Página 362 de 409

Re: FAB NEWS

Enviado: Dom Jan 09, 2022 12:48 pm
por gabriel219
Poti escreveu: Dom Jan 09, 2022 12:08 pm Olha o radar do míssil tem uma capacidade de detecção muito mas muito mas muito menor que o radar da aeronave. Ou seja o METEOR se guia sozinho até o alvo numa terceira etapa (1. avião envia os dados ao míssil - 2. Míssil se aproxima da zona designada, sendo guiado pelo avião ou não - 3. radar do míssil se liga ao alvo). A última parte dura alguns segundo e é bem interessante o lançador ter as infos do míssil.
Não foi exatamente o que eu disse?
Poti escreveu: Dom Jan 09, 2022 12:08 pmOutra coisa, dizer "França comprou Mica NG pois o Meteor não funciona direito". Isso a meu ver é um salto lógico absurdo.
Não sei se notaram mas o Mica é o míssil WVR francês. Ou seja, compra o Meteor e mais nada? Deixa os Rafales sem seu outro míssil?
É sério isso?
E só para lembrar, compraram 200 mica NG e 200 Meteor.
Ou seja, nem tanto ao céu nem tanto ao mar. Dá para sermos ponderados ao analisar o one way data link.
E como um participante do forum de defesa francês lembrou, F22 lá tem 2 way datalink com AIMC7? E o achamos ruim por isso? Ou o F15? etc etc.
O Meteor é um baita míssil, ter info acerca do que ele vê na fase final é importante. Mas o 2 way datalink não torna o Gripen superior a outros caças de sua geração, é uma ferramenta dentro de um todo.
MICA não é apenas WVR, ele foi construído para substituir o Super 530D/F, tanto que eles continuam utilizando o Magic II. O MICA pode servir como WVR? Sim, igual a qualquer um, mas ele foi construído como BVR de médio alcance.

Além disso, a compra no qual me referi é do MIcA NG, que eetende ampliar o alcance, logo sendo BVR.

Quem disse que ter two way data-link é ruim? Isso daí você está tirando da sua cabeça.

A questão é que o Meteor precisa saber da sua posição referente ao míssil inimigo. Se ele se perde e o Rafale precisa trancar no alvo, o Meteor terá que ser utilizado em alcances bem menores para que o tempo até a chegada do Pit-Point seja alcançada e ai ele vira Fire-and-Forget.

Re: FAB NEWS

Enviado: Dom Jan 09, 2022 3:28 pm
por Poti
gabriel219 escreveu: Dom Jan 09, 2022 12:48 pm
Poti escreveu: Dom Jan 09, 2022 12:08 pm Olha o radar do míssil tem uma capacidade de detecção muito mas muito mas muito menor que o radar da aeronave. Ou seja o METEOR se guia sozinho até o alvo numa terceira etapa (1. avião envia os dados ao míssil - 2. Míssil se aproxima da zona designada, sendo guiado pelo avião ou não - 3. radar do míssil se liga ao alvo). A última parte dura alguns segundo e é bem interessante o lançador ter as infos do míssil.
Não foi exatamente o que eu disse?
Poti escreveu: Dom Jan 09, 2022 12:08 pmOutra coisa, dizer "França comprou Mica NG pois o Meteor não funciona direito". Isso a meu ver é um salto lógico absurdo.
Não sei se notaram mas o Mica é o míssil WVR francês. Ou seja, compra o Meteor e mais nada? Deixa os Rafales sem seu outro míssil?
É sério isso?
E só para lembrar, compraram 200 mica NG e 200 Meteor.
Ou seja, nem tanto ao céu nem tanto ao mar. Dá para sermos ponderados ao analisar o one way data link.
E como um participante do forum de defesa francês lembrou, F22 lá tem 2 way datalink com AIMC7? E o achamos ruim por isso? Ou o F15? etc etc.
O Meteor é um baita míssil, ter info acerca do que ele vê na fase final é importante. Mas o 2 way datalink não torna o Gripen superior a outros caças de sua geração, é uma ferramenta dentro de um todo.
MICA não é apenas WVR, ele foi construído para substituir o Super 530D/F, tanto que eles continuam utilizando o Magic II. O MICA pode servir como WVR? Sim, igual a qualquer um, mas ele foi construído como BVR de médio alcance.

