Página 370 de 409

Re: FAB NEWS

Enviado: Qua Abr 27, 2022 9:36 pm
por gogogas
Nota Oficial da FAB sobre o acidente do Super Tucano do EDA
https://www.defesaaereanaval.com.br/aci ... ano-do-eda

Re: FAB NEWS

Enviado: Qui Abr 28, 2022 3:22 pm
por Matheus
Comandante da FAB testou jato M-346 Master na Itália

https://www.airway.com.br/comandante-da ... -diz-site/

Será que a ideia da FAB é ficar nos 40 Gripen e fazer um misto com uma aeronave de menos custo/desempenho como o M346?

O aviaozinho é bem interessante, radar Grifo, probe, etc. Seria um complemento bom ao A-29 no policiamento aéreo e na conversão operacional de alta performance, só não sei se o preço compensa.

Re: FAB NEWS

Enviado: Qui Abr 28, 2022 3:49 pm
por FIGHTERCOM
Matheus escreveu: Qui Abr 28, 2022 3:22 pm Comandante da FAB testou jato M-346 Master na Itália

https://www.airway.com.br/comandante-da ... -diz-site/

Será que a ideia da FAB é ficar nos 40 Gripen e fazer um misto com uma aeronave de menos custo/desempenho como o M346?

O aviaozinho é bem interessante, radar Grifo, probe, etc. Seria um complemento bom ao A-29 no policiamento aéreo e na conversão operacional de alta performance, só não sei se o preço compensa.
Dá até medo de ler esse tipo de notícia.


Abraços,

Wesley

Re: FAB NEWS

Enviado: Qui Abr 28, 2022 4:35 pm
por J.Ricardo
o que agregaria ao poder aéreo essa compra da Leonardo? Nada.

Vai de retro, torcendo por um segundo lote de Gripens.

Re: FAB NEWS

Enviado: Qui Abr 28, 2022 4:43 pm
por Lucubus
Olha, pela cara de felicidade do Brigadeiro Baptista, as palavras do seu twiter pessoal e analisando seu modus operandi antes de cada anuncio na sua gestão, eu daria como certa um lote desses M-346 operando em Natal :roll: :mrgreen:

Re: FAB NEWS

Enviado: Qui Abr 28, 2022 4:49 pm
por FIGHTERCOM
Lucubus escreveu: Qui Abr 28, 2022 4:43 pm Olha, pela cara de felicidade do Brigadeiro Baptista, as palavras do seu twiter pessoal e analisando seu modus operandi antes de cada anuncio na sua gestão, eu daria como certa um lote desses M-346 operando em Natal :roll: :mrgreen:
Vamos torcer para não ser...

https://cdn.w600.comps.canstockphoto.com.br/vade-retro-mensagem-vetor-eps_csp85009489.jpg


Abraços,

Wesley

Re: FAB NEWS

Enviado: Qui Abr 28, 2022 6:01 pm
por Energys
J.Ricardo escreveu: Qui Abr 28, 2022 4:35 pm o que agregaria ao poder aéreo essa compra da Leonardo? Nada.

Vai de retro, torcendo por um segundo lote de Gripens.
Um lote de M-346 compra um segundo lote de Gripen? O contrário é verdadeiro?

Att.

Re: FAB NEWS

Enviado: Qui Abr 28, 2022 9:04 pm
por Matheus
Um vetor de treinamento a jato não é necessário?

Re: FAB NEWS

Enviado: Qui Abr 28, 2022 9:42 pm
por gogogas
A FAB e as demais estão quebradas das pernas ... A Prioridade da FAB deve ser um segundo lote de Gripens ,e o desenvolvimento do Stout

Re: FAB NEWS

Enviado: Sáb Abr 30, 2022 2:55 pm
por Túlio
Energys escreveu: Qui Abr 28, 2022 6:01 pm
J.Ricardo escreveu: Qui Abr 28, 2022 4:35 pm o que agregaria ao poder aéreo essa compra da Leonardo? Nada.

