CAIU A320 DA TAM EM CONGONHAS!!

Área para discussão de tudo que envolve a aviação civil e atividades aeroespaciais em geral como aeronaves, empresas aéreas, fabricantes, foguetes entre outros.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Raul Neto
Sênior
Sênior
Mensagens: 1096
Registrado em: Seg Jan 10, 2005 4:33 pm

#556 Mensagem por Raul Neto » Dom Ago 12, 2007 7:43 pm

Eu compreendo o que o Paisano defende e bem. Independentemente da responsabilidade existente por parte da tripulação e para lá do que do ponto de vista legal vier a ser decidido, o facto é que a existência de malhas urbanas em áreas que deveriam ser de servidão aeronáutica simplesmente contribuem decisivamente para estes desfechos. Até quando iremos ter situações destas em aeroportos do mundo inteiro, quantas mais tragédias terão de ocorrer até que se decida implementar uma efectiva cultura de segurança no que a este ponto concerne.

Aqui em Portugal onde moro também vivo próximo de um pequeno aeroporto destinado ao tráfego da aviação geral, aeroporto esse que está asfixiado por edificações, muitas delas de origem ilegal, dir-vos-ei apenas que a cabeceira de uma das pistas tinha até à não muito tempo a companhia de uma simpática palmeira :roll: enfim...




Avatar do usuário
Paisano
Sênior
Sênior
Mensagens: 16163
Registrado em: Dom Mai 25, 2003 2:34 pm
Localização: Volta Redonda, RJ - Brasil
Agradeceram: 285 vezes
Contato:

#557 Mensagem por Paisano » Dom Ago 12, 2007 7:51 pm

Grande Raul, é exatamente isso.

Até o acidente tinhamos a seguinte situação:

1º - Congonhas, um aeroporto que só poderia estar recebendo aviões de pequeno porte;

2º - A crônica negligência da TAM, no que se refere a manuteção dos aviões;

3º - O software do A-3XX, que é motivo de desconfiança no mundo.

E, ainda, querem botar a culpa no piloto, que, por acaso, não está vivo para se defender.

O menos culpado (ser for mesmo culpado de algo) é o piloto.




Raul Neto
Sênior
Sênior
Mensagens: 1096
Registrado em: Seg Jan 10, 2005 4:33 pm

#558 Mensagem por Raul Neto » Dom Ago 12, 2007 8:05 pm

Simplesmente as condições de Congonhas por si só justificam repensar o tipo de tráfego que lá opera.

E quem diz Congonhas diz outros aeroportos existentes por esse mundo fora, aqui ao pé de mim posso referir os casos de LPCS (Cascais-Tires), e LPPT (Lisboa), como deixando muito a desejar em termos de segurança dadas as já referidas áreas envolventes.




alcmartin
Sênior
Sênior
Mensagens: 3249
Registrado em: Sex Fev 23, 2007 2:17 am
Agradeceram: 59 vezes

#559 Mensagem por alcmartin » Dom Ago 12, 2007 9:30 pm

É, é bem por aí, Raul e Paisano...

Passa também pela sempre omissao dos politicos no que tange a ter coragem para barrar construçoes perto de TUDO que mais tarde sabe-se que dará problemas. Como beira de encostas, rios, etc. Depois acontece e voce vê aquele choro na Tv. "Perdi tudo...a cigana me enganou..." :roll:

Paisano, há uns anos, participei de um debate ao vivo aí numa rádio em VR, em que o povo descia o malho na extinta pista do aeroclube. Uma senhora me perguntou porque passava tão baixo...Aí respondi que sempre era assim, desde a criação da pista, junto c/a CSN, em 1941, antes da cidade... :twisted:

abs!