Além disso, a compra no qual me referi é do MIcA NG, que eetende ampliar o alcance, logo sendo BVR.

Quem disse que ter two way data-link é ruim? Isso daí você está tirando da sua cabeça.

A questão é que o Meteor precisa saber da sua posição referente ao míssil inimigo. Se ele se perde e o Rafale precisa trancar no alvo, o Meteor terá que ser utilizado em alcances bem menores para que o tempo até a chegada do Pit-Point seja alcançada e ai ele vira Fire-and-Forget.
Cara, você cria cenários mirabolantes, tipo o Gripen lança meteor e o Rafale tem que escapar para depois entrar em combate com seus micas enquanto o Gripen fica com EW e de radar desligado.
O Rafale não atiraria seu meteor? O Gripen atira às cegas, sem ligar seu radar? Ou usa o erieye, mas o Rafale não usa o E3F?
Que cenário tosco. Quase como pedir para um ir lutar se capando. E combate aéreo não funciona assim.
É como quando você diz que nossa brigada de infantaria mecanizada sozinha com FAB e AVEx bastam para o exército argentino. São cenários mirabolantes.
E o MIca foi pensado para servir nas duas arenas, BVR e WVR. Nunca me pareceu a melhor escolha mas ele foi pensado assim, logo "todo igual a qualquer um deles"? Não, ele foi pensado para isso, o meteor não.
"Quem disse que ter two way data-link é ruim? Isso daí você está tirando da sua cabeça." E coisas assim, acho que vale você reler meu post.
Em suma, nem tanto ao ceu nem tanto ao mar, 2 way datalink tem sua utilidade na fase final do tiro (até mesmo para validação do alvo) mas o cara com o 1 way com radar mais potente (vê antes) e mais tempo on station e uma suite de guerra eletrônica fantástica (Spectra) tem também suas armas e não entra no combate em desvantagem.
Nosso Gripen E é fantástico, não precisamos caricaturar outros caças em consequência disso. Pois o Rafale é um baita oponente na arena ar-ar e de forma alguma fica atrás.

Re: FAB NEWS

Enviado: Dom Jan 09, 2022 4:04 pm
por gabriel219
Poti escreveu: Dom Jan 09, 2022 3:28 pm
gabriel219 escreveu: Dom Jan 09, 2022 12:48 pm

Não foi exatamente o que eu disse?


MICA não é apenas WVR, ele foi construído para substituir o Super 530D/F, tanto que eles continuam utilizando o Magic II. O MICA pode servir como WVR? Sim, igual a qualquer um, mas ele foi construído como BVR de médio alcance.

Além disso, a compra no qual me referi é do MIcA NG, que eetende ampliar o alcance, logo sendo BVR.

Quem disse que ter two way data-link é ruim? Isso daí você está tirando da sua cabeça.

