NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Paisano
Sênior
Sênior
Agradeceu: 649 vezes
Agradeceram: 285 vezes
Contato:

Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#5401 Mensagem por Paisano » Dom Mar 03, 2013 11:02 am

Prezado sapao,

Não pretendo entrar em polêmica, mas faz-se necessário esclarecer dois pontos do meu penúltimo post:
sapao escreveu:A decisão NUNCA é da FAB, o assessoramento as vezes...
No fatídico 7 de setembro a FAB não assessorou, não apoiou o ex Presidente da República... Apenas ficou em um profundo silêncio.
sapao escreveu:Dois filhos com emprego, familia e saude?
A MB não tem escolta, esta montando uma força aeronaval da decada de 70 e com muito sacrificio vai conseguir arrancar alguns navios patrulha se Deus quiser. O EB está retrofitando blindados da decada de 90, tem uma AAe da decada de 50 que vai ser melhorada a contagotas por causa dos eventos esportivos e não tem nem blindado suficiente para cumprir missão de Paz.
Isso sim, é inconcebível.
Ao citar o exemplo dos "filhos", eu usei uma figura de linguagem chamada metáfora.

Pois bem, dito isso vamos aos fatos:

1 - Quando o GF decidiu pelo Sub francês, ao invés do alemão, a MB prontamente passou a defender a escolha, inclusive respondendo a "matérias" em diversos jornais;

2 - Não vi e não li protestos do EB em relação a escolha pelo GF dos EC-752, do Pantsir-S1 e possivelmente (eu escrevi POSSIVELMENTE) do MI-35.

Esclarecimentos feitos...

Um abraço.

ciclope
Sênior
Sênior
Agradeceram: 1 vez

#5402 Mensagem por ciclope » Dom Mar 03, 2013 11:29 am

Uma questão:4 bi por um sub. Nuc.?
E o preço o primeiro?
Por que se não for. Não compensa.

sapao
Sênior
Sênior
Agradeceu: 54 vezes
Agradeceram: 253 vezes

#5403 Mensagem por sapao » Dom Mar 03, 2013 11:58 am

Paisano escreveu:Prezado sapao,

Não pretendo entrar em polêmica, mas faz-se necessário esclarecer dois pontos do meu penúltimo post:

No fatídico 7 de setembro a FAB não assessorou, não apoiou o ex Presidente da República... Apenas ficou em um profundo silêncio.
Sapão escreveu:
sobre o assessoramento: você está afirmando isso ou supondo?
E se está afirmando, baseado em que fatos?
você ja parou para pensar que o assessoramento que mudou a decisão foi tão bem fundamentado que fez não so o presidente mudar de ideia como acreditar ainda mais na lealdade do comandante da força; o mesmo que o assessorou na crise dos controladores, e por isso o Brig Saito está onde esta ate hoje?
Acho que não, isso seria muita viagem... :?
Melhor mesmo é achar que ele chantageou o presidente e está onde esta até hoje por causa disso, faz muito mais sentido.

sobre o apoio: tanto não apoiou, que o Comandante da força é o mesmo até hoje e TODOS os indicados pelo seu alto comando até o presente momento para as promoções ao generalato tem sido aprovadas tanto pelo governo anterior como o atual.
Isto é um fato.
Baseado nele só posso assumir que tem deve ter gente no governo que gosta de ´´não´´ ser apoiada pelos seus subordinados.

sobre o profundo silencio: não se pronunciou, foi devido ao quê?
Alias, a FAB não, o MD tambem não se pronunciou ( e quando fez na figura do seu Ministro disse que a ordem era manter o silencio) que está 1 escalão acima da FAB e nem o GF, que está dois. Seriam 3 omissos?
Realmente isso é um fato, que para mim so tem 2 explicações: ou não quis ou não pôde. Cada um escolhe sua versão preferida.

Ao citar o exemplo dos "filhos", eu usei uma figura de linguagem chamada metáfora.
Sapao escreveu: e eu respondi utilizando um texto copiado do microsoft word, fonte arial 12.

