hviana escreveu:lobo_guara escreveu:Alguém tem idéia de quanto vai custar para modernizar cada A4? Li um tempo atrás que havia um orçamento da Embraer na ordem de 60 milhões. Se isso for verdade, trata-se de um custo muito próximo ao custo dos 12 M2000C/D da FAB que custaram 80 milhões, nesse caso sinto muito, mais é caro demais para um avião da década de 60. além disso qual é a previsão de prazo para execução dos serviços? a considerara a experiência da FAB com os F5 uns 2 ou 3 anos, sei lá, acho que não vale à pena. Se não dá para comprar outro avião melhor (podiam até mesmo ser uns Super Entardzinhos) então que comprem mais unidades dos tais Sea Hawk e deixem os A4 como estão, apenas colocando-os em condições de vôo até que surja uma oportunidade melhor.
A propósito, deve haver alguma coisa errada nessa falta de dinheiro para as FFAA, ou é falta de capacidade de negociação ou é má vontade mesmo (de uma ou outra parte), pois se até os governos estaduais de oposição conseguem dinheiro para tudo via governo federal, porque as FFAA não coneguem nada? Acho tudo isso estranho, muito estranho...Não dúvido que o que esteja faltando é os comandantes das FFAA chamarem o Lula para um churrasco de final de semana e explicarem direitinho o que esta acontecendo para que o dinheiro comece a aparecer, muitas vezes uma conversa de caráter informal e sobretudo franca consegue supera obstáculos aparentemente intrasnponíveis. Experiência de quem já fez quase de tudo no serviço público durante longos 20 anos (3 como militar e 17 como civil).
Para o bem ou para o mal... não sei se lula teria essa possibilidade toda. Os gastos precisam estar na LOA (Lei Orçamentária Anual). O dinheiro precisa estar previamente alocado a uma das forças para que seja liberado. O que eu não sei, por exemplo, é como fica a situação dos royalties do petróleo, onde eles entram nessa equação.
Poder ele tem, mas tem que negociar e convencer da preemência da necessidade, até por que as necessidades são inúmeras, deve ter gente de tudo que é lado pedindo coisas para ele para a saúde, para o meio ambiente, para a educação, para os transportes, etc, etc, etc, etc, e deveria ter também os militares alertando para a questão das ameaças existentes, dos riscos operacinais, etc. Quanto ao LOA, aí tem o seguinte o governo poderia primeiro descontigenciar os recursos cortados nos orçamentos militares em função da extinção da CPMF (e olha que não foi pequeno o corte), além disso o governo sempre pode encaminhar proposta de emenda ao orçamento desde que haja justificativas apropriadas, no caso segurança nacional é sempre um bom motivo e o congresso invariavelmente aprova essas emendas sem grandes discussões ou polêmicas. Quanto aos royalties do Petróleo, acho difícil que levem assim tudo de uma vez, contudo poderiam ser canalizados para projetos tecnológicos e industriais visando a geração de produtos nacionais voltados a atender a MB, gerando em contrapartida empregos e capacitação no país, aí sim consigo vislumbrar uma possibilidade da MB ter acesso a esses recursos, caso contrário, dificilmente o governo liberaria tais recursos para, por exemplo, importarmos uma dúzia de F-18 de segunda-mão ou adquirirmos um lote de fragatas novas fabricadas no exterior, pois foge da lógica perseguida pelo atual governo.
Deve, pois, um príncipe não ter outro objetivo nem outro pensamento, nem tomar qualquer outra coisa por fazer, senão a guerra e a sua organização e disciplina, pois que é essa a única arte que compete a quem comanda. (Machiavelli)