Helicópteros de Ataque e Transporte

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Carlos Mathias

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#5446 Mensagem por Carlos Mathias » Ter Dez 15, 2009 12:17 pm

Essa desculpa de que todo mundo que vai contra o GF esta indo contra a democracia é a desculpa mais esfarrapada que rola nessas redondezas.
Ela vem dos dois lados Guerra. Quem defende os caças azuis diz que o GF é um antro de comunistas, ladrões, cachaceiros. Isso não é afronta a democracia também?

E não é "todo mundo" que vai contra o GF não, quase 80% do país está à favor.
Agora sou eu que digo, não vamos inverter as coisas, por favor. Se desrespeitamos a vontade da maioria numa democracia, o que estamos fazendo então? Vamos hondurenhar o Brasil?
Se a FAB esta na politica é porque essa é a regra do jogo. Regra imposta pelo próprio governo.
Mas só a FAB é que entrou nessa regra, cara?
Porque as outras duas forças, muito mais tradicionais, estão "limpas" das sujeiras políticas?
O GF novamente é um estuprador que só pega a FAB prá prá fazer maldade, é isso?
Ou na MB e no EB só tem cagão.
Soultrain, não existe no Brasil um partido chamado FAB. Não existe ideologia militar.
Não? Hmmmm... Mas o que a FAB tá fazendo na política, segundo você mesmo diz?
Ah! O estuprador, mais uma vez.
E diga-se de passagem é o mesmo argumento de toda ditadurazinha de meia-pataca que já se instalou no continente.
É verdade, taí está Honduras que não nos deixa mentir.
Esse grito é solto toda vez que se faz cagada aqui no Brasil e alguém aponta o erro. É por isso que praticamente não existe oposição nesse pais.
Via de mão dupla.
Não tem oposição por isso? Cara, a oposição não apresenta nada além de denuncismo barato.
CANSEI é algum tipo de programa de governo? É isso que é oposição de qualidade?
Arruda é que vai capitanear a revolução democrática contra os comunistas?

Abraços!

Guerra
Sênior
Sênior
Agradeceu: 53 vezes
Agradeceram: 135 vezes

#5447 Mensagem por Guerra » Ter Dez 15, 2009 4:46 pm

Ela vem dos dois lados Guerra. Quem defende os caças azuis diz que o GF é um antro de comunistas, ladrões, cachaceiros. Isso não é afronta a democracia também?
Claro que não, Carlos. Embora eu ache que o conflito de interesses FAB e GF não tem nada de ideologico, no governo tem comunista, no governo tem cachaceiro, e já teve gente nesse governo acusada de corrupção. Falar a verdade não pode ser considerado um ataque a democracia.
E não é "todo mundo" que vai contra o GF não, quase 80% do país está à favor.
Agora sou eu que digo, não vamos inverter as coisas, por favor. Se desrespeitamos a vontade da maioria numa democracia, o que estamos fazendo então? Vamos hondurenhar o Brasil?
Pelo amor de Deus, onde foi que eu disse que esta todo mundo contra o governo? Eu disse que todos que vão contra alguma coisa, são acusados de ir contra a democracia. E nesse caso especifico de fazer apologia ao militarismo.

O fato do governo ter 80% de intenção de votos não quer dizer nada aqui na discussão sobre a FAB, muito menos em qualquer outra discussão. Porque na frieza dos números, aqui no Brasil entre o Flamengo e Vasco dá 60% a 40%, entre o XV de Itapipoca e o Santa Maria de La Cucuias dá 47% a 53%, entre o arroz e o feijão dá 30% a 70%, entre picolé de morango e picolé de giló dá 99% a 1%, entre picolé de chuchu e picolé de cachaça dá 20% a 80%.
E na matemática se você somar os 80% do governo com os 70% que as FAs tem frente a umas dez (repito: DEZ, inclusive a classe política) instituições vai dar 150%.

Mas isso tudo não faz diferença nenhuma. Ninguém aqui quer derrubar o governo, porque ele não tem capacidade de fornecer um caça para defender a nação. Essa história de FABISMO, é na verdade Lulismo.
Como em todo pais democrático desse mundo, é só uma cobrança. Um governo tem que ter capacidade lidar com oposições. Um governo tem que ter capacidade consolidar o interesse técnico da uma força com os interesses políticos da nação.
Eu Tb acho bonito o soco na mesa: “quem manda é poder civil” Ok, vamos colocar isso na prática, ou esta difícil?
Mas só a FAB é que entrou nessa regra, cara?
Porque as outras duas forças, muito mais tradicionais, estão "limpas" das sujeiras políticas?
O GF novamente é um estuprador que só pega a FAB prá prá fazer maldade, é isso?

