Helicópteros de Ataque e Transporte
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
- Bolovo
- Sênior
- Agradeceu: 547 vezes
- Agradeceram: 442 vezes
Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!
É amanhã que chegam as "trolhas" né, não? Vai ter ao menos fuetos???
"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
- faterra
- Sênior
- Agradeceu: 89 vezes
- Agradeceram: 79 vezes
Pelo que entendi na notícia acima as 12 unidades adquiridas pela FAB foram negociadas com a Rosoboronexport com contrato de manutenção e tudo. O que custaria 50% a mais e sem contrato de manutenção são as 4 unidades que a FAB compraria das mãos deste "intermediário de armas". Estou certo?SÁBADO, 12 DE DEZEMBRO DE 2009
HELICÓPTEROS PARA O EB
Pedro Paulo Rezende
http://panoramaglobal-estrategia.blogspot.com/
O Comando da Aeronáutica propôs ao Exército Brasileiro uma estensão do contrato assinado pela FAB para a aquisição de helicópteros Mi35M. Em lugar das 12 unidades, seriam adquiridas 16. Isso poderia eliminar alguma burocracia, mas é ilegal de acordo com a Lei nº 8.666, que regula o processo licitatório. Há mais um problema: como foram intermediados por um notório comerciante de armas paquistanês, as unidades da FAB custam 50% a mais do que as adquiridas diretamente da Rosoboronexport e não possuem contrato de manutenção.
O ex-chefe da Diretoria de Material Bélico (Dirmab), brigadeiro Wilson José Romão, é um dos representantes da empresa paquistanesa e conta com o apoio de um ex-comandante da Aeronáutica em seus esforços. Com a interferência, entraram em compasso de espera as negociações diretas entre a Força Terrestre e a Rosoboronexport para a compra de 16 helicópteros Mi35M com contrato de manutenção e apoio incluído no pacote.
Ah, antes que me esqueça. A venda de 100 mísseis Mectron MAR-1, incluída no contrato assinado entre a FAB e o intermediário paquistanês, foi cancelada pelo ministro da Defesa do Brasil, Nelson Jobim.

Um abraço!
Fernando Augusto Terra
- knigh7
- Sênior
- Agradeceu: 2101 vezes
- Agradeceram: 2661 vezes
É, eu presenciei isso também.DELTA22 escreveu:É verdade!Santiago escreveu:Desde 2007 a imprensa mencionava abertamente o lobby da carne e a aquisição dos helicópteros russos. Não há segredo nenhum nisso. Que o preço dos Mi-35 adquiridos estavam fora dos padrões russos também. Dizia-se que eram os off sets.
O pessoal dos foruns latinos perguntavam para nós brasileiros porque o valor estava tão alto, davam exemplos de outras compras, e, no meu caso, sempre respondia que era pelos off-sets como a parte da manutenção das turbinas, etc...
Eles estavam certos de estarem desconfiados... e eu nem percebi!![]()
![]()
[]'s.
Agora, que nãovenham culpar a FAB pela compra dos Mi 35M com sobrepreço. Fora uma decisão politica.
Editado pela última vez por knigh7 em Seg Dez 14, 2009 12:51 am, em um total de 1 vez.
- Skyway
- Sênior
- Agradeceu: 24 vezes
- Agradeceram: 266 vezes
Nossa, passei a tarde fora do fórum, e quando volto dou de cara com mais trocentas páginas nesse tópico que até hoje de manha estava parado e largado num canto...não sei por que isso ainda me surpreende no DB.
Efeito colateral direto do PORTE do DB.
Bom, cada um puxando a história pro teu lado, mas a verdade é que ninguém está provando nada, nem de um lado e nem do outro. Então amigos, acho que essa discussão não tem o menor cabimento. Eu tenho minha certeza, já falei aqui e considero quase impossível alguem me provar o contrário...então vou fazer o que numa discussão onde o outro lado tambem acha que sabe "a verdade"? Cada um que fique com as suas convicções e se no futuro a merda boiar de forma mais clara, que cada um analise e tire suas conclusões....
Mas mesmo assim, ainda acho iincrível como apareceu gente aqui pra "desmentir" qualquer tipo de argumento...é mesmo de impressionar.
Um abraço e uma colher de maracujina pra todos!

Efeito colateral direto do PORTE do DB.
![[100]](./images/smilies/100.gif)
Bom, cada um puxando a história pro teu lado, mas a verdade é que ninguém está provando nada, nem de um lado e nem do outro. Então amigos, acho que essa discussão não tem o menor cabimento. Eu tenho minha certeza, já falei aqui e considero quase impossível alguem me provar o contrário...então vou fazer o que numa discussão onde o outro lado tambem acha que sabe "a verdade"? Cada um que fique com as suas convicções e se no futuro a merda boiar de forma mais clara, que cada um analise e tire suas conclusões....
Mas mesmo assim, ainda acho iincrível como apareceu gente aqui pra "desmentir" qualquer tipo de argumento...é mesmo de impressionar.

Um abraço e uma colher de maracujina pra todos!

