Página 37 de 283
Re: PAK FA - VOOU!!!
Enviado: Sex Jan 29, 2010 7:07 pm
por Bourne
Edu Lopes escreveu:Me tirem algumas dúvidas de leigo:
Em que ano o FX começou?
Quais os projetos de 5G existentes à época?
Em qual desses projetos o Brasil teria mais chances de aprender a projetar, desenvolver e fabricar um caça 5G
como parceiro importante e não como fabricante de parafuso?
Aos projetos 5G existentes à época do início do FX somou-se mais algum?
Por enquanto é só.
Respostas por ordem.
Em idos da década de 1990. Quando F16 e Mirage2000 era top line. A Madona era uma gatinha e, Jesus, uma criança no jardim de infância
Nenhum. Não passavam de projetos fantasmagóricos de longo prazo que começavam a serem planejados como o futuro. O mais próximo de chegar a alguns lugar era o F22.
Talvez, F35. Mas é cumplicado. Quem sabe um parceiro um pouco distante
Complicou ainda mais. Só desembolsando alguns bilhões para efetivar esse nível de parceria em relação ao projeto em si e desenvolvimento de capacidades da indústria nacional, isto é, de propriedades de brasileiros e não fake de multinacionais instaladas no país.
Resposta contido nas outras considerações
Ia fazer piada, mas sei lá...
Re: PAK FA - VOOU!!!
Enviado: Sex Jan 29, 2010 7:12 pm
por Bolovo
Italo Lobo escreveu:Notaram que a deriva não é fixa?
Notei também. A impressão que tenho é ele é muito parecido com o finado YF-23!
Re: PAK FA - VOOU!!!
Enviado: Sex Jan 29, 2010 7:17 pm
por Enlil
soultrain escreveu:O PAK não é tudo aquilo que esperam, é muito bom mas calma, a intenção não foi fazer um F-22, nem um ao custo de um F-35.
É um compromisso e quanto a mim, se tudo correr bem, excelente. mas menos menos.
Sem dúvida, são caças similares, apenas. Muitos esquecem mas o F-22 não é multi-funcional (alguns block lançam armas guiadas mas não é a prática corrente), custam U$ 300 mihões por um caça e tem um custo operacional astronômico. Sem falar q aos poucos está aparecendo q ele não é esse caça imbátivel q tantos falam e q muito da tecnologia stealth "clássica" está sendo posta em cheque pelos avanços da eletrônica, radares em outras bandas , etcs...
Re: PAK FA - VOOU!!!
Enviado: Sex Jan 29, 2010 7:17 pm
por Ilya Ehrenburg
Bolovo escreveu:Italo Lobo escreveu:Notaram que a deriva não é fixa?
Notei também. A impressão que tenho é ele é muito parecido com o finado YF-23!
Por segundos, você se antecipou Bolovo. Tenho a mesma impressão.
Re: PAK FA - VOOU!!!
Enviado: Sex Jan 29, 2010 7:20 pm
por EDSON
É espionagem industrial.
Re: PAK FA - VOOU!!!
Enviado: Sex Jan 29, 2010 7:23 pm
por P44
Enlil escreveu:soultrain escreveu:O PAK não é tudo aquilo que esperam, é muito bom mas calma, a intenção não foi fazer um F-22, nem um ao custo de um F-35.
É um compromisso e quanto a mim, se tudo correr bem, excelente. mas menos menos.
Sem dúvida, são caças similares, apenas. Muitos esquecem mas o F-22 não é multi-funcional (alguns block lançam armas guiadas mas não é a prática corrente), custam U$ 300 mihões por um caça e
tem um custo operacional astronômico. Sem falar q aos poucos está aparecendo q ele não é esse caça imbátivel q tantos falam e q muito da tecnologia stealth "clássica" está sendo posta em cheque pelos avanços da eletrônica, radares em outras bandas , etcs...
o que li comentar foi o facto de que o PAK FA será muito mais barato do que os hiper-mega-super-azulados, o que é prática habitual dos Russos.
Se calhar era melhor oferecer recompensa para quem encontrar o CM????
Re: PAK FA - VOOU!!!
Enviado: Sex Jan 29, 2010 7:26 pm
por P44
UAC president congratulates all participants of PAK FA project on occasion of maiden flight
18:24 GMT, January 29, 2010 Dear Collegues, the first flight of the experimental example of the fifth generation combat aircraft that took place from the KnAAPO factory aerodrome brings evidence that today the history of the world aviation is being written in Russia: in Komsomosk-on-Amur, Moscow, Novosibirsk, Rybinsk, Ufa, Remenskoye, Zhukovsky and other cities where indigenous design houses and aviation plants, their partners and suppliers are located.
Starting from the times of Mikhail Lomonosov, Aleksandr Mozhaisky and Nikolai Zhukovsky, who laid the foundation of aeronautics in this country, Russia has been at the edge of progress in aeronautic technologies and development of flying vehicles.
The flight with duration of 47 minutes opens a new horizon for the Russian aviation for the rest of the XXI century and, hopefully, even further. Successful beginning of flight trials on the next-generation aircraft stimulate us for new achievements and sparks up our desire to create.
Let me congratulate all participants of the next-generation combat aircraft project and all those who facilitate the project with its hard work, experience and knowledge.
Alexey Fedorov
President, Chairman of control board, United Aircraft Corporation
http://www.defpro.com/news/details/12815/
Russo-Indian 5th-Gen PAK-FA fighter makes successful maiden flight news
29 January 2010
Moscow: Russia's prototype fifth-generation fighter,
a joint venture with India, made a successful 45-minute maiden flight on Friday in the country's Far East, Russian television said. The flight was earlier postponed by 24 hours because of poor weather conditions in Komsomolsk-on-Amur where tests on the prototype are being carried out.
"The fifth generation fighter made its maiden flight at Komsomolsk-on-Amur. The flight lasted about 45 minutes and was a success," Sukhoi Corporation's spokesperson Olga Kayukova told state-run 'Rossiya 24' TV. She described the flight as a textbook one, saying, "all the expectations of the scientists were met."
The successful flight makes it likely that the stealth fighter would be ready for operational service sometime over the next five years.
Built under the Project name T-50 PAK-FA (Advanced Tactical Frontline Fighter) the Sukhoi-designed aircraft is meant to compete with the US Lockheed Martin-built F-22 Raptor, which is the world's only fifth-generation air dominance fighter, as well as Lockheed's F-35 Lightning II - a fifth generation, stealth, ground attack fighter, currently under development.
The T-50, with a range of 5,500 km, is expected to enter service with the Russian Air Force in 2015 in a single-seater version.
With the debut flight, Russia becomes only the second country in the world to produce a fifth generation fighter.
http://www.domain-b.com/aero/mil_avi/mi ... aiden.html
CHORA BALALAIKA
Re: PAK FA - VOOU!!!
Enviado: Sex Jan 29, 2010 7:27 pm
por Edu Lopes
Bourne escreveu:Edu Lopes escreveu:Me tirem algumas dúvidas de leigo:
Em que ano o FX começou?
Quais os projetos de 5G existentes à época?
Em qual desses projetos o Brasil teria mais chances de aprender a projetar, desenvolver e fabricar um caça 5G
como parceiro importante e não como fabricante de parafuso?
Aos projetos 5G existentes à época do início do FX somou-se mais algum?
Por enquanto é só.
Respostas por ordem.
Em idos da década de 1990. Quando F16 e Mirage2000 era top line. A Madona era uma gatinha e, Jesus, uma criança no jardim de infância
Nenhum. Não passavam de projetos fantasmagóricos de longo prazo que começavam a serem planejados como o futuro. O mais próximo de chegar a alguns lugar era o F22.
Talvez, F35. Mas é cumplicado. Quem sabe um parceiro um pouco distante
Complicou ainda mais. Só desembolsando alguns bilhões para efetivar esse nível de parceria em relação ao projeto em si e desenvolvimento de capacidades da indústria nacional, isto é, de propriedades de brasileiros e não fake de multinacionais instaladas no país.
Resposta contido nas outras considerações
Ia fazer piada, mas sei lá...
Meu pitaco:
Continuamos com F-5 e M2k.
Os projetos fantasmagóricos estão ai voando. Projeto 5G só o F-22, o F-35 e o PAK-FA e mais nenhum.
Desses o Brasil só poderia participar desde o começo como um sócio forte no PAK-FA, pois duvido muito que os americanos precisassem tanto de grana a ponto de permitir que o Brasil fabricasse mais que parafusos para o F-35 (F-22 nem pensar). Já no PAK o Brasil poderia sim investir alguns bilhões de dólares - a economia russa é um pouco mais fraca que a dos EUA - e entrar no projeto desde seu início (a Índia deve ter feito isso). Não é transferência de tecnologia e capacitação da indústria aeronáutica que o Governo sempre quis? Então...
Desde então não se sabe de mais nenhum projeto de caça 5G de outros países ou consórcios.
Não acho que o Brasil perdeu uma grande oportunidade ao descartar o SU-35 e sim ao perder o bonde do PAK-FA. Pra mim o Brasil compraria uns 50 SU-30, venderíamos os F-5M, e a partir de, sei lá, 2020, já poderíamos estar recebendo os primeiros PAK. O projeto russo atrasou por falta de grana, não foi isso? Se tivéssemos injetado uma quantia considerável o protótipo já teria feito seu voo inaugural há mais tempo.
Em vez disso, quando é mesmo que receberemos o primeiro Rafale, um caça 4G?
Re: PAK FA - VOOU!!!
Enviado: Sex Jan 29, 2010 7:28 pm
por Bolovo
Achei interessante o fato do avião ser muito "baixo". A deriva é minúscula, os motores são paralelos com o bomb bay. Deve ter um RCS bem baixo.
Re: PAK FA - VOOU!!!
Enviado: Sex Jan 29, 2010 7:34 pm
por P44
do tio planeman
Stealth alignments
Re: PAK FA - VOOU!!!
Enviado: Sex Jan 29, 2010 7:35 pm
por DELTA22
Não poderíamos estar lendo...
P44 escreveu:
Russo-Indian-Brazilian 5th-Gen PAK-FA fighter makes successful maiden flight news
29 January 2010
Moscow: Russia's prototype fifth-generation fighter, a joint venture with Brazil and India, made a successful 45-minute maiden flight on Friday in the country's Far East, Russian television said. The flight was earlier postponed by 24 hours because of poor weather conditions in Komsomolsk-on-Amur where tests on the prototype are being carried out.
"The fifth generation fighter made its maiden flight at Komsomolsk-on-Amur. The flight lasted about 45 minutes and was a success," Sukhoi Corporation's spokesperson Olga Kayukova told state-run 'Rossiya 24' TV. She described the flight as a textbook one, saying, "all the expectations of the scientists were met."
The successful flight makes it likely that the stealth fighter would be ready for operational service sometime over the next five years.
Built under the Project name T-50 PAK-FA (Advanced Tactical Frontline Fighter) the Sukhoi-designed aircraft is meant to compete with the US Lockheed Martin-built F-22 Raptor, which is the world's only fifth-generation air dominance fighter, as well as Lockheed's F-35 Lightning II - a fifth generation, stealth, ground attack fighter, currently under development.
The T-50, with a range of 5,500 km, is expected to enter service with the Russian Air Force in 2015 in a single-seater version.
With the debut flight, Russia becomes only the second country in the world to produce a fifth generation fighter.
http://www.domain-b.com/aero/mil_avi/mi ... aiden.html
CHORA BALALAIKA
É de chorar MESMO!!!
[]'s..
Re: PAK FA - VOOU!!!
Enviado: Sex Jan 29, 2010 7:35 pm
por kurgan
Ilya Ehrenburg escreveu:Bolovo escreveu:
Notei também. A impressão que tenho é ele é muito parecido com o finado YF-23!
Por segundos, você se antecipou Bolovo. Tenho a mesma impressão.
vai ver que eles compraram o projeto.
Re: PAK FA - VOOU!!!
Enviado: Sex Jan 29, 2010 7:38 pm
por P44
porquê reinventar a roda?
Re: PAK FA - VOOU!!!
Enviado: Sex Jan 29, 2010 7:41 pm
por Wardog
Parabéns a Russia por esse belíssimo caça!
Só um comentário, vi algumas pessoas dizendo pra cancelar FX e comprar avião de prateleira... Aí não minha gente, se vier com tecnologia eu apoio, agora de prateleira jamais!
Re: PAK FA - VOOU!!!
Enviado: Sex Jan 29, 2010 7:43 pm
por P44