FAB NEWS
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
- gogogas
- Sênior
- Mensagens: 2194
- Registrado em: Dom Jun 14, 2009 5:48 pm
- Agradeceu: 52 vezes
- Agradeceram: 227 vezes
Re: FAB NEWS
Nota Oficial da FAB sobre o acidente do Super Tucano do EDA
https://www.defesaaereanaval.com.br/aci ... ano-do-eda
https://www.defesaaereanaval.com.br/aci ... ano-do-eda
Gogogas !
- Matheus
- Sênior
- Mensagens: 6182
- Registrado em: Qui Abr 28, 2005 4:33 pm
- Agradeceu: 341 vezes
- Agradeceram: 432 vezes
Re: FAB NEWS
Comandante da FAB testou jato M-346 Master na Itália
https://www.airway.com.br/comandante-da ... -diz-site/
Será que a ideia da FAB é ficar nos 40 Gripen e fazer um misto com uma aeronave de menos custo/desempenho como o M346?
O aviaozinho é bem interessante, radar Grifo, probe, etc. Seria um complemento bom ao A-29 no policiamento aéreo e na conversão operacional de alta performance, só não sei se o preço compensa.
https://www.airway.com.br/comandante-da ... -diz-site/
Será que a ideia da FAB é ficar nos 40 Gripen e fazer um misto com uma aeronave de menos custo/desempenho como o M346?
O aviaozinho é bem interessante, radar Grifo, probe, etc. Seria um complemento bom ao A-29 no policiamento aéreo e na conversão operacional de alta performance, só não sei se o preço compensa.
- FIGHTERCOM
- Sênior
- Mensagens: 4989
- Registrado em: Sex Ago 04, 2006 6:51 pm
- Agradeceu: 1204 vezes
- Agradeceram: 728 vezes
Re: FAB NEWS
Dá até medo de ler esse tipo de notícia.Matheus escreveu: ↑Qui Abr 28, 2022 3:22 pm Comandante da FAB testou jato M-346 Master na Itália
https://www.airway.com.br/comandante-da ... -diz-site/
Será que a ideia da FAB é ficar nos 40 Gripen e fazer um misto com uma aeronave de menos custo/desempenho como o M346?
O aviaozinho é bem interessante, radar Grifo, probe, etc. Seria um complemento bom ao A-29 no policiamento aéreo e na conversão operacional de alta performance, só não sei se o preço compensa.
Abraços,
Wesley
"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
- J.Ricardo
- Sênior
- Mensagens: 7651
- Registrado em: Qui Jan 13, 2005 1:44 pm
- Agradeceu: 2588 vezes
- Agradeceram: 1052 vezes
Re: FAB NEWS
o que agregaria ao poder aéreo essa compra da Leonardo? Nada.
Vai de retro, torcendo por um segundo lote de Gripens.
Vai de retro, torcendo por um segundo lote de Gripens.
Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
- Lucubus
- Avançado
- Mensagens: 392
- Registrado em: Qua Fev 03, 2021 8:59 am
- Agradeceu: 160 vezes
- Agradeceram: 180 vezes
Re: FAB NEWS
Olha, pela cara de felicidade do Brigadeiro Baptista, as palavras do seu twiter pessoal e analisando seu modus operandi antes de cada anuncio na sua gestão, eu daria como certa um lote desses M-346 operando em Natal
- FIGHTERCOM
- Sênior
- Mensagens: 4989
- Registrado em: Sex Ago 04, 2006 6:51 pm
- Agradeceu: 1204 vezes
- Agradeceram: 728 vezes
Re: FAB NEWS
"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
- Energys
- Sênior
- Mensagens: 1131
- Registrado em: Seg Dez 10, 2012 4:16 pm
- Agradeceu: 55 vezes
- Agradeceram: 172 vezes
- gogogas
- Sênior
- Mensagens: 2194
- Registrado em: Dom Jun 14, 2009 5:48 pm
- Agradeceu: 52 vezes
- Agradeceram: 227 vezes
Re: FAB NEWS
A FAB e as demais estão quebradas das pernas ... A Prioridade da FAB deve ser um segundo lote de Gripens ,e o desenvolvimento do Stout
Gogogas !
- Túlio
- Site Admin
- Mensagens: 61585
- Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
- Localização: Tramandaí, RS, Brasil
- Agradeceu: 6346 vezes
- Agradeceram: 6692 vezes
- Contato:
Re: FAB NEWS
Devemos lembrar do (péssimo) exemplo da África do Sul: compraram Gripen C/D, voavam caças excelentes gastando pouco mas algum "jênio" viu o BAe Hawk (que já tinham, sendo feito sob licença pela hoje moribunda Denel) e "pensou" que dariam um excelente caza complementario, como chamam os Argentinos, afinal, para muitas Missões o Gripen é praticamente superdimensionado, não? É meio raro um caça ser obrigado a voar supersônico em tempos de paz, é igualmente meio raro ter que virar a 9G (e o Hawk pode "puxar" uns 8G), então qual o mal em gastar mais um pouquinho agora para poder economizar mais depois?