Quem disse que as outras forças não estão contaminadas pela política? Estão sim. Só Deus sabe onde isso vai parar...mas tudo bem.
O fato é que a política do EB e MB está tudo de acordo com o GF (embora eu não esteja de acordo). Mas a FAB não esta.
E agora? Agora é fazer política a “La brasil”? Inventar o “FABISMO” transformar a FAB no inimigo da democracia.
Deixa isso pro Zé Dirceu (lembra que ele inventou um inimigo nas acusações do mensalão e disse que pegaria em armas?). Essa estratégia não combina e é desnecessária na área da defesa. Basta o GF fazer o que tem que ser feito.
Não? Hmmmm... Mas o que a FAB tá fazendo na política, segundo você mesmo diz?
Ah! O estuprador, mais uma vez.
Pera ai, meu. Uma coisa é fazer política para defender seus interesses. Dentro do campo político, e dentro da sua esfera, todo mundo faz (eu, você, a FAB, a PF, o Zé). Mas em todo caso, esse campo é do GF, quem dá as cartas é o GF. E tudo leva a crer é que esta apanhando, porque não dá uma dentro.
Existe uma decisão (que o governo dá ênfase em dizer que vai ser política e civil) a ser tomada e até hoje ela não saiu. Para mim isso é uma derrota para quem cuida da política...ou não?
É verdade, taí está Honduras que não nos deixa mentir.
Com certeza, criar um inimigo para justificar a falta de ação e a fraqueza política do governo é a principal arma dos ditadores e afins.
Via de mão dupla.
Não tem oposição por isso? Cara, a oposição não apresenta nada além de denuncismo barato.
CANSEI é algum tipo de programa de governo? É isso que é oposição de qualidade?
Arruda é que vai capitanear a revolução democrática contra os comunistas?
O PT subiu ao poder fazendo a política da denuncia.
Todo mundo esta careca de saber que no Brasil houve a caça aos “colaboradores da ditadura”.
Teve muita gente tanto na política quanto no meio artístico condenada ao ostracismo injustamente.
Quem não cuspiu, jogou pedra, deu chute na bunda, ou pelo menos fez uma careta para a ditadura correu o risco.
Ou na MB e no EB só tem cagão.
Nessa altura do campeonato acho que não preciso dizer se concordo ou não sobre isso.

A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
Skyway
Sênior
Sênior
Agradeceu: 24 vezes
Agradeceram: 266 vezes

#5448 Mensagem por Skyway » Ter Dez 15, 2009 4:56 pm

É amanha...e ninguem de Porto Velho apareceu pra ajudar o DB. :cry:

AD ASTRA PER ASPERA
Guerra
Sênior
Sênior

#5449 Mensagem por Guerra » Ter Dez 15, 2009 5:00 pm

FCarvalho escreveu:Até hoje me pergunto onde estaria a lógica na compra de helis como o Mi-35 na FAB se nem doutrina especifica para sua utilização ela tem. Fica dificil explicar com que propósitos uma força aérea adquiriria um heli específico para funções de ataque, para cobrir missões C-SAR, ainda que operacionalmente isso faça todo o sentido, em um contexto de operações conjuntas, coisa que a FAB ainda entá a engatinhar. Não digo que não sejam necessários, mas muito mais lógico seria se estes tivessem vindo para o EB e daí providenciar o encilhamento das operações, segundo as novas regras do MD/END.

Creio que esta situação só reforça o que o Soutrain comentou e reforçado pelo Skyway.

Ponto negativo para a FAB e para a defesa do país, que termina a se submeter a terceiras intenções ou ver-se remetida a assunto de segundo escalão.

antes pudessemos ver o erário público ser melhor aplicado em helis como os BH e caracal devidamente plotados de equipamentos para as missões C-SAR tão caras a FAB.

mas infelizmente faltou coerência...

abraços
Eu também não entendi essa da FAB de comprar heli de ataque. A unica explicação esta na tal nova doutrina de emprego. Já deu para sentir que no campo estrategico cada um vai garantir o seu como pode.
daqui a pouco o EB esta querendo submarinos.

