Leopard 1A5 do EB

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 419 vezes

Re: Leopard 1A5 do EB

#5536 Mensagem por Marechal-do-ar » Seg Jan 20, 2014 8:23 pm

Reginaldo Bacchi escreveu:responsavel pela derrota seria o canhão ou o sistema de tiro?
Ou, a blindagem?

O maior problema que vejo com o Leo 1 é a proteção limitada que o torna vulnerável a diversos tipos de armas.

"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

#5537 Mensagem por Carlos Lima » Seg Jan 20, 2014 9:16 pm

Marechal-do-ar escreveu:
Reginaldo Bacchi escreveu:responsavel pela derrota seria o canhão ou o sistema de tiro?
Ou, a blindagem?

O maior problema que vejo com o Leo 1 é a proteção limitada que o torna vulnerável a diversos tipos de armas.
Olá Srs,

Aproveitando o "gancho", eu tenho uma dúvida sobre Blindagens.

Os nossos LEO 1 A5 poderiam receber blindagens melhores do que o que eles tem atualmente? Alguém sabe se existem planos ou pesquisas sobre o assunto no Brasil?

[]s
CB_Lima

CB_Lima = Carlos Lima :)
Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6292 vezes
Agradeceram: 6641 vezes
Contato:

#5538 Mensagem por Túlio » Seg Jan 20, 2014 9:22 pm

Até onde fui informado, no Brasil não, apesar de existir kits como o MEXAS no mercado. Aqui no Brasil se considera que o CC vai durar pouco mais de dez anos na primeira linha (máx 15), aliás, uma modernização de vulto no Leo sairia ainda mais caro que os proibitivos custos para o TAM.

E pensar que recentemente a Finlândia adquiriu a derradeira centena de Leo2A6 da Holanda, mais peças, simuladores & quetales por...USD 200 ou 250 mi, não lembro direito agora, tá no DID... :roll: :roll: :roll: :roll:

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Carlos Lima
Sênior
Sênior

#5539 Mensagem por Carlos Lima » Seg Jan 20, 2014 9:29 pm

Túlio escreveu:Até onde fui informado, no Brasil não, apesar de existir kits como o MEXAS no mercado. Aqui no Brasil se considera que o CC vai durar pouco mais de dez anos na primeira linha (máx 15), aliás, uma modernização de vulto no Leo sairia ainda mais caro que os proibitivos custos para o TAM.

E pensar que recentemente a Finlândia adquiriu a derradeira centena de Leo2A6 da Holanda, mais peças, simuladores & quetales por...USD 200 ou 250 mi, não lembro direito agora, tá no DID... :roll: :roll: :roll: :roll:
Mas daí entramos naquela discussão do LEO 2 não servir para o Brasil porque é muito pesado, etc.

E agora com isso vem a próxima pergunta... o quanto é Lenda e o quanto é verdade esse papo de que não poderíamos ter o LEO 2 porque não cabe nas pontes ou é muito pesado e todas essas lendas urbanas?

Valeu pela resposta Véio! :)

[]s
CB_Lima

Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#5540 Mensagem por Túlio » Seg Jan 20, 2014 9:43 pm

Pra mim é charla, Lima véio. Aliás, os caras em SM parecem admirar material ianque, tanto que em VBCI já largaram mencionando o Bradley e em CC saíram de Abrams.

Pelo que entendi, a questão é o custo para manter a frota operacional. O Leo1 cabe no orçamento, tanto que o que menos vi foi este CC no Parque de Manutenção (curiosidade: quem quiser ver cemitério de Leo1BE é só ir lá, tem um anexo com dúzias de carcaças destes carros, em variados graus de canibalização e a ferrugem comendo direto a blindagem), estão quase todos operacionais. Talvez um CC maior não caiba, peças maiores e mais caras, sensores mais sofisticados e caros, desgaste mais rápido pelo peso bem maior, etc.

Mas ponte e viaduto caindo, trilho entortando, túnel desabando e estrada estreita demais é mais fácil para nós, analfabetos em Defesa, entendermos... :lol: :lol: :lol: :lol:

(Por esta linha de raciocínio não teríamos o Parque Eólico em Osório)

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

Carlos Lima
Sênior
Sênior

#5541 Mensagem por Carlos Lima » Seg Jan 20, 2014 9:53 pm

Túlio escreveu:Pra mim é charla, Lima véio. Aliás, os caras em SM parecem admirar material ianque, tanto que em VBCI já largaram mencionando o Bradley e em CC saíram de Abrams.