A questão é que o Meteor precisa saber da sua posição referente ao míssil inimigo. Se ele se perde e o Rafale precisa trancar no alvo, o Meteor terá que ser utilizado em alcances bem menores para que o tempo até a chegada do Pit-Point seja alcançada e ai ele vira Fire-and-Forget.
Cara, você cria cenários mirabolantes, tipo o Gripen lança meteor e o Rafale tem que escapar para depois entrar em combate com seus micas enquanto o Gripen fica com EW e de radar desligado.
O Rafale não atiraria seu meteor? O Gripen atira às cegas, sem ligar seu radar? Ou usa o erieye, mas o Rafale não usa o E3F?
Que cenário tosco. Quase como pedir para um ir lutar se capando. E combate aéreo não funciona assim.
É como quando você diz que nossa brigada de infantaria mecanizada sozinha com FAB e AVEx bastam para o exército argentino. São cenários mirabolantes.
E o MIca foi pensado para servir nas duas arenas, BVR e WVR. Nunca me pareceu a melhor escolha mas ele foi pensado assim, logo "todo igual a qualquer um deles"? Não, ele foi pensado para isso, o meteor não.
"Quem disse que ter two way data-link é ruim? Isso daí você está tirando da sua cabeça." E coisas assim, acho que vale você reler meu post.
Em suma, nem tanto ao ceu nem tanto ao mar, 2 way datalink tem sua utilidade na fase final do tiro (até mesmo para validação do alvo) mas o cara com o 1 way com radar mais potente (vê antes) e mais tempo on station e uma suite de guerra eletrônica fantástica (Spectra) tem também suas armas e não entra no combate em desvantagem.
Nosso Gripen E é fantástico, não precisamos caricaturar outros caças em consequência disso. Pois o Rafale é um baita oponente na arena ar-ar e de forma alguma fica atrás.
Cara, na moral, só rindo mesmo kkkkk.

Two way data-link só tem utilidade na fase terminal sim, com certeza. Que tolo é a USAF em exigir o mesmo pro AIM-120D, deviam ter perguntado ao Poti, já que one way é mais barato e fácil de integrar, estão gastando dinheiro a toa, olha só!

Sem dúvidas eu falei que UMA Brigada de Infantaria Mecanizada, FAB e AvEx e acabava com a argentina.

Tudo tosco.

Na próxima vez peço permissão a vossa senhoria.

Re: FAB NEWS

Enviado: Dom Jan 09, 2022 4:31 pm
por gabriel219
Mas deixando algo que realmente importa e que agrega além de conversas vazias

https://www.yumpu.com/en/document/read/ ... -04-cole-1

https://www.yumpu.com/en/document/read/ ... -18-acti-1

Não consigo colocar para visualizar como PDF, se alguém puder me ajudar.

Re: FAB NEWS

Enviado: Dom Jan 09, 2022 5:56 pm
por Strike
gabriel219 escreveu: Sex Jan 07, 2022 7:10 pm
Viktor Reznov escreveu: Sex Jan 07, 2022 7:00 pm

Você tem uma fonte com mais dados sobre esses problemas da integração do Meteor ao Rafale?
Cara, isso eu vi no ano passado, mas é Info, salvo engano, de 2020. Vou ver se encontro em algum lugar.

Só ano passado, a França adquiriu 376 MICA NG e nada de Meteor. O que me chama atenção né é a encomenda mas o período de entrega, entre 2026 e 2031, na época que a versão mais avançada do Rafale estará em IOC, que é mais avançada que o F4, mas não tão diferente. Isso me induz a pensar que o problema do Meteor com o Rafale é incurável.

Vou procurar a fonte de novo, soda é estar em viagem.

Cadê as fontes confiáveis deste "problema" entre Rafale F3 e Meteor que você está propagando???

Participo mesmo como leitor de alguns fóruns militares "estrangeiros" e nunca ouvir desta informação, por curiosidade fiz questão de pesquisar no @Defensemilitairefrançaise , fórum francês de defesa e não encontrei nada a respeito de tal problema de datalink entre o Rafale F3/F4 e míssil Meteor.

Re: FAB NEWS

Enviado: Dom Jan 09, 2022 6:04 pm
por Strike
Poti escreveu: Dom Jan 09, 2022 3:28 pm
gabriel219 escreveu: Dom Jan 09, 2022 12:48 pm

Não foi exatamente o que eu disse?


MICA não é apenas WVR, ele foi construído para substituir o Super 530D/F, tanto que eles continuam utilizando o Magic II. O MICA pode servir como WVR? Sim, igual a qualquer um, mas ele foi construído como BVR de médio alcance.

Além disso, a compra no qual me referi é do MIcA NG, que eetende ampliar o alcance, logo sendo BVR.

Quem disse que ter two way data-link é ruim? Isso daí você está tirando da sua cabeça.

