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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

Enviado: Qui Dez 17, 2009 9:55 pm
por Glauber Prestes
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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

Enviado: Qui Dez 17, 2009 9:57 pm
por Carlos Mathias
Putz, tinha GNV pirata...

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

Enviado: Qui Dez 17, 2009 10:18 pm
por WalterGaudério
Vinicius Pimenta escreveu:
Walterciclone escreveu: É uma possibilidade. Mas só isso. dar porrada em repórter é que não podia estar no script.
É. Walter, no nosso caso não teve porrada, que fique claro. Não tenho informação que tenha havido com alguém mais que tenha tentado. Não é isso que queremos dizer com enérgico.

Empurraram uma mulher da INFRAERO, que queria tirar foto do Antonov. Acho que ela nem sabia o que tinha dentro do 124.

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

Enviado: Qui Dez 17, 2009 10:42 pm
por Guerra
Vinicius Pimenta escreveu:
Não julgo a opção da FAB, mas a única razão que eu veria como razoável para aceitar essa negativa seria se o cargueiro estivesse trazendo "mais coisas do que deveria". Algo realmente secreto. Não os helicópteros. São aeronaves que dificilmente (pode ser que nos enganemos) apresentarão externamente alguma diferença significante em relação aos Mi-35 que todo mundo está cansado de ver pelo planeta. Se ainda fosse o painel, mesmo achando também bobagem porque está todo mundo cansado de ver painéis mundo afora, até vá lá. Mas o helicóptero desmontado saindo do avião? Vou respeitar como sempre respeitei a FAB, mas eu sinceramente ainda não consegui entender essa ação.
Tai uma coisa que sempre critiquei nas FAs. Censurar material? Ainda se fosse um material fabricado aqui para usso exclusivo das nossas FAs.
Deveriam é fazer exposições de material com mais frequencia, e abrir os portões dos quarteis

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

Enviado: Qui Dez 17, 2009 11:04 pm
por Vinicius Pimenta
Novas infos. Já não me parece questão de mentalidade, não.
Vinicius Pimenta escreveu:Não julgo a opção da FAB, mas a única razão que eu veria como razoável para aceitar essa negativa seria se o cargueiro estivesse trazendo "mais coisas do que deveria". Algo realmente secreto. Não os helicópteros.

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

Enviado: Qui Dez 17, 2009 11:17 pm
por delmar
Vinicius Pimenta escreveu:Novas infos. Já não me parece questão de mentalidade, não.
Vinicius Pimenta escreveu:Não julgo a opção da FAB, mas a única razão que eu veria como razoável para aceitar essa negativa seria se o cargueiro estivesse trazendo "mais coisas do que deveria". Algo realmente secreto. Não os helicópteros.
Se tinha algo realmente secreto no avião, além dos helicópteros, a coisa não foi desembarcada em Porto Velho, O local não parece ser o adequado para recebimento de material sensível. Resta saber para onde foi o avião russo depois de desembarcar os helicópteros, Bolivia, Venezuela ou retornou para algum aeroporto militar exclusivo aqui no Brasil?

saudações

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

Enviado: Qui Dez 17, 2009 11:22 pm
por knigh7
PRick escreveu:
knigh7 escreveu: Mais mentiras, hein, PRick? Boatos?

"Avaliamos as três propostas, a pedido da FAB e vimos que a oferta da empresa sueca Saab é a que vai assegurar ao Brasil o conhecimento e a agregação de tecnologia dentro da premissa "on the job doing", ou seja, aprender fazendo", disse o vice-presidente-executivo para o mercado de defesa da empresa, Orlando José Ferreira Neto.

O executivo parte do princípio de que o Gripen NG, versão mais avançada do Gripen C/D, e que ainda não foi fabricado, é o único que oferece oportunidade para o Brasil começar o desenvolvimento de um caça do zero. "Não estamos interessados em fabricar peças. Buscamos o domínio de conhecimento que ainda não temos e que nos será útil no desenvolvimento de futuras aeronaves."
..
A proposta do francês Rafale e do americano F-18, na opinião do executivo da Embraer, é de fornecimento de aeronaves já prontas, o que limita a participação da indústria em atividades de desenvolvimento de novas tecnologias
.