Pelo que entendi, a questão é o custo para manter a frota operacional. O Leo1 cabe no orçamento, tanto que o que menos vi foi este CC no Parque de Manutenção (curiosidade: quem quiser ver cemitério de Leo1BE é só ir lá, tem um anexo com dúzias de carcaças destes carros, em variados graus de canibalização e a ferrugem comendo direto a blindagem), estão quase todos operacionais. Talvez um CC maior não caiba, peças maiores e mais caras, sensores mais sofisticados e caros, desgaste mais rápido pelo peso bem maior, etc.

Mas ponte e viaduto caindo, trilho entortando, túnel desabando e estrada estreita demais é mais fácil para nós, analfabetos em Defesa, entendermos... :lol: :lol: :lol: :lol:

(Por esta linha de raciocínio não teríamos o Parque Eólico em Osório)
:lol:

É sempre bom alguém alfabetizado vir aqui dar uma ajuda aos pobre coitados tipo eu! :lol:

Pois é, eu sempre achei esse papo muito estranho, mas como eu chamo carro de combate de "Tanque", :mrgreen: , quem sou eu para questionar. Como vi uma brecha, lasquei a pergunta. 8-]

Seria interessante saber como os chilenos estão se virando com os seus LEO 2.

Mais uma pergunta... os nossos oficiais fazem intercâmbio com os ianques (Bradley /Abrams) e ou com os alemães (LEO 2)?

[]s
CB_Lima

Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#5542 Mensagem por Túlio » Seg Jan 20, 2014 10:05 pm

Com todo mundo, França, Inglaterra, Rússia, Israel, Canadá, Chile e por aí vai...

marcelo bahia
Sênior
Sênior
Agradeceu: 16 vezes
Agradeceram: 16 vezes

#5543 Mensagem por marcelo bahia » Ter Jan 21, 2014 12:47 am

Carlos Lima escreveu:
Túlio escreveu:Até onde fui informado, no Brasil não, apesar de existir kits como o MEXAS no mercado. Aqui no Brasil se considera que o CC vai durar pouco mais de dez anos na primeira linha (máx 15), aliás, uma modernização de vulto no Leo sairia ainda mais caro que os proibitivos custos para o TAM.

Mas daí entramos naquela discussão do LEO 2 não servir para o Brasil porque é muito pesado, etc.

E agora com isso vem a próxima pergunta... o quanto é Lenda e o quanto é verdade esse papo de que não poderíamos ter o LEO 2 porque não cabe nas pontes ou é muito pesado e todas essas lendas urbanas?

Valeu pela resposta Véio! :)

[]s
CB_Lima
Pessoal,

O mestre Bacchi já explicou aqui esta escolha por um MBT médio por várias vezes. É uma OPÇÃO do EB priorizar a agilidade por sobre a tonelagem. O Osório e o Leo 1A5 são as referências daquilo que queremos ter futuramente. É difícil de aceitar, mas é isso.

Sds.

Diplomata Alemão: "- Como o senhor receberá as tropas estrangeiras que apoiam os federalistas se elas desembarcarem no Brasil??"

Floriano Peixoto: "- Com balas!!!"
marcelo bahia
Sênior
Sênior
Agradeceu: 16 vezes
Agradeceram: 16 vezes

#5544 Mensagem por marcelo bahia » Ter Jan 21, 2014 12:56 am

galium. escreveu:...la KMW ofreció a brasil una familia de blindados muy similares al tam, solo que usando el chasis del ifv puma, un " tam mas moderno" que es lo que ofrecen a brasil sin que hayan confirmado nada oficial desde su ejercito, asi que si no sabes, no muevas la mandibula, eh!!!!
:roll:

Sou um admirador declarado da escolha argentina por toda uma família de blindados sobre esteiras derivada de um único modelo. Posto isso, devo dizer que é insuportável o umbigo de alguns argentos. PQP!

Mestre, Bacchi! Existe alguma possibilidade de optarmos por uma família de blindados da KMW derivada do Puma? Já ocorreu essa conversa no EB??

Sds.

Diplomata Alemão: "- Como o senhor receberá as tropas estrangeiras que apoiam os federalistas se elas desembarcarem no Brasil??"

Floriano Peixoto: "- Com balas!!!"
FCarvalho
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5697 vezes
Agradeceram: 3254 vezes

#5545 Mensagem por FCarvalho » Ter Jan 21, 2014 10:02 am

Que eu me lembre, das muitas conversas tidas aqui neste tópico, o EB tem a pretensão de mobiliar-se com um projeto totalmente novo de CC. E de preferência, que não seja baseado em plataforma existente.

