Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.
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PRick
#541
Mensagem
por PRick » Sex Jan 02, 2009 4:55 pm
rafafoz escreveu:Mais quais os dados exatos desse radar SCP?
Andei lendo no site da Mectron, mais não consta dados, mais exatos.
Sobre distâncias, capacidades, etc.
Ele é uma versão simplificada do Grifo que equipa os F-5M, tem menor alcance global, menos modos de operação ar-ar, não tem previsão para mísseis BRV ARH.
[]´s
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PRick
#543
Mensagem
por PRick » Sex Jan 02, 2009 6:35 pm
Francisco Daniel escreveu:Cuma? Versão do Grifo?
Bebeu cidra cereser de pêssego quente???
É nomeclatura do fabricante.
[]´s
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Brasileiro
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#544
Mensagem
por Brasileiro » Sex Jan 02, 2009 6:42 pm
Os radares Grifo tem uma antena bem mais moderna, móvel e feita de vários pequenos módulos.
O SCP-1 tem uma antena simples e fixa.
Talvez seja provável que as peças italianas do SCP-1 sejam as mesmas do Grifo.
Verdade seja dita, o SCP-1 é um radar que já está pronto a dez anos e não foi atualizado. Mas não podemos desprezar nosso know-how, temos alguma experiência em radares embarcados, e essa experiência é muito singificativa na hora de desenvolver alguma cabeça de busca para MAN ou mesmo absorver tecnologias envolvidas.
abraços]
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amor fati
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PRick
#545
Mensagem
por PRick » Sex Jan 02, 2009 7:53 pm
Francisco Daniel escreveu:Cuma? Versão do Grifo?
Bebeu cidra cereser de pêssego quente???
Veja a informação do fabricante;
The smallest radar is the P2801 Griffetto or Grifo ASV (Anti-Surface Vessel) for the anti-ship version of the Italian-Brazilian AMX attack aircraft. It can use Track-While-Scan (TWS) against seaborne targets and single-target tracking as well as air-to-ground ranging, ground mapping, terrain avoidance, freeze, beacon, air-to-air search and track, and air combat modes. The P2801 uses a magnetron operating at a low Pulse Repetition Frequency (PRF) to drive a flat-plate, monopulse antenna. A frigate-sized ship showing a radar cross-section of 10,764 sq ft (1,000 sq m) is claimed to be detectable at ranges greater than 55 nm (63 mi; 102 km). FIAR claims that in the air-to-air mode aircraft can be detected up to 22.4 mi (36 km).
Developed in cooperation with FAB and Mectron, SCP-01 is a coherent, pulse Doppler, frequency agile airborne multimode radar. Optimized for the AMX fighter aircraft, SCP-01 is designed for single pilot operation on aircraft with multi-role capability following HOTAS philosophy.
> SCP-01 offers air-to-air search and track,
air-to-sea search with monopulse tracking;
air-to-sea search with track-while-scan; mapping;
air-to-ground ranging
> Power output 80 Watt
> Antenna Inverse Cassegrain 38 cm diameter
(or other alternative antenna size)
> Weight less than 72 kg
> MTBF over 120 hours
> SCP-01 - LIGHTWEIGHT, COMPACT, GROWTH
CAPABILITY FEATURES
> X-band Frequency operation
> Pulse compression
> Medium PRF pulse Doppler operation
> Two plane monopulse antenna
> Adaptive Digital signal processing
> Image processing providing zoom on target and freeze
> Integration with aircraft avionics via 1553B digital bus
and standard
> TV output with color graphics
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Brasileiro
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#546
Mensagem
por Brasileiro » Sex Jan 02, 2009 10:46 pm
Algumas informações sobre o Grifo ASV (que é o mesmo SCP-1), retirado de um fórum paquistanês:
"A frigate-sized ship showing a radar cross-section of 10,764 sq ft (1,000 sq m) is claimed to be detectable at ranges greater than 55 nm (63 mi; 102 km). FIAR claims that in the air-to-air mode aircraft can be detected up to 22.4 mi (36 km). "
p2800 is grifo-m and p2801 is grifo asv
"P2800 60 nm (69 mi; 111 km) P2801 55 nm (63 mi; 102 km)"
Anyway if u check up janes or get the brochure for grifo-m all those suggest its Air to air range is 32-37 km.
abraços]
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Adriano Mt
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#547
Mensagem
por Adriano Mt » Sex Jan 02, 2009 11:30 pm
Eu não entendo isto, não cabe coisa melhor no AMX , tipo o mesmo grifo que usam para os F-5M , poderiam mudar só alguns modos e tales ou isto seria uma tremenda imbecilidade minha , enfim porque usar um negocio defasado em um Upgrade ?
Ou para a missão que se propõe , não precisa de um radar como o grifo ou até mesmo melhor ?
Há três métodos para ganhar sabedoria: primeiro, por reflexão, que é o mais nobre; segundo, por imitação, que é o mais fácil; e terceiro, por experiência, que é o mais amargo.
