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Enviado: Ter Fev 21, 2006 12:46 pm
por Rui Elias Maltez
São maiores que os
Cacine, pelo menos.
Mas menos armados:
Estas LCF terão uma peça de 20mm.
Os patrulhas da classe
Cacine estavam (e ainda estão) armados com:
Armamento e sensores
1 peça Bofors 40mm/60
1 peça Oerlikon 20mm/65
1 radar de navegação KH 1007
http://www.marinha.pt/Marinha/PT/Menu/D ... Cacine.htm
Enviado: Qui Mar 02, 2006 7:56 am
por Einsamkeit
Em julho de 1986 Portugal assinou a aquisição de três MEKO 200PN, num programa em que o país arcou com 40% do custo dos navios, ficando os restantes 60% a cargo de um conjunto de outros países (Estados Unidos, Canadá, Noruega, Alemanha e Holanda). A primeira fragata, F330 Vasco da Gama, foi construída pela B+V, com a quilha batida em 1989 e a entrada em serviço em 1990. As outras duas (F331 Alvares Cabral e F332 Corte Real) ficaram a cargo da Howaldtswerke, tendo a quilha sido batida em 1989 e a entrada em serviço em 1991.
Isso nao poderia se repetir?
Enviado: Qui Mar 02, 2006 11:59 am
por Rui Elias Maltez
Eins:
Estariamos a entrar nos domínios da especulação.
Mas as condições de Portugal nos anos 80 eram bem diferentes das de agora.
Portugal na prática apenas tinha na altura as 4 fragatas da classe João Belo, embora oficialmente as 3 Meko viessem para substituir as 3 Pereira da Silva (do tipo Dealey) que tínhamos, mas que na prática estavam acostadas na base naval há mais de 10 anos, sem utilização.
Como a nossa economia na altura não dava para mais, recorreu-se a esse expediente da NATO, compartilhar as depesas com o nosso país para a aqusição dessas 3 Meko-200PN.
E assim ficámos com as modernas 3 Meko200 + 4 João Belo + 3 submarinios classe Albacora + as 10 corvetas JC e BdA.
Nada mau para um início dos anos 80.
O problema é que hoje estamos bem piores em termos de Marinha que nessa altura há 15 anos atrás.
Estava-se num periodo ainda de guerra fria, e era importante para a NATO que Portugal tivesse meios modernos para luta ASW.
Actualmente julgo que seria bem mais difícil.
Eu acho que Portugal terá (se o governo quiser) que arranjar formas de financiar a aquisição de meios navais novos ou usados, tal como está a fazer agora com o NavPol, os NPO's ou os 2 submarinos.
Não acredito que os parceiros da NATO façam de novo uma vaquinha para ajudar Portugal a renovar a sua Armada.
E na minha opnião, até seria injusto para os outros parceiros que pelos seus meios arranjam verbas para as suas FA's.
Enviado: Sex Mar 03, 2006 1:32 pm
por Rui Elias Maltez
OPERAÇÃO DE BUSCA E SALVAMENTO DE EMBARCAÇÃO DE RECREIO “UPERCEVO” NO CABO DE S. VICENTE Publicado em:
2006-02-23
http://www.marinha.pt/Marinha/PT/Menu/N ... 230206.htmEm 23 de Fevereiro de 2005 às 14:20, horas locais, a Marinha, através do seu Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo, foi informada pelo Capitão do Porto de Lagos, que a embarcação de recreio ”UPERCEVO” com três pessoas a bordo, estando a navegar a meia milha náutica a Norte do Cabo de S. Vicente no Algarve e distando cerca de 500 metros da costa, teve uma avaria no motor ficando à deriva e requeria assistência imediata.
De imediato, o Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo empenhou uma lancha salva-vidas do Instituto de Socorros a Náufragos do porto da Baleeira, um helicóptero da Força Aérea EH-101 Merlin e a Fragata “João Belo” para procederem à localização e assistência aos tripulantes.Pelas 14:35, a lancha salva-vidas localizou a embarcação tendo recolhido os tripulantes que não apresentavam quaisquer ferimentos tendo sido desmobilizados os outros meios empenhados.
Os tripulantes foram desembarcados no porto de Sagres às 1520 não necessitando qualquer assistência médica tendo a embarcação avariada sido rebocada pela lancha salva-vidas para o mesmo porto.
Como se vê, a
NRP João Belo ainda está para as curvas, mais de 35 anos depois de ter sido incororada na nossa Armada.
O que faria a nossa
NRP João Belo por aquelas paragens?
Enviado: Qua Mar 22, 2006 12:08 pm
por Charlie Golf
Duas autênticas relíquias que achei numas revistas "Navy International" ainda da década de 1970, isto é, no século passado.
F-303 "Stavanger" vs F-474 "Almirante Magalhães Correia".
A271, RFA "Gold Rover". Irmão gémeo do HMS "Blue Rover", mais conhecido desde 1993 por NRP "Bérrio" (A5210).
Enviado: Qua Mar 22, 2006 12:35 pm
por Rui Elias Maltez
Boas fotos de arquivo, Charlie
As "
Dealey" norueguesas navegaram até há muito pouco tempo ao contráro das nossas 3 que dessde o início dos anos 80 permaneceram acostadas na BNL, embora oficialmente no activo
O que consta é que apresentavam algum desgaste estrutural, e daí a urgência na aquisição das VdG.
Diz-se que foi por terem sido construidas em Portugal (a LISNAVE e os ENVC não teriam experiência na construção de fragatas)
O M. Pina que navegou numa dessas (a
NRP Gago Coutinho parece que confirmou esse rumores.