Loki
Sênior
Sênior
Agradeceu: 7 vezes
Agradeceram: 4 vezes

#5450 Mensagem por Loki » Ter Dez 15, 2009 5:04 pm

Eu também não entendi essa da FAB de comprar heli de ataque. A unica explicação esta na tal nova doutrina de emprego. Já deu para sentir que no campo estrategico cada um vai garantir o seu como pode.
daqui a pouco o EB esta querendo submarinos.

Nucleares, faça me o favor! :mrgreen: :mrgreen:

brisa

#5451 Mensagem por brisa » Ter Dez 15, 2009 5:05 pm

Mas o EB ja tem uma grande frota fluvial.... :lol: ...falando nisso, e as CB90???? Falam por aí que compraram 20 :roll:

PRick

#5452 Mensagem por PRick » Ter Dez 15, 2009 5:11 pm

Alcantara escreveu:
PRick escreveu:Perfeito, é a isso que chamo de FABISMO. O Fórum está cheio dessas posições. Também existem os falsos porta-vozes da FAB, ele sabem o que a FAB quer, falam em nome dela, na verdade falam em nome do que dizem a FAB querer, geralmente, são os produtos, os fornecedores e as ideologias que defedem, não tem coragem de dizer isso, aí usam a FAB para tal. 8-] 8-]

[]´s
O PRick é o rei da inversão do ônus da prova... :lol:
Sim, PRick... usam a FAB, sen dúvida. E tenho opinião formada de QUEM "não tem coragem de dizer" isso ou aquilo e "usa a FAB para tal" ou qual. 8-]
Olha nem parece que vc estudou direito, quem alega a existência de algo tem que provar, a FAB não tem NENHUMA ESCOLHA FEITA DE CAÇAS, mas existe gente por aqui que insiste em espalhar boatos. Portanto, não sou eu que falo em nome da FAB defendo aquilo que acho melhor e acredito, não uso os outros para espalhar abobrinhas e fofoquinhas. Por sinal, não só usam a FAB, como já usaram em vão o nome da Embraer, que veio a público desmentir tais boatos.

Se a carapuça serviu, o problema não é meu. 8-] 8-]

[]´s

soultrain
Sênior
Sênior

#5453 Mensagem por soultrain » Ter Dez 15, 2009 7:22 pm

Guerra escreveu:Claro que não, Carlos. Embora eu ache que o conflito de interesses FAB e GF não tem nada de ideologico, no governo tem comunista, no governo tem cachaceiro, e já teve gente nesse governo acusada de corrupção. Falar a verdade não pode ser considerado um ataque a democracia.
E no EB? Garante que não há isso tudo, mais pedófilos, ladrões, corruptos etc etc, como em todas as forças armadas do planeta? Isso quer dizer que o EB é tudo isso?

Pelo amor de Deus, onde foi que eu disse que esta todo mundo contra o governo? Eu disse que todos que vão contra alguma coisa, são acusados de ir contra a democracia. E nesse caso especifico de fazer apologia ao militarismo.
É isso mesmo que fazem aqui, quando defendem que uma decisão legitima de um estado de direito,democrático, passe uma decisão estratégica para uma Força Armada, com o argumento que esta é impoluta, não sofre pressões, e vai tomar a decisão perfeita sem erro, não acha que isto é de uma ignorância extrema, quando não há sequer um exemplo no mundo assim? É mais que ignorância.

Quem disse que as outras forças não estão contaminadas pela política? Estão sim. Só Deus sabe onde isso vai parar...mas tudo bem.
O fato é que a política do EB e MB está tudo de acordo com o GF (embora eu não esteja de acordo). Mas a FAB não esta.
Se realmente a FAB não está, o vosso presidente tem a prerrogativa de demitir toda a gente até ao escalão que entender, se não der para demitir dá para polos numa excelente comissão de serviço na Antárctica.

Viu quem manda? É necessário ser tão gráfico? Se ainda não aconteceu, é evidente que usei uma figura de estilo:o exagero, é porque as coisas não serão bem assim.

[[]]'s

"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:

NJ
FCarvalho
Sênior
Sênior
Agradeceu: 6209 vezes
Agradeceram: 3494 vezes

#5454 Mensagem por FCarvalho » Ter Dez 15, 2009 8:13 pm

Tenho cá pra mim, que olhando de longe - de bem longe mesmo - todos esses fatos, podemos entender que de certa forma, ainda (infelizmente) existem certos bairrismos incontidos quantos ao militares, e por consequência à instituição Forças Armadas, no Brasil, seja no governo federal, seja no congresso, seja na classe politica; algo que nos remete ao uma "inveja" ou "dor de cotuvelo" destes em relação aos brasileiros de farda.

