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Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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orestespf
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#541 Mensagem por orestespf » Qua Fev 20, 2008 4:52 pm

cb_lima escreveu:
orestespf escreveu:
cb_lima escreveu:Carregou misseis = RCS cresce exponencialmente!

Aqueles misseis grandes e aqueles cabides também grandes... sei não... acho que não trabalham a favor de nenhum RCS.

[]s
CB_Lima


Mas isso vale para todos os caças que não levam armamentos internamente, Lima. :wink:

Abraços,

Orestes


Bom... eu não disse que não... só estou dizendo que quando vejo as alegações sobre diminuição de RCS a primeira coisa que me vem a cabeça é... cabides + armas... senão é esquadrilha de demonstração com rcs baixo :lol: :lol:

Ou seja... hoje em dia... F-22/F-35 e quem sabe PAK-FA...

O resto se quiser demonstrar o RCS baixo são nada mais nada menos do que Esquadrilhas de Demonstração com RCS baixo!

:lol: 8-]

[]s
CB_Lima


Todo e qualquer RCS, Lima, é medido com o vetor pelado de tudo. Por isso não diz muita coisa inicialmente. Caças como o F-35 e F-22, que podem levar armamentos internamente, fazem a diferença neste aspecto. Todos os demais, não.

As pessoas ainda confundem RCS com furtividade, um grande erro. O importante é usar todos os recursos disponíveis para manter o caça mais furtivo possível. Uma das técnicas é a diminuição do RCS, mas isso não basta, muito mais se faz necessário. Por exemplo, o uso de sensores ativos e passivos podem influenciar e muito, na minha opinião muito (mas muito mais) do que a simples diminuição do RCS.


Abraços,

Orestes




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Carlos Lima
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#542 Mensagem por Carlos Lima » Qua Fev 20, 2008 5:16 pm

orestespf escreveu:
cb_lima escreveu:
orestespf escreveu:
cb_lima escreveu:Carregou misseis = RCS cresce exponencialmente!

Aqueles misseis grandes e aqueles cabides também grandes... sei não... acho que não trabalham a favor de nenhum RCS.

[]s
CB_Lima


Mas isso vale para todos os caças que não levam armamentos internamente, Lima. :wink:

Abraços,

Orestes


Bom... eu não disse que não... só estou dizendo que quando vejo as alegações sobre diminuição de RCS a primeira coisa que me vem a cabeça é... cabides + armas... senão é esquadrilha de demonstração com rcs baixo :lol: :lol:

Ou seja... hoje em dia... F-22/F-35 e quem sabe PAK-FA...

O resto se quiser demonstrar o RCS baixo são nada mais nada menos do que Esquadrilhas de Demonstração com RCS baixo!

:lol: 8-]

[]s
CB_Lima


Todo e qualquer RCS, Lima, é medido com o vetor pelado de tudo. Por isso não diz muita coisa inicialmente. Caças como o F-35 e F-22, que podem levar armamentos internamente, fazem a diferença neste aspecto. Todos os demais, não.

As pessoas ainda confundem RCS com furtividade, um grande erro. O importante é usar todos os recursos disponíveis para manter o caça mais furtivo possível. Uma das técnicas é a diminuição do RCS, mas isso não basta, muito mais se faz necessário. Por exemplo, o uso de sensores ativos e passivos podem influenciar e muito, na minha opinião muito (mas muito mais) do que a simples diminuição do RCS.


Abraços,

Orestes


Pelo visto estamos falando da mesma coisa... o que acontece é que em muitos debates as pessoas tendem a achar que só porque o caça X tem RCS... bla bla bla... ele tende a ser mais furtivo do que o caça Y que tem RCS ... ze ze ze.

F-22/35 e quem sabe o PAK-FA explorariam as vantagens 'reais' de possuir um RCS menor, pois o seu perfil de RCS baixo não muda quando estão levando armamentos.

Sensores definitivamente são o diferencial... principalmente quando a diminuição do RCS não é exatamente um indicativo real de furtividade.

O interessante é notar que pelo menos nos casos do F-22/35 existe um investimento pesadissimo nos sensores porque acho que todos acreditam que realmente eles são o diferencial (mesmo nessas aeronaves).