A questão é que o Meteor precisa saber da sua posição referente ao míssil inimigo. Se ele se perde e o Rafale precisa trancar no alvo, o Meteor terá que ser utilizado em alcances bem menores para que o tempo até a chegada do Pit-Point seja alcançada e ai ele vira Fire-and-Forget.
Cara, você cria cenários mirabolantes, tipo o Gripen lança meteor e o Rafale tem que escapar para depois entrar em combate com seus micas enquanto o Gripen fica com EW e de radar desligado.
O Rafale não atiraria seu meteor? O Gripen atira às cegas, sem ligar seu radar? Ou usa o erieye, mas o Rafale não usa o E3F?
Que cenário tosco. Quase como pedir para um ir lutar se capando. E combate aéreo não funciona assim.
É como quando você diz que nossa brigada de infantaria mecanizada sozinha com FAB e AVEx bastam para o exército argentino. São cenários mirabolantes.
E o MIca foi pensado para servir nas duas arenas, BVR e WVR. Nunca me pareceu a melhor escolha mas ele foi pensado assim, logo "todo igual a qualquer um deles"? Não, ele foi pensado para isso, o meteor não.
"Quem disse que ter two way data-link é ruim? Isso daí você está tirando da sua cabeça." E coisas assim, acho que vale você reler meu post.
Em suma, nem tanto ao ceu nem tanto ao mar, 2 way datalink tem sua utilidade na fase final do tiro (até mesmo para validação do alvo) mas o cara com o 1 way com radar mais potente (vê antes) e mais tempo on station e uma suite de guerra eletrônica fantástica (Spectra) tem também suas armas e não entra no combate em desvantagem.
Nosso Gripen E é fantástico, não precisamos caricaturar outros caças em consequência disso. Pois o Rafale é um baita oponente na arena ar-ar e de forma alguma fica atrás.

Concordo Poti, pensei o mesmo quanto ao cara criar cenários mirabolantes e parciais para um dos lados, para tentar da embasamento nos argumentos tendenciosos dele ! :mrgreen: :roll:

Re: FAB NEWS

Enviado: Dom Jan 09, 2022 7:25 pm
por Strike
Algumas fotos do "finado" esquadrão Pacau operando na base aérea de Manaus

Imagem
Imagem
Imagem

Vídeo de alguns F-5M operando na Base aérea de Manaus!

Pista curta para "perfeita" operação dos F-5M? :shock: :wink:

Re: FAB NEWS

Enviado: Seg Jan 10, 2022 4:20 am
por gabriel219
Strike escreveu: Dom Jan 09, 2022 5:56 pm
gabriel219 escreveu: Sex Jan 07, 2022 7:10 pm
Cara, isso eu vi no ano passado, mas é Info, salvo engano, de 2020. Vou ver se encontro em algum lugar.

Só ano passado, a França adquiriu 376 MICA NG e nada de Meteor. O que me chama atenção né é a encomenda mas o período de entrega, entre 2026 e 2031, na época que a versão mais avançada do Rafale estará em IOC, que é mais avançada que o F4, mas não tão diferente. Isso me induz a pensar que o problema do Meteor com o Rafale é incurável.

Vou procurar a fonte de novo, soda é estar em viagem.

Cadê as fontes confiáveis deste "problema" entre Rafale F3 e Meteor que você está propagando???

Participo mesmo como leitor de alguns fóruns militares "estrangeiros" e nunca ouvir desta informação, por curiosidade fiz questão de pesquisar no @Defensemilitairefrançaise , fórum francês de defesa e não encontrei nada a respeito de tal problema de datalink entre o Rafale F3/F4 e míssil Meteor.
Sou mentiroso, tudo mentira minha cara.

https://www.key.aero/forum/modern-milit ... -data-link

https://www.f-16.net/forum/viewtopic.php?f=38&t=28184

Tem bem mais info, mas decidi colocar essas duas. Tanto o Gripen quanto o Typhoon são habilitados para 2wayDL, porém o Rafale não. Foi pensado, naquela época, que ele receberia o Thales SYNAPS, do programa CONTACT e isso daria essa possibilidade de operar no 2way. Até agora nada disso.

