Fragatas FREMM franco-italianas
Moderador: Conselho de Moderação
-
- Intermediário
- Mensagens: 189
- Registrado em: Sex Jun 18, 2010 10:17 am
- Localização: Porto Alegre , RS
- faterra
- Sênior
- Mensagens: 5096
- Registrado em: Qui Dez 15, 2005 10:25 pm
- Localização: Belo Horizonte - MG
- Agradeceu: 89 vezes
- Agradeceram: 79 vezes
Re: Fragatas FREMM franco-italianas
Nem uma vazadinha a "la copac" de vez em quando?Pepê Rezende escreveu:Agradeço a todos, vou frequentar, só não posso falar...AlbertoRJ escreveu:Agora é que você DEVE frequentar os fóruns.
Parabéns.
[]'s
Abraços
Pepê
Parabéns e boa sorte.
Um abraço!
Fernando Augusto Terra
-
- Sênior
- Mensagens: 799
- Registrado em: Ter Jan 26, 2010 9:27 pm
- Agradeceu: 7 vezes
- Agradeceram: 11 vezes
Re: Fragatas FREMM franco-italianas
cb_lima escreveu:Excelente sugestão!!!Hader escreveu:Parabéns Pepê! Boa sorte no trabalho e faça-nos um favor: torne a vida dos jezuis de plantão mais difícil melhorando a comunicação do MD.
[]'s
[]s e parabéns
CB_Lima
Estará prestando um grande serviço a todos nós se melhorar a comunicação.
Sucesso em teu novo desafio.
Povo que não tem virtude, acaba por ser escravo.
- henriquejr
- Sênior
- Mensagens: 5448
- Registrado em: Qui Mai 25, 2006 11:29 am
- Localização: Natal/RN
- Agradeceu: 384 vezes
- Agradeceram: 431 vezes
Re: Fragatas FREMM franco-italianas
Vou puxar o saco do Pepê também!!!!
Parabéns, colega!!!! Sucesso neste grande desafio que se apresentou na sua vida!!
Agora que assumiu este cargo de tamanha importância, não esqueça da gente!!!
Parabéns, colega!!!! Sucesso neste grande desafio que se apresentou na sua vida!!
Agora que assumiu este cargo de tamanha importância, não esqueça da gente!!!
.
- Túlio
- Site Admin
- Mensagens: 61474
- Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
- Localização: Tramandaí, RS, Brasil
- Agradeceu: 6305 vezes
- Agradeceram: 6656 vezes
- Contato:
Re: Fragatas FREMM franco-italianas
Pepê Rezende escreveu:Vou repetir, acho que um míssil antiaéreo de curto alcance é necessário para as unidades menores, como as corvetas derivadas da Barroso que SERÃO construídas,
Abraços
Pepê
É dura a vida de Moderador. Haviam tantas denúncias deste post que me ative à questão disciplinar sem prestar atenção ao resto. Lendo novamente, vi isso e caí duro: ENDOIDARAM???
Para que diabos querem CORVETAS???
Não basta a inutilidade que são as Inhaúma/Barroso? Navios pequenos demais para qualquer uso sério em águas azuis! Senão vejamos:
GSup: tá, qualquer naviozinho pode levar MANs e seus diretores e radares de aquisição e pontaria. Só se esquecem que faz mais de meio século que navios de superfície não combatem entre si, a não ser em EXERCÍCIOS! A rigor, esse tipo de combate acabou ainda na 2GM, quando se descobriu que os verdadeiros inimigos do navio de superfície eram os aviões e subs. A ÚNICA exceção que conheço foi o ataque de surpresa e afundamento do Eilat por uma misilera de fabricação soviética com mísseis Styx. E misileras, que me desculpem os nossos amigos Chilenos, estão OBSOLETAS, os helis navais provaram isso na Guerra do Golfo. Mesmo com o brutal aumento do alcance dos MANs, hoje em torno de 100 a 200 nm ou até mais, os problemas de guiagem de meio-curso a distâncias tão longas complica demais o negócio todo. Lembrar que nem os ianques se fiam tanto no GPS, tanto que treinam para lutar SEM isso, tão fácil é saturar o espaço eletromagnético contra sinais tão fracos quanto os do GPS & similares...