Avatar do usuário
Paisano
Sênior
Sênior
Mensagens: 16163
Registrado em: Dom Mai 25, 2003 2:34 pm
Localização: Volta Redonda, RJ - Brasil
Agradeceram: 285 vezes
Contato:

#560 Mensagem por Paisano » Dom Ago 12, 2007 10:12 pm

alcmartin escreveu:Paisano, há uns anos, participei de um debate ao vivo aí numa rádio em VR, em que o povo descia o malho na extinta pista do aeroclube. Uma senhora me perguntou porque passava tão baixo...Aí respondi que sempre era assim, desde a criação da pista, junto c/a CSN, em 1941, antes da cidade... :twisted:


Por isso que o futuro aeroporto de VR será construído na divisa com o município de Piraí, bem depois da rodovia Presidente Dutra.




alcmartin
Sênior
Sênior
Mensagens: 3249
Registrado em: Sex Fev 23, 2007 2:17 am
Agradeceram: 59 vezes

#561 Mensagem por alcmartin » Dom Ago 12, 2007 11:04 pm

É...tomara que o pessoal político não se "empolgue"...antes do fechamento da pista do Aero, envolvi-me pessoalmente no sentido de tentar preserva-la e corri atrás de contatos no DAC e COMAR. Consegui um canal p/que a PMVR conseguisse, através do PROFAA, um financiamento do governo federal, p/reforma de pistas. Como foi feito c/Paraty, Resende, Maricá e N.Iguaçu. Dava R$1.500.000,00 na época.

Em reunião c/o secretario de obras e o prefeito da época, eles disseram: ""É pouco. Quero um aeroporto de R$15.000.000,00..." :shock: :?

Aí, ficaram sem nenhum... :?

Ainda estou torcendo p/que surja o tal aeroporto...
Abs!!




gral
Avançado
Avançado
Mensagens: 663
Registrado em: Qua Mar 15, 2006 8:47 pm
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceram: 3 vezes

#562 Mensagem por gral » Seg Ago 13, 2007 7:00 am

Paisano escreveu:Grande Raul, é exatamente isso.

Até o acidente tinhamos a seguinte situação:

1º - Congonhas, um aeroporto que só poderia estar recebendo aviões de pequeno porte;

2º - A crônica negligência da TAM, no que se refere a manuteção dos aviões;

3º - O software do A-3XX, que é motivo de desconfiança no mundo.

E, ainda, querem botar a culpa no piloto, que, por acaso, não está vivo para se defender.

O menos culpado (ser for mesmo culpado de algo) é o piloto.


Eu estava conversando com o meu irmão, que é piloto(foi copiloto na VARIG), e conhece um pouco do Airbus. Aparentemente, a lógica do sistema do Airbus não permitiu que os spoilers subissem, porque o sistema considerou que o avião estava arremetendo. Restaria saber por que a manete estava na posição errada.

Sobre a pista, se estivesse seca, o avião ainda vararia a pista, mas é provável que "apenas" descesse o barranco no final da pista, ao invés de atravessar a avenida.




Avatar do usuário
Paisano
Sênior
Sênior
Mensagens: 16163
Registrado em: Dom Mai 25, 2003 2:34 pm
Localização: Volta Redonda, RJ - Brasil
Agradeceram: 285 vezes
Contato:

#563 Mensagem por Paisano » Seg Ago 13, 2007 10:20 am

alcmartin escreveu:É...tomara que o pessoal político não se "empolgue"...antes do fechamento da pista do Aero, envolvi-me pessoalmente no sentido de tentar preserva-la e corri atrás de contatos no DAC e COMAR. Consegui um canal p/que a PMVR conseguisse, através do PROFAA, um financiamento do governo federal, p/reforma de pistas. Como foi feito c/Paraty, Resende, Maricá e N.Iguaçu. Dava R$1.500.000,00 na época.

Em reunião c/o secretario de obras e o prefeito da época, eles disseram: ""É pouco. Quero um aeroporto de R$15.000.000,00..." :shock: :?

Aí, ficaram sem nenhum... :?

Ainda estou torcendo p/que surja o tal aeroporto...
Abs!!


As terras do Aero (incluindo a pista) foram cercadas e fechadas ao público pela CSN, que as usa para especulação imobiliária.

