TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%

Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Sniper
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 7 vezes
Contato:

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#5431 Mensagem por Sniper » Sex Ago 29, 2008 2:38 am

Carlos Mathias escreveu:Será que teremos mais um FX-1? Ou seja, a EMBRAER mais uma vez querendo atropelar vontades se associa açodadamente aos franceses, pela segunda vez, e perigo a FAB dar uma banana prá ambos?
A FAB dar uma banana pra EMBRAER?! Essa foi boa...

Ta mais fácil acontecer o contrário... não?! :lol: :roll:

Imagem
thelmo rodrigues
Sênior
Sênior
Agradeceram: 3 vezes

#5432 Mensagem por thelmo rodrigues » Sex Ago 29, 2008 7:31 am

knigh7 escreveu:
projeto escreveu:Mais graúda que o Jobim? Quem?

Antes de tudo, VALE RESSALTAR QUE CONSIDERO O RAFALE O FAVORITO.

Mas que a coisa vai esquentar, isso vai.

Percebeu que quando da viagem a Rússia, eles não trataram com o Jobim e sim com o Mangabeira?

Eles já percebiam que com ele não dava pé. Além de tratar com o Mangabeira passaram a tratar com outros mais ...bom vou parar por aqui, já falei demais...
Vc acha que o molusco também está na jogada?

"O dia em que os EUA aportarem porta aviões, navios de guerra, jatos e helicópteros apache sobre o território brasileiro, aposto que muitos brasileiros vão sair correndo gritando: "me leva, junto! me leva, junto!"
Flávio Rocha Vieira
Sênior
Sênior
Agradeceram: 2 vezes

#5433 Mensagem por Flávio Rocha Vieira » Sex Ago 29, 2008 8:00 am

Galina escreveu:
Sniper escreveu: O Ministro da Defesa vai a Anápolis, discursar para os futuros pilotos do caça escolhido no FX-2, faz uma declaração dessas e tem gente que ainda duvida !!??

Vocês gostam de especular, de se iludir ou o que?!

Mais explícito que isso impossível, ja está decidido e em Dezembro será assinado.

Gostem ou não... Deu Rafale no FX-2! 8-]
Sniper,

Antes de destacar uma mensagem com letras garrafais, da maneira como fez, sinceramente sugiro ao colega a leitura de uma mensagem do Orestes, se não me engano escrita ontem, onde ele cita inteligentemente a dinâmica atual da concorrência, com o Nelson Jobim falando uma coisa e o Mangabeira outra, num estado de confusão, quem sabe confusão propositada...
Desculpe não ter referências melhores, mas esta mensagem está por aí.
Assim, eu não seria tão incisivo quanto você foi ao afirmar que já deu Rafale.
Vamos esperar novembro chegar...

Abraços,

Luerti
Luerti,

Quem disse isso com "letras garrafais" não foi o Sniper. Quem disse isso com letras garrafais e para todo mundo ouvir foi o próprio Ministro da Defesa do Brasil, Sr. Nelson Jobim. E esse Sr. é "o cara". Ou seja: Jobim = Governo Federal = Lula, donde se conclui que...
No momento acredito que não caiba outra conclusão: Vai dar Rafale. E essa decisão vai ser de Governo, e não de uma turma ou outra da FAB.
Se ainda existe alguma outra possibilidade, remota no meu entender, seria essa declaração do NJ ter sido feita como último alerta do tipo: Atenção, se vocês (russos, americanos, suecos) não mudarem em muito suas propostas o FX-2 está definido a favor dos franceses.

Um fraternal abraço,

.'.
"... E, obviamente, esses meios de comunicação estão fazendo de fato a posição oposicionista deste país, já que a oposição está profundamente fragilizada. ... "

Maria Judith Brito, Presidente da ANJ (Associação Nacional de Jornais).
Flávio Rocha Vieira
Sênior
Sênior

#5434 Mensagem por Flávio Rocha Vieira » Sex Ago 29, 2008 8:10 am

talharim escreveu:Será que vamos cometer a burrice de sermos enganados novamente pelos francesinhos ?

Meu Deus do céu alguém acredita que eles vão nos dar 50 anos de tecnologia de mão beijada por caridade ?

