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Re: Sobre o KC-390
Enviado: Qua Mar 06, 2019 12:28 pm
por tgcastilho
A única justificação plausível que consigo encontrar é que o preço inicialmente previsto não é possível de ser cumprido e a aceitar o preço máximo que os PTs estão dispostos a pagar teriam prejuízo...
Re: Sobre o KC-390
Enviado: Qua Mar 06, 2019 1:49 pm
por FCarvalho
tgcastilho escreveu: ↑Qua Mar 06, 2019 12:28 pm
A única justificação plausível que consigo encontrar é que o preço inicialmente previsto não é possível de ser cumprido e a aceitar o preço máximo que os PTs estão dispostos a pagar teriam prejuízo...
Acho plausível até. Mas creio que seria amador demais para a administração financeira de uma empresa como a Embraer.
Tem coisa aí que não bate.
Abs
Re: Sobre o KC-390
Enviado: Qua Mar 06, 2019 2:24 pm
por cabeça de martelo
E é isso mesmo que muitos andam a dizer por aqui. Há algo que não bate certo!
Re: Sobre o KC-390
Enviado: Qua Mar 06, 2019 5:10 pm
por FCarvalho
Se para um negocio óbvio como esse com Portugal já está sendo esse pandemônio, não quero nem imaginar o que será vender esse avião em outras paragens.
Abs
Re: Sobre o KC-390
Enviado: Seg Mar 11, 2019 1:31 pm
por FCarvalho
Uma pergunta hipotética.
Com o valor de um KC-390 nos podemos comprar quantos Gripen E a mais colocando eles em um eventual negócio para o segundo lote?
Diz-se que o avião já passou faz tempo da casa da centena de milhão de dólares.
Abs
Re: Sobre o KC-390
Enviado: Seg Mar 11, 2019 10:11 pm
por Justin Case
Re: Sobre o KC-390
Enviado: Seg Mar 11, 2019 10:31 pm
por FCarvalho
Justin, essa concorrência já não tinha sido decidida?
Se não foi, em que pé está?
Abs
Re: Sobre o KC-390
Enviado: Seg Mar 11, 2019 10:52 pm
por Justin Case
Olá, Carvalho.
Acho que ainda não.
Pelo menos ainda não vi comentário definitivo nem na imprensa nem nos fóruns locais.
Esta notícia de 24 de janeiro prevê decisão até o fim de março:
https://www.radionz.co.nz/news/national ... be-set-out
Abraço,
Justin
Re: Sobre o KC-390
Enviado: Ter Mar 12, 2019 12:13 pm
por cabeça de martelo
Dodo escreveu: 10 de março de 2019 at 16:10
Uma coisa é certa, Portugal nunca foi nehum exemplo de bom pagador nem muito menos de ter uma economia estável. Só espero que as negociações andem bem e tanto Brasil como Portugal possam desfrutar dessa parceria
Peter nine nine escreveu: 10 de março de 2019 at 17:22
? Portugal não é bom exemplo de bom pagador……. Okkk
No que toca a equipamentos militares estão todos pagos, salvo os que pelo método de contrato permitam uma linha de crédito mais extensa.
Por fim, a parceria está a ser cumprida, com ou sem KC, a parceira de cooperação com o Brasil por meio da Embraer tem sido cumprida tanto pelo estado português como pelo fundo europeu.
“Precisamos voltar a fazer reflexão na componente estratégica. Sobre se a Embraer é a melhor opção para Portugal”. Penso que com esta citação o ministro refere se, entre outros, ao facto de que as fábricas da Embraer, por exemplo, estão agora nas mãos de americanos…. Não que seja bom ou mau, até porque não se sabe o seu destino, mas que porque a narrativa do negócio mudou, também o valor estratégico da compra deve ser reavaliado. A parte económica inicialmente levantada, é na minha opinião um simples pretexto a usar conforme a decisão final.
Por fim Dodo, quanto a economia de Portugal, não está muito boa de facto, mas está melhor que a 5 anos, no entanto segue o exemplo de stress financeiro da maioria das economias globais. Não partilho por isso a sua opinião. Portugal é um país minimamente credível, sei porque acha o contrário é chego mesmo a perceber e por pouco não concordo, mas uma melhor análise das razões que são aqui discutidas para afirmar que Portugal é pouco credível, revela que as coisas não são bem assim.
Exemplo
NH90: quando melhor analisado o porquê de Portugal se retirar conseguimos ver que a decisão teve sentido. O projecto teve os seus custos drasticamente aumentados, para além do aceitável do ponto de vista económico portugues, um país pequeno.