Algo bem infantil na mentalidade, tipo, "... agora a gente é que manda, vamo f... esses caras e mostrar que nós somos os fodões..." "... num mexe comigo se não..."

Os nossos politicos, no GF ou fora dele, tem até hoje uma necessidade de auto-afirmação gigantesca, e isso inclui - e só ver nas repetidas e sequentes falas do NJ - fúteis demosntrações de autoridade, diria eu, patéticas.

Mais facil seria, a bem da classe politica ficar tentando manter as aparências ante a mídia e ao público, de quem manda é o GF, apesar das repetidas inconguências da gestão lula, gerar parcerias sérias com/para as fa's, sem esses chiliques de auto-afirmação constantemente visto por aqui.

Fosse isso, não estariamos aqui discutindo M-35 na FAB, nem F-X 2.000 e alguma coisa, nem outras coisas que nos atazana a paciência e o sono relativas a defesa nacional. Estariamos falando de coisas mais sensatas e lógicas, como efetivamente passar do discurso a ação com planejamentos apartidários e não ideológicos, de coomo fazer com que nossas FA's tenham consistentemente, enquanto pólitica de Estado, sua condição operacional garantida ao longo, não do próximo mandato, mas ao longo das próximas décadas - com ou sem comunistas e ladrões.

abraços

Carpe Diem
knigh7
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2101 vezes
Agradeceram: 2661 vezes

#5455 Mensagem por knigh7 » Ter Dez 15, 2009 8:53 pm

PRick escreveu:
Alcantara escreveu: O PRick é o rei da inversão do ônus da prova... :lol:
Sim, PRick... usam a FAB, sen dúvida. E tenho opinião formada de QUEM "não tem coragem de dizer" isso ou aquilo e "usa a FAB para tal" ou qual. 8-]
Olha nem parece que vc estudou direito, quem alega a existência de algo tem que provar, a FAB não tem NENHUMA ESCOLHA FEITA DE CAÇAS, mas existe gente por aqui que insiste em espalhar boatos. Portanto, não sou eu que falo em nome da FAB defendo aquilo que acho melhor e acredito, não uso os outros para espalhar abobrinhas e fofoquinhas. Por sinal, não só usam a FAB, como já usaram em vão o nome da Embraer, que veio a público desmentir tais boatos.

[]´s
Mais mentiras, hein, PRick? Boatos?

"Avaliamos as três propostas, a pedido da FAB e vimos que a oferta da empresa sueca Saab é a que vai assegurar ao Brasil o conhecimento e a agregação de tecnologia dentro da premissa "on the job doing", ou seja, aprender fazendo", disse o vice-presidente-executivo para o mercado de defesa da empresa, Orlando José Ferreira Neto.

O executivo parte do princípio de que o Gripen NG, versão mais avançada do Gripen C/D, e que ainda não foi fabricado, é o único que oferece oportunidade para o Brasil começar o desenvolvimento de um caça do zero. "Não estamos interessados em fabricar peças. Buscamos o domínio de conhecimento que ainda não temos e que nos será útil no desenvolvimento de futuras aeronaves."
..
A proposta do francês Rafale e do americano F-18, na opinião do executivo da Embraer, é de fornecimento de aeronaves já prontas, o que limita a participação da indústria em atividades de desenvolvimento de novas tecnologias
.

Fonte: Valor Econômico

fonte: http://www.defesanet.com.br/fx2/vl_28set09.htm

Guerra
Sênior
Sênior

#5456 Mensagem por Guerra » Ter Dez 15, 2009 9:47 pm

E no EB? Garante que não há isso tudo, mais pedófilos, ladrões, corruptos etc etc, como em todas as forças armadas do planeta? Isso quer dizer que o EB é tudo isso?
Existem. Mas vc sabe quantas vezes um militar é punido pela mesma transgressão disciplinar (não estou nem falando desses crimes que vc citou)? Talvez é por isso que as pessoas ainda acreditam na instituição, e não acredita nos políticos.