Ou seja, casos tivessem sido investidos esses R$ 1.500.000,00, eles, agora, estariam perdidos.

Quanto ao novo aeroporto, o terreno já foi desapropriado pelas prefeituras de Piraí e VR, esta já fez os trabalhos de terraplanagem no local e a futura administração do dito cujo será compartilhada pelo dois municípios.




alcmartin
Sênior
Sênior
Mensagens: 3249
Registrado em: Sex Fev 23, 2007 2:17 am
Agradeceram: 59 vezes

#564 Mensagem por alcmartin » Seg Ago 13, 2007 7:54 pm

Boa noite, Paisano! Antes de tudo, desculpe aos companheiros pelo off topic...

A coisa foi um pouco mais "complicada", Paisano...
O terreno era do aero e foi "devolvido" a CSN quando da privatização, atraves de um contrato de comodato. O DAC achou estranho, foi contra o interesse publico, mas...
De qualquer forma, esta verba, da união, só seria liberada caso houvesse acordo entre PMVR, CSN e o Aero, que era comodatario do terreno até o ano de 2006. Esta negociação que me referi foi lá por 1998.

O problema, como sempre, passou pelos políticos. O presidente do aero era vereador aí e da oposição. O prefeito se recusava a fazer qualquer coisa que o ajudasse. Entao, depois que o SERAC fechou a parte de aviação do aero por irregularidades no pagamento de funcionarios, o COMAR interditou a pista. Feito isso, a CSN retomou.

Não era interesse do DAC, da Aeronautica que ficassemos sem aeroporto. E do meu, que fiquei sem emprego,hehe!! :D
Daí o DAC nos ajudar e a minha batalha. Só que políticos querem um elefantão, bem caro. Enquanto existe uma lei de mercado que cita que não adianta construir um aeroporto grande perto de outro c/menos de 100km. Porque não dará passageiros. Logo, VR tem vocação p/aeroporto médio/pequeno.
Foi em cima desse pensamento que o DAC não aconselhava a construir algo muito caro aí. Não haveria mercado. E acho que não estavam errados.

Entao, como vê, politicos no aero e na PMVR causaram o fim de nossa pista. E é claro, a CSN achou bom, porque faturou um terrenão na boa, 6 anos antes daquilo que já tinha ganhado de graça...

Vamos torcer p/que tudo isso seja passado e que agora possamos ter um novo aeroporto. Vou ser um a incentivar o nascimento de uma nova escola, na tradiçao da antiga (que não tinha nada a ver c/o clube de Funk...).
E que quando construam, não deixem o povo fazer casas as margens e que façam as consultas necessarias aos tecnicos do COMAR no que tange a não fazer uma pista perigosa...

Abs! :wink:




Avatar do usuário
Paisano
Sênior
Sênior
Mensagens: 16163
Registrado em: Dom Mai 25, 2003 2:34 pm
Localização: Volta Redonda, RJ - Brasil
Agradeceram: 285 vezes
Contato:

#565 Mensagem por Paisano » Ter Ago 14, 2007 12:15 am

alcmartin escreveu:Não era interesse do DAC, da Aeronautica que ficassemos sem aeroporto. E do meu, que fiquei sem emprego,hehe!! :D


Da história toda essa com certeza foi a pior parte. :(

Mas vou ser sincero: O Aero ficou inviável depois que construiram aquela vila de casas no topo do morro que fica atrás do 28º BPM.

Bastava um erro do piloto para o avião aterrisar no meio dessa vila.

Além do mais, com a privatização, as terras do Aero ficaram todas para CSN, que cercou e isolou tudo.




Editado pela última vez por Paisano em Ter Ago 14, 2007 10:52 am, em um total de 1 vez.
alcmartin
Sênior
Sênior
Mensagens: 3249
Registrado em: Sex Fev 23, 2007 2:17 am
Agradeceram: 59 vezes

#566 Mensagem por alcmartin » Ter Ago 14, 2007 10:31 am

É vero! Mas, no meu caso, a males que vem p/o bem: hoje só me preocupo em não bater em outros avioes e em prédios... :shock: :shock: :? :?