:wink:

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
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#543 Mensagem por Bolovo » Qua Fev 20, 2008 5:21 pm

O F-22 tem como considerado o melhor sistema passivo do mundo o AN/ALR-94. Não é porque ele tem superfícies diferentes e armas internas que ele é considerado stealth. É muito mais, principalmente na area de sensores, o radar AN/APG-77 em conjunto com o sistema passivo AN/ALR-94 faz uma diferença brutal a favor do Raptor.




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
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#544 Mensagem por Carlos Lima » Qua Fev 20, 2008 5:36 pm

Bolovo escreveu:O F-22 tem como considerado o melhor sistema passivo do mundo o AN/ALR-94. Não é porque ele tem superfícies diferentes e armas internas que ele é considerado stealth. É muito mais, principalmente na area de sensores, o radar AN/APG-77 em conjunto com o sistema passivo AN/ALR-94 faz uma diferença brutal a favor do Raptor.


Para tanto que os americanos definem o F-22 como a plataforma ponta de lança do sistema deles de "Air Dominance" assim como o F-15 'foi' definido como a ponta de lança do sistemas deles de "Air Superiority"...

Diferença sutil, mas revela que a idéia é não dar chance mesmo :wink:

[]s
CB_lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
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#545 Mensagem por Túlio » Qua Fev 20, 2008 5:38 pm

É, mas haviam MUITO MAIS F-15 para Superioridade do que F-22 para Domínio, e duvido que o próximo governo ianque não dê um talho DAQUELES nos programas militares mais escandalosamente caros...

Ou isso ou vão ter SÓ Força Aérea... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
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#546 Mensagem por Carlos Mathias » Qua Fev 20, 2008 5:44 pm

E eu vejo muita gente boa por aí se questionando se vale realmente à pena.
A Rússia fez os subs da classe Alfa(?), eram os mais velozes(muito mais velozes) e mergulhavam mais fundo que qualquer coisa. Porém, até para a URSS era proibitivo em termos de custo e haviam poucos.

Quem vai atacar o Iraque embargado por dez anos com oito AWACS simultanemente no ar e uma superioridade de caças na ordem de 10 X 1 (fora a vantagem tecnológica), precisa realmente de F-22?

Quem sou prá dizer que sim ou não, mas tem muita gente boa fazendo esta pergunta.




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#547 Mensagem por piratadabaixada » Qua Fev 20, 2008 5:47 pm

Carlos Mathias escreveu:E eu vejo muita gente boa por aí se questionando se vale realmente à pena.
A Rússia fez os subs da classe Alfa(?), eram os mais velozes(muito mais velozes) e mergulhavam mais fundo que qualquer coisa. Porém, até para a URSS era proibitivo em termos de custo e haviam poucos.

Quem vai atacar o Iraque embargado por dez anos com oito AWACS simultanemente no ar e uma superioridade de caças na ordem de 10 X 1 (fora a vantagem tecnológica), precisa realmente de F-22?

Quem sou prá dizer que sim ou não, mas tem muita gente boa fazendo esta pergunta.


Penso que o conceito de furtividade se perdeu com o F-22/F-35, teria sido mais inteligente por parte dos americanos continuar a usar furtividade apenas para bombardeio.

Abraços,
[
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#548 Mensagem por Túlio » Qua Fev 20, 2008 5:50 pm

Penso igual, Pirata véio... 8-]




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

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Carlos Mathias

#549 Mensagem por Carlos Mathias » Qua Fev 20, 2008 5:59 pm

Isso veio para ficar, a furtividade. Mas acho que o que se questiona é a relação custo X benefício no caso do F-22.
Já se fala em técnicas de contra-furtividade, defesas em grupos de caças com fusão de dados.
Sempre que se disparar um míssil, algum sinal vai aparecer e atualmente os sensores IR estão cada vez mais precisos.
É mais que claro que é sim uma grande vantagem, mas e se o tal furtivo enfrentar um adversário que saiba combater essa característica? Precisaria-se de massa crítica na forma de quantidade de vetores. Não se faz milagres, uma hora alguém pega ele num sensor qualquer da vida e abate. Se for um avião do qual hajam muitos, a perda se dilui, mas se houverem poucos para usar, o impacto pode ser grande e talvez abalar a estrutura.