É isso mesmo que fazem aqui, quando defendem que uma decisão legitima de um estado de direito,democrático, passe uma decisão estratégica para uma Força Armada, com o argumento que esta é impoluta, não sofre pressões, e vai tomar a decisão perfeita sem erro, não acha que isto é de uma ignorância extrema, quando não há sequer um exemplo no mundo assim? É mais que ignorância.
Mas rapaz, se eu acho que esta errada a decisão, porque não posso dizer? Só porque ele vem de um estado de direito democrático?
Se realmente a FAB não está, o vosso presidente tem a prerrogativa de demitir toda a gente até ao escalão que entender, se não der para demitir dá para polos numa excelente comissão de serviço na Antárctica.
Viu quem manda? É necessário ser tão gráfico? Se ainda não aconteceu, é evidente que usei uma figura de estilo:o exagero, é porque as coisas não serão bem assim.
Isso eu concordo plenamente.

soultrain
Sênior
Sênior

#5457 Mensagem por soultrain » Ter Dez 15, 2009 10:39 pm

Guerra,

Vou contar um dos episódios que mais marcou a minha vida em criança. O meu pai chegou um dia a casa e disse que nós iriamos para os Açores por 4 anos, ele iria ser destacado por pelo menos 4 anos lá, eu era pré adolescente e o meu mundo ia ruindo, os meus amigos a namorada, a escola, isto a meio do ano.

Foi um mês horrível, o meu pai explicou-me que era assim a vida de um militar que ordens eram ordens e ele não poderia se negar. O negócio da minha mãe teria que fechar, eu e a minha irmã teríamos que nos adaptar, enfim um reboliço para toda a família. O meu pai vomitava constantemente, passou a ser irascível e eu ouvia aqui e ali as conversas entre os meus pais.

Ele na altura estava responsável por uma área das compras e deu a vitória num concurso importante a um concorrente, quando supostamente teria que ganhar outra proposta.

Já tinhamos as malas feitas mas de rrepente veio a notícia para desfazer as malas.

Só anos mais tarde eu soube com pormenor o que tornou o meu pai um homem frio durante muitos anos, a equipa dele tinha chegado à conclusão que o tal concorrente que devia ter ganho não correspondia aos critérios da concorrência, levando a que se tivesse de gastar uma boa quantia para adequar ao uso nos navios da MP, e tinha que levar uma adaptação que até poderia por em risco a vida de pessoas, além disso era o mais caro de longe. Iria equipar todas as unidades e navios da MP.

Ele teve vários avisos, pressões etc, mas acabou por desqualificar a proposta no concurso, curiosamente um Almirante era sócio dessa empresa, por intermédio da esposa. Esse Almirante mexeu os cordelinhos, antes da decisão com a ameaça do destacamento. Só à ultima da hora alguém conseguiu desatar os tais cordelinhos e o meu pai acabou por ser transferido para outra unidade no continente. Ele sempre teve uma carreira com promoções rápidas, com diversos louvores, na altura tinha já feito inúmeras comissões e já não tinha idade para embarcar, ou seja começou a construir a sua vida mais solidamente, eu tinha finalmente estabilizado a minha, mas após esse episódio a carreira dele estagnou, por isso acabou por pedir a passagem há reserva prematuramente.

Essa é uma história que conheço pessoalmente, mas conheço outras.

A história da punições são verdade, para o soldado raso, para patentes há muito corporativismo, afinal foram todos colegas de curso, só existe punição de verdade quando o caso se torna publico e isso faz com que alguns militares tenham um orgulho exacerbado, e que esse orgulho os faça cometer erros crassos, mesmo quando são bem intencionados. A academia não consegue transformar totalmente um homem, por debaixo está lá sempre o bom e o mau juntos, ninguém é perfeito, ninguém é totalmente bom ou totalmente mau. Os militares são homens como nós, não são mais ou menos iluminados, o que se passa no meio castrense é o que se passa na sociedade em geral.

[[]]'s

"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:

NJ
Alcantara
Sênior
Sênior
Agradeceu: 215 vezes
Agradeceram: 248 vezes
Contato:

#5458 Mensagem por Alcantara » Ter Dez 15, 2009 10:56 pm

a FAB não tem NENHUMA ESCOLHA FEITA DE CAÇAS
PRick, não disse isso em momento algum. :roll:
Você inverte tudo. O que eu disse é que a FAB fez O RELATÓRIO e entregou ao GF para que este decida. Ponto. Não emiti juizo algum sobre escolha de X, Y ou Z. Nunca. Pra tu ver, sequer votei na enquete do tópico F-X, sabia?