Pois bem, dito isso vamos aos fatos:

1 - Quando o GF decidiu pelo Sub francês, ao invés do alemão, a MB prontamente passou a defender a escolha, inclusive respondendo a "matérias" em diversos jornais;
Sapão escreveu: e eu coloquei já aqui o porque na minha opinião, basta ler de novo o que escrevei para o Lord.
E a decisão de responder NÃO foi da MB, foi do GF que atraves do MD que AUTORIZOU a resposta da MB a materias em diversos jornais. A cadeia de comando é um fato.
Menos talvez para a FAB, na visão de alguns foristas, que consegue pintar e bordar dentro do GF e ninguem tem coragem de mudar o comando... :roll:

2 - Não vi e não li protestos do EB em relação a escolha pelo GF dos EC-752, do Pantsir-S1 e possivelmente (eu escrevi POSSIVELMENTE) do MI-35.
Sapão escreveu: nem vai ver, porque se alguem fizer vai ser punido como deve ser. Nem do EB e nem da FAB, que tambem vai receber o segundo, está coordenando o processo de entrga do primeiro e já opera o terceiro.
Mesmo tendo que engolir felino, que está na tropa vai obedecer, em todas as três. Ou teve algum protesto da FAB quando da escolha do Rafale?
Caso seja essa sua comparação, você está sendo injusto. Dizer que a atitude de uma pessoa demonstra toda a estrutura da organização e ser preconceituoso e ignorar os fatos: mais de 75.000 pessoas ao lado dela.

A menos que você seja daqueles individuos que pensa que todo favelado e marginal, todo policial e ladrão, todo medico e mercenario, todo advogado não tem valores morais e que toda engenheira é feia...

Esclarecimentos feitos...
Sapao escreveu:Grato, principalmente pela parte da metáfora.

Um abraço.
Paisano, o assunto ser polemico não é problema; a maneira como a discussão é conduzida sim.
Por isso tenho certeza de que não haverá problema nenhum entre nós.

outro para você.

[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
Pedro Gilberto
Sênior
Sênior
Agradeceu: 116 vezes
Agradeceram: 17 vezes

#5404 Mensagem por Pedro Gilberto » Dom Mar 03, 2013 12:16 pm

ciclope escreveu:Uma questão:4 bi por um sub. Nuc.?
E o preço o primeiro?
Por que se não for. Não compensa.
Os números divulgados até então são:

- 6.7 Bi de Euros para a construção do estaleiro em Itaguaí + base de submarinos + 4 sub convencionais + 1 casco para o sub nuclear nacional
- R$ 1 bi liberados durante oito anos a partir de 2007 (média de R$ 130 mi/ano)
- R$ 2,1 bi que foram gastos a partir de 1979 no programa nuclear da MB

Fontes:
Spoiler!
Odebrecht construirá submarino nuclear no Brasil
por Adriano Villela
Publicada em 13/08/2011 00:59:22

Um investimento de 6,7 bilhões de euros da Marinha brasileira, e um contrato de parceria entre o grupo Odebrecht com a estatal francesa DCNS vai viabilizar a construção do primeiro submarino de propulsão nuclear brasileiro. O assunto é tratado como de segurança nacional.

A reportagem não conseguiu contatar com a Odebrecht Defesa e Tecnologia empresa criada para gerir projetos nessa área, nem com a Marinha, mas uma fonte que pediu para não ser identificada e pesquisa na internet permitiram o detalhamento do projeto, que abrange o fabrico de quatro submarinos convencionais – de propulsão diesel-elétrica -, um estaleiro e uma base naval.

Os novos equipamentos, com entrega a partir de 2017, serão utilizados nas ações da Marinha em águas profundas e distantes. A principal demanda brasileira nesta área concentram-se na exploração do pré-sal e numa área oceânica denominada Amazônia Azul. O projeto, inserido no Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub), vai duplicar a frota nacional, atualmente com cinco submarinos convencionais.

Para o almirante Alan Arthou, que lidera o projeto do Estaleiro e da Base Naval pela Marinha, “o Prosub significará para o Brasil a conquista de independência tecnológica na construção de estaleiros e submarinos de propulsão nuclear. Será bom para a Marinha e para as empresas, pelo domínio do conhecimento tecnológico e também para a defesa de nossa soberania”, segundo disse o militar em declaração ao site da Odebrecht. Companhia brasileira e estatal da França criaram o consórcio Baía de Sepetiba, que executará todo o projeto.