Hoje a tática americana é pesadamente baseada em aeronaves AWACS, isto torna estes aviões alvos primários para qualquer inimigo. Essa é a razão para os postes/mísseis de ultra-longo alcançe desenvolvidos na Rússia.
Uma vez abatido o AWACS, todos vão ter que ligar seus radares e o combate se torna muito mais próximo. Nesta situação, um avião em pequeno número e com uma carga reduzida de armas(baia interna) pode estar em desvantagem.
Com os radares de bordo ligados, todos aparecem. Coma fusão de dados pode-se triangular a posição do emissor, caso do Rafale frente aos F-16. Numa situação assim, a furtividade ao radar pode cair por terra, visto que existem armas BVR IR. Um MICA, R-77T ou R-27ET podem fazer uma ataque totalmente passivo e qualquer motor à jato é um farol para os modernos sensores IR.

Sei lá, são tantas as variáveis que pode-se discutir isso por horas e horas...




orestespf
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#550 Mensagem por orestespf » Qua Fev 20, 2008 6:35 pm

piratadabaixada escreveu:
Carlos Mathias escreveu:E eu vejo muita gente boa por aí se questionando se vale realmente à pena.
A Rússia fez os subs da classe Alfa(?), eram os mais velozes(muito mais velozes) e mergulhavam mais fundo que qualquer coisa. Porém, até para a URSS era proibitivo em termos de custo e haviam poucos.

Quem vai atacar o Iraque embargado por dez anos com oito AWACS simultanemente no ar e uma superioridade de caças na ordem de 10 X 1 (fora a vantagem tecnológica), precisa realmente de F-22?

Quem sou prá dizer que sim ou não, mas tem muita gente boa fazendo esta pergunta.


Penso que o conceito de furtividade se perdeu com o F-22/F-35, teria sido mais inteligente por parte dos americanos continuar a usar furtividade apenas para bombardeio.

Abraços,
[
Heronim


Perfeito!!!

[009] [009]


Abração,

Orestes




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#551 Mensagem por Carlos Lima » Qua Fev 20, 2008 7:13 pm

Carlos Mathias escreveu:Isso veio para ficar, a furtividade. Mas acho que o que se questiona é a relação custo X benefício no caso do F-22.
Já se fala em técnicas de contra-furtividade, defesas em grupos de caças com fusão de dados.
Sempre que se disparar um míssil, algum sinal vai aparecer e atualmente os sensores IR estão cada vez mais precisos.
É mais que claro que é sim uma grande vantagem, mas e se o tal furtivo enfrentar um adversário que saiba combater essa característica? Precisaria-se de massa crítica na forma de quantidade de vetores. Não se faz milagres, uma hora alguém pega ele num sensor qualquer da vida e abate. Se for um avião do qual hajam muitos, a perda se dilui, mas se houverem poucos para usar, o impacto pode ser grande e talvez abalar a estrutura.

Hoje a tática americana é pesadamente baseada em aeronaves AWACS, isto torna estes aviões alvos primários para qualquer inimigo. Essa é a razão para os postes/mísseis de ultra-longo alcançe desenvolvidos na Rússia.
Uma vez abatido o AWACS, todos vão ter que ligar seus radares e o combate se torna muito mais próximo. Nesta situação, um avião em pequeno número e com uma carga reduzida de armas(baia interna) pode estar em desvantagem.
Com os radares de bordo ligados, todos aparecem. Coma fusão de dados pode-se triangular a posição do emissor, caso do Rafale frente aos F-16. Numa situação assim, a furtividade ao radar pode cair por terra, visto que existem armas BVR IR. Um MICA, R-77T ou R-27ET podem fazer uma ataque totalmente passivo e qualquer motor à jato é um farol para os modernos sensores IR.

Sei lá, são tantas as variáveis que pode-se discutir isso por horas e horas...


Realmente horas e horas de argumentações e contra-argumentações...

- É até interessante (sem viajar muito na maionese) porque não é diferente do que muitas cabeças "que ganham" para discutir os prós x contra estão discutindo hoje em dia...

(É de certo modo semelhante a discussão sobre porta-aviões com catapulta x Ski Jump... vantagem e desvantagens todos tem... é uma questão de ponto de vista).

[100]

[]s
CB_Lima




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#552 Mensagem por EDSON » Qua Fev 20, 2008 7:16 pm

Ai vai mais.

20/02/2008 - 18h28
Novo caça russo Su-35 efetua primeiro vôo de prova

Moscou, 20 fev (EFE).- O novo caça multiuso russo Su-35, que deveria entrar em serviço em 2010-2011, iniciou com sucesso o programa de vôos de prova, informou hoje o presidente da companhia Sukhoi, Mikhail Pogosyan.