E se a referência para este novo CC for mesmo as características do atual Leopard 1A5 e/ou do antigo EE-T1 Osório, que diga-se de passagem, é até hoje perfeitamente válido para o nosso TO, ainda assim estaremos bem na fita.

Mas não existe até o presente momento algo oficial sobre tais características. Não há portanto nenhuma segurança para se afirmar categoricamente como será este novo CC do exército.

Lembrar que os atuais modelos de CC's existentes, que vão da faixa de 40 até 70 tons, possuem diferentes soluções para armamento, blindagem e tecnologia embarcada, segundo o pensamento de seus fabricantes e financiadores.

Neste sentido, tem quem creia que um M-1A2 Abrams seja o melhor CC do mundo, assim como outros pensam o Leopard II A7, e outros ainda o Leclerc ou o Challenger II inglês, ou mesmo o T-90MS russo, para citar os mais conhecidos. Enfim, na verdade o que vai definir o quê ou quem é melhor, são as necessidades e "pessoalidades" de cada exército.

Qualquer um destes CC acima poderiam ser bons para o EB. Ou nenhum deles. Vai depender afinal do que iremos definir como sendo o que é um CC ideal para as nossas necessidades. E sendo assim, até mesmo um T-72 recauchutado poderá vir a ser o MBT do exército se assim ele entender sê-lo.

abs.

Carpe Diem
lordlex
Intermediário
Intermediário
Agradeceu: 2 vezes
Agradeceram: 4 vezes

#5546 Mensagem por lordlex » Ter Jan 21, 2014 12:26 pm

Esses CC leo do Brasil tem um prazo de 10 anos de uso somente?

mas o Abrams nao e fabricado desde a decada de 90 os EUA so "reformam" os ja existentes entao como seria?

quais outras opçoes de outros CC T90,Merkava existem varios.

Reginaldo Bacchi
Sênior
Sênior
Agradeceu: 27 vezes
Agradeceram: 272 vezes

#5547 Mensagem por Reginaldo Bacchi » Ter Jan 21, 2014 3:48 pm

marcelo bahia escreveu:
galium. escreveu:...la KMW ofreció a brasil una familia de blindados muy similares al tam, solo que usando el chasis del ifv puma, un " tam mas moderno" que es lo que ofrecen a brasil sin que hayan confirmado nada oficial desde su ejercito, asi que si no sabes, no muevas la mandibula, eh!!!!
:roll:

Mestre, Bacchi! Existe alguma possibilidade de optarmos por uma família de blindados da KMW derivada do Puma? Já ocorreu essa conversa no EB??
Sinto muito mas não sei.

Bacchi

Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#5548 Mensagem por Túlio » Ter Jan 21, 2014 4:07 pm

Nem eu. O que sei, e com fuentes, é:

:arrow: O Leo1A5 vai permanecer na primeira linha do EB num horizonte de dez a quinze anos, no máximo (declaração pública em minha presença do TC RIBEIRO, então Comandante do C I Bld, em outubro do ano passado), depois precisaremos de um novo CC. Notar que ele disse isso diante de quatro Generais de Exército. Nenhum deles sequer resmungou (eu estava sentado logo atrás deles, saí até em duas fotos do DN :mrgreen: ).

:arrow: Na mesma data, o sr. Christian Böge, da KMW, apresentou uma proposta de família de blindados sobre lagartas. Mostrou um slide. Tinha de tudo, até VBCI, mas necas de CC.

FCarvalho
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5697 vezes
Agradeceram: 3254 vezes

#5549 Mensagem por FCarvalho » Ter Jan 21, 2014 4:27 pm

Se vamos precisar de um novo CC em 10/15 anos, e considerando que algo do tipo não se desenvolve, e nem se paga, do dia para noite, no próximo mandato, o futuro presidente(a) terá de ser "lembrado" desta questão, a fim de que se tome uma decisão em tempo para o seu apronto nas datas planejadas.

Ou então nós seremos os únicos e exclusivos felizes proprietários de Leo 1A5, A6, A7, A8, A9.... :roll:

abs.

Carpe Diem
gabriel219
Sênior
Sênior
Agradeceu: 766 vezes
Agradeceram: 2380 vezes

#5550 Mensagem por gabriel219 » Ter Jan 21, 2014 7:22 pm

Se o EB quer rapidez e agilidade, na minha opinião, não existe nada melhor do que o Leo2A6. Obixo tira 60 km por hora em terreno irregular, segundo li. Sua blindagem, sistemas e armemento também são excelentes, com o canhão mais preciso do calibre

Ele é tudo que um CC poderia ter. Se pontes vão cair, deveriam cair quando o Urutu passava por elas, pois este faz pressão no solo maior que um CC de 60 tons.

Responder