Página 362 de 900
Re: A-12
Enviado: Ter Jun 09, 2009 11:29 pm
por Carlos Mathias
Depois desse texto do Soultrain eu vi que é muuuuuuito difícil um escolta defender-se de um (1) BRAHMOS ou qualquer míssil mach 2,5.
Se o escolta leva 30s para engajar o alvo, nesse tempo o BRAHMOS já percorreu a distância do HR até o navio. Não dá tempo de reagir então.
Pode tirar os oito mísseis e por dois, só pra garantir.
Olha, alguém aqui estuda física? Poderia mostrar que radar não faz curva? A menos que os EB tenham um radar com onda emborrachada, que dobra no horizonte.
Re: A-12
Enviado: Qua Jun 10, 2009 6:52 am
por luis F. Silva
Olha, alguém aqui estuda física? Poderia mostrar que radar não faz curva? A menos que os EB tenham um radar com onda emborrachada, que dobra no horizonte.
ver aqui o funcionamento do radar para além do horizonte.
http://en.wikipedia.org/wiki/Over-the-horizon_radar
http://en.wikipedia.org/wiki/Phased_array
Re: A-12
Enviado: Qua Jun 10, 2009 8:27 am
por Marino
Existem fatores extra MB que causam atrazos consideráveis na prontificação do navio.
Vejam só:
NAVIO AERÓDROMO “SÃO PAULO”
Aplicação de Sanção – O Comandante do Navio Aeródromo “São Paulo”, por intermédio das Portarias do NAeSPaulo, abaixo relacionadas, aplicou as seguintes sanções administrativas:
ALFA – Advertência:
1 – PORTARIA Nº 20/2009, de 07MAI2009 – EMPRESA ATACK COMÉRCIO DE MATERIAIS ELÉTRICOS LTDA, CNPJ Nº 07.110.674/0001-98, pelo não cumprimento do prazo de entrega do objeto do processo nº 63990.000013/2008-59.
BRAVO – Multa:
1 – PORTARIA Nº 24/2009, de 15MAI2009 - EMPRESA ATACK COMÉRCIO DE MATERIAIS ELÉTRICOS LTDA, CNPJ Nº 07.110.674/0001-98, pelo não cumprimento do prazo de entrega do objeto do processo nº 63990.000013/2008-59.
Este é só um exemplo.
No BONO da MB, são publicadas penalidades diversas, todos os dias, em firmas que não cumprem contratos.
Paciência. Temos que conviver com isso.
Re: A-12
Enviado: Qua Jun 10, 2009 8:34 am
por rcolistete
Olá pessoal,
Ondas eletromagnéticas na faixa de radar não "dobram". Somente as de comprimento de onda muito grande (frequência baixa, f = c / lambda) é que refletem nas altas camadas da atmosfera.
Os radares usados em navios, que não usam frequências baixas, sempre têm o problema do horizonte radar devido à curvatura da Terra.
A não ser que tem gente usando a teoria dos vetores curvilíneos* para certos radares, eheheheh.
[]s, Roberto
(*) : é um tradicional trote para calouros em "Geometria Analítica", onde um falso professor ensina a teoria de vetores curvilíneos... obviamente passando bibliografia que não existe, marcando prova sobre o assunto para a aula seguinte, etc.
Re: A-12
Enviado: Qua Jun 10, 2009 9:08 am
por tykuna
Marino escreveu:Existem fatores extra MB que causam atrazos consideráveis na prontificação do navio.
Vejam só:
NAVIO AERÓDROMO “SÃO PAULO”
Aplicação de Sanção – O Comandante do Navio Aeródromo “São Paulo”, por intermédio das Portarias do NAeSPaulo, abaixo relacionadas, aplicou as seguintes sanções administrativas:
ALFA – Advertência:
1 – PORTARIA Nº 20/2009, de 07MAI2009 – EMPRESA ATACK COMÉRCIO DE MATERIAIS ELÉTRICOS LTDA, CNPJ Nº 07.110.674/0001-98, pelo não cumprimento do prazo de entrega do objeto do processo nº 63990.000013/2008-59.
BRAVO – Multa:
1 – PORTARIA Nº 24/2009, de 15MAI2009 - EMPRESA ATACK COMÉRCIO DE MATERIAIS ELÉTRICOS LTDA, CNPJ Nº 07.110.674/0001-98, pelo não cumprimento do prazo de entrega do objeto do processo nº 63990.000013/2008-59.
Este é só um exemplo.
No BONO da MB, são publicadas penalidades diversas, todos os dias, em firmas que não cumprem contratos.
Paciência. Temos que conviver com isso.
Marino,
Infelizmente isso é mais comum do que as pessoas imaginam, o que não falta nesse país é empresário querendo atrapalhando as compras da força. são poucos os que cumprem os cronogramas de entrega estabelecidos pela MB e previstos em contrato.
Sds,
Re: A-12
Enviado: Qua Jun 10, 2009 9:53 am
por Corsário01
É impressão minha ou o que vi na AB foi piada?
Sim, sabemos do horizonte radar=limitador de alcance e tal, mas......, então aquela tela dentro do CIC do AB era um FAKE?