Fonte: Valor Econômico


fonte: http://www.defesanet.com.br/fx2/vl_28set09.htm

Essa "notícia" foi DESMENTIDA oficialmente pela EMBRAER. Portanto, isso é FALSO, coisa de lobistas!

[]´s
Não. Jobim repreendeu a Embraer publicamente após a declaração do Orlando ferreira Neto, Vice Presidente da Embraer:

Jobim diz que escolha dos caças não será influenciada por Embraer
Projeto F-X2
Escrito por Defesa Brasil
Seg, 28 de Setembro de 2009 15:37

Ministro afirma que quem decide é o governo.
Henrique Gomes Batista

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, disse nesta segunda-feira que não levará em consideração a opinião da Embraer na escolha dos caças pela Força Aérea Brasileira (FAB). A empresa havia afirmado que a melhor escolha do governo seria a do caça Gripen NG, da sueca Saab, por causa das vantagens com a proposta de maior transferência de tecnologia.

- Quem decide isso é o governo brasileiro. E a Embraer não é o governo brasileiro - afirmou Jobim

fonte: http://defesabrasil.com/site/noticias/p ... mbraer.php
Apenas após a repreensão publica, a Embraer teve que voltar atrás. E veja que não foi apenas em entrevista ao Valor que a Embraer, sob seu vice presidente havia externado a preferência pelo GripenNG:

Próximo da decisão o Projeto F-X2
deflagra Guerra de palavras

Robert Hewson
Jane's Air-Launched Weapons Editor
Londres

A decisão do governo brasileiro de indicar a France como o seu fornecedor preferencial para o caça dentro do Programa F-X2 tem causado reações diversas.

A Embraer nesta semana foi forçada a emitir uma declaração contradizendo o seu VP Executivo para a Área de Defesa, que sinalizava que a oferta do sueco Gripe como a que oferecia total transferência de tecnologia e controle industrial ao Brasil.

Os três competidores do Projeto F-X2 submeteram as suas propostas “Best and Final Offers” (BAFOs) ao Ministério da Defesa do Brasil (Nota em realidade à FAB através da Gerência do Projeto F-X2 - GPF-X2), em 02 de Outubro. A data para a entrega foi adiada por duas semanas quando o processo de seleção do Projeto F-X2 foi tumultuado pela declaração do Presidente Lula da Silva, em Setembro, que a França tinha vencido a competição.

Uma decisão formal sobre o vencedor do projeto F-X2 pode ocorrer no dia 23 de Outubro quando o Brasil celebra o Dia do Aviador.

Em entrevista ao jornal de negócios Valor Econômico , em 28 Setembro, Orlando José Ferreira Neto, VP Executivo da área de defesa da Embraer, afirmou que ele pensava que a proposta do Gripen oferecia o melhor retorno ao Brasil.

"Avaliamos as três propostas, a pedido da FAB e vimos que a oferta da empresa sueca Saab é a que vai assegurar ao Brasil o conhecimento e a agregação de tecnologia dentro da premissa 'on the job doing', ou seja, aprender fazendo", disse o vice-presidente-executivo para o mercado de defesa da empresa, Orlando José Ferreira Neto.

O executivo parte do princípio de que o Gripen NG, versão mais avançada do Gripen C/D, e que ainda não foi fabricado, é o único que oferece oportunidade para o Brasil começar o desenvolvimento de um caça do zero. "Não estamos interessados em fabricar peças. Buscamos o domínio de conhecimento que ainda não temos e que nos será útil no desenvolvimento de futuras aeronaves."

O comentário de José Ferreira Neto está no mesmo tom do que falou à Jane's durante uma visita às instalações da Embraer, em São José dos Campos, em Abril passado. Na oportunidade Neto observou que ambos competidores o Dassault Rafale e o Boeing Super Hornet eram na prática produtos acabados e que requereriam pouco ou nenhum desenvolvimento de engenharia no futuro.

Ele também observou as preocupações com a política de transferência de tecnologia adotada pelos Estados Unidos, afirmando: "transferência de Tecnologia é um grande problema pois pela lei cada peça requer uma decisão “sim” ou “não” pelo Congresso em caso a caso. Para uma Força Aérea que deseja ser independente isto pode ser um impeditivo."