AD ASTRA PER ASPERA
- knigh7
- Sênior
orestespf escreveu:Knigh7, dizer que a FAB já "se habituou" a decisões políticas é conseguir exemplos e contra-exemplos para que ela não teria "moral" para exigir algo diferente no FX-2. A dizer que a compra dos hélis foi política (de quem, dela, do MD, de todo o governo, ou de tudo junto?) é dizer que a precedência está aberta, neste caso, tudo isso só favorece ao governo (e atrapalha e muito, a própria FAB).
Sem ironia, apenas brincadeira, digamos que o NJ e Lula lhe agradecem pela força que você deu.![]()
![]()
Há uma hierarquia. A palavra final é sempre do Presidente. E era uma concorrencia, mas não era uma Licitação. O Presidente pode ou não levar a FAB em consideração.
Qual a lógica do fato de que a escolha do Mi 35 por ter cunho politico (com grandes suspeitas -para ser cauteloso- de que o processo teve maracutaias) fortaleça a posição de novas aquisições de cunho politico, negligenciando a FAB, como vc está dizendo???
Abraços
P. S.: eu não estou debatendo com base no artigo do Pepê, se vc observou. É que trouxeram para cá. E começaram a colocar "o da FAB na reta". Eu já sabia há tempos de algumas infos do processo, e deixei vazar então (mas tambem busquei fontes em jornais). Não foi culpa da Força. Não posso ficar calado diante disso.
Editado pela última vez por knigh7 em Seg Dez 14, 2009 3:11 am, em um total de 1 vez.
- knigh7
- Sênior
Os "suspeitos" da parte da FAB de levarem "comissão", nada mais nada menos que 2 Majores Brigadeiros foram mandados para a reserva em curto prazo de tempo pelo alto Comando, para conhecimento de vocês.orestespf escreveu:Sim, concordo com você, PRick. Vi as coisas por lá e confesso que também não estão boas, digamos que a essência é a mesma em vários tópicos, tentativa e ajudar, mas criando situações contraditórias e embaraçosas.PRick escreveu: E o pior é que levaram essa lambaça toda para o Tópico do FX-2. Acho que existe muita gente sem noção ao dar asas a essas acusações ou embarcar nessa de comissão, etc...![]()
![]()
[]´s
Abração!!
Por que não sofreram processo administrativo? Ah, com integrantes GRAÚDOS do Governo pertencendo ao esquema, com a possibilidade de virar um escândalo nacional...
Ah, mas já sei: mesmo assim vcs vão lascar o pau na FAB por não ter aberto um processo administrativo..
Editado pela última vez por knigh7 em Seg Dez 14, 2009 2:02 am, em um total de 1 vez.
-
- Sênior
- Agradeceu: 56 vezes
- Agradeceram: 201 vezes
Então está explicado porque a venda destes helicópteros tinha subido no telhado..., havia dito isso a cerca de 1 mês e meio lá no Forças terrestres.faterra escreveu:Pelo que entendi na notícia acima as 12 unidades adquiridas pela FAB foram negociadas com a Rosoboronexport com contrato de manutenção e tudo. O que custaria 50% a mais e sem contrato de manutenção são as 4 unidades que a FAB compraria das mãos deste "intermediário de armas". Estou certo?SÁBADO, 12 DE DEZEMBRO DE 2009
HELICÓPTEROS PARA O EB
Pedro Paulo Rezende
O Comando da Aeronáutica propôs ao Exército Brasileiro uma estensão do contrato assinado pela FAB para a aquisição de helicópteros Mi35M. Em lugar das 12 unidades, seriam adquiridas 16. Isso poderia eliminar alguma burocracia, mas é ilegal de acordo com a Lei nº 8.666, que regula o processo licitatório. Há mais um problema: como foram intermediados por um notório comerciante de armas paquistanês, as unidades da FAB custam 50% a mais do que as adquiridas diretamente da Rosoboronexport e não possuem contrato de manutenção.
O ex-chefe da Diretoria de Material Bélico (Dirmab), brigadeiro Wilson José Romão, é um dos representantes da empresa paquistanesa e conta com o apoio de um ex-comandante da Aeronáutica em seus esforços. Com a interferência, entraram em compasso de espera as negociações diretas entre a Força Terrestre e a Rosoboronexport para a compra de 16 helicópteros Mi35M com contrato de manutenção e apoio incluído no pacote.
Ah, antes que me esqueça. A venda de 100 mísseis Mectron MAR-1, incluída no contrato assinado entre a FAB e o intermediário paquistanês, foi cancelada pelo ministro da Defesa do Brasil, Nelson Jobim.
Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...
Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.
Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.
Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Desculpe, Fernando, mas acho que você entendeu errado a matéria. Dá mais uma lida!faterra escreveu:Pelo que entendi na notícia acima as 12 unidades adquiridas pela FAB foram negociadas com a Rosoboronexport com contrato de manutenção e tudo. O que custaria 50% a mais e sem contrato de manutenção são as 4 unidades que a FAB compraria das mãos deste "intermediário de armas". Estou certo?SÁBADO, 12 DE DEZEMBRO DE 2009
HELICÓPTEROS PARA O EB
Pedro Paulo Rezende