Vai de retro, torcendo por um segundo lote de Gripens.
Um lote de M-346 compra um segundo lote de Gripen? O contrário é verdadeiro?

Att.
Devemos lembrar do (péssimo) exemplo da África do Sul: compraram Gripen C/D, voavam caças excelentes gastando pouco mas algum "jênio" viu o BAe Hawk (que já tinham, sendo feito sob licença pela hoje moribunda Denel) e "pensou" que dariam um excelente caza complementario, como chamam os Argentinos, afinal, para muitas Missões o Gripen é praticamente superdimensionado, não? É meio raro um caça ser obrigado a voar supersônico em tempos de paz, é igualmente meio raro ter que virar a 9G (e o Hawk pode "puxar" uns 8G), então qual o mal em gastar mais um pouquinho agora para poder economizar mais depois?

Claro, muito lógico, exceto que já vimos o resultado: primeiro groundearam metade da frota de Gripen para economizar, com boa parte das Missões sendo voadas pelos Hawk, e os Gripen que sobraram ficaram voando em rodízio; depois groundearam de vez a maior parte dos Gripen, com os Hawk passando a ser praticamente a primeira (e única) linha; depois começaram a groundear os Hawk também, porque avião parado continua a ter custos.

E hoje a SAAF está como sabemos:
(...) The current budget cut implies some SANDF prime mission equipment may have to be mothballed/preserved – the Gripen fleet is already grounded, for example and was in rotational storage.

(...)

Regaining lost capabilities will take time. “Due to the lifespan of some capabilities, they face technology obsolescence. Over a period of time the impact will not be visible to government and citizens and the decline may not receive due attention as is the case right now. However, all capabilities are systematically being paralysed and the downward spiral continues unabated.”


https://www.defenceweb.co.za/featured/l ... l-mandate/

(Notar a data, mal tem um mês o artigo)
Só de pensar numa coisa dessas aqui, na terra dos "contingenciamentos", me arrepio. [025] [025] [025] [025]

Re: FAB NEWS

Enviado: Sáb Abr 30, 2022 3:21 pm
por gabriel219
@Túlio, acho que talvez o A-29 possa servir de exemplo frente ao AMX, quanto a FAB quis um A-27 turbinado pra complementar o AMX e este acabou substituindo o AMX em quase todas as missões ou estou enganado?

Re: FAB NEWS

Enviado: Sáb Abr 30, 2022 3:49 pm
por Túlio
gabriel219 escreveu: Sáb Abr 30, 2022 3:21 pm @Túlio, acho que talvez o A-29 possa servir de exemplo frente ao AMX, quanto a FAB quis um A-27 turbinado pra complementar o AMX e este acabou substituindo o AMX em quase todas as missões ou estou enganado?
IMHO, substituir um avião por outro com menores capacidades (mas tendo que cumprir as mesmas Missões) não me parece uma boa ideia, aliás, quem lembrar dos debates que tínhamos aqui sobre a modernização do AMX e especialmente a razão de apenas uma pequena parte das células estar disponível para isso vai pensar que nem eu.

Aliás, é um exemplo bem parecido com o que mostrei: pegam um avião inferior porém mais barato para ser complementario e no fim ele vira PADRÃO, e azar da perda de capacidades.

Assim, o cajuzinho falastrão pode dizer o que quiser mas por mim pegava a verba para comprar sei lá quantas unidades do brinquedinho novo que o nenê quer e usava assim:

* - Uma parte para adquirir mais Gripen;

* - Outra para repor as perdas operacionais dos ST;

* - O final seria para modernizar a frota em operação para o nível que atendesse as necessidades desta década e da seguinte, sendo a versão A atualizada para treinar os futuros Pilotos de Gripen (LAD, simulador de radar AESA, de IRST, etc) e a B para operar pod de última geração e PGMs, especialmente ATGMs e talvez algo mais poderoso, da classe (mas não necessariamente o próprio) do Maverick.