Pelo contrato, os franceses transferirão a tecnologia do submarino nuclear à Odebrecht Defesa e Tecnologia. Além da França, este conhecimento só é detido por Estados Unidos, Inglaterra, Rússia e China. “A DCNS viu na Odebrecht a empresa brasileira com as características necessárias para absorver a tecnologia francesa e realizar o Prosub”, comemorou Fernando Barbosa, diretor-Superintendente da Odebrecht Engenharia Industrial, em mensagem publicada no site do grupo.

Segundo uma fonte envolvida no projeto, o modelo do submarino nuclear SN-BR) possui vantagens táticas e estratégicas por “desenvolver velocidades elevadas por longos períodos de navegação, aumentando sua mobilidade e permitindo a patrulha de áreas mais amplas no oceano).

É considerado seguro e de difícil detecção.Cerca de 4 mil trabalhadores atuam nesta obra, que empregará aproximadamente 10 mil pessoas na fase de pico das obras, em 2012, além de 30 mil empresas, pois o consórcio tocará o projeto usando fornecedores nacionais. Quando estiverem operando, os cinco submarinos vão criar 2 mil empregos diretos e oito mil indiretos.

Empresa ganhará experiência

Caberá à Odebrecht a construção do estaleiro e da base naval, em andamento na cidade de Itaguaí (RJ). As instalações permitirão o início, em 2015, do projeto do submarino nuclear, que não terá armas, mas motor à base deste tipo de combustível. Atualmente, a Odebrecht Infraestrutura e a Odebrecht Engenharia Industrial estão erguendo, no canteiro de obras de Itaguaí (RJ) as Unidades de Fabricação de Estruturas Metálicas (Ufem), onde serão construídas as seções do casco estruturas internas do submarino, e o Estaleiro e Base Naval (EBN), previsto para ser entregue em 2015..

“O aprendizado nesse projeto fará da Odebrecht a primeira empresa brasileira capacitada a projetar e construir estaleiros para submarinos convencionais e de propulsão nuclear”, disse o diretor responsável pelo Estaleiro e pela Base Naval., Fábio Gandolfo, da Odebrecht Infraestrutura, também por meio do site. No ano passado, a empresa brasileira criou a Odebrecht Defesa e Tecnologia, provavelmente com interesse em novos projetos na área.

O Estaleiro e a Base Naval ficarão um de frente para o outro, como se fossem dois braços adentrando ao mar, às margens da Baía de Sepetiba. Entre esses braços ficarão a Dársena - área de atracação dos submarinos em ambos os lados e que servirá de acesso aos dois diques secos, previstos no projeto, para manutenção e troca de combustível dos submarinos.

A bacia de evolução e o canal de acesso, áreas por onde os submarinos irão transitar e manobrar para terem acesso às instalações do EBN. O calado de toda a área será de 12 metros – obras de dragagem estão em curso na região visando atender a este requisito..

http://www.tribunadabahia.com.br/2011/0 ... -no-brasil
Spoiler!
Lula libera R$ 1 bilhão para programa nuclear
O Globo - 11/07/2007

Objetivo é completar ciclo do urânio para geração de energia. Marinha quer construir submarino

Ricardo Galhardo
Enviado especial

IPERÓ (SP). O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou ontem a liberação de R$ 1 bilhão em oito anos para o término do programa nuclear da Marinha. Atrasado em pelo menos dez anos devido à falta de recursos, o programa já consumiu US$ 1,117 bilhão (cerca de R$ 2,112 bilhões) desde 1979.

Com o investimento, a Marinha poderá completar o ciclo do combustível — a única etapa ainda não dominada pelo Brasil é o enriquecimento de urânio em escala industrial. A Marinha também poderá concluir o reator do Laboratório de Geração Nucleoelétrica (LabGene).

A tecnologia desenvolvida pela Marinha poderá ser usada para fins militares, como a construção do submarino nuclear brasileiro, e para a geração de energia elétrica. Ontem Lula reafirmou que, além de Angra 3, o governo pretende construir novas usinas nucleares: — Se for necessário, nós vamos construir, até porque é uma energia limpa, está provado que hoje nós temos segurança — disse o presidente.
Ainda comemorando a liberação das licenças ambientais para as usinas do Rio Madeira, Lula fez só uma ressalva: a prioridade ainda é a energia hidrelétrica, devido ao baixo custo.