Sobre o Gripen, Neto afirmou à Jane's : "O Gripen NG é um produto e desenvolvimento totalmente novo. Não há ainda o avião NG e requererá um significativo trabalho de engenharia e qualificado em levar o DEMO ao NG. Então a força da oferta do Gripen é a transferência de tecnologia. Lógico que todo o desenvolvimento tem o seu risco, mas o melhor treinamento não está na sala de aula mas executando o trabalho."


Após a entrevista de Neto ao Valor a Embraer foi forçada e emitir uma declaração no outro dia afirmando: " A Embraer esclarece que não participa diretamente do processo de seleção do novo caça F-X2 para a Força Aérea Brasileira e, diferentemente do publicado, não tem preferência por nenhuma das propostas encaminhadas”.

A proposta do sueco Gripen no Projeto F-X2 tem o apoio do governo da Inglaterra, baseado no retorno industrial para este país que o Gripen provê. Uma encomenda inicial de um lote de 36 Gripens para o Brasil teria £ 200 milhões de Libras (USD 319 milhões) of equipamentos produzidos na Inglaterra e uma encomenda de até 100 aviões, em um período de 15 anos, geraria um retorno de até £ 1 Bilhão de Libras. Por esta razão a SAAB conta com o apoio desde o primeiro momento do governo inglês na proposta do Projeto F-X2..

A questão do controle sobre a tecnologia permanece um caso central no Brasil. A Dassault tem afirmado que sua proposta é a única de um só país. De fato a Dassault está em uma desconfortável posição de depender em fornecedores suecos para muitos dos seus sistemas chaves de combate incluindo o datalink do míssil BVR MICA e o telêmetro do sensores óticos do sistema OSF do RAFALE.




http://www.defesanet.com.br/01_lz/fx2/01_ja.htm

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

Enviado: Qui Dez 17, 2009 11:23 pm
por Skyway
delmar escreveu:
Vinicius Pimenta escreveu:Novas infos. Já não me parece questão de mentalidade, não.
Se tinha algo realmente secreto no avião, além dos helicópteros, a coisa não foi desembarcada em Porto Velho, O local não parece ser o adequado para recebimento de material sensível. Resta saber para onde foi o avião russo depois de desembarcar os helicópteros, Bolivia, Venezuela ou retornou para algum aeroporto militar exclusivo aqui no Brasil?

saudações
Seja o que for, foi desembarcado ou embarcado em Porto Velho.

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

Enviado: Qui Dez 17, 2009 11:33 pm
por Bender
PQP! Quando eu era molequinho(faz tempo :shock: ) eu ia na ExpoEX,entrava em blindado (o famoso TANQUE 8-] ) em carro,podia olhar o que quizesse,ganhava uma porrada de brindes,era a época dos corações e mentes,mas se pararmos pra pensar sobre isso,falta conquistar hoje mais do que nunca,mas o marketing dos caras é fraquiiiiiiinnnnnhhhho,tratam tudo quanto é avião dos anos 60, como se fosse a ultima bolacha do pacote,ai fica dificil de conquistar os mais jovens.

Sds.

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

Enviado: Qui Dez 17, 2009 11:48 pm
por PRick
knigh7 escreveu:
PRick escreveu:
Essa "notícia" foi DESMENTIDA oficialmente pela EMBRAER. Portanto, isso é FALSO, coisa de lobistas!

[]´s
Não. Jobim repreendeu a Embraer publicamente após a declaração do Orlando ferreira Neto, Vice Presidente da Embraer:

Jobim diz que escolha dos caças não será influenciada por Embraer
Projeto F-X2
Escrito por Defesa Brasil
Seg, 28 de Setembro de 2009 15:37

Ministro afirma que quem decide é o governo.
Henrique Gomes Batista

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, disse nesta segunda-feira que não levará em consideração a opinião da Embraer na escolha dos caças pela Força Aérea Brasileira (FAB). A empresa havia afirmado que a melhor escolha do governo seria a do caça Gripen NG, da sueca Saab, por causa das vantagens com a proposta de maior transferência de tecnologia.

- Quem decide isso é o governo brasileiro. E a Embraer não é o governo brasileiro - afirmou Jobim

fonte: http://defesabrasil.com/site/noticias/p ... mbraer.php
Apenas após a repreensão publica, a Embraer teve que voltar atrás. E veja que não foi apenas em entrevista ao Valor que a Embraer, sob seu vice presidente havia externado a preferência pelo GripenNG:

Próximo da decisão o Projeto F-X2
deflagra Guerra de palavras

Robert Hewson
Jane's Air-Launched Weapons Editor
Londres

A decisão do governo brasileiro de indicar a France como o seu fornecedor preferencial para o caça dentro do Programa F-X2 tem causado reações diversas.

