendo! Faz sentido?
O 346 só é "inferior" em velocidade (e por ser bimotor, claro: imagines usar caça mono e treinador bi), o "pacote" de sensores e meios ofensivos/defensivos é tão bom quanto o do FA-50, com exceção de, por ser subsônico, um BVR renderia menos em alcance/NEZ.
J.Ricardo escreveu: Qua Mai 04, 2022 10:40 am
o que é aquele "Tempest" no gráfico da Embraer?
Na verdade isso já foi bastante debatido aqui, é apenas um estudo entre a EMBRAER e a FAB para um UCAV furtivo, isso é inclusive mencionado no primeiro dos três filmes. Talvez seja um possível resultado dos estudos feitos pela citada empresa durante o Programa Gripen mas dificilmente irá longe, a ponto de se tornar um PRODUTO EXPORTÁVEL, eis que é bem provável que vá depender, como sempre, de insumos importados (e, portanto, embargáveis). Aqui o filme que deu origem aos debates:
Espero ter ajudado.
Re: FAB NEWS
Enviado: Qua Mai 04, 2022 12:05 pm
por gogogas
O M-346 tá rolando muito assunto sobre eles na FAB .... Estaria nos planos da FAB um treinador deste porte ? Pq muitos países estão substituindo por turbo hélices mais potentes e fazendo a conversão de jatos de alta performance nos caças Biplaces ...
FCarvalho escreveu: Seg Mai 02, 2022 12:29 pm
Lembro a todos de uma entrevista dada à RFA tempos atrás de um brigadeiro da FAB de que se estudava a ideia de ter apenas 3 bases aéreas operacionais com caças, que seriam: Manaus, Anápolis e Santa Maria (Canoas).
Embora seja apenas especulação e a FAB não fale sobre o assunto, é mister observar que com 24 caças em cada base seriam necessários cerca de 72 unidades do Gripen E\F para dotá-las com este padrão.
Lembrar ainda que os esquadrões de caça da FAB operam, na teoria, com 12 unidades em cada um, de forma que a conta acima disporia um grupo de caça em cada uma destas bases.
Olhando por este ângulo, uma base no norte, uma no centro oeste e outra no sul daria à FAB um potencial de defesa aérea mais amplo do território nacional, já que a localização destas bases permite que os caças fiquem a "meio caminho" de qualquer lugar das regiões onde estão.
A questão que fica é: quem vai ter coragem de extinguir o 1o GAVCa e a base de Santa Cruz
Poderia apenas colocar dois GAVs numa mesma base, não? cada um com 12 aeronaves. Mas deve ser difícil isso ocorrer.
Poder até pode, os números na FAB sempre foram muito variáveis, e tem muito mais a ver com a capacidade de compra e manutenção\operação do que com o vetor em si. Um esquadrão na teoria possui 12 caças, mas isso nunca funcionou na prática. É só olhar os números de F-5 e A-1 nas suas respectivas OM.
Se a FAB chegar a operar 66\70 caças como hora se diz, pode até ser possível distribuir todos pelas bases aéreas existentes e até em Manaus, ressuscitando o Pacau, com cada OM ficando com 12 a 15 caças. E toca o barco.
Mas isso é algo para vermos mais adiante se é de fato desejo da FAB de manter a atual estrutura de defesa aérea.