Claro, muito lógico, exceto que já vimos o resultado: primeiro groundearam metade da frota de Gripen para economizar, com boa parte das Missões sendo voadas pelos Hawk, e os Gripen que sobraram ficaram voando em rodízio; depois groundearam de vez a maior parte dos Gripen, com os Hawk passando a ser praticamente a primeira (e única) linha; depois começaram a groundear os Hawk também, porque avião parado continua a ter custos.
E hoje a SAAF está como sabemos:
Claro, muito lógico, exceto que já vimos o resultado: primeiro groundearam metade da frota de Gripen para economizar, com boa parte das Missões sendo voadas pelos Hawk, e os Gripen que sobraram ficaram voando em rodízio; depois groundearam de vez a maior parte dos Gripen, com os Hawk passando a ser praticamente a primeira (e única) linha; depois começaram a groundear os Hawk também, porque avião parado continua a ter custos.
E hoje a SAAF está como sabemos:
Só de pensar numa coisa dessas aqui, na terra dos "contingenciamentos", me arrepio.(...) The current budget cut implies some SANDF prime mission equipment may have to be mothballed/preserved – the Gripen fleet is already grounded, for example and was in rotational storage.
(...)
Regaining lost capabilities will take time. “Due to the lifespan of some capabilities, they face technology obsolescence. Over a period of time the impact will not be visible to government and citizens and the decline may not receive due attention as is the case right now. However, all capabilities are systematically being paralysed and the downward spiral continues unabated.”
https://www.defenceweb.co.za/featured/l ... l-mandate/
(Notar a data, mal tem um mês o artigo)
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
- gabriel219
- Sênior
- Mensagens: 13909
- Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
- Agradeceu: 769 vezes
- Agradeceram: 2397 vezes
Re: FAB NEWS
@Túlio, acho que talvez o A-29 possa servir de exemplo frente ao AMX, quanto a FAB quis um A-27 turbinado pra complementar o AMX e este acabou substituindo o AMX em quase todas as missões ou estou enganado?
- Túlio
- Site Admin
- Mensagens: 61585
- Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
- Localização: Tramandaí, RS, Brasil
- Agradeceu: 6346 vezes
- Agradeceram: 6692 vezes
- Contato:
Re: FAB NEWS
gabriel219 escreveu: ↑Sáb Abr 30, 2022 3:21 pm @Túlio, acho que talvez o A-29 possa servir de exemplo frente ao AMX, quanto a FAB quis um A-27 turbinado pra complementar o AMX e este acabou substituindo o AMX em quase todas as missões ou estou enganado?
IMHO, substituir um avião por outro com menores capacidades (mas tendo que cumprir as mesmas Missões) não me parece uma boa ideia, aliás, quem lembrar dos debates que tínhamos aqui sobre a modernização do AMX e especialmente a razão de apenas uma pequena parte das células estar disponível para isso vai pensar que nem eu.
Aliás, é um exemplo bem parecido com o que mostrei: pegam um avião inferior porém mais barato para ser complementario e no fim ele vira PADRÃO, e azar da perda de capacidades.
Assim, o cajuzinho falastrão pode dizer o que quiser mas por mim pegava a verba para comprar sei lá quantas unidades do brinquedinho novo que o nenê quer e usava assim:
* - Uma parte para adquirir mais Gripen;
* - Outra para repor as perdas operacionais dos ST;
* - O final seria para modernizar a frota em operação para o nível que atendesse as necessidades desta década e da seguinte, sendo a versão A atualizada para treinar os futuros Pilotos de Gripen (LAD, simulador de radar AESA, de IRST, etc) e a B para operar pod de última geração e PGMs, especialmente ATGMs e talvez algo mais poderoso, da classe (mas não necessariamente o próprio) do Maverick.
É o que penso.
Aliás, é um exemplo bem parecido com o que mostrei: pegam um avião inferior porém mais barato para ser complementario e no fim ele vira PADRÃO, e azar da perda de capacidades.
Assim, o cajuzinho falastrão pode dizer o que quiser mas por mim pegava a verba para comprar sei lá quantas unidades do brinquedinho novo que o nenê quer e usava assim:
* - Uma parte para adquirir mais Gripen;
* - Outra para repor as perdas operacionais dos ST;
* - O final seria para modernizar a frota em operação para o nível que atendesse as necessidades desta década e da seguinte, sendo a versão A atualizada para treinar os futuros Pilotos de Gripen (LAD, simulador de radar AESA, de IRST, etc) e a B para operar pod de última geração e PGMs, especialmente ATGMs e talvez algo mais poderoso, da classe (mas não necessariamente o próprio) do Maverick.