Em visita ao Centro Experimental Aramar, em Iperó (SP), Lula anunciou a liberação, até 2015, de R$ 130 milhões por ano para o programa nuclear da Marinha.

Nos últimos anos, o programa vinha sobrevivendo com cerca de R$ 40 milhões anuais, suficientes apenas para a manutenção dos equipamentos.

Submarino nuclear exigiria investimento de R$ 3 bilhões Com o domínio do ciclo do combustível, o centro Aramar terá capacidade para produção de 40 toneladas de urânio em gás ao ano, que, por sua gevez, poderão produzir duas toneladas anuais de pastilhas de urânio (combustível final usado em reatores) até o fim de 2007. O reator pode ficar pronto até 2011.

A Marinha já possui tecnologia para enriquecer o urânio, mas o processo é feito apenas em escala de laboratório. O processo consiste em transformar o urânio natural, que tem 0,7% de energia nuclear, em gás de urânio, com teor 4%. A partir do gás são feitas as pastilhas. Atualmente o país manda a pastabase de urânio para o Canadá, onde o minério é enriquecido e transformado em pastilhas.

Embora o governo demonstre mais interesse no uso da tecnologia para produção de energia elétrica, o objetivo final da Marinha é a construção do primeiro submarino nuclear brasileiro, cujo investimento necessário é de R$ 3 bilhões.

— Mas este é um outro passo — disse o comandante da Marinha, almirante Julio Soares de Moura Neto.

Lula acenou com a possibilidade de liberação de verbas para o submarino e admitiu a necessidade de reaparelhamento das Forças Armadas: — Por que não sonhar grande e dizer que nós queremos chegar até a possibilidade de ter um submarino nuclear?
http://www.fazenda.gov.br/resenhaeletro ... cod=388596
[]´s

"O homem erra quando se convence de ver as coisas como não são. O maior erro ainda é quando se persuade de que não as viu, tendo de fato visto." Alexandre Dumas
Paisano
Sênior
Sênior
Contato:

#5405 Mensagem por Paisano » Dom Mar 03, 2013 12:24 pm

Prezado sapão,

Como já afirmei, não pretendo entrar em polêmica e por isso esta será a última vez que irei postar sobre esse assunto:

Primeiramente, quero deixar bem claro que não questionei e/ou coloquei em causa a lealdade do Brigadeiro Saito. Muito pelo contrário.
sapao escreveu:Ao citar o exemplo dos "filhos", eu usei uma figura de linguagem chamada metáfora.
Sapao escreveu: e eu respondi utilizando um texto copiado do microsoft word, fonte arial 12.
Pelo visto você não entendeu o que eu escrevi. Deixa pra lá...

Um abraço.

Marino
Sênior
Sênior
Agradeceu: 134 vezes
Agradeceram: 630 vezes

#5406 Mensagem por Marino » Dom Mar 03, 2013 1:05 pm

Sapão, a cadeia de comando existe, é fato.
Ponto.
Mas os comandos das Forças tem autonomia para responder a matérias nos jornais, sob responsabilidade de cada Comandante.
As respostas da MB, a época, não passaram pelo crivo do MD, tanto que algumas delas foram copiadas pelo mesmo, ou citadas nas respostas do ministério.
Sou testemunha presencial disso.
Esclareço o que disse acima sem intenção de me meter no debate de vocês, mas com a intenção de mostrar como funciona este tipo de situação na MB, nela somente, pois não conheço o processo nas outras Forças irmãs.

