Oficial - Projeto KC-X3

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Quem leva o KC-X2?

Airbus A330 MRTT
102
50%
Boeing KC-767
104
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Re: Oficial - Projeto KC-X2

#541 Mensagem por FCarvalho » Sáb Mar 21, 2015 5:37 pm

Pergunta um: ainda vão comprar as aeronaves?
Pergunta dois: se sim, já foram escolhidas? Se não, aonde vamos conseguir células com as características definidas pela FAB a tempo de cumprir os prazos dos contratos?
pergunta três: 767-3ER não é exatamente um avião muito disponível no mercado que se possa encontrar a qualquer hora. Que solução a IAI tem sobre isso?

abs




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juarez castro
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Re: Oficial - Projeto KC-X2

#542 Mensagem por juarez castro » Sáb Mar 21, 2015 7:03 pm

FCarvalho escreveu:Pergunta um: ainda vão comprar as aeronaves?

[destacar]A FAB já tinha duas células pré selecionadas qeu atendiam a o pré requisito número1: Pares de construção o que favorece tremendamente a manutenção.. Já a terceiras andava atrás mas não tinham selecionado ainda.[/destacar]

Pergunta dois: se sim, já foram escolhidas? Se não, aonde vamos conseguir células com as características definidas pela FAB a tempo de cumprir os prazos dos contratos?
[destacar]Duas estão selecionadas a terceira tem corres atrás no mercado.[/destacar]

pergunta três: 767-3ER não é exatamente um avião muito disponível no mercado que se possa encontrar a qualquer hora. Que solução a IAI tem sobre isso?

[destacar]Correr atrás no mercado.Não tem outra solução.[/destacar]
abs
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kirk
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Re: Oficial - Projeto KC-X2

#543 Mensagem por kirk » Sáb Mar 21, 2015 7:04 pm

Governo libera verba para FAB ter os seus aviões-tanque

Imagem
767 tanker

O site noticioso americano Flightglobal informou nesta sexta-feira (20.03), que o governo brasileiro finalmente liberou a verba necessária à conversão de três jatos civis Boeing 767-300 em aviões-cisterna (também chamados de aviões-tanque ou reabastecedores) para a Força Aérea Brasileira.

A reportagem, assinada por Arie Egozi, correspondente do site em Tel Aviv, lembra que a empresa IAI (Israel Aerospace Industries) foi selecionada para fazer o serviço ainda em 2013, “mas as eleições no Brasil em outubro passado haviam congelado o processo, que se manteve lento mesmo após a formação de um novo governo”.

De acordo com o texto, o reabastecimento em voo (REVO) de aeronaves militares brasileiras, feito, até o início desta década, por quadrimotores Boeing 707 convertidos à função de aviões-tanque, está há mais de um ano dependendo de dois KC-130H (versão do Hercules com kit para REVO).

Imagem
KC-767 Flavio Cardia

Pelo menos um dos 767 será transformado em avião-tanque pela companhia Bedek, uma divisão da IAI. O serviço nos outros aparelhos será feito no Brasil, por uma equipe da empresa TAP Manutenção e Engenharia, sob estrita supervisão da IAI.

O trabalho incluirá a instalação de mangueiras especiais nas aeronaves, bem como dos chamados drogue pods, que são naceles com equipamentos transferidores de combustível (mangueira e cesta) que serão fixadas sob as asas.
http://www.aereo.jor.br/2015/03/21/gove ... /#comments




[] kirk

Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.

“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
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Re: Oficial - Projeto KC-X2

#544 Mensagem por FCarvalho » Sáb Mar 21, 2015 10:47 pm

juarez castro escreveu:
FCarvalho escreveu:Pergunta um: ainda vão comprar as aeronaves?
[destacar]A FAB já tinha duas células pré selecionadas qeu atendiam a o pré requisito número1: Pares de construção o que favorece tremendamente a manutenção.. Já a terceiras andava atrás mas não tinham selecionado ainda.[/destacar]

bom, há hipoteticamente a possibilidade que devido ao atraso da assinatura do contrato estes dois aviões possam ter sido vendidos para outros operadores civis? até onde sei, há um compromisso de que a primeira aeroanave seja entregue até 90 dias depois da assinatura do contrato. como é que fica isso então?