Humor negro... rir p/não chorar da realidade do país... :?

Abs!




PRick

#567 Mensagem por PRick » Ter Ago 14, 2007 12:22 pm

Vejam que interessante, os Pilotos da TAM, segundo a Rede Globo, em depoimento na Polícia Civil de SP, declararam que a pista nova era "um sabão, pior que a antiga". Olha a declaração do Diretor de Segurança da TAM, agora na CPI.

Diretor da TAM afirma que resolução da Anac sobre reverso não está em vigor
14/08 - 12:11 - Eduardo Bresciani, do Último Segundo/Santafé Idéia



O diretor de segurança da TAM, Marco Aurélio Castro, disse que não está em vigor a resolução da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) emitida em janeiro que ressalta a necessidade da utilização do reverso em Congonhas quando a pista estiver molhada. Segundo ele, a resolução seria uma espécie de consulta, apesar de admitir que a agência nunca tenha emitido nenhuma outra consulta.

Castro procurou minimizar a recomendação sobre a utilização do reverso porque ela foi elaborada antes da reforma na pista principal. Ele afirmou que a pista agora é muito melhor que a anterior, apesar de ainda estar sem "grooving".

Na visão do diretor de segurança, dificilmente os pilotos teriam cometido o erro de deixar as manetes em posição desalinhada, o que joga mais uma vez a suspeita sobre falha mecânica. "Acho difícil os pilotos terem cometido esse erro, é como se você quiser frear um carro e manter o pé no acelerador".




Avatar do usuário
Morcego
Sênior
Sênior
Mensagens: 9018
Registrado em: Sáb Mai 01, 2004 12:27 pm
Localização: Santos/SP
Agradeceram: 9 vezes
Contato:

#568 Mensagem por Morcego » Ter Ago 14, 2007 1:53 pm

A EMPRESA FRANCESA QUE FAZ/FAZIA (SEILA) A MANUTEN'CAO DOS RADARES SE CHAMA COMO MESMO.




The Baaz
Sênior
Sênior
Mensagens: 1638
Registrado em: Dom Mai 02, 2004 3:56 pm
Localização: Palmas-PR
Contato:

#569 Mensagem por The Baaz » Ter Ago 14, 2007 3:34 pm

morcego escreveu:A EMPRESA FRANCESA QUE FAZ/FAZIA (SEILA) A MANUTEN'CAO DOS RADARES SE CHAMA COMO MESMO.

Thales?




Mens Sana, Corpore Sano.
The Baaz
alcmartin
Sênior
Sênior
Mensagens: 3249
Registrado em: Sex Fev 23, 2007 2:17 am
Agradeceram: 59 vezes

#570 Mensagem por alcmartin » Ter Ago 14, 2007 4:22 pm

A pergunta é só dúvida ou andou baixando o caboclo mestre Orestes em ti, Morcegão? Hehe! :twisted:
Ele andou lembrando a luta franco-americana p/faturar uns trocados em cima da gente...

jambockrs escreveu:Conspiração do caos aéreo
Os serviços de inteligência das forças aéreas do Brasil, Argentina e Uruguai, em operação conjunta, detectaram um plano bem orquestrado de descrédito dos sistemas de controle de tráfego aéreo do Cone Sul. Seria uma ação unificada de quatro grandes companhias dos EUA com vendedores de equipamentos e softwares para a área.
As companhias querem o rebaixamento de categoria do Cone Sul no quesito segurança. Assim, os três países teriam suas freqüências para os EUA congeladas. O processo jurídico para recuperar o antigo status pode durar dez anos. Lula, Nestor Kirchner e Tabaré Vasquez já sabem. O argentino é o mais indignado dos três. Está prometendo pôr a boca no trombone.
fonte: revista IstoÉ 30 mai 2007
Um abraço e até mais...




Responder