"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
sapao
Sênior
Sênior

#5407 Mensagem por sapao » Dom Mar 03, 2013 2:21 pm

Paisano escreveu:Prezado sapão,

Como já afirmei, não pretendo entrar em polêmica e por isso esta será a última vez que irei postar sobre esse assunto:

Primeiramente, quero deixar bem claro que não questionei e/ou coloquei em causa a lealdade do Brigadeiro Saito. Muito pelo contrário.
Sapao escreveu: então foi eu que entendi errado, de novo.
Porque se você diz que setores da FAB agiram de má fé e nada foi feito, eu entendo que a responsabilidade reacai sobre os comandantes, a começar pelo da FAB, de pois do MD e por ultimo do GF. Isso é a base de todas as forças: se foi feito é porque o comandante permitiu, e se foi feito e ele não sabia é pior ainda!
Mas se você acha que ele pode ser leal a ainda assim permitir que tal coisa ocorra sem ter feito nada a respeito, novamento nossas definições estão em direções opostas.

sapao escreveu:Ao citar o exemplo dos "filhos", eu usei uma figura de linguagem chamada metáfora.
Pelo visto você não entendeu o que eu escrevi. Deixa pra lá...
Sapao escreveu: pelo visto, a reciproca é verdadeira.

Um abraço.
Sapao escreveu: outro.

sapao
Sênior
Sênior

#5408 Mensagem por sapao » Dom Mar 03, 2013 2:25 pm

Marino escreveu:Sapão, a cadeia de comando existe, é fato.
Ponto.
Mas os comandos das Forças tem autonomia para responder a matérias nos jornais, sob responsabilidade de cada Comandante.
As respostas da MB, a época, não passaram pelo crivo do MD, tanto que algumas delas foram copiadas pelo mesmo, ou citadas nas respostas do ministério.
Esclareço o que disse acima sem intenção de me meter no debate de vocês, mas com a intenção de mostrar como funciona este tipo de situação na MB, nela somente, pois não conheço o processo nas outras Forças irmãs.
Agradeço pelo esclarecimento comandante.

Me permita então fazer duas perguntas, aproveitando a sua conhecida fama de possuir "bolas de adamantiun": como o senhor acha que seria o processo se alguem acima da força mandasse que não fosse pronunciada uma palavra sobre o assunto sem que houvesse um filtro superior?
E o senhor acredita que algo assim possa ser ordenado caso o interesse do assunto extrapole, em muito, a esfera da força?

Paisano
Sênior
Sênior
Contato:

#5409 Mensagem por Paisano » Dom Mar 03, 2013 2:40 pm

sapao escreveu:
Paisano escreveu:Prezado sapão,

Sapao escreveu: então foi eu que entendi errado, de novo.
Porque se você diz que setores da FAB agiram de má fé e nada foi feito, eu entendo que a responsabilidade reacai sobre os comandantes, a começar pelo da FAB, de pois do MD e por ultimo do GF. Isso é a base de todas as forças: se foi feito é porque o comandante permitiu, e se foi feito e ele não sabia é pior ainda!
Mas se você acha que ele pode ser leal a ainda assim permitir que tal coisa ocorra sem ter feito nada a respeito, novamento nossas definições estão em direções opostas.
Escrevi que não iria tocar mais no assunto, mas...

Peço, por gentileza, que aponte em qualquer um dos meus posts onde eu afirmo e/ou insinuo que houve má fé por parte de quem quer que seja, aí incluso o Brigadeiro Saito.

Escrevi e repito: No fatídico 7 de setembro a FAB não assessorou, não apoiou o ex-Presidente da República... Apenas ficou em um profundo silêncio.

Não assessorou porque a compra anunciada não foi concretizada e ficou em silêncio porque não emitiu uma única nota sequer, apoiando o anúncio feito pelo ex-Presidente Lula.

Portanto, existe uma enorme diferença entre o que eu escrevi e uma acusação de má-fé.

Marino
Sênior
Sênior

#5410 Mensagem por Marino » Dom Mar 03, 2013 2:46 pm

sapao escreveu:
Marino escreveu:Sapão, a cadeia de comando existe, é fato.
Ponto.
Agradeço pelo esclarecimento comandante.

Me permita então fazer duas perguntas, aproveitando a sua conhecida fama de possuir "bolas de adamantiun": como o senhor acha que seria o processo se alguem acima da força mandasse que não fosse pronunciada uma palavra sobre o assunto sem que houvesse um filtro superior?
E o senhor acredita que algo assim possa ser ordenado caso o interesse do assunto extrapole, em muito, a esfera da força?
Sim, não só acredito, tenho certeza disso.
Dou como exemplo a localização da 2a Esquadra.
Ninguem na MB se manifesta sobre isso, só o MD.
Esta ordem pode muito bem ter sido dada à FAB.