Pergunta dois: se sim, já foram escolhidas? Se não, aonde vamos conseguir células com as características definidas pela FAB a tempo de cumprir os prazos dos contratos?
[destacar]Duas estão selecionadas a terceira tem corres atrás no mercado.[/destacar]

as duas estariam já disponibilizadas à FAB ou ainda é necessário assegurar que elas não sejam vendidas a mais ninguém? no caso da terceira, há a possibilidade de a FAB exercer uma quarta opção caso a IAI ache uma nova dupla com paridade de construção? a terceira aeronave tem de obrigatoriamente ser igual as duas primeiras ou a FAB está disposta a aceitar ter de fazer adaptações?

pergunta três: 767-3ER não é exatamente um avião muito disponível no mercado que se possa encontrar a qualquer hora. Que solução a IAI tem sobre isso?
[destacar]Correr atrás no mercado.Não tem outra solução.[/destacar]
abs
e se não acharem o que a FAB quer em relação a terceira aeronave, quais são as opções elencadas pela FAB. há o risco de se abrir mão dos requisitos iniciais a fim de se garantir os quantitativos apontados neste programa?

Grande abraço
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Re: Oficial - Projeto KC-X2

#545 Mensagem por FCarvalho » Sáb Mar 21, 2015 10:53 pm

kirk escreveu:Imagem
a variante escolhida pela FAB é a da primeira imagem, com três pontos de reabastecimento via mangueiras de reabastecimento.
eu particularmente, no entanto, gostaria que a FAB adotasse ambos os sistemas, tanto o flyboom como as mangueiras, com quatro pontos de reabastecimento. isso com certeza nos daria maior e melhor flexibilidade operacional, uma vez que a participação do Brasil no contexto internacional naturalmente poderá nos levar a operar com outras forças que tenham a necessidade de ou um sistema ou outro.
a ver. ainda dá tempo de rever alguns conceitos para melhor. :)

abs




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Re: Oficial - Projeto KC-X2

#546 Mensagem por FCarvalho » Seg Mar 23, 2015 2:50 am

http://www.defesaaereanaval.com.br/kc-x ... -o-kc-767/

segundo o informe acima as 3 aeronaves já foram escolhidas, e agora espera-se que assim que o contrato for assinado a IAI compre as mesmas e dê inicio ao processo de adaptação das mesmas.

a ver.

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Re: Oficial - Projeto KC-X2

#547 Mensagem por FCarvalho » Seg Mar 23, 2015 2:08 pm

REEQUIPAMENTO

FAB forma pilotos na aeronave Boeing 767
Projeto de aquisição das aeronaves é considerado prioritário pelo Comandante da Aeronáutica

Publicado: 05/03/2015 16:27h Fonte: Agência Força Aérea

http://www.fab.mil.br/noticias/mostra/2 ... Boeing-767

abs.




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Re: Oficial - Projeto KC-X2

#548 Mensagem por juarez castro » Seg Mar 23, 2015 7:23 pm

FCarvalho escreveu:
kirk escreveu:Imagem
a variante escolhida pela FAB é a da primeira imagem, com três pontos de reabastecimento via mangueiras de reabastecimento.
eu particularmente, no entanto, gostaria que a FAB adotasse ambos os sistemas, tanto o flyboom como as mangueiras, com quatro pontos de reabastecimento. isso com certeza nos daria maior e melhor flexibilidade operacional, uma vez que a participação do Brasil no contexto internacional naturalmente poderá nos levar a operar com outras forças que tenham a necessidade de ou um sistema ou outro.
a ver. ainda dá tempo de rever alguns conceitos para melhor. :)

abs
A terceira aeronave será configurada com os dois sistemas para poder participar de missões de coalizão padrão OTAN.

Grande abraço




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Re: Oficial - Projeto KC-X2

#549 Mensagem por Alcantara » Seg Mar 23, 2015 8:02 pm

juarez castro escreveu:A terceira aeronave será configurada com os dois sistemas para poder participar de missões de coalizão padrão OTAN.

Grande abraço
Juarez, ótima informação. Entretanto, sendo possível usar a "Flying Boom" com o "Drogue", não seria mais interessante padronizar toda a frota com a lança? A hora de instalá-la, é agora.

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Re: Oficial - Projeto KC-X2

#550 Mensagem por juarez castro » Seg Mar 23, 2015 8:18 pm

Alcântara, efeito orloff, temos que aproveitar o momento e fazer de uma vez sem customizações, é agora ou sifu.

Grande abraço




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Re: Oficial - Projeto KC-X2

#551 Mensagem por Alcantara » Seg Mar 23, 2015 8:30 pm

juarez castro escreveu:Alcântara, efeito orloff, temos que aproveitar o momento e fazer de uma vez sem customizações, é agora ou sifu.

Grande abraço
Entendi... ou faz agora, básico, ou ficamos "a ver navios", com o perdão do trocadilho, rsrsrs... :lol:




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Re: Oficial - Projeto KC-X2

#552 Mensagem por FCarvalho » Ter Mar 24, 2015 12:18 am

A IAI salvo engano oferece a possibilidade do uso de até 4 pontos de reabastecimento entre lança e mangueira. Poderemos, assim que possível, nos check D das aeronaves realizar esta adaptação na frota toda.
De momento, do jeito que a coisa vai, é pegar ou largar. Melhor pegar.

abs.