É o Brasil querendo dar uma de esperto com o mestre das firulas o Brasil vai se ferrar feio nessa.
Talharim,

Em princípio concordo com você que ninguém em sã consciência transfere tecnologia de graça. Mas quem disse que será de graça? Veja o tamanho do acordo comercial que está por surgir, e não falo somente em caças.
E ainda acredito que um dos motivadores dos franceses nessa possível transferência, seja a busca até certo ponto urgente de encontrar quem "divida" com eles um projeto, que apesar de ser considerando bom, até agora não emplacou em lugar nenhum. O Rafale precisa vender fora da França e isso talvez facilite as coisas.

Um fraternal abraço,

.'.
"... E, obviamente, esses meios de comunicação estão fazendo de fato a posição oposicionista deste país, já que a oposição está profundamente fragilizada. ... "

Flávio Rocha Vieira
Sênior
Sênior

#5435 Mensagem por Flávio Rocha Vieira » Sex Ago 29, 2008 8:17 am

PRick escreveu:
knigh7 escreveu:Eu estava dando uma lida numa das entrevistas do vice-presidente da Boeing que veio ao Brasil, Bob Gower, e uma frase dele chamou minha atenção:

A França vai competir com tudo que tiver de melhor, mas esperamos que o governo brasileiro veja a vantagem de trabalhar com múltiplos parceiros, não apenas com um único", comentou o executivo da Boeing.

fonte: http://www.estadao.com.br/estadaodehoje ... 7976,0.php

A França tá levando quase tudo no processo de modernização.

Considero que essa declaração ríspida deste vice-presidente possa transparecer o que os outros também estão pensando.
Pode ser que isso prejudique nosso comércio exterior.
O Rafale não é o único vetor bom da disputa, bem como a França não é a única disposta a transferir tecnologia.

Atenciosamente

O ESTADÃO faz seu papel, afinal, são capachos dos EUA, o PANFLETÃO é bem pior que a ISTO É, não vi ninguém aqui dizer, É MATÉRIA PAGA. Mandem logo esse pessoal para Miami.

[ ]´s
A velha, costumeira e conhecida arrogância norte-americana. Ao invés de propostas nos oferecem ameaças. Mas queiram eles ou não, o mundo está mudando e o nosso país também. Acredito que declarações como essa não surtirão o efeito desejado, e que Deus me ouça.

Um fraternal abraço,

.'.

brisa

#5436 Mensagem por brisa » Sex Ago 29, 2008 9:05 am

É.... retirar o Rafale do topo nao vai ser facil nao.....acho que me rendi ao Prick e ao Rafale :cry:

Plinio Jr
Sênior
Sênior
Agradeceram: 1 vez

#5437 Mensagem por Plinio Jr » Sex Ago 29, 2008 9:16 am

Sniper escreveu:
brisa escreveu:Vamos esperar o anuncio dos helis de ataque....talvez depois disso as coisas irao se aclarar mais :wink:
Me desculpe a franqueza amigo, mas você está querendo comparar Fuscas com Ferraris!

O FX ja se arrasta a décadas, é um contrato de mais de US$ 3 Bi onde vai se definir um único vetor para a FAB por no mínimo 3 décadas. Sem falar no peso político/extratégico deste tipo de decisão.

Ja o Heli de ataque é um contrapeso comercial destinado aos Russos, enfiado guela abaixo da FAB (ao que tudo indica) e com importância extratégica/política irrisória.

São duas coisas totalmente diferentes e não consigo enxergar alguma ligação (ou influência) uma na outra.

Abraço!
Perfeito Sniper... :!:

¨Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão ¨- Eça de Queiroz
Plinio Jr
Sênior
Sênior
Agradeceram: 1 vez

#5438 Mensagem por Plinio Jr » Sex Ago 29, 2008 9:18 am

O Rafale sempre foi o favorito, mas até o anuncio oficial, vai rolar muita agua debaixo da ponte.... :wink:

¨Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão ¨- Eça de Queiroz
Flávio Rocha Vieira
Sênior
Sênior

#5439 Mensagem por Flávio Rocha Vieira » Sex Ago 29, 2008 9:24 am

projeto escreveu:
Carlos Mathias escreveu:Mas justamente as últimas declarações é que podem embolar e atrapalhar. O NJ deu aquela de papagaio gargantudo depois da viagem a França e depois se calou. Vai levar outra comida de rabo por estar falando demais. Acho que ele esqueceu que a guilhotina tá guardada.
Também acho que ele fala demais. Podia ser mais discreto.
Essa eu não entendi !!! Nós passamos dias-após-dias discutindo informações dadas por "fuentes" de A e de B, ávidos por declarações oficiais e quando elas acontecem de forma clara e contundente, nós reclamamos que o cara poderia ter sido "mais discreto"???