A Embraer nesta semana foi forçada a emitir uma declaração contradizendo o seu VP Executivo para a Área de Defesa, que sinalizava que a oferta do sueco Gripe como a que oferecia total transferência de tecnologia e controle industrial ao Brasil.

Os três competidores do Projeto F-X2 submeteram as suas propostas “Best and Final Offers” (BAFOs) ao Ministério da Defesa do Brasil (Nota em realidade à FAB através da Gerência do Projeto F-X2 - GPF-X2), em 02 de Outubro. A data para a entrega foi adiada por duas semanas quando o processo de seleção do Projeto F-X2 foi tumultuado pela declaração do Presidente Lula da Silva, em Setembro, que a França tinha vencido a competição.

Uma decisão formal sobre o vencedor do projeto F-X2 pode ocorrer no dia 23 de Outubro quando o Brasil celebra o Dia do Aviador.

Em entrevista ao jornal de negócios Valor Econômico , em 28 Setembro, Orlando José Ferreira Neto, VP Executivo da área de defesa da Embraer, afirmou que ele pensava que a proposta do Gripen oferecia o melhor retorno ao Brasil.

"Avaliamos as três propostas, a pedido da FAB e vimos que a oferta da empresa sueca Saab é a que vai assegurar ao Brasil o conhecimento e a agregação de tecnologia dentro da premissa 'on the job doing', ou seja, aprender fazendo", disse o vice-presidente-executivo para o mercado de defesa da empresa, Orlando José Ferreira Neto.

O executivo parte do princípio de que o Gripen NG, versão mais avançada do Gripen C/D, e que ainda não foi fabricado, é o único que oferece oportunidade para o Brasil começar o desenvolvimento de um caça do zero. "Não estamos interessados em fabricar peças. Buscamos o domínio de conhecimento que ainda não temos e que nos será útil no desenvolvimento de futuras aeronaves."

O comentário de José Ferreira Neto está no mesmo tom do que falou à Jane's durante uma visita às instalações da Embraer, em São José dos Campos, em Abril passado. Na oportunidade Neto observou que ambos competidores o Dassault Rafale e o Boeing Super Hornet eram na prática produtos acabados e que requereriam pouco ou nenhum desenvolvimento de engenharia no futuro.

Ele também observou as preocupações com a política de transferência de tecnologia adotada pelos Estados Unidos, afirmando: "transferência de Tecnologia é um grande problema pois pela lei cada peça requer uma decisão “sim” ou “não” pelo Congresso em caso a caso. Para uma Força Aérea que deseja ser independente isto pode ser um impeditivo."

Sobre o Gripen, Neto afirmou à Jane's : "O Gripen NG é um produto e desenvolvimento totalmente novo. Não há ainda o avião NG e requererá um significativo trabalho de engenharia e qualificado em levar o DEMO ao NG. Então a força da oferta do Gripen é a transferência de tecnologia. Lógico que todo o desenvolvimento tem o seu risco, mas o melhor treinamento não está na sala de aula mas executando o trabalho."


Após a entrevista de Neto ao Valor a Embraer foi forçada e emitir uma declaração no outro dia afirmando: " A Embraer esclarece que não participa diretamente do processo de seleção do novo caça F-X2 para a Força Aérea Brasileira e, diferentemente do publicado, não tem preferência por nenhuma das propostas encaminhadas”.

A proposta do sueco Gripen no Projeto F-X2 tem o apoio do governo da Inglaterra, baseado no retorno industrial para este país que o Gripen provê. Uma encomenda inicial de um lote de 36 Gripens para o Brasil teria £ 200 milhões de Libras (USD 319 milhões) of equipamentos produzidos na Inglaterra e uma encomenda de até 100 aviões, em um período de 15 anos, geraria um retorno de até £ 1 Bilhão de Libras. Por esta razão a SAAB conta com o apoio desde o primeiro momento do governo inglês na proposta do Projeto F-X2..