Os custos que o estado teria, não seriam economicamente viáveis comparadamente a posterior compra e operação dos aparelhos, nem com a fatia industrial que os parceiros europeus destinaram a indústria lusa, menos de 5 por cento, o país pagaria mais, pelo mesmo e em certos aspectos até menos, o consórcio reaviliou os custos destinados ao estado português mas não reaviliou a sua participação, ao contrariou do que fez com os outros membros. O país estava a ser penalizado, bem para lá do moralmente expectável.
Portugal não falhou no entanto com o NH90, pelo contrário, precisamente para não falhar que o estado se retirou. Pagou na mesma o que tinha a pagar conforme a participação que teve, não ficou a dever nada. Manteve ainda por alguns anos, no entanto, a intenção de comprar os aparelhos até que decidiu que não. Tal como o KC, uma parceria “político industrial” e a aquisição do produto final, não se misturam. Portugal retirou se do consórcio mas podia muito bem ter adquirido os aparelhos, uma coisa não engloba a outra. Diria mesmo que foi o consórcio que não queriam os lusos e não os lusos que não queriam o consórcio.
Considerando todos os factores e stress em várias áreas que o país europeu tem enfrentado, diria mesmo que a sua credebilidade está até além do que seria de se esperar.
Quanto ao KC, se o vai adquirir ou não o facto é que nenhum dos parceiros se está a esforçar tanto quanto Portugal, credibilidade não lhe tem faltado. Esperemos que as negociações corram da melhor maneira para todos os envolvidos, mas se assim não for, ou seja se assim não se concretizar, independentemente das razões que o estado português eventualmente apresente, não se enganem, a única razão chama se Boeing. Mas esperemos que não faça diferença.
Re: Sobre o KC-390
Enviado: Ter Mar 12, 2019 12:19 pm
por FCarvalho
Boa sorte pra nós então. Qualidades não faltam ao avião da Embraer.
A ver o que prevalece nessa conta. Se o técnico operacional ou o financeiro é político.
Abs
Re: Sobre o KC-390
Enviado: Ter Mar 12, 2019 1:04 pm
por Poti
Tive a oportunidade de conversar com um piloto da FAB que trabalha no projeto KC390 (com a parte logística). Ele disse que a EMBRAER está pedindo preços proibitivos para a FAB. Que tiveram uma conversa com o alto escalão da Embraer (presidente incluso) onde falaram "se colocarem esses preços, continuaremos o projeto pois não temos escolha mas vocês estarão fazendo mal a FAB. Fora isso, se fizerem isso, o mundo aeronáutico é pequeno, todos verão como estão tratando a força aérea que financiou o projeto e não vão querer entrar na furada".
Ou seja, o que acontece lá na terrinha com nossos irmãos tugas também ocorre aqui. Mas não temos a alternativa de não comprar.
Re: Sobre o KC-390
Enviado: Ter Mar 12, 2019 2:41 pm
por FCarvalho
Já pagamos pelos 28 adquiridos. Se a Embraer quiser vender mais que isso, vão ter que repensar suas atitudes.
Se estão achando que porque o KC-390 vai virar um produto da Boeing e tá tudo dominado, estão enganando a si mesmos. E ao mercado.
Tá todo mundo de olho na merda que estão fazendo em Portugal.
Pra quem achava que era só vender a empresa pra Boeing e a FAB simplesmente ia baixar a cabeça pra tudo que fizessem, se deram mau.
Aliás, é bom lembrar que a compra ainda não foi fechada totalmente.
Abs
Re: Sobre o KC-390
Enviado: Ter Mar 12, 2019 3:19 pm
por gabriel219
A impressão que tenho são de acionistas majoritários inflando preços para ganhar mais grana antes de dar de bandeja pra Boeing, onde vão ganhar ainda mais. Aumentar o preço ao ponto de ser proibitivo para a própria Força Aérea, que foi quem pagou o desenvolvimento da aeronave e forneceu os requisitos, é suicídio comercial.
Re: Sobre o KC-390
Enviado: Ter Mar 12, 2019 5:20 pm
por Cassio
Dessa missa vocês não sabem um terço!!!... Ou coisa parecida...
Mas deixa estar.
Re: Sobre o KC-390
Enviado: Ter Mar 12, 2019 6:03 pm
por FCarvalho
Cassio escreveu: ↑Ter Mar 12, 2019 5:20 pm
Dessa missa vocês não sabem um terço!!!... Ou coisa parecida...
Mas deixa estar.
Como a grana com que a FAB está pagando esses aviões está saindo do meu bolso, faço questão de saber a missa inteira, se não for problema.
A não ser que a Embraer esteja rezando ainda em latim e de costas para o povo.
Tô certo ou tô errado?
Abs