Barão do Rio Branco
Marino
Sênior
Sênior

#5411 Mensagem por Marino » Dom Mar 03, 2013 2:56 pm

Não respondi sobre o processo caso a ordem fosse dada.
O normal seria a Força encaminhar para o MD a resposta que julga adequada e a decisão de enviar para os jornais seria do Ministério.
Em outras situações, o MD pede subsídios para a resposta.
Mas em todos os casos, com a ordem dada, não se manifestaria.

Barão do Rio Branco
FIGHTERCOM
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1172 vezes
Agradeceram: 713 vezes

#5412 Mensagem por FIGHTERCOM » Dom Mar 03, 2013 3:31 pm

As pessoas são sempre as mesmas e os argumentos também, ou seja, o intuíto é só polemizar um assunto que já foi esclarecido várias vezes no DB. Mas eles preferem "esquecer" que o então Ministro da Defesa determinou que era para se manter silêncio sobre o processo (notícias dessa época são o que mais tem por aqui). As vezes fico me perguntando: será que essas pessoas possuem algum assunto mal resolvido com a FAB? Alguma indisposição com um militar da força? Um caso de amor não correspondido? Ou pior, seria tão somente uma trolagem? Afinal, ignorância e falta de conhecimento sobre o assunto que não é mesmo.

Abraços,

Wesley

"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
osolamaalua
Avançado
Avançado
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 44 vezes

#5413 Mensagem por osolamaalua » Dom Mar 03, 2013 3:35 pm

Hoje as notas de carater operacional, saem das Forças e as de carater "político" saem do MD, pode-se dizer que as Forças estão totalmente enquadradas em volta da figura do Ministro da Defesa. E assim tem que ser, junto a isso o onus ou bonus das escolhas deve ser computado ao MD.

Arataca
Intermediário
Intermediário
Agradeceu: 224 vezes
Agradeceram: 31 vezes

#5414 Mensagem por Arataca » Seg Mar 04, 2013 7:11 pm

Carlos Lima escreveu:Alguém não parece feliz na foto...

http://s2.glbimg.com/JkVZX_Kmpy7Up1ehRFXZF5L3rUvykkGw6yIpBsTEJ7NIoz-HdGixxa_8qOZvMp3w/s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2013/03/01/dilma-submarina.jpg

[]s
CB_Lima
Salve Carlos,

Se eu entendi a direito a sua interrogação, deve ser o representante da DCNS a esquerda, depois o o Amirante enfiou o dedo no olho dele! Tô certo?

Ou então aquele grandão de olheiras, que deve ser o Vice governador PÉZÃO, pois o MD está pisando no pezinho dele! Acertei?

É a isto que você se refere?

1 abraço,

Foooogooooo! kkkkkk, matou a urubuzada no aniversário do Grande Galinho! (esse era bom!)

Andre Correa
Sênior
Sênior
Agradeceu: 890 vezes
Agradeceram: 241 vezes
Contato:

#5415 Mensagem por Andre Correa » Seg Mar 04, 2013 9:26 pm

Brasil agora é parte do seleto grupo de países com submarino nuclear, diz Dilma Rousseff

A inauguração da Unidade de Fabricação de Estruturas Metálicas (Ufem) faz com que o Brasil entre no seleto grupo de países que têm submarinos de propulsão nuclear, e que integram o Conselho de Segurança das Nações Unidas. A avaliação foi feita pela presidenta Dilma Rousseff, nesta sexta-feira, em cerimônia de inauguração da fábrica que integra o Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB) e reaquece a indústria naval brasileira.

“Nós podemos dizer, com orgulho, que essa obra, ela é produto da iniciativa de várias, de múltiplas instituições privadas e públicas. Podemos dizer que, de fato, com ela nós entramos no seleto grupo que é aquele dos integrantes do Conselho de Segurança das Nações Unidas – únicas nações que têm acesso ao submarino nuclear: Estados Unidos, China, França, Inglaterra e Rússia”, disse.