GAS: brabo, o pequeno tamanho do navio complica a vida de quem quiser colocar sensores potentes (e grandes e pesados) além de só poderem operar UM heli, e não maior que um Lynx. Mesmo o mais antigo de nossos IKLs seria um adversário quase imbatível para a mais moderna das corvetas...
GAAAe: aí sim, ferrou mesmo. Navios tão pequenos conduzindo mísseis como o Aster 30, estes até cabem - com poucas recargas - bem como suas diretoras de tiro mas onde botar o enorme radar 3D necessário a belonaves AAe? Como ficariam as qualidades marinheiras com tanto peso lá em cima? Brabo isso...
ah, mas sempre tem a função de ataque a instalações terrestres. Com quê? Suponhamos que sejam desenvolvidos aqui mísseis com as exatas dimensões dos Tomahawks, quantos caberiam? Seria economicamente viável fazer e manter um navio para tão poucos mísseis? E claro, suas capacidades AAe e AS, em função do pouco espaço disponível, seriam menos que mínimas, ou seja, navios praticamente indefesos atacando a costa de alguém...
Senhores, para mim essas míticas Barroso Improved são tão viáveis quanto construir um encouraçado nos dias de hoje. Aliás, diria que o encouraçado teria maiores chances de sobrevivência num TO atual. Elam seriam, na prática, NaPaOcs melhor armados e mais velozes. E como a maior parte do custo de uma belonave corresponde aos SISTEMAS EMBARCADOS, pelo preço do aço, do ar e da diferença entre um sistema maior e mais eficaz e um menor e menos eficaz, diria que estaríamos sabotando a nós mesmos, fazendo navio para Inglês ver "ó só, quantos navios de guerra temos!!!". Mas um especialista, ao avaliar, veria que não é mais do que um grosseiro BLEFE!
É o que penso.
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
- knigh7
- Sênior
- Mensagens: 18726
- Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
- Localização: S J do Rio Preto-SP
- Agradeceu: 1957 vezes
- Agradeceram: 2482 vezes
Re: Fragatas FREMM franco-italianas
O Comandante da Marinha se referiu sobre mais Barrosos em entrevista no ano passado:
http://www.alide.com.br/joomla/componen ... -em-angolaComandante da MB fala a ALIDE a bordo da Cv Barroso em Angola
Em Luanda para participar da reunião de Marinhas da Comunidade de Países de Língua Portuguesa, o Almirante Julio de Moura Neto visitou nesta terça-feira a Corveta Barroso, que se encontra atracada no principal porto deste país africano.
A Corveta Barroso (V-34) se encontra em meio a sua primeira viagem de longa duração desde que foi incorporada à Esquadra em 19 de agosto de 2008. Nesta sua segunda visita ao navio, o Comandante da Marinha do Brasil pode, finalmente, conhecer sem pressa os departamentos e os principais espaços internos da quinta corveta.
Ao retornar ao Rio, a Barroso deverá passar por um processo de Avaliação Operacional que determinará se ela se encontra preparada para realizar seu papel dentro da Esquadra. “Esta avaliação”, disse o `Charlie Mike`, “é que dirá à Marinha que o navio está pronto e apontará se existe ainda alguma área do navio que precisará ser melhorada, seja em termos de treinamento da tripulação ou mesmo dos equipamentos e sistemas do navio. Se as informações muito positivas que estamos recebendo se confirmarem plenamente, as modificações de projeto inseridas na Corveta Barroso terão se provado um grande sucesso. Esta é uma classe que não devemos abandonar, devemos é, sim, investir nela. Eu gostaria muito de ver mais navios desta classe em serviço na Marinha do Brasil para comprovar a quem quer que seja do mundo todo, que no nosso país nós temos capacidade de projetar navios modernos e tão bons quanto os de qualquer outro país. Eu sou o primeiro a dizer como o navio melhorou da corveta da classe Inhaúma para a da classe Barroso, isso nos mostra que estamos no caminho certo”.