Tipo assim: Olha a imprensa brazuca ai!!! Vamos por na tela que enxergamos até o infinito! hehehehe
Talvez eu deva ter visto errado.
Sim, um BRAHMOS é muito rápido. Mas, qual é a taxa de acerto dele até hoje? Quantos acertaram o alvo e quantos erraram( não falo em destruídos por AA).?
Quantas marinhas usam o BRAHMOS?
Enfim, voltando ao radar, creio que por causa da curvatura da terra não há necessidade de se desenvolver mais nenhum. Certo?
Foi isso que eu entendi????
Por favor me corrijam.
Re: A-12
Enviado: Qua Jun 10, 2009 10:23 am
por Marino
Calma gente.
A questão do radar não é tão simples assim.
O Roberto está correto quando fala das frequências dos radares, mas há um ponto a ser considerado:
1) os radares de Direção de Tiro usam alta frequência, o que influi diretamente na precisão e no alcance por causa do horizonte radar;
2) os radares de busca utilizam-se de baixas frequências, suas ondas são desviadas pela atmosfera e demais fenômenos que ocorrem, são capturadas em dutos de propagação, dutos estes previstos em modelos matemáticos existentes a bordo de nossos navios, etc.
Desta forma, o Padilha não foi enganado no COC do AB.
Então não sejam extremamente rígidos neste debate.
Nada é preto ou branco. Na maioria das vezes é cinza.
Re: A-12
Enviado: Qua Jun 10, 2009 10:49 am
por Corsário01
Re: A-12
Enviado: Qua Jun 10, 2009 10:56 am
por Brasileiro
Re: A-12
Enviado: Qua Jun 10, 2009 11:00 am
por Marino
Jaceguai?
Re: A-12
Enviado: Qua Jun 10, 2009 11:11 am
por Corsário01
BINGOWWWW!!!!!
hehehehehehehe
Tem gente aqui que já vai começar a imaginar o que faria se estivesse lá!
Aonde colocaria os destroços, os corpos, quem designaria para a manobra, os vigias, enfim, eu to rindo só de pensar no que ele deve estar matutando!!!
Afinal, nem sempre é bom estar atrás de uma mesa, né?
Re: A-12
Enviado: Qua Jun 10, 2009 11:15 am
por soultrain
Corsário01 escreveu:É impressão minha ou o que vi na AB foi piada?
Sim, sabemos do horizonte radar=limitador de alcance e tal, mas......, então aquela tela dentro do CIC do AB era um FAKE?
Tipo assim: Olha a imprensa brazuca ai!!! Vamos por na tela que enxergamos até o infinito! hehehehe
Talvez eu deva ter visto errado.
Sim, um BRAHMOS é muito rápido. Mas, qual é a taxa de acerto dele até hoje? Quantos acertaram o alvo e quantos erraram( não falo em destruídos por AA).?
Quantas marinhas usam o BRAHMOS?
Enfim, voltando ao radar, creio que por causa da curvatura da terra não há necessidade de se desenvolver mais nenhum. Certo?
Foi isso que eu entendi????
Por favor me corrijam.
Padilha,
Ninguém está a por em causa o que viste, mas a tua interpretação. É claro que um radar pode ver muito para além do horizonte, mas não um alvo pequeno a voar a uma dezena de metros de altura.
[[]]'s
Re: A-12
Enviado: Qua Jun 10, 2009 11:16 am
por Marino
Afinal, nem sempre é bom estar atrás de uma mesa, né?
Nunca é bom.
Re: A-12
Enviado: Qua Jun 10, 2009 12:09 pm
por rcolistete
Marino escreveu:Calma gente.
A questão do radar não é tão simples assim.
O Roberto está correto quando fala das frequências dos radares, mas há um ponto a ser considerado:
1) os radares de Direção de Tiro usam alta frequência, o que influi diretamente na precisão e no alcance por causa do horizonte radar;
2) os radares de busca utilizam-se de baixas frequências, suas ondas são desviadas pela atmosfera e demais fenômenos que ocorrem, são capturadas em dutos de propagação, dutos estes previstos em modelos matemáticos existentes a bordo de nossos navios, etc.
Desta forma, o Padilha não foi enganado no COC do AB.
Então não sejam extremamente rígidos neste debate.
Nada é preto ou branco. Na maioria das vezes é cinza.
Olá pessoal,
Ou seja, os radares de médio/longo alcance não conseguem detectar alvos a altitudes abaixo da linha do horizonte, ou se detectam (caso de baixas frequências, o que quer dizer radares grandes) então devido ao comprimento de onda grande os alvos pequenos não são detectados.
Resumindo, ninguém detecta um míssil anti-navio voando rente as ondas a distâncias "grandes" (> 1-2 vezes o horizonte radar), só se receber dados do radar de uma aeronave AEW.
Padilha, você está meio teatral, não, face as explicações dadas ? Ninguém está questionando que você viu radares dos navios da US Navy que tem alcance de centenas de km. Se você for no CINDACTA, verá também telas de radares com centenas de km de raio de cobertura, porém a, supomos, 250 km, as aeronaves só são detectadas acima de XXX metros de altitude.
[]s, Roberto
Re: A-12
Enviado: Qua Jun 10, 2009 12:34 pm
por Adriano Mt
É isto é verdade Padilha velho !!!