Quais as desvantagens de um Two Way frente ao One Way? VÁRIAS e não só "em fase terminal". Só ler os dois PDF's que coloquei acima, especialmente sobre o F/A-18 e o AIM-120D, seus ganhos.


:arrow: Melhor consciência situacional, devido a saber se o míssil acertou o alvo ou não;

:arrow: Melhor guiamento do míssil, pois saberá exatamente aonde está o míssil e aonde está o alvo com precisão. Sistemas One Way apenas fazem cálculos da provável posição do míssil. Isso é importante caso a aeronave inimiga entre em defensiva, disparando um BVR e mergulhando pra um ar mais denso, tentando diminuir a energia do míssil ou simplesmente fazê-lo "burro" antes do Pit-Point

:arrow: uma proteção MUITO maior contra ECM.

Ainda existem mais vantagens, como informar melhor a posição dos alvos na fase de pit-point; o piloto praticamente recebe os dados do radar do míssil:; diminui a taxa provável de TK's.

Isso tudo, no conceito de Combat Cloud ou NCW é o que impulsiona esse conceito, como se o míssil em si fosse outro sensor a ser explorado e informando ao sistema inteiro.

Munições como Spice e até Tomahawk possuem Two Way, tanto que dispensam drones para avaliar os danos, pois enviam imagens de seus sensores antes do impacto, confirmando o sucesso ou não dá missão de fogo.

A única vantagem de um one-way é ser barato.

Isso saiu em mídia, também. Mas a preguiça desse ser muito, ai viu dois fórum e "ain, queru sabê aundi achô içu".

Re: FAB NEWS

Enviado: Seg Jan 10, 2022 4:21 am
por gabriel219
Strike escreveu: Dom Jan 09, 2022 6:04 pm
Poti escreveu: Dom Jan 09, 2022 3:28 pm

Cara, você cria cenários mirabolantes, tipo o Gripen lança meteor e o Rafale tem que escapar para depois entrar em combate com seus micas enquanto o Gripen fica com EW e de radar desligado.
O Rafale não atiraria seu meteor? O Gripen atira às cegas, sem ligar seu radar? Ou usa o erieye, mas o Rafale não usa o E3F?
Que cenário tosco. Quase como pedir para um ir lutar se capando. E combate aéreo não funciona assim.
É como quando você diz que nossa brigada de infantaria mecanizada sozinha com FAB e AVEx bastam para o exército argentino. São cenários mirabolantes.
E o MIca foi pensado para servir nas duas arenas, BVR e WVR. Nunca me pareceu a melhor escolha mas ele foi pensado assim, logo "todo igual a qualquer um deles"? Não, ele foi pensado para isso, o meteor não.
"Quem disse que ter two way data-link é ruim? Isso daí você está tirando da sua cabeça." E coisas assim, acho que vale você reler meu post.
Em suma, nem tanto ao ceu nem tanto ao mar, 2 way datalink tem sua utilidade na fase final do tiro (até mesmo para validação do alvo) mas o cara com o 1 way com radar mais potente (vê antes) e mais tempo on station e uma suite de guerra eletrônica fantástica (Spectra) tem também suas armas e não entra no combate em desvantagem.
Nosso Gripen E é fantástico, não precisamos caricaturar outros caças em consequência disso. Pois o Rafale é um baita oponente na arena ar-ar e de forma alguma fica atrás.

Concordo Poti, pensei o mesmo quanto ao cara criar cenários mirabolantes e parciais para um dos lados, para tentar da embasamento nos argumentos tendenciosos dele ! :mrgreen: :roll:
Sim, com toda certeza é tudo tendencioso de minha parte. Até é porque mais fácil falar que é argumento tendencioso e milabolante do que tentar rebater, o que seria algo mais adulto a se fazer.

