Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!
Enviado: Qui Dez 17, 2009 9:55 pm
Vinicius Pimenta escreveu:É. Walter, no nosso caso não teve porrada, que fique claro. Não tenho informação que tenha havido com alguém mais que tenha tentado. Não é isso que queremos dizer com enérgico.Walterciclone escreveu: É uma possibilidade. Mas só isso. dar porrada em repórter é que não podia estar no script.
Tai uma coisa que sempre critiquei nas FAs. Censurar material? Ainda se fosse um material fabricado aqui para usso exclusivo das nossas FAs.Vinicius Pimenta escreveu:Não julgo a opção da FAB, mas a única razão que eu veria como razoável para aceitar essa negativa seria se o cargueiro estivesse trazendo "mais coisas do que deveria". Algo realmente secreto. Não os helicópteros. São aeronaves que dificilmente (pode ser que nos enganemos) apresentarão externamente alguma diferença significante em relação aos Mi-35 que todo mundo está cansado de ver pelo planeta. Se ainda fosse o painel, mesmo achando também bobagem porque está todo mundo cansado de ver painéis mundo afora, até vá lá. Mas o helicóptero desmontado saindo do avião? Vou respeitar como sempre respeitei a FAB, mas eu sinceramente ainda não consegui entender essa ação.
Vinicius Pimenta escreveu:Não julgo a opção da FAB, mas a única razão que eu veria como razoável para aceitar essa negativa seria se o cargueiro estivesse trazendo "mais coisas do que deveria". Algo realmente secreto. Não os helicópteros.
Se tinha algo realmente secreto no avião, além dos helicópteros, a coisa não foi desembarcada em Porto Velho, O local não parece ser o adequado para recebimento de material sensível. Resta saber para onde foi o avião russo depois de desembarcar os helicópteros, Bolivia, Venezuela ou retornou para algum aeroporto militar exclusivo aqui no Brasil?Vinicius Pimenta escreveu:Novas infos. Já não me parece questão de mentalidade, não.
Vinicius Pimenta escreveu:Não julgo a opção da FAB, mas a única razão que eu veria como razoável para aceitar essa negativa seria se o cargueiro estivesse trazendo "mais coisas do que deveria". Algo realmente secreto. Não os helicópteros.
Não. Jobim repreendeu a Embraer publicamente após a declaração do Orlando ferreira Neto, Vice Presidente da Embraer:PRick escreveu:knigh7 escreveu: Mais mentiras, hein, PRick? Boatos?
"Avaliamos as três propostas, a pedido da FAB e vimos que a oferta da empresa sueca Saab é a que vai assegurar ao Brasil o conhecimento e a agregação de tecnologia dentro da premissa "on the job doing", ou seja, aprender fazendo", disse o vice-presidente-executivo para o mercado de defesa da empresa, Orlando José Ferreira Neto.
O executivo parte do princípio de que o Gripen NG, versão mais avançada do Gripen C/D, e que ainda não foi fabricado, é o único que oferece oportunidade para o Brasil começar o desenvolvimento de um caça do zero. "Não estamos interessados em fabricar peças. Buscamos o domínio de conhecimento que ainda não temos e que nos será útil no desenvolvimento de futuras aeronaves."
..
A proposta do francês Rafale e do americano F-18, na opinião do executivo da Embraer, é de fornecimento de aeronaves já prontas, o que limita a participação da indústria em atividades de desenvolvimento de novas tecnologias.
Fonte: Valor Econômico
fonte: http://www.defesanet.com.br/fx2/vl_28set09.htm
Essa "notícia" foi DESMENTIDA oficialmente pela EMBRAER. Portanto, isso é FALSO, coisa de lobistas!
[]´s
Seja o que for, foi desembarcado ou embarcado em Porto Velho.delmar escreveu:Se tinha algo realmente secreto no avião, além dos helicópteros, a coisa não foi desembarcada em Porto Velho, O local não parece ser o adequado para recebimento de material sensível. Resta saber para onde foi o avião russo depois de desembarcar os helicópteros, Bolivia, Venezuela ou retornou para algum aeroporto militar exclusivo aqui no Brasil?Vinicius Pimenta escreveu:Novas infos. Já não me parece questão de mentalidade, não.
saudações
knigh7 escreveu:Não. Jobim repreendeu a Embraer publicamente após a declaração do Orlando ferreira Neto, Vice Presidente da Embraer:PRick escreveu:
Essa "notícia" foi DESMENTIDA oficialmente pela EMBRAER. Portanto, isso é FALSO, coisa de lobistas!