![[009]](./images/smilies/009.gif)
[]'s.
"Apenas o mais sábio e o menos sábio nunca mudam de opinião."
Knigh7, a tentativa não é culpar a FAB, é NÃO deixar que a culpa recaia sobre o GF, o que no fim é a mesma coisa, mas não é, entendeu??knigh7 escreveu:É, eu presenciei isso também.DELTA22 escreveu:É verdade!
O pessoal dos foruns latinos perguntavam para nós brasileiros porque o valor estava tão alto, davam exemplos de outras compras, e, no meu caso, sempre respondia que era pelos off-sets como a parte da manutenção das turbinas, etc...
Eles estavam certos de estarem desconfiados... e eu nem percebi!![]()
![]()
[]'s.
Agora, que nãovenham culpar a FAB pela compra dos Mi 35M com sobrepreço. Fora uma decisão politica.

[]'s.
"Apenas o mais sábio e o menos sábio nunca mudam de opinião."
- knigh7
- Sênior
Skyway escreveu:
Olá,
Skyway!
atente para os seguintes pontos:
-observe o preço do pacote do Mi35, o que veio nele, e embora os pacotes não sejam identicos de cada país da aeronave, compare com as outras aquições desta aeronave.
-observe que 3 Generais do Alto Comando do EB, como postei , alegaram que a decisão pelos Mi35 foi por imposição politica.
Ou seja, embora eu saiba das ingerêcias e maracutaias, estou procurando debater com base em fontes nos quais os foristas possam se apoiar para tirar as conclusões.
Abraços
- knigh7
- Sênior
Não, uma Força Aérea, uma Marinha, um Exército, não são a Presidência da Republica. Ademais, há as decisoes em que as Forças são ouvidas e outras não. Sempre foi assim.DELTA22 escreveu:Knigh7, a tentativa não é culpar a FAB, é NÃO deixar que a culpa recaia sobre o GF, o que no fim é a mesma coisa, mas não é, entendeu??knigh7 escreveu: É, eu presenciei isso também.
Agora, que nãovenham culpar a FAB pela compra dos Mi 35M com sobrepreço. Fora uma decisão politica.![]()
![]()
[]'s.
Ah, agora entendi. É por isso que estou editando esse post e destacando a parte do seu.

Editado pela última vez por knigh7 em Seg Dez 14, 2009 3:15 am, em um total de 1 vez.
- Skyway
- Sênior
- Agradeceu: 24 vezes
- Agradeceram: 266 vezes
Boa noite Knigh7!knigh7 escreveu:Skyway escreveu:
Olá,
Skyway!
atente para os seguintes pontos:
-observe o preço do pacote do Mi35, o que veio nele, e embora os pacotes não sejam identicos de cada país da aeronave, compare com as outras aquições desta aeronave.
-observe que 3 Generais do Alto Comando do EB, como postei , alegaram que a decisão pelos Mi35 foi por imposição politica.
Ou seja, embora eu saiba das ingerêcias e maracutaias, estou procurando debater com base em fontes nos quais os foristas possam se apoiar para tirar as conclusões.
Abraços
Eu concordo com você em tudo sobre esse assunto, e já disse aqui na época da compra que foi algo puramente político e empurrado pela goela da FAB...mas você pode adivinhar a reação que teve meu post né?

Quando eu digo que tenho minha certeza, e que considero quase impossível alguem me provar o contrário...estou afirmando minha opinião, que por acaso caminha ao lado da tua.

Um abraço!
AD ASTRA PER ASPERA
- soultrain
- Sênior
knigh7,
Fazendo fé no que você disse e usando a terminologia do DB, a compra não foi politica, já que foi uma decisão da FAB.
Trocando por miúdos, houve sectores da FAB e do GF que apoiaram e incitaram a compra.
Uma grande diferença entre as duas afirmações acima...
[[]]'s
Fazendo fé no que você disse e usando a terminologia do DB, a compra não foi politica, já que foi uma decisão da FAB.
Trocando por miúdos, houve sectores da FAB e do GF que apoiaram e incitaram a compra.
Uma grande diferença entre as duas afirmações acima...
[[]]'s
"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento"

NJ
- Dieneces
- Sênior
- Agradeceu: 9 vezes
- Agradeceram: 10 vezes
Havia uma necessidade de contrapartida comercial com os Russos , dado o déficit comercial deles conosco , notadamente graças a venda de carnes . Por coincidência o negócio do ministro Furlan è época ( acionista da Sadia) , que era um incentivador do negócio com os Russos . A partir daí se buscou uma forma de comprar algo dos russos e os espertalhões de plantão inventaram essa licitação para os Mi-35 vencerem . Mais claro que isso só o Sol .
Brotei no Ventre da Pampa,que é Pátria na minha Terra/Sou resumo de uma Guerra,que ainda tem importância/Sou Raiz,sou Sangue,sou Verso/Sou maior que a História Grega/Eu sou Gaúcho e me chega,p'ra ser Feliz no Universo.
- soultrain
- Sênior
A FAB inventou uma licitação???? 

"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento"

NJ