O dirigente da empresa fabricante mostrou-se "muito contente" com os resultados do primeiro teste real do protótipo Su-35, que na terça-feira cumpriu diversas missões durante um vôo de 55 minutos.

O primeiro vôo do Sukhoi Su-35 "superou todas as expectativas dos criadores" do aparelho, afirmou Pogosyan, citado pela agência "Interfax".

Um relatório emitido pelo consórcio Sukhoi precisou que o programa do primeiro vôo do Su-35 foi 100% cumprido: o sistema propulsor e todo o equipamento do aparelho funcionaram de acordo com o programado.

Outros dois Su-35 se encontram em fase de construção na empresa aeronáutica na cidade de Komsomolsk-on-Amur, no extremo leste da Rússia, e espera-se que "este ano ambos os aviões se somem ao programa de testes", indicou o consórcio.

Pogosyan se mostrou convencido de que o Sukhoi Su-35 terá um futuro promissor também no exterior e anunciou os planos do consórcio de promover o aparelho nos mercados do sudeste de Ásia, África, Oriente Médio e inclusive da América do Sul.

O consórcio Sukhoi, em cumprimento aos correspondentes contratos, planeja fornecer este ano em torno de 40 aviões a seus clientes estrangeiros.

Entre os compradores do caça Su-30MK estão China, Índia, Malásia, Argélia e Venezuela.


É uma questaão de marquetiinguiii.




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#553 Mensagem por Luís Henrique » Qua Fev 20, 2008 7:53 pm

orestespf escreveu:
cb_lima escreveu:
orestespf escreveu:
cb_lima escreveu:Carregou misseis = RCS cresce exponencialmente!

Aqueles misseis grandes e aqueles cabides também grandes... sei não... acho que não trabalham a favor de nenhum RCS.

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Mas isso vale para todos os caças que não levam armamentos internamente, Lima. :wink:

Abraços,

Orestes


Bom... eu não disse que não... só estou dizendo que quando vejo as alegações sobre diminuição de RCS a primeira coisa que me vem a cabeça é... cabides + armas... senão é esquadrilha de demonstração com rcs baixo :lol: :lol:

Ou seja... hoje em dia... F-22/F-35 e quem sabe PAK-FA...

O resto se quiser demonstrar o RCS baixo são nada mais nada menos do que Esquadrilhas de Demonstração com RCS baixo!

:lol: 8-]

[]s
CB_Lima


Todo e qualquer RCS, Lima, é medido com o vetor pelado de tudo. Por isso não diz muita coisa inicialmente. Caças como o F-35 e F-22, que podem levar armamentos internamente, fazem a diferença neste aspecto. Todos os demais, não.

As pessoas ainda confundem RCS com furtividade, um grande erro. O importante é usar todos os recursos disponíveis para manter o caça mais furtivo possível. Uma das técnicas é a diminuição do RCS, mas isso não basta, muito mais se faz necessário. Por exemplo, o uso de sensores ativos e passivos podem influenciar e muito, na minha opinião muito (mas muito mais) do que a simples diminuição do RCS.


Abraços,

Orestes


Creio que seria assim?

RCS --> Furtividade --> sobrevivencia do caca

Um caca furtivo eh um caca que tenha RCS pequeno, pequena visibilidade a olho nu, silencioso, que tenha sensores LPI, etc...

Um caca com melhor sobrevivencia, inclui a furtividade, a velocidade de cruzeiro/maxima, a manobrabilidade, a autonomia, etc..




Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
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#554 Mensagem por R.A.Barros » Qua Fev 20, 2008 9:21 pm

Alguém me explica o que significa essa imagem? não intendo russo, tirei do pdf do Su35 feito pela KnAAPO..


Veja bem, parece o radar do Su35 localizando F-22s pelas suas turbinas..


Imagem




VALENTE , GUERREIRO E AUDAZ;
NÃO RECUAMOS JAMAIS;
CONTE COMIGO BRASIL , BRASIL !
SEJA NA GUERRA OU NA PAZ.
PARA-SAR
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#555 Mensagem por Carlos Mathias » Qua Fev 20, 2008 9:32 pm

Na verdade trata-se do OLS-35, um sistema eletro-ótico,um IRST anabolizado. Os F-22 seriam localizados numa fequência em que todos são vulneráveis, IR.

Tem esse PDF em Inglês no site da KNAAPO:

http://www.knaapo.ru/media/News/maks2007/35_eng.zip




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