O que eu quero é que essa novela termine de uma vez. Chega desse empurra-empurra, pela amor de Deus. :roll:

Abraços! :wink:

"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"
faterra
Sênior
Sênior
Agradeceu: 89 vezes
Agradeceram: 79 vezes

#5459 Mensagem por faterra » Ter Dez 15, 2009 11:10 pm

Partindo das declarações feitas em diversos post de que o GF enfiou goela a baixo da FAB a aquisição destes helicópteros, por que não o fez pela goela do EB (em princípio o local único para sua destinação, segundo alguns)? A FAB apresentou na licitação suas necessidades e as funções a que seriam destinados estes helicópteros. Isto sempre foi questionado e julgado por alguns como inaceitável. E depois que foi definido o vetor, após uma primeira capada feita pela FAB, ficando na disputa o Mangusta e o Mi-35, sendo este último o escolhido, aí a coisa ferveu. Ferveu a tal ponto que hoje, às vesperas do recebimento do primeiro lote, já partiram para a ofensa ora ao governo, ora à FAB. Talvez, se tivessem escolhido o Mangusta, ou um outro vetor ocidental), não houvessem críticas tão veementes, a ponto de alguns correrem o risco de serem enquadrados.
Eu acredito que houve o interesse da FAB pelo helicóptero de ataque escolhido (a tal ponto que apresentaram as funções em que seriam utilizados) aliado aos interesses do país (equilibrar a balança comercial entre Rússia e Brasil). Tenho certeza que o tempo nos dirá o acerto desta decisão e aí, eu quero assistir de camarote aos "bem... quer dizer...", "foi mal", "nos precipitamos", etc... etc...
O EB já está na fila para a compra do mesmo vetor. Será que estão entubando-o também?
Vamos aguardar, deixar as coisas fluirem e depois, quando já estiverem operacionais, aí sim, será justo fazer os julgamentos. Eu acredito que serão positivos, pois, caso contrário, nenhuma FA no mundo os compraria.
Se houve ou não maracutaias, corrupções, se fulano ou beltrano, ou os dois juntos, molharam a mão em suas pressões para a tal aquisição, também ficaremos sabendo. Mas, isto é outra história. Talvez até o desfecho dela seja outro (tomara!).
Paz nos corações. Quer concordemos ou não as compras já foram feitas e já estão batendo em nossas portas.

Imagem

Um abraço!
Fernando Augusto Terra
PRick

#5460 Mensagem por PRick » Qua Dez 16, 2009 1:00 am

knigh7 escreveu:
PRick escreveu: Olha nem parece que vc estudou direito, quem alega a existência de algo tem que provar, a FAB não tem NENHUMA ESCOLHA FEITA DE CAÇAS, mas existe gente por aqui que insiste em espalhar boatos. Portanto, não sou eu que falo em nome da FAB defendo aquilo que acho melhor e acredito, não uso os outros para espalhar abobrinhas e fofoquinhas. Por sinal, não só usam a FAB, como já usaram em vão o nome da Embraer, que veio a público desmentir tais boatos.

[]´s
Mais mentiras, hein, PRick? Boatos?

"Avaliamos as três propostas, a pedido da FAB e vimos que a oferta da empresa sueca Saab é a que vai assegurar ao Brasil o conhecimento e a agregação de tecnologia dentro da premissa "on the job doing", ou seja, aprender fazendo", disse o vice-presidente-executivo para o mercado de defesa da empresa, Orlando José Ferreira Neto.

O executivo parte do princípio de que o Gripen NG, versão mais avançada do Gripen C/D, e que ainda não foi fabricado, é o único que oferece oportunidade para o Brasil começar o desenvolvimento de um caça do zero. "Não estamos interessados em fabricar peças. Buscamos o domínio de conhecimento que ainda não temos e que nos será útil no desenvolvimento de futuras aeronaves."
..
A proposta do francês Rafale e do americano F-18, na opinião do executivo da Embraer, é de fornecimento de aeronaves já prontas, o que limita a participação da indústria em atividades de desenvolvimento de novas tecnologias
.

Fonte: Valor Econômico

fonte: http://www.defesanet.com.br/fx2/vl_28set09.htm

Essa "notícia" foi DESMENTIDA oficialmente pela EMBRAER. Portanto, isso é FALSO, coisa de lobistas!

[]´s

Responder