É o que penso.
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
- gabriel219
- Sênior
- Mensagens: 13909
- Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
- Agradeceu: 769 vezes
- Agradeceram: 2397 vezes
Re: FAB NEWS
Idem, a versão F do Gripen tá mais que boa pra fazer conversão e treinamento, além de ser o nosso Growler com desconto e até controlador de UCAV no futuro.Túlio escreveu: ↑Sáb Abr 30, 2022 3:49 pmIMHO, substituir um avião por outro com menores capacidades (mas tendo que cumprir as mesmas Missões) não me parece uma boa ideia, aliás, quem lembrar dos debates que tínhamos aqui sobre a modernização do AMX e especialmente a razão de apenas uma pequena parte das células estar disponível para isso vai pensar que nem eu.
Aliás, é um exemplo bem parecido com o que mostrei: pegam um avião inferior porém mais barato para ser complementario e no fim ele vira PADRÃO, e azar da perda de capacidades.
Assim, o cajuzinho falastrão pode dizer o que quiser mas por mim pegava a verba para comprar sei lá quantas unidades do brinquedinho novo que o nenê quer e usava assim:
* - Uma parte para adquirir mais Gripen;
* - Outra para repor as perdas operacionais dos ST;
* - O final seria para modernizar a frota em operação para o nível que atendesse as necessidades desta década e da seguinte, sendo a versão A atualizada para treinar os futuros Pilotos de Gripen (LAD, simulador de radar AESA, de IRST, etc) e a B para operar pod de última geração e PGMs, especialmente ATGMs e talvez algo mais poderoso, da classe (mas não necessariamente o próprio) do Maverick.
É o que penso.
- Matheus
- Sênior
- Mensagens: 6182
- Registrado em: Qui Abr 28, 2005 4:33 pm
- Agradeceu: 341 vezes
- Agradeceram: 432 vezes
Re: FAB NEWS
Boa lembrança essa da SAAF... melhor comprar mais Gripen F com esse valorTúlio escreveu: ↑Sáb Abr 30, 2022 2:55 pmDevemos lembrar do (péssimo) exemplo da África do Sul: compraram Gripen C/D, voavam caças excelentes gastando pouco mas algum "jênio" viu o BAe Hawk (que já tinham, sendo feito sob licença pela hoje moribunda Denel) e "pensou" que dariam um excelente caza complementario, como chamam os Argentinos, afinal, para muitas Missões o Gripen é praticamente superdimensionado, não? É meio raro um caça ser obrigado a voar supersônico em tempos de paz, é igualmente meio raro ter que virar a 9G (e o Hawk pode "puxar" uns 8G), então qual o mal em gastar mais um pouquinho agora para poder economizar mais depois?
Claro, muito lógico, exceto que já vimos o resultado: primeiro groundearam metade da frota de Gripen para economizar, com boa parte das Missões sendo voadas pelos Hawk, e os Gripen que sobraram ficaram voando em rodízio; depois groundearam de vez a maior parte dos Gripen, com os Hawk passando a ser praticamente a primeira (e única) linha; depois começaram a groundear os Hawk também, porque avião parado continua a ter custos.
E hoje a SAAF está como sabemos:
Só de pensar numa coisa dessas aqui, na terra dos "contingenciamentos", me arrepio.(...) The current budget cut implies some SANDF prime mission equipment may have to be mothballed/preserved – the Gripen fleet is already grounded, for example and was in rotational storage.
(...)
Regaining lost capabilities will take time. “Due to the lifespan of some capabilities, they face technology obsolescence. Over a period of time the impact will not be visible to government and citizens and the decline may not receive due attention as is the case right now. However, all capabilities are systematically being paralysed and the downward spiral continues unabated.”
https://www.defenceweb.co.za/featured/l ... l-mandate/
(Notar a data, mal tem um mês o artigo)
- Pablo Maica
- Sênior
- Mensagens: 8992
- Registrado em: Seg Dez 01, 2003 4:55 pm
- Localização: Santa Maria Rio Grande Do Sul
- Agradeceu: 310 vezes
- Agradeceram: 554 vezes
Re: FAB NEWS
E recompletar a frota de ST pois já devemos ter perdido pelo menos uns 10 em acidentes.
Além do mais, a FAB ainda tem na mão o abacaxi da substituição T-25 para resolver.
Um abraço e t+
Além do mais, a FAB ainda tem na mão o abacaxi da substituição T-25 para resolver.
Um abraço e t+