É o que penso. [001]

Re: FAB NEWS

Enviado: Sáb Abr 30, 2022 3:56 pm
por gabriel219
Túlio escreveu: Sáb Abr 30, 2022 3:49 pm
IMHO, substituir um avião por outro com menores capacidades (mas tendo que cumprir as mesmas Missões) não me parece uma boa ideia, aliás, quem lembrar dos debates que tínhamos aqui sobre a modernização do AMX e especialmente a razão de apenas uma pequena parte das células estar disponível para isso vai pensar que nem eu.

Aliás, é um exemplo bem parecido com o que mostrei: pegam um avião inferior porém mais barato para ser complementario e no fim ele vira PADRÃO, e azar da perda de capacidades.

Assim, o cajuzinho falastrão pode dizer o que quiser mas por mim pegava a verba para comprar sei lá quantas unidades do brinquedinho novo que o nenê quer e usava assim:

* - Uma parte para adquirir mais Gripen;

* - Outra para repor as perdas operacionais dos ST;

* - O final seria para modernizar a frota em operação para o nível que atendesse as necessidades desta década e da seguinte, sendo a versão A atualizada para treinar os futuros Pilotos de Gripen (LAD, simulador de radar AESA, de IRST, etc) e a B para operar pod de última geração e PGMs, especialmente ATGMs e talvez algo mais poderoso, da classe (mas não necessariamente o próprio) do Maverick.

É o que penso. [001]
Idem, a versão F do Gripen tá mais que boa pra fazer conversão e treinamento, além de ser o nosso Growler com desconto e até controlador de UCAV no futuro.

Re: FAB NEWS

Enviado: Sáb Abr 30, 2022 5:18 pm
por Matheus
Túlio escreveu: Sáb Abr 30, 2022 2:55 pm
Energys escreveu: Qui Abr 28, 2022 6:01 pm Um lote de M-346 compra um segundo lote de Gripen? O contrário é verdadeiro?

Att.
Devemos lembrar do (péssimo) exemplo da África do Sul: compraram Gripen C/D, voavam caças excelentes gastando pouco mas algum "jênio" viu o BAe Hawk (que já tinham, sendo feito sob licença pela hoje moribunda Denel) e "pensou" que dariam um excelente caza complementario, como chamam os Argentinos, afinal, para muitas Missões o Gripen é praticamente superdimensionado, não? É meio raro um caça ser obrigado a voar supersônico em tempos de paz, é igualmente meio raro ter que virar a 9G (e o Hawk pode "puxar" uns 8G), então qual o mal em gastar mais um pouquinho agora para poder economizar mais depois?

Claro, muito lógico, exceto que já vimos o resultado: primeiro groundearam metade da frota de Gripen para economizar, com boa parte das Missões sendo voadas pelos Hawk, e os Gripen que sobraram ficaram voando em rodízio; depois groundearam de vez a maior parte dos Gripen, com os Hawk passando a ser praticamente a primeira (e única) linha; depois começaram a groundear os Hawk também, porque avião parado continua a ter custos.

E hoje a SAAF está como sabemos:
(...) The current budget cut implies some SANDF prime mission equipment may have to be mothballed/preserved – the Gripen fleet is already grounded, for example and was in rotational storage.

(...)

Regaining lost capabilities will take time. “Due to the lifespan of some capabilities, they face technology obsolescence. Over a period of time the impact will not be visible to government and citizens and the decline may not receive due attention as is the case right now. However, all capabilities are systematically being paralysed and the downward spiral continues unabated.”


https://www.defenceweb.co.za/featured/l ... l-mandate/

(Notar a data, mal tem um mês o artigo)
Só de pensar numa coisa dessas aqui, na terra dos "contingenciamentos", me arrepio. [025] [025] [025] [025]
Boa lembrança essa da SAAF... melhor comprar mais Gripen F com esse valor

Re: FAB NEWS

Enviado: Sáb Abr 30, 2022 8:19 pm
por Pablo Maica
E recompletar a frota de ST pois já devemos ter perdido pelo menos uns 10 em acidentes.

Além do mais, a FAB ainda tem na mão o abacaxi da substituição T-25 para resolver.


Um abraço e t+ :)