Quando vem a público uma declaração do governo Bush todo mundo diz: "OOOHHH!!!. Quando vem a público declarações dos governos franceses, russos, da Boeing, de "fuentes", etc todo mundo diz: "OOOHHH!!!". Quando o Ministro da Defesa do Brasil faz uma declaração desse porte e importância o cara é "papagaio gargantudo"..., Gente até que tirem ele de lá o Ministro da Defesa é o Nelson Jobim, e quem tem a caneta na mão é ele, e me parece que até aqui o Sr. Presidente está satisfeito com sua atuação e o apóia, portanto...

Um fraternal abraço

Em tempo: Só pra constar, o Rafale não era o meu preferido.

.'.

Bourne
Sênior
Sênior
Agradeceu: 3 vezes
Agradeceram: 21 vezes

#5440 Mensagem por Bourne » Sex Ago 29, 2008 9:31 am

knigh7 escreveu: Aguarde até novembro. Mas a notícia va vir a tona antes, pois vamos ter visitas 8-]
Não que eu vá dizer que os russos, por causa disso, vão ser os favoritos no FX.

Alíás, o favorito, na minha opinião, é o Rafale.

Mas tem gente Graúda tratando, e não é com o Jobim que eles estão fazendo isso.

E acho que o Tio Sam também não vai ficar parado não. O Bush tá saindo, por isso não vai cuidar do "negócio". Mas o novo presidente vai dar uma olhada para o quintal deles...
Só para se ter uma idéia, o MCCain, se for eleito, já pronunciou que vai excluir a Rússia do G-8 e convidar o Brasil para ser membro permanente do Grupo, bem como abrir o mercado para o etanol Brasileirom (dito isso em discurso de campanha :shock: )

Vamos ver. O assunto vai ficar quente a partir de janeiro 8-]
Como diz o Galvão, haja coração :mrgreen:

E a ala lusitana do DB vai assistir comendo pipoca mais uma novela brasileira...
Tipo assim, o McCain não vai ganhar, mas, sim, tem que conversar com o Obama. Entretanto, qualquer um dos dois pode querer expulsar a Rússia do G-8, com o apoio dos demais membros, não vejo por que não o Brasil ocupar a vaga. :wink:

knigh7
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2069 vezes
Agradeceram: 2625 vezes

#5441 Mensagem por knigh7 » Sex Ago 29, 2008 9:45 am

Bourne escreveu:
knigh7 escreveu: Aguarde até novembro. Mas a notícia va vir a tona antes, pois vamos ter visitas 8-]
Não que eu vá dizer que os russos, por causa disso, vão ser os favoritos no FX.

Alíás, o favorito, na minha opinião, é o Rafale.

Mas tem gente Graúda tratando, e não é com o Jobim que eles estão fazendo isso.

E acho que o Tio Sam também não vai ficar parado não. O Bush tá saindo, por isso não vai cuidar do "negócio". Mas o novo presidente vai dar uma olhada para o quintal deles...
Só para se ter uma idéia, o MCCain, se for eleito, já pronunciou que vai excluir a Rússia do G-8 e convidar o Brasil para ser membro permanente do Grupo, bem como abrir o mercado para o etanol Brasileirom (dito isso em discurso de campanha :shock: )

Vamos ver. O assunto vai ficar quente a partir de janeiro 8-]
Como diz o Galvão, haja coração :mrgreen:

E a ala lusitana do DB vai assistir comendo pipoca mais uma novela brasileira...
Tipo assim, o McCain não vai ganhar, mas, sim, tem que conversar com o Obama. Entretanto, qualquer um dos dois pode querer expulsar a Rússia do G-8, com o apoio dos demais membros, não vejo por que não o Brasil ocupar a vaga. :wink:

Considero o Obama melhor para os EUA e para o mundo todo. Torço para que ele vença.
O McCain já pronunciou que quer tirar a Russia e colocar o Brasil.

brisa

#5442 Mensagem por brisa » Sex Ago 29, 2008 9:49 am

Fragmentos de uma entrevista do MU ao terramagazine

O senhor conclui agora o Plano Nacional de Defesa?
Estou trabalhando com o ministro da Defesa (Nelson Jobim) na formulação do Plano, submetido ao presidente.