[]´s
Jobim diz que escolha dos caças não será influenciada por Embraer
Projeto F-X2
Escrito por Defesa Brasil
Seg, 28 de Setembro de 2009 15:37
Ministro afirma que quem decide é o governo.
Henrique Gomes Batista
O ministro da Defesa, Nelson Jobim, disse nesta segunda-feira que não levará em consideração a opinião da Embraer na escolha dos caças pela Força Aérea Brasileira (FAB). A empresa havia afirmado que a melhor escolha do governo seria a do caça Gripen NG, da sueca Saab, por causa das vantagens com a proposta de maior transferência de tecnologia.
- Quem decide isso é o governo brasileiro. E a Embraer não é o governo brasileiro - afirmou Jobim
fonte: http://defesabrasil.com/site/noticias/p ... mbraer.php
Apenas após a repreensão publica, a Embraer teve que voltar atrás. E veja que não foi apenas em entrevista ao Valor que a Embraer, sob seu vice presidente havia externado a preferência pelo GripenNG:
Próximo da decisão o Projeto F-X2
deflagra Guerra de palavras
Robert Hewson
Jane's Air-Launched Weapons Editor
Londres
A decisão do governo brasileiro de indicar a France como o seu fornecedor preferencial para o caça dentro do Programa F-X2 tem causado reações diversas.
A Embraer nesta semana foi forçada a emitir uma declaração contradizendo o seu VP Executivo para a Área de Defesa, que sinalizava que a oferta do sueco Gripe como a que oferecia total transferência de tecnologia e controle industrial ao Brasil.
Os três competidores do Projeto F-X2 submeteram as suas propostas “Best and Final Offers” (BAFOs) ao Ministério da Defesa do Brasil (Nota em realidade à FAB através da Gerência do Projeto F-X2 - GPF-X2), em 02 de Outubro. A data para a entrega foi adiada por duas semanas quando o processo de seleção do Projeto F-X2 foi tumultuado pela declaração do Presidente Lula da Silva, em Setembro, que a França tinha vencido a competição.
Uma decisão formal sobre o vencedor do projeto F-X2 pode ocorrer no dia 23 de Outubro quando o Brasil celebra o Dia do Aviador.
Em entrevista ao jornal de negócios Valor Econômico , em 28 Setembro, Orlando José Ferreira Neto, VP Executivo da área de defesa da Embraer, afirmou que ele pensava que a proposta do Gripen oferecia o melhor retorno ao Brasil.
"Avaliamos as três propostas, a pedido da FAB e vimos que a oferta da empresa sueca Saab é a que vai assegurar ao Brasil o conhecimento e a agregação de tecnologia dentro da premissa 'on the job doing', ou seja, aprender fazendo", disse o vice-presidente-executivo para o mercado de defesa da empresa, Orlando José Ferreira Neto.
O executivo parte do princípio de que o Gripen NG, versão mais avançada do Gripen C/D, e que ainda não foi fabricado, é o único que oferece oportunidade para o Brasil começar o desenvolvimento de um caça do zero. "Não estamos interessados em fabricar peças. Buscamos o domínio de conhecimento que ainda não temos e que nos será útil no desenvolvimento de futuras aeronaves."
O comentário de José Ferreira Neto está no mesmo tom do que falou à Jane's durante uma visita às instalações da Embraer, em São José dos Campos, em Abril passado. Na oportunidade Neto observou que ambos competidores o Dassault Rafale e o Boeing Super Hornet eram na prática produtos acabados e que requereriam pouco ou nenhum desenvolvimento de engenharia no futuro.
Ele também observou as preocupações com a política de transferência de tecnologia adotada pelos Estados Unidos, afirmando: "transferência de Tecnologia é um grande problema pois pela lei cada peça requer uma decisão “sim” ou “não” pelo Congresso em caso a caso. Para uma Força Aérea que deseja ser independente isto pode ser um impeditivo."
Sobre o Gripen, Neto afirmou à Jane's : "O Gripen NG é um produto e desenvolvimento totalmente novo. Não há ainda o avião NG e requererá um significativo trabalho de engenharia e qualificado em levar o DEMO ao NG. Então a força da oferta do Gripen é a transferência de tecnologia. Lógico que todo o desenvolvimento tem o seu risco, mas o melhor treinamento não está na sala de aula mas executando o trabalho."
Após a entrevista de Neto ao Valor a Embraer foi forçada e emitir uma declaração no outro dia afirmando: " A Embraer esclarece que não participa diretamente do processo de seleção do novo caça F-X2 para a Força Aérea Brasileira e, diferentemente do publicado, não tem preferência por nenhuma das propostas encaminhadas”.
A proposta do sueco Gripen no Projeto F-X2 tem o apoio do governo da Inglaterra, baseado no retorno industrial para este país que o Gripen provê. Uma encomenda inicial de um lote de 36 Gripens para o Brasil teria £ 200 milhões de Libras (USD 319 milhões) of equipamentos produzidos na Inglaterra e uma encomenda de até 100 aviões, em um período de 15 anos, geraria um retorno de até £ 1 Bilhão de Libras. Por esta razão a SAAB conta com o apoio desde o primeiro momento do governo inglês na proposta do Projeto F-X2..
A questão do controle sobre a tecnologia permanece um caso central no Brasil. A Dassault tem afirmado que sua proposta é a única de um só país. De fato a Dassault está em uma desconfortável posição de depender em fornecedores suecos para muitos dos seus sistemas chaves de combate incluindo o datalink do míssil BVR MICA e o telêmetro do sensores óticos do sistema OSF do RAFALE.
http://www.defesanet.com.br/01_lz/fx2/01_ja.htm
PRick escreveu:knigh7 escreveu: Não. Jobim repreendeu a Embraer publicamente após a declaração do Orlando ferreira Neto, Vice Presidente da Embraer:
Jobim diz que escolha dos caças não será influenciada por Embraer
Projeto F-X2
Escrito por Defesa Brasil
Seg, 28 de Setembro de 2009 15:37
Ministro afirma que quem decide é o governo.
Henrique Gomes Batista
O ministro da Defesa, Nelson Jobim, disse nesta segunda-feira que não levará em consideração a opinião da Embraer na escolha dos caças pela Força Aérea Brasileira (FAB). A empresa havia afirmado que a melhor escolha do governo seria a do caça Gripen NG, da sueca Saab, por causa das vantagens com a proposta de maior transferência de tecnologia.
- Quem decide isso é o governo brasileiro. E a Embraer não é o governo brasileiro - afirmou Jobim
fonte: http://defesabrasil.com/site/noticias/p ... mbraer.php
Apenas após a repreensão publica, a Embraer teve que voltar atrás. E veja que não foi apenas em entrevista ao Valor que a Embraer, sob seu vice presidente havia externado a preferência pelo GripenNG:
Próximo da decisão o Projeto F-X2
deflagra Guerra de palavras
Robert Hewson
Jane's Air-Launched Weapons Editor
Londres
A decisão do governo brasileiro de indicar a France como o seu fornecedor preferencial para o caça dentro do Programa F-X2 tem causado reações diversas.
A Embraer nesta semana foi forçada a emitir uma declaração contradizendo o seu VP Executivo para a Área de Defesa, que sinalizava que a oferta do sueco Gripe como a que oferecia total transferência de tecnologia e controle industrial ao Brasil.
Os três competidores do Projeto F-X2 submeteram as suas propostas “Best and Final Offers” (BAFOs) ao Ministério da Defesa do Brasil (Nota em realidade à FAB através da Gerência do Projeto F-X2 - GPF-X2), em 02 de Outubro. A data para a entrega foi adiada por duas semanas quando o processo de seleção do Projeto F-X2 foi tumultuado pela declaração do Presidente Lula da Silva, em Setembro, que a França tinha vencido a competição.
Uma decisão formal sobre o vencedor do projeto F-X2 pode ocorrer no dia 23 de Outubro quando o Brasil celebra o Dia do Aviador.
Em entrevista ao jornal de negócios Valor Econômico , em 28 Setembro, Orlando José Ferreira Neto, VP Executivo da área de defesa da Embraer, afirmou que ele pensava que a proposta do Gripen oferecia o melhor retorno ao Brasil.
"Avaliamos as três propostas, a pedido da FAB e vimos que a oferta da empresa sueca Saab é a que vai assegurar ao Brasil o conhecimento e a agregação de tecnologia dentro da premissa 'on the job doing', ou seja, aprender fazendo", disse o vice-presidente-executivo para o mercado de defesa da empresa, Orlando José Ferreira Neto.
O executivo parte do princípio de que o Gripen NG, versão mais avançada do Gripen C/D, e que ainda não foi fabricado, é o único que oferece oportunidade para o Brasil começar o desenvolvimento de um caça do zero. "Não estamos interessados em fabricar peças. Buscamos o domínio de conhecimento que ainda não temos e que nos será útil no desenvolvimento de futuras aeronaves."
O comentário de José Ferreira Neto está no mesmo tom do que falou à Jane's durante uma visita às instalações da Embraer, em São José dos Campos, em Abril passado. Na oportunidade Neto observou que ambos competidores o Dassault Rafale e o Boeing Super Hornet eram na prática produtos acabados e que requereriam pouco ou nenhum desenvolvimento de engenharia no futuro.
Ele também observou as preocupações com a política de transferência de tecnologia adotada pelos Estados Unidos, afirmando: "transferência de Tecnologia é um grande problema pois pela lei cada peça requer uma decisão “sim” ou “não” pelo Congresso em caso a caso. Para uma Força Aérea que deseja ser independente isto pode ser um impeditivo."
Sobre o Gripen, Neto afirmou à Jane's : "O Gripen NG é um produto e desenvolvimento totalmente novo. Não há ainda o avião NG e requererá um significativo trabalho de engenharia e qualificado em levar o DEMO ao NG. Então a força da oferta do Gripen é a transferência de tecnologia. Lógico que todo o desenvolvimento tem o seu risco, mas o melhor treinamento não está na sala de aula mas executando o trabalho."
Após a entrevista de Neto ao Valor a Embraer foi forçada e emitir uma declaração no outro dia afirmando: " A Embraer esclarece que não participa diretamente do processo de seleção do novo caça F-X2 para a Força Aérea Brasileira e, diferentemente do publicado, não tem preferência por nenhuma das propostas encaminhadas”.
A proposta do sueco Gripen no Projeto F-X2 tem o apoio do governo da Inglaterra, baseado no retorno industrial para este país que o Gripen provê. Uma encomenda inicial de um lote de 36 Gripens para o Brasil teria £ 200 milhões de Libras (USD 319 milhões) of equipamentos produzidos na Inglaterra e uma encomenda de até 100 aviões, em um período de 15 anos, geraria um retorno de até £ 1 Bilhão de Libras. Por esta razão a SAAB conta com o apoio desde o primeiro momento do governo inglês na proposta do Projeto F-X2..
A questão do controle sobre a tecnologia permanece um caso central no Brasil. A Dassault tem afirmado que sua proposta é a única de um só país. De fato a Dassault está em uma desconfortável posição de depender em fornecedores suecos para muitos dos seus sistemas chaves de combate incluindo o datalink do míssil BVR MICA e o telêmetro do sensores óticos do sistema OSF do RAFALE.
http://www.defesanet.com.br/01_lz/fx2/01_ja.htm
Isso é papo de lobista, opinião de lobista, vou repetir A EMBRAER DIVULGOU UMA NOTA OFICIAL DESMENTINDO OS LOBISTAS, o resto é papo furado. A nota é FATO, não opinião ou interpretação de pessoas com o rabo preso.
[]´s
SE decolou na noite do mesmo dia de SBPV, pode ter ido para Cachimbo...delmar escreveu:Se tinha algo realmente secreto no avião, além dos helicópteros, a coisa não foi desembarcada em Porto Velho, O local não parece ser o adequado para recebimento de material sensível. Resta saber para onde foi o avião russo depois de desembarcar os helicópteros, Bolivia, Venezuela ou retornou para algum aeroporto militar exclusivo aqui no Brasil?Vinicius Pimenta escreveu:Novas infos. Já não me parece questão de mentalidade, não.
saudações
Carlos, eu compreendo que a questão de maior tônica nos últimos posts tem sido o sigilo (aos olhos de muitos, exagerado) com que a FAB tratou a entrega dos AH-2 Sabre.Carlos Mathias escreveu:Você não reparou que a crítica não é essa Alcântara? Logo você?