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Re: Oficial - Projeto KC-X2

#553 Mensagem por FCarvalho » Qua Mar 25, 2015 2:21 pm

Lendo uma reportagem sobre o KC-X2 na última edição em banca da RFA, notei algumas questões que passo a descrever no sentido de verificar qual a real necessidade de vetores para compor o 2o/2o GT.

Missões básicas:

1. Revo
2. Transp Logístico
3. Apoio VVIP presidência
4. MMI

Dentro desta perspectiva, em matéria de disponibilidade, temos/teríamos que dispor:

1 Revo:

1 KC-767 = 1 Esq Caça x 8 Esq. = 8 KC-767

2. Transp. Logístico:

1 KC-767 para apoio das embaixadas no exterior
1 KC-767 para apoio comissões militares Washington/Londres (compras de material no exterior)
1 KC-767 para apoio missões ONU

3. Apoio VVIP presidência

1 KC-767 para apoio FAB Zero Uno

4. MMI

1 KC-767 Exterior / Interior

Somando-se tudo, temos 13 aviões. Estou falando de disponibilidade mínima, considerando que para cada missão desta o 2o/2o GT tenha sempre uma aeronave na rampa em condição 24/7.
Como isso não é possível, pois sempre haverá aeronaves em manutenção e/ou fora de sede, e usando o mesmo critério de cálculo de planejamento da MB para seu componente aéreo, podemos antever então uma frota ideal em torno de 19 aeronaves para o Corsário.

Pode-se ver que não é nenhum número exorbitante, ou mesmo fora de noção, pois encontra parâmetro em outras forças aéreas do mesmo nível, como a francesa e a inglesa, que utilizam/utilizarão 12 e 14 undes do A-330 MRTT.

Deve ser considerado também, que ao contrário daquelas forças européias, a solução encontrada pela FAB - que lança mão de aviões usados - nos dar a possibilidade de que tal número possa ser atingido em um plano de longo prazo em lotes de 2 a 4 aeronaves, de forma a poder ser inserido no orçamento da força anual ou bi-anualmente, sem necessariamente criar pressões financeiras desnecessárias em outras áreas/projetos da FAB. Seriam mais 16 aviões que podem ser adquiridos em maior ou menor monta de acordo, inclusive, com as condicionantes político-econômicas do país.

E como se trata de um esquadrão que necessariamente passa a maior parte do seu tempo em missões não necessariamente de cunho militar, tal fato pode ajudar em muito a justificar um investimento paulatino e regular na aquisição dos mesmos, que inclusive poderão fazer todo o processo de transformação em empresa localizada no Brasil, como acontecerá com a TAP ME.

A ver.

abs.




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Re: Oficial - Projeto KC-X2

#554 Mensagem por Carlos Lima » Qua Mar 25, 2015 2:28 pm

Olha... nunca tivemos nem 4 direito.

Eu acho que mais realista é imaginar os 28 KC-390 fazendo muitas dessas tarefas (já que também nunca tivemos tantas aeronaves capazes de REVO também) em conjunto com 4 ou 6 desses KC-X
[]s
CB_Lima




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Re: Oficial - Projeto KC-X2

#555 Mensagem por FCarvalho » Qua Mar 25, 2015 2:39 pm

Carlos Lima escreveu:Olha... nunca tivemos nem 4 direito.
Eu acho que mais realista é imaginar os 28 KC-390 fazendo muitas dessas tarefas (já que também nunca tivemos tantas aeronaves capazes de REVO também) em conjunto com 4 ou 6 desses KC-X
[]s
CB_Lima
Olá Lima, concordo que o nosso histórico não nos é favorável em relação ao KC-X.
Contudo, o mesmo raciocínio vale para os KC-390. Nunca tivemos tantos Hércules assim antes.
O problema não é o Revo em si, mas a capacidade da FAB de dar sustentabilidade orçamentária a uma frota para além do mínimo básico necessário, como agora se provê.
3 KC-767, embora muito maiores e mais capazes do que os 4 KC-137, em frente as missões citas acima, continuarão a ser pouco ou quase nada, para as responsabilidades e necessidades que temos.
O que escrevi acima, vai de encontro, penso, ao que "secretamente" a FAB deve entender como sendo o o necessário em termos de recursos para o 2o/2o GT, só que não pode dizer isso, sob pena de não conseguir nem os 3 que estão penando para obter. Imagine-se se a FAB chega para o GF e diz que precisa de 20 aviões widebody. :shock:
Vão dizer o que no dia seguinte na capa dos jornais? Que o GF estaria querendo transformar a FAB na maior empresa aérea de voos chaters internacional do Brasil. :roll:
Iria pegar mal pra caramba, não é.
E dai para baixo vamos.

abs.




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