Enviado: Qua Mar 22, 2006 12:53 pm
por P44
As "Dealey" norueguesas navegaram até há muito pouco tempo
Olha que AINDA devem navegar, acho que a 1ª F-310 ainda não foi incorporada oficialmente na Marinha Norueguesa.
Enviado: Qua Mar 22, 2006 1:14 pm
por Charlie Golf
A diferença mais marcante entre as fragatas F-303 "Stavanger" e F-474 "Almirante Magalhães Correia" eram, sem dúvida, os mísseis que equipavam o vaso de guerra norueguês: Sea Sparrow (SAM) e Penguin (SSM). Nós, em contrapartida, tínhamos os bons (e velhos) morteiros A/S Bofors de 375mm para o que desse e viesse.
Agora já compreendo a expressão "acabar (com) tudo à morteirada".
Enviado: Qua Mar 22, 2006 1:24 pm
por Rui Elias Maltez
Na Maiinha portugeusa sempre houve alergia a efectiva modernização das plataformas.
Compra-se, e depois deixa-se evelhecer até que fique tão obsoleto que nem valham mais a pena fazer algo.
Finalmente, com o nosso sentimento sebastiânico, esperam-se por novos tempos que hão de vir.
Enviado: Qua Mar 22, 2006 1:27 pm
por P44
Charlie Golf escreveu:A diferença mais marcante entre as fragatas F-303 "Stavanger" e F-474 "Almirante Magalhães Correia" eram, sem dúvida, os mísseis que equipavam o vaso de guerra norueguês: Sea Sparrow (SAM) e Penguin (SSM). Nós, em contrapartida, tínhamos os bons (e velhos) morteiros A/S Bofors de 375mm para o que desse e viesse.
Agora já compreendo a expressão "acabar (com) tudo à morteirada".
Faltavam só as catapultas para os calhaus e os contentores com o azeite a ferver, para as "Almirante" serem uma verdadeira Máquina Assassina!!!!!
Enviado: Qui Mar 23, 2006 10:47 am
por Rui Elias Maltez
Visitas ao Arsenal do Alfeite Publicado em:
2006-03-17
http://www.marinha.pt/Marinha/PT/Menu/N ... rsenal.htmNo âmbito do Diálogo Social que se tem vindo a realizar a nível europeu, com a participação de diversas entidades e organizações e com o apoio da Comissão Europeia, vai realizar-se, de 27 a 31 de Março, a Semana dos Estaleiros Navais Europeus. Esta semana será precedida por uma sessão no Parlamento Europeu no dia 22 de Março.
O Arsenal do Alfeite, aderiu com gosto e entusiasmo às iniciativas previstas para essa comemoração, pelo que promoverá, durante os dias 27 a 31 de Março, a abertura do estaleiro à sociedade civil e, em particular, às escolas secundárias e instituições de ensino superior das áreas das Ciências e das Tecnologias.
Neste contexto, convidamos estas instituições de ensino para uma visita às instalações do Arsenal do Alfeite a qual incluirá a visita a um submarino da Marinha, da classe
Albacora, actualmente em reparação.
As marcações de visita, poderão ser efectuadas através do Gabinete de Relações Públicas do Arsenal do Alfeite, através dos contactos seguintes:
Tel: 21 095 08 40 (directo)
Tel: 21 095 08 00 (ext 2401, 2640 ou 2521)
Fax: 21 095 08 73
Email:
gab.juridico@arsenal-alfeite.pt
Será que visitando o Arsenal, daria para dar um pulo à BNL e ver como estão as fragatas e os outros navios?
Enviado: Qui Mar 23, 2006 11:17 pm
por luis F. Silva
Charlie Golf escreveu:
A diferença mais marcante entre as fragatas F-303 "Stavanger" e F-474 "Almirante Magalhães Correia" eram, sem dúvida, os mísseis que equipavam o vaso de guerra norueguês: Sea Sparrow (SAM) e Penguin (SSM). Nós, em contrapartida, tínhamos os bons (e velhos) morteiros A/S Bofors de 375mm para o que desse e viesse.
Quando entraram ao serviço, as fragatas da classe Oslo tinham a mesma artilharia das Pereira da Silva, também seis morteiros A/S mas os noruegueses Terne em vez dos Bofors, e um convés de aterragem para um héli ligeiro. Tinham ambas 6 tubos lança-torpedos iguais.
O radar de aviso aéreo das Oslo era o DRBV 23 que tambémequipa ainda hoje as João Belo. As Pereira da Silva possuíam um sonar VDS DUBV 43, as norueguesas não.A direcção de tiro das Oslo também era mais moderna. A propulsão, essa sim o calcanhar de Aquiles das P. da Silva, era em ambos os casos a vapor,mas de fabricantes diferentes.
Depois foi o que se viu. Os noruegueses modernizaram mais duas vezes as suas cinco Oslo, e nós encostámosas nossas.
Saudações
Luis F. Silva
Enviado: Sex Mar 24, 2006 6:24 am
por P44
Luis F. Silva, Bem-Vindo ao DB !!!!
Já agora, as Oslo não possuiam de origem o Sea-Sparrow , a ré?
E os Penguin foram instalados posteriormente á sua entrada ao serviço, tb?
Cumprimentos
Enviado: Sex Mar 24, 2006 1:10 pm
por P44
UMA IRMÃ HOLANDESA da "PERO ESCOBAR"
Vejam o que descobri
...as linhas são muito semelhantes:
F 823 Lynx
Mais fotos em
http://www.ibiblio.org/maritime/photoli ... album=8565
Enviado: Sex Mar 24, 2006 1:16 pm
por Rui Elias Maltez
Mas essa fragata é de fabrico italiano?
A nossa NRP Pero Escobar parecia ter menos estruturas instaladas.