O ministro da Defesa, Celso Amorim, que participou da solenidade, endossou o discurso da presidenta Dilma. Amorim lembrou que o Brasil tem incrementado sua indústria de defesa e, como resultado, o setor tem proporcionado a geração de milhares de postos de trabalho. O ministro lembrou também a recente vitória da Embraer para a venda de aviões Super Tucano aos Estados Unidos.

“Estamos todos emocionados em poder estar aqui numa obra que é símbolo desse Brasil que está sendo criado”, afirmou.

Submarinos

A presidenta Dilma iniciou o discurso informando que estivera no mesmo local há três anos, e que naquele instante “era um momento especial para todos nós – naquela época eu era ministra-chefe da Casa Civil da Presidência da República, durante o governo do presidente Lula”. E lembrou: “De lá para cá, toda essa fantástica estrutura foi construída, e aqui neste lugar se erigiu um projeto que é muito importante para o Brasil.”

E continuou: “E eu me refiro tanto à unidade de fabricação de estruturas metálicas que está nesse momento sendo inaugurada, como a toda a infraestrutura construída aqui nessa região. Foram três anos e, por isso, é muito importante que a gente dirija uma saudação especial à Marinha do Brasil, aos seus oficiais, a todos aqueles da Marinha que contribuíram para que isso, junto com o Ministério da Defesa, ficasse de pé.”

No discurso, Dilma Rousseff enfatizou a parceria com o governo fluminense e o empenho da Odebrecht, que ergueu a estrutura física da obra. “Junto com o programa nuclear da Marinha, nós estamos vendo que aqui também se cria um polo de referência. Um polo de referência baseado nesse contrato que nós firmamos com a França em dezembro de 2008. E esse contrato tem por objetivo garantir a transferência de tecnologia e a formação de profissionais brasileiros na construção de submarinho”, contou.

A presidenta também fez menção ao desenvolvimento da indústria nacional. “Eu gostaria de louvar um fato que é muito importante: uma indústria da defesa, como disse o ministro Celso [Amorim], é uma indústria da paz. Mas eu acho que a indústria da defesa é, sobretudo, a indústria do conhecimento. Aqui se produz tecnologia, aqui tem também um poder imenso de difundir tecnologia”, afirmou.

Segundo Dilma, o fato de o Brasil viver em paz com seus vizinhos e de não se envolver em disputas bélicas não afasta a noção de que o mundo é complexo. Esse cenário exige do país a capacidade de se inserir no contexto internacional de forma cada vez mais pacífica e dissuasória.

“Todos nós temos consciência, no entanto, que o mundo é um mundo complexo. O Brasil assumiu, nos últimos anos, uma grande relevância. Um país como o Brasil tem esse mérito de ser um país pacífico. Isso não nos livra de termos uma indústria da defesa e temos toda uma contribuição a dar na garantia da nossa soberania, e nos inserirmos cada vez de forma mais pacífica e dissuasória preventivamente no cenário internacional”, disse.

Cerimônia

Logo pela manhã, era intensa a movimentação nas imediações da Nuclebrás. Pessoas chegavam apressadamente para participar da cerimônia de inauguração da Ufem. Políticos, empresários e operários se movimentavam. Tropas da Marinha circulavam pelo local para ordenar o fluxo de pessoas.

Em poucas horas, o pátio central da unidade fabril estava tomado pelo público, que aguardava a chegada da presidenta Dilma e das demais autoridades. O ato foi iniciado com a saudação do prefeito de Itaguaí (RJ), Luciano Mota, que destacou a importância do empreendimento para o desenvolvimento econômico do município.

Coube ao comandante da Marinha, almirante Julio Soares de Moura Neto, elencar as características do programa de construção de submarinos naquela base. O empreendimento iniciado em 2011 prevê investimentos de R$ 7,8 bilhões e deve estar concluído em 2017, quando entrará em operação o primeiro dos quatro submarinos convencionais. O PROSUB vai empregar 9 mil pessoas e produzir outros 32 mil postos de trabalho indiretos.

O governador do Rio, Sergio Cabral, destacou em discurso a importância da parceria com o governo federal e disse que os resultados permitem alavancar a economia fluminense. Ao término do evento, os jornalistas presentes visitaram as obras de Itaguaí.
FONTE

Comemorar o ovo antes da galinha não dá azar? :|

Audaces Fortuna Iuvat
Responder