Confúcio
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#548
Mensagem
por Mapinguari » Sáb Jan 03, 2009 1:07 am
lobo_guara escreveu:Bolovo escreveu:Melhor o Grifo multimissão nos A-4 do que o SCP que é focado em ataque ao solo e antinavio.
Bolovo,
Tempos atrás li em algum lugar que o problema de um radar para o A-4 era o reduzido espaço existente e que dificilmente seria possível encaixar no seu nariz um radar com capacidade BVR em função da limitação de espaço, nesse caso fico com dúvidas se a versão do Grifo desenvolvida para o F5 seria compatível com o A-4, já quanto ao SCP parece que ele já possuí alguma capacidade AR-AR, será que essas capacidades não poderiam ser otimizadas para a MB? afinal de contas o projeto e desenvolvimento desse radar foi feito em grande parte pelo Brasil, e considerando esse aspecto penso que seria interessante para a manutenção desse programa pela Mectron encomendas adicionais desses radares (no mínimo mais 12 unidades para a MB). Outro fator a ser considerado é o seguinte, será que a MB não esta considerando a hipotese de receber alguma coisa dedicada inteiramente para a função de defesa aérea, ficando nesse caso os A-4 destinados a atuarem sobretudo na função de ataque armados com os MAN-1 e radar SCP??? Acho que isso seria o ideal... (uns 8 ou 10 F-18A e mais os 12 A-4BR), afinal de contas para sonhar não se paga imposto...pelo menos por enquanto.
O Grifo para o Skyhawk é um pouco diferente daquele adotado no F-5, inclusive na forma da antena, que é mais arredondada, enquanto a do F-5 é elíptica. Mas têm desempenho similares.
Sobre a outra pergunta, se a MB tivesse outro caça para a função de defesa aérea (algo como Rafale ou F/A-18, operando atualmente), poderia pensar em adotar o SCP-01 no AF-1. Na situação atual, melhor um radar multi-modo, do que um otimizado para ataque ao solo (mesmo possuindo alguns poucos modos ar-ar).
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#549
Mensagem
por Bolovo » Qua Fev 04, 2009 12:26 am
Entrevista com o Ten.Brigadeiro Juniti Saito
Escrito por Pedro Paulo Rezende
Ter, 03 de Fevereiro de 2009 20:51
Especial para a Alide
(...)
A redução dos gastos, por enquanto, não afetaria a modernização dos A-1 (AMX).
“A entrega dos primeiros aviões modernizados está marcada para 2012”, disse Saito.
(...)
http://www.alide.com.br/joomla/index.ph ... niti-saito
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#550
Mensagem
por Vinicius Pimenta » Qua Fev 04, 2009 12:34 am
Pois é. Longe. Mas é a vida. Os AMX serão os últimos a irem embora. O Adelphi está mandando uma aeronave para o PAMA-GL que depois será enviada pra modernização. Será a terceira aeronave entregue à Embraer.
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#551
Mensagem
por Bolovo » Qua Fev 04, 2009 12:37 am
Realmente, 2012 é um número longe. Mas creio que não serão todas unidades. O importante é que modernizado ou não, o A-1 não será o nosso avião de ataque valioso, mas sim o FX tomara o lugar. Estamos melhorando, os A-1 estarão aí, mas não dependeremos só dele e muito menos ele será a nossa unica ponta de lança. Isso que é ótimo.
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#552
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por Vinicius Pimenta » Qua Fev 04, 2009 12:40 am
Sem dúvida.
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#553
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por Immortal Horgh » Qua Fev 04, 2009 1:28 am
Bolovo escreveu:Realmente, 2012 é um número longe. Mas creio que não serão todas unidades. O importante é que modernizado ou não, o A-1 não será o nosso avião de ataque valioso, mas sim o FX tomara o lugar. Estamos melhorando, os A-1 estarão aí, mas não dependeremos só dele e muito menos ele será a nossa unica ponta de lança. Isso que é ótimo.
Até comentei isso em outro tópico, o Mapinguari discordou e disse que seriam mais de 40 aparelhos, essa entrevista do Saito dando prazo para entrega do primeiro aparelho, mostra que não deveremos ter mais do que uns 24/30 aparelhos modernizados.
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#554
Mensagem
por kekosam » Qua Fev 04, 2009 9:21 am
[Modo Hellmans on] Os A-1 não passariam para AT-1, cumprindo a função que os AMX-T iriam fazer na Venezuela, depois que chegassem os F-X2? Seria uma possibilidade, utilizando ele como treinador avançado, e eliminando um possível problema no salto do A-29 pro F-X2. Lembro de ler uma reportagem sobre a adoção do Mig-21 na IAF, onde tiveram muitos acidentes operacionais devido ao grande salto do treinador primário para o caça. Claro que com a eletrônica hoje ajudando a pilotagem, este problema foi minimizado, mas não deixa de ser uma possibilidade. [Modo Hellmans off].
Assinatura? Estou vendo com meu advogado...
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#555
Mensagem
por Bolovo » Qua Fev 04, 2009 9:27 am
O AMX, ainda mais modernizado, é muito caro para essa função.
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