Re: FAB NEWS

Enviado: Seg Jan 10, 2022 5:10 am
por Strike
gabriel219 escreveu: Seg Jan 10, 2022 4:20 am
Strike escreveu: Dom Jan 09, 2022 5:56 pm


Cadê as fontes confiáveis deste "problema" entre Rafale F3 e Meteor que você está propagando???

Participo mesmo como leitor de alguns fóruns militares "estrangeiros" e nunca ouvir desta informação, por curiosidade fiz questão de pesquisar no @Defensemilitairefrançaise , fórum francês de defesa e não encontrei nada a respeito de tal problema de datalink entre o Rafale F3/F4 e míssil Meteor.
Sou mentiroso, tudo mentira minha cara.

https://www.key.aero/forum/modern-milit ... -data-link

https://www.f-16.net/forum/viewtopic.php?f=38&t=28184

Tem bem mais info, mas decidi colocar essas duas. Tanto o Gripen quanto o Typhoon são habilitados para 2wayDL, porém o Rafale não. Foi pensado, naquela época, que ele receberia o Thales SYNAPS, do programa CONTACT e isso daria essa possibilidade de operar no 2way. Até agora nada disso.

Quais as desvantagens de um Two Way frente ao One Way?VÁRIAS e não só "em fase terminal". Só ler os dois PDF's que coloquei acima, especialmente sobre o F/A-18 e o AIM-120D, seus ganhos.


:arrow: melhor consciência situacional, devido a saber se o míssil acertou o alvo ou não;

:arrow: Melhor guiamento do míssil, pois saberá exatamente aonde está o míssil e aonde está o alvo com precisão. Sistemas One Way apenas fazem cálculos da provável possição do míssil. Isso é importante caso a aeronave inimiga entre em defensiva, disparando um BVR e mergulhando pra um ar mais denso, tentando diminuir a energia do míssil ou simplesmente fazê-lo "burro" antes do Pit-Point

:arrow: uma proteção MUITO maior contra ECM.

Ainda existem mais vantagens, como informar melhor a posição dos alvos na fase de pit-point; o piloto praticamente recebe os dados do radar do míssil:; diminui a taxa provável de TK's.

Isso tudo, no conceito de Combat Cloud ou NCW é o que impulsiona esse conceito, como se o míssil em si fosse outro sensor a ser explorado e informando ao sistema inteiro.

Munições como Spice e até Tomahawk possuem Two Way, tanto que dispensam drones para avaliar os danos, pois enviam imagens de seus sensores antes do impacto, confirmando o sucesso ou não dá missão de fogo.

A única vantagem de um one-way é ser barato.

Isso saiu em mídia, também. Mas a preguiça desse ser muito, ai viu dois fórum e "ain, queru sabê aundi achô içu".
Gabriel nunca disse que você estava mentindo, mais conhecendo seu histórico de informações aqui no DB sempre bom questionar suas fontes!!

Re: FAB NEWS

Enviado: Seg Jan 10, 2022 5:37 am
por Strike
gabriel219 escreveu: Seg Jan 10, 2022 4:21 am
Strike escreveu: Dom Jan 09, 2022 6:04 pm


Concordo Poti, pensei o mesmo quanto ao cara criar cenários mirabolantes e parciais para um dos lados, para tentar da embasamento nos argumentos tendenciosos dele ! :mrgreen: :roll:
Sim, com toda certeza é tudo tendencioso de minha parte. Até é porque mais fácil falar que é argumento tendencioso e milabolante do que tentar rebater, o que seria algo mais adulto a se fazer.
Colega eu até teria interesse em debater e rebater seu ponto de vista de forma cordial em um cenário que fosse factível, justo para ambos contextos e aeronaves!
Agora "investir" meu precioso tempo e fórmula argumentos para contrapor sua fértil imaginação que cria cenários mirabolantes e parciais, onde tudo ocorre perfeito e favorável apenas a uma aeronave/cenário?! NÃO! :roll:
Mais obrigado pela dica, se algum dia se estiver com tempo sobrando tento "embarcar" neste cenário mirabolante seu e tento se necessário fazer um contraponto de opinião!
Abraço Gabriel, excelente semana!