“O nosso Plano de Articulação e Modernização da Marinha já prevê uma frota total de 30 escoltas a serem divididas, 18 delas no Rio de Janeiro e as outras doze na sede da nova Esquadra a ser estabelecida na região Norte/Nordeste. É natural imaginar que pelo menos uma parte desta frota venha a ser composta de corvetas da classe Barroso”.
Ainda, segundo o Almirante, a localização definitiva da sede nova Esquadra ainda não foi determinada, sendo este um programa de mais longo prazo, ainda sem datas determinadas. As novas unidades de superfície a serem incorporadas, inicialmente, serão entregues à Primeira Esquadra, localizada na Base Naval do Rio de Janeiro, na ilha de Mocanguê. Somente quando esta Primeira Esquadra estiver devidamente equipada, é que se iniciarão as entregas dos navios para a Segunda Esquadra. As novas fragatas de 6000 toneladas e as futuras corvetas da classe Barroso conviverão ainda por vários anos com as fragatas Niterói modernizadas e com as corvetas da classe Inhaúma existentes.
Ele disse também que os demais navios também mais numerosos no Rio do que na Segunda Frota uma vez que a área de atuação da Primeira Esquadra é maior e mais crítica do que a da Segunda. “Por exemplo, entre os navios de múltiplo emprego, apenas um ficará na Segunda Esquadra, enquanto os outros três serão baseados no Rio. Por serem apenas dois, os novos navios-aeródromos ficarão divididos um para cada uma das duas bases.”
Demandado sobre o acordo Brasil-Itália anunciado recentemente na imprensa o Comandante da Marinha afirmou que a partir de agora, a negociação entre os dois países passa a se pautar unicamente pela negociação bilateral para a determinação precisa dos custos, cronogramas e prazos de produção do pacote de navios. Estão em discussão cinco navios patrulha oceânicos, cinco fragatas FREMM e um navio de apoio logístico a serem incorporados pela Marinha do Brasil. Os italianos do estaleiro Fincantieri já forneceram à Marinha os custos iniciais de cada uma destas unidades e isso nos permitiu fechar o acerto com eles. A Marinha espera que esta fase de negociações se encerre antes mesmo do fim do mandato do governo atual, o que permitiria ao Presidente Lula, tendo em vista os resultados da eleição presidencial, anunciar, ou não, o resultado final do acordo. Moura Neto complementou dizendo que: “nossa idéia é ir num crescendo, realizando primeiro a construção dos NaPaOc, seguido pela do navio de Apoio Logístico e, finalmente, encerrando com as Fragatas, por serem os navios complexos e muito caros”.
Os italianos nos propuseram que pelo menos a primeira das fragatas de 6000 toneladas para o Brasil fosse feita inteiramente na Itália, mas isso não é o plano da Marinha que prevê que “todos estes novos meios navais sejam construídos no Brasil, mas, desta vez, fora do Arsenal de Marinha. Usaremos os estaleiros da nova indústria naval brasileira, como forma de aumentar fortemente a capacitação e o know how tecnológico nacional nesta área”.
Ao se dirigir ao Comandante da Corveta Barroso, o Comandante da Marinha agradeceu formalmente à tripulação do navio por seu imenso esforço no aprestamento do mais novo navio de escolta da Marinha do Brasil. Ele ainda comentou que “este navio está pronto para ser mostrado ao mundo e que certamente nos trará muitas alegrias”. Ele arrematou dizendo o quanto a simples presença deste navio em outro continente após onze dias cruzando o mar, prova o sucesso evidente da Barroso e o enche de orgulho. Vocês são parte integrante de um momento muito importante da Marinha. Um momento cujos frutos só veremos muito tempo depois, meses, anos depois. Com esta viagem conjunta da Barroso e do Gastão Motta, a Marinha está mostrando ao mundo sua capacidade de mobilidade. “Podemos ir a qualquer parte do mundo porque temos essa capacidade de levar nossos navios a qualquer lugar. Qualquer oficial de Marinha percebe isso imediatamente ao ver a Barroso aqui”.