Quais os principais eixos?
Não posso esmiuçar o plano porque ele está em mãos do presidente. Ele é... A proposta que nós formulamos é radical. Não tem precedentes na história do País. Parte da premissa de que o projeto forte de desenvolvimento exige um projeto forte de Defesa. O Brasil precisa poder se rebelar. Precisa poder dizer "não". Precisa ter margem pra poder construir seu desenvolvimento se quiser ter um projeto nacional forte. Entendo que o projeto nacional forte é um projeto com quatro atributos: primeiro, mobilização dos recursos nacionais, inclusive da poupança nacional privada e pública, pra não ter de depender da poupança estrangeira; em segundo lugar, independência tecnológica, inclusive nos setores estratégicos - espacial, cibernético e nuclear; em terceiro lugar, democratização de oportunidades econômicas e educativas; e em quarto lugar, tradições intelectuais fortes e também rebeldes, como eu descrevi antes. É pra isso que é pra ser a Defesa. É o escudo de um projeto nacional com esses atributos.

Nosso trabalho se organizou em torno de três grandes vertentes: primeiro, a reconfiguração das Forças Armadas, partindo de um trinômio: monitoramento, mobilidade e presença. Prevendo um grande avanço nos setores estratégicos. A segunda vertente é a reconstrução radical da indústria nacional de Defesa, tanto na sua parte privada, quanto na sua parte estatal. E o terceiro é assegurar que as Forças Armadas continuem a ser a própria Nação em armas, e não uma parte da Nação paga pelas outras pra defendê-las. E, portanto, aprofundar o serviço militar obrigatório.

Aprofundar o serviço militar obrigatório?O serviço militar obrigatório como um espaço republicano no qual a Nação possa se encontrar acima das classes.

Naturalmente, esse plano passa pela Amazônia. Como tocará nela?
A Amazônia é uma das nossas principais preocupações de Defesa. Aí vem uma outra atribuição minha no governo, que é coordenar o Plano de Desenvolvimento Sustentável e includente da Amazônia.

E a regularização de terras?
A regularização fundiária é uma questão central pra Amazônia. É um teste para o Brasil. Se nós não resolvermos esse problema, o resto podemos esquecer. A Amazônia é hoje um caos fundiário. Menos de 4% das terras em mãos de particulares tem a sua situação jurídica esclarecida. A consequência é que ninguém sabe quem tem o quê, a população se sente chantageada e o saque é mais atraente do que a produção. Tem que acabar com isso. Se não acabar com isso, nada mais vai funcionar.

O senhor é favorável à demarcação das terras indígenas?
É assunto que está sob a égide do Supremo Tribunal Federal e a orientação do governo é calar enquanto está nas mãos dos ministros.

knigh7
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2069 vezes
Agradeceram: 2625 vezes

#5443 Mensagem por knigh7 » Sex Ago 29, 2008 9:49 am

thelmo rodrigues escreveu:
knigh7 escreveu:

Antes de tudo, VALE RESSALTAR QUE CONSIDERO O RAFALE O FAVORITO.

Mas que a coisa vai esquentar, isso vai.

Percebeu que quando da viagem a Rússia, eles não trataram com o Jobim e sim com o Mangabeira?

Eles já percebiam que com ele não dava pé. Além de tratar com o Mangabeira passaram a tratar com outros mais ...bom vou parar por aqui, já falei demais...
Vc acha que o molusco também está na jogada?
Estão tratando com Marco Aurélio Garcia, mais assessores e MRE.

Os russos NÃO estão tratando com o Jobim, desde a viagem à Rússia.

alcmartin
Sênior
Sênior
Agradeceu: 64 vezes
Agradeceram: 59 vezes

#5444 Mensagem por alcmartin » Sex Ago 29, 2008 9:55 am

hum...nada do Zé dirceu??? :shock:

brisa

#5445 Mensagem por brisa » Sex Ago 29, 2008 9:55 am

Pows, ate o Top Top ta envolvido nisso????

Responder