A questão do controle sobre a tecnologia permanece um caso central no Brasil. A Dassault tem afirmado que sua proposta é a única de um só país. De fato a Dassault está em uma desconfortável posição de depender em fornecedores suecos para muitos dos seus sistemas chaves de combate incluindo o datalink do míssil BVR MICA e o telêmetro do sensores óticos do sistema OSF do RAFALE.




http://www.defesanet.com.br/01_lz/fx2/01_ja.htm

Isso é papo de lobista, opinião de lobista, vou repetir A EMBRAER DIVULGOU UMA NOTA OFICIAL DESMENTINDO OS LOBISTAS, o resto é papo furado. A nota é FATO, não opinião ou interpretação de pessoas com o rabo preso.

[]´s

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

Enviado: Qui Dez 17, 2009 11:50 pm
por Carlos Mathias
Sobre vôo de F-5 eu não aguento mais!!!!!! [033] [081]

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

Enviado: Sex Dez 18, 2009 12:16 am
por knigh7
PRick escreveu:
knigh7 escreveu: Não. Jobim repreendeu a Embraer publicamente após a declaração do Orlando ferreira Neto, Vice Presidente da Embraer:

Jobim diz que escolha dos caças não será influenciada por Embraer
Projeto F-X2
Escrito por Defesa Brasil
Seg, 28 de Setembro de 2009 15:37

Ministro afirma que quem decide é o governo.
Henrique Gomes Batista

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, disse nesta segunda-feira que não levará em consideração a opinião da Embraer na escolha dos caças pela Força Aérea Brasileira (FAB). A empresa havia afirmado que a melhor escolha do governo seria a do caça Gripen NG, da sueca Saab, por causa das vantagens com a proposta de maior transferência de tecnologia.

- Quem decide isso é o governo brasileiro. E a Embraer não é o governo brasileiro - afirmou Jobim

fonte: http://defesabrasil.com/site/noticias/p ... mbraer.php
Apenas após a repreensão publica, a Embraer teve que voltar atrás. E veja que não foi apenas em entrevista ao Valor que a Embraer, sob seu vice presidente havia externado a preferência pelo GripenNG:

Próximo da decisão o Projeto F-X2
deflagra Guerra de palavras

Robert Hewson
Jane's Air-Launched Weapons Editor
Londres

A decisão do governo brasileiro de indicar a France como o seu fornecedor preferencial para o caça dentro do Programa F-X2 tem causado reações diversas.

A Embraer nesta semana foi forçada a emitir uma declaração contradizendo o seu VP Executivo para a Área de Defesa, que sinalizava que a oferta do sueco Gripe como a que oferecia total transferência de tecnologia e controle industrial ao Brasil.

Os três competidores do Projeto F-X2 submeteram as suas propostas “Best and Final Offers” (BAFOs) ao Ministério da Defesa do Brasil (Nota em realidade à FAB através da Gerência do Projeto F-X2 - GPF-X2), em 02 de Outubro. A data para a entrega foi adiada por duas semanas quando o processo de seleção do Projeto F-X2 foi tumultuado pela declaração do Presidente Lula da Silva, em Setembro, que a França tinha vencido a competição.

Uma decisão formal sobre o vencedor do projeto F-X2 pode ocorrer no dia 23 de Outubro quando o Brasil celebra o Dia do Aviador.

Em entrevista ao jornal de negócios Valor Econômico , em 28 Setembro, Orlando José Ferreira Neto, VP Executivo da área de defesa da Embraer, afirmou que ele pensava que a proposta do Gripen oferecia o melhor retorno ao Brasil.

"Avaliamos as três propostas, a pedido da FAB e vimos que a oferta da empresa sueca Saab é a que vai assegurar ao Brasil o conhecimento e a agregação de tecnologia dentro da premissa 'on the job doing', ou seja, aprender fazendo", disse o vice-presidente-executivo para o mercado de defesa da empresa, Orlando José Ferreira Neto.

O executivo parte do princípio de que o Gripen NG, versão mais avançada do Gripen C/D, e que ainda não foi fabricado, é o único que oferece oportunidade para o Brasil começar o desenvolvimento de um caça do zero. "Não estamos interessados em fabricar peças. Buscamos o domínio de conhecimento que ainda não temos e que nos será útil no desenvolvimento de futuras aeronaves."