Re: FAB NEWS

Enviado: Seg Jan 10, 2022 7:58 am
por gabriel219
Strike escreveu: Seg Jan 10, 2022 5:37 am
gabriel219 escreveu: Seg Jan 10, 2022 4:21 am
Sim, com toda certeza é tudo tendencioso de minha parte. Até é porque mais fácil falar que é argumento tendencioso e milabolante do que tentar rebater, o que seria algo mais adulto a se fazer.
Colega eu até teria interesse em debater e rebater seu ponto de vista de forma cordial em um cenário que fosse factível, justo para ambos contextos e aeronaves!
Agora "investir" meu precioso tempo e fórmula argumentos para contrapor sua fértil imaginação que cria cenários mirabolantes e parciais, onde tudo ocorre perfeito e favorável apenas a uma aeronave/cenário?! NÃO! :roll:
Mais obrigado pela dica, se algum dia se estiver com tempo sobrando tento "embarcar" neste cenário mirabolante seu e tento se necessário fazer um contraponto de opinião!
Abraço Gabriel, excelente semana!
Esse papo de "fértil imaginação" e "quando tiver tempo" é discurso de homem covarde, quando não tem o que falar sobre. Ainda mais quando coloca o argumento do espantalho no meio ou "considerando suas informações é bom saber suas fontes".

Espero que não seja um desse tipo, seria muito triste.

Re: FAB NEWS

Enviado: Seg Jan 10, 2022 4:35 pm
por Strike
gabriel219 escreveu: Seg Jan 10, 2022 7:58 am
Strike escreveu: Seg Jan 10, 2022 5:37 am

Colega eu até teria interesse em debater e rebater seu ponto de vista de forma cordial em um cenário que fosse factível, justo para ambos contextos e aeronaves!
Agora "investir" meu precioso tempo e fórmula argumentos para contrapor sua fértil imaginação que cria cenários mirabolantes e parciais, onde tudo ocorre perfeito e favorável apenas a uma aeronave/cenário?! NÃO! :roll:
Mais obrigado pela dica, se algum dia se estiver com tempo sobrando tento "embarcar" neste cenário mirabolante seu e tento se necessário fazer um contraponto de opinião!
Abraço Gabriel, excelente semana!
Esse papo de "fértil imaginação" e "quando tiver tempo" é discurso de homem covarde, quando não tem o que falar sobre. Ainda mais quando coloca o argumento do espantalho no meio ou "considerando suas informações é bom saber suas fontes".

Espero que não seja um desse tipo, seria muito triste.
É sério isto? Ser Homem Covarde por não querer perder meu tempo debatendo cenários fictícios mirabolantes criados da sua fértil imaginação?!? :shock: :lol:
Cara você já tem a "fama" de ser mal educado e débil ao responder os colegas aqui no fórum, agora querer questionar o caráter alheio e "forçar" alguém a debater seu "Mundo da Lua" cheio de cenários mirabolantes e fictícios, beira quase a insanidade intelectual e moral!! Mais para não perder a cordialidade e razão "Tonho da lua", ops Gabriel você pode pensar o que quiser a este respeito... :wink:

Ressaltando que não tenho nada contra a sua pessoa, e reconheço seu papel importante comentando e movimentando o fórum DB, abraço cordial!!

Re: FAB NEWS

Enviado: Seg Jan 10, 2022 5:30 pm
por Túlio
OK pessoal, não sou Moderador neste tópico(*) mas poderia sugerir que pegassem um pouco mais leve?

(*) - Não significa que eu não tenha as permissões, apenas prefiro deixar por conta do Moderador de Área, onde houver.

Re: FAB NEWS

Enviado: Seg Jan 10, 2022 7:55 pm
por Glauber Prestes
Obrigado, Túlio.
Pelo amor, a gente é moderador, mas não temos que ficar pedindo moderação entre vocês.