Na quarta-feira, 30 de junho, os representantes das diversas marinhas dos países da CPLP virão a bordo para um cocktail a ser realizado no convôo e hangar da Corveta Barroso aproveitando a ocasião para tomar contato pessoal com a mais avançada tecnologia naval brasileira.
Editado pela última vez por knigh7 em Qui Ago 04, 2011 2:19 pm, em um total de 1 vez.
- Túlio
- Site Admin
- Mensagens: 61474
- Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
- Localização: Tramandaí, RS, Brasil
- Agradeceu: 6305 vezes
- Agradeceram: 6656 vezes
- Contato:
Re: Fragatas FREMM franco-italianas
CREDO!!!
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
- knigh7
- Sênior
- Mensagens: 18726
- Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
- Localização: S J do Rio Preto-SP
- Agradeceu: 1957 vezes
- Agradeceram: 2482 vezes
Re: Fragatas FREMM franco-italianas
É...eu havia mencionado essa entrevista na página anterior...
Eu acho (bom eu certeza) que nós não temos grana para 30 FREMM. Se for perseguir essa quantidade, vai ter de entrar uma mais barata. Daí entra a Barroso.
Eu acho (bom eu certeza) que nós não temos grana para 30 FREMM. Se for perseguir essa quantidade, vai ter de entrar uma mais barata. Daí entra a Barroso.
- Túlio
- Site Admin
- Mensagens: 61474
- Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
- Localização: Tramandaí, RS, Brasil
- Agradeceu: 6305 vezes
- Agradeceram: 6656 vezes
- Contato:
Re: Fragatas FREMM franco-italianas
LIXO!!!
Mil vezes uma outra FRAGATA, ainda que mais leve/menos capaz, como as Formidable. Corveta já era.
Ah não? Notemos que FRAGATA hoje desloca o mesmo (ou mais) que DESTROYER nos anos 80 (o Spruance e o Udaloy, por exemplo). DESTROYER hoje desloca o mesmo que CRUZADOR na época. E vamos enveredar pelo caminho CONTRÁRIO, fazendo navio INVIÁVEL por seu pequeno tamanho, como demonstrado em post acima?
NUSSS
Mil vezes uma outra FRAGATA, ainda que mais leve/menos capaz, como as Formidable. Corveta já era.
Ah não? Notemos que FRAGATA hoje desloca o mesmo (ou mais) que DESTROYER nos anos 80 (o Spruance e o Udaloy, por exemplo). DESTROYER hoje desloca o mesmo que CRUZADOR na época. E vamos enveredar pelo caminho CONTRÁRIO, fazendo navio INVIÁVEL por seu pequeno tamanho, como demonstrado em post acima?
NUSSS
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
- knigh7
- Sênior
- Mensagens: 18726
- Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
- Localização: S J do Rio Preto-SP
- Agradeceu: 1957 vezes
- Agradeceram: 2482 vezes
Re: Fragatas FREMM franco-italianas
Pelo o que o Comandante da Marinha disse, a resposta é: vamos...
- Carlos Lima
- Sênior
- Mensagens: 18932
- Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
- Agradeceu: 1275 vezes
- Agradeceram: 631 vezes
Re: Fragatas FREMM franco-italianas
Vixe... Mais Barroso!!??
Até a MB...
[]s
CB_Lima
Até a MB...
[]s
CB_Lima
CB_Lima = Carlos Lima
- knigh7
- Sênior
- Mensagens: 18726
- Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
- Localização: S J do Rio Preto-SP
- Agradeceu: 1957 vezes
- Agradeceram: 2482 vezes