O comentário de José Ferreira Neto está no mesmo tom do que falou à Jane's durante uma visita às instalações da Embraer, em São José dos Campos, em Abril passado. Na oportunidade Neto observou que ambos competidores o Dassault Rafale e o Boeing Super Hornet eram na prática produtos acabados e que requereriam pouco ou nenhum desenvolvimento de engenharia no futuro.

Ele também observou as preocupações com a política de transferência de tecnologia adotada pelos Estados Unidos, afirmando: "transferência de Tecnologia é um grande problema pois pela lei cada peça requer uma decisão “sim” ou “não” pelo Congresso em caso a caso. Para uma Força Aérea que deseja ser independente isto pode ser um impeditivo."

Sobre o Gripen, Neto afirmou à Jane's : "O Gripen NG é um produto e desenvolvimento totalmente novo. Não há ainda o avião NG e requererá um significativo trabalho de engenharia e qualificado em levar o DEMO ao NG. Então a força da oferta do Gripen é a transferência de tecnologia. Lógico que todo o desenvolvimento tem o seu risco, mas o melhor treinamento não está na sala de aula mas executando o trabalho."


Após a entrevista de Neto ao Valor a Embraer foi forçada e emitir uma declaração no outro dia afirmando: " A Embraer esclarece que não participa diretamente do processo de seleção do novo caça F-X2 para a Força Aérea Brasileira e, diferentemente do publicado, não tem preferência por nenhuma das propostas encaminhadas”.

A proposta do sueco Gripen no Projeto F-X2 tem o apoio do governo da Inglaterra, baseado no retorno industrial para este país que o Gripen provê. Uma encomenda inicial de um lote de 36 Gripens para o Brasil teria £ 200 milhões de Libras (USD 319 milhões) of equipamentos produzidos na Inglaterra e uma encomenda de até 100 aviões, em um período de 15 anos, geraria um retorno de até £ 1 Bilhão de Libras. Por esta razão a SAAB conta com o apoio desde o primeiro momento do governo inglês na proposta do Projeto F-X2..

A questão do controle sobre a tecnologia permanece um caso central no Brasil. A Dassault tem afirmado que sua proposta é a única de um só país. De fato a Dassault está em uma desconfortável posição de depender em fornecedores suecos para muitos dos seus sistemas chaves de combate incluindo o datalink do míssil BVR MICA e o telêmetro do sensores óticos do sistema OSF do RAFALE.




http://www.defesanet.com.br/01_lz/fx2/01_ja.htm

Isso é papo de lobista, opinião de lobista, vou repetir A EMBRAER DIVULGOU UMA NOTA OFICIAL DESMENTINDO OS LOBISTAS, o resto é papo furado. A nota é FATO, não opinião ou interpretação de pessoas com o rabo preso.

[]´s

Humm.. então as 2 entrevistas do Vice Presidente da Embraer Orlando Ferreira Neto (ao Valor e a Jane's) foram feitas por um clone dele lobista da SAAB???

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

Enviado: Sex Dez 18, 2009 1:07 am
por WalterGaudério
delmar escreveu:
Vinicius Pimenta escreveu:Novas infos. Já não me parece questão de mentalidade, não.
Se tinha algo realmente secreto no avião, além dos helicópteros, a coisa não foi desembarcada em Porto Velho, O local não parece ser o adequado para recebimento de material sensível. Resta saber para onde foi o avião russo depois de desembarcar os helicópteros, Bolivia, Venezuela ou retornou para algum aeroporto militar exclusivo aqui no Brasil?

saudações
SE decolou na noite do mesmo dia de SBPV, pode ter ido para Cachimbo...

Pq não?

[089] [049] :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: [039] [039] [039] [039]

Uma escala de duas horas...

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

Enviado: Sex Dez 18, 2009 5:26 am
por Bruno Falcão
Só sei de uma coisa.... em Manaus ele não passou :lol: :lol:

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

Enviado: Sex Dez 18, 2009 9:26 am
por Alcantara
Carlos Mathias escreveu:Você não reparou que a crítica não é essa Alcântara? Logo você?

:roll: :?
Carlos, eu compreendo que a questão de maior tônica nos últimos posts tem sido o sigilo (aos olhos de muitos, exagerado) com que a FAB tratou a entrega dos AH-2 Sabre.

O meu post foi sobre outra coisa. Foi sobre o escárneo promovido sobre aeronaves E CONDIÇÕES de uso. Releia que você verá.